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Novo trecho do metrô de Salvador deve começar a operar em abril

terça-feira, 7 de março de 2023

O tramo III, novo trecho do metrô de Salvador que possui estações em Campinas de Pirajá, na localidade da Brasilgás, e no bairro de Águas Claras, deve começar a operar já em abril. A expectativa do governo do estado é que até o próximo mês as estações estejam operando comercialmente com um trecho tarifado e outro gratuito e até maio toda a obra tenha sido entregue.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado da equipe da CTB, Seinfra e Conder, realizou, na manhã deste domingo (5), vistoria das obras do tramo III do metrô de Salvador e Lauro de Freitas e da nova rodoviária, no bairro de Águas Claras.

A vistoria é parte do trabalho de finalização do trecho, que passará por duas semanas de teste dos trens e das estruturas a partir do dia 17 de março.

“A chegada do metrô para essa região tem um impacto primeiro, para Salvador, na mobilidade. E nós estamos tirando a rodoviária daquele miolo da região do Iguatemi, o que vai desafogar muito o trânsito naquela região. E, com tramo III, nós estamos chegando mais perto de Cajazeiras para garantir mobilidade, para garantir conforto para as pessoas que precisam utilizar diariamente o transporte coletivo”, afirmou o governador.

A nova rota do metrô de Salvador possui uma extensão de cinco quilômetros e duas novas estações, em Campinas de Pirajá, próximo a Brasilgás, e em Águas Claras. Com a ampliação do transporte público, ele passa de 33 quilômetros em operação para quase 38 quilômetros. O estado destinou mais de R$ 700 milhões para a obra. Nas estações também estão sendo instaladas cinco escadas rolantes e três elevadores. Além de dois terminais de integração de ônibus.

A equipe do estado visitou as instalações da estação Águas Claras, que está com mais de 50% do trabalho executado, e verificou as novas estruturas metálicas e coberturas feitas, passarela e vias permanentes.
“Estamos em fase de comissionamento e testagem de todos os equipamentos nesta obra, que vai trazer uma condição de muito mais mobilidade e de muito mais tranquilidade para a população de Salvador e também para a população baiana, que virá nos ônibus metropolitanos do interior do Estado para a estação de Águas Claras”, explica a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.

Nova rodoviária
Na nova rodoviária, que já tem 42% do trabalho executado, estão sendo investidos R$ 120 milhões. O terminal terá um total de 36 mil metros quadrados de área construída e será integrada à estação de metrô Águas Claras.

Para facilitar o acesso à nova rodoviária, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), está construindo um sistema viário de interseção às margens da BR-324.

“É um grande sistema viário, uma obra de mais de R$ 140 milhões e vamos entregar à população não só o sistema viário, mas toda a qualidade de vida, um vetor de crescimento que é essa rodoviária, que vai atender não só Cajazeiras e Águas Claras, mas toda a cidade de Salvador e região metropolitana”, afirma o presidente da Conder, José Trindade.

Informações: Sociedade Online
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Araucária reduz tarifa do transporte coletivo pela oitava vez e valor chega a R$1,25

O valor da tarifa de ônibus de Araucária baixará mais uma vez! Será a 8ª redução seguida do valor desde 2018. Isso porque a Prefeitura de Araucária investe para que o transporte coletivo contribua cada vez mais para o desenvolvimento social e econômico do município. O transporte coletivo local (TRIAR), que tinha tarifa de R$1,50, passará a ter tarifa de apenas R$ 1,25 a partir de segunda-feira (06).

Além do valor baixo, Araucária oferece outros benefícios aos usuários; wi-fi nos veículos e integração livre ao sistema metropolitano de transporte via terminais da cidade. Além disso, a tarifa de ônibus aos domingos é gratuita em Araucária mediante uso do cartão. Vale ressaltar que estudantes têm direito ao cartão Educard de vale transporte e não pagam para ir à escola (pais de crianças podem levá-los de graça se devidamente cadastrados).

A diarista Jozete Maciel e Maciel é provedora de sua família e é um exemplo do quanto os araucarienses podem se beneficiar com esse investimento no transporte público. “Por cuidar sozinha de 3 filhos, qualquer economia ajuda. Esse valor que estamos economizando com a queda do valor da passagem vai para a comida do dia a dia, um quilo de fruta, meio quilo de fígado ou alguma mistura para o almoço. Somos 4 pessoas em casa, então qualquer custo é multiplicado por 4, assim como a economia”, relata. A diarista conta que graças ao valor da passagem pôde começar a fazer faculdade de Assistência Social, assim como a estudante de Logística, Fabiula Arendartchuk, de 20 anos.

Além de mais pessoas tendo acesso ao serviço do transporte público, há quem encare a situação como uma oportunidade de ter mais giro de capital na própria cidade, movimentando a economia local. O empresário do ramo moveleiro, Marcelo Kujawa, vê muitos benefícios nesse investimento do transporte público. A família montou a atual empresa há 15 anos e começou com o avô trabalhando em uma marcenaria de fundo de quintal.

“Qualquer economia que tenha é uma chance para investir na fábrica com infraestrutura/modernização e também na condição de trabalho dos colaboradores. Fazendo uma conta rápida, comparando com o tempo em que a tarifa era de R$4,25 e agora será de R$1,25, com 59 funcionários economizamos R$7.788,00 no mês. Faz muita diferença”, opina Kujawa.

Informações: Prefeitura de Araucária

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Linha de ônibus do BRT em Campinas passa a atender 10 estações nos dois sentidos

A linha BRT20 (BRT Campo Grande Semiexpresso) passou a atender às 10 estações e terminais nos dois sentidos de circulação, nos horários de pico. Até então, a linha vinha realizando retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Na prática, a linha agora vai e volta. Os usuários poderão utilizar a linha para acessar o sentido Campo Grande no pico da manhã e o Centro no pico da tarde, com embarque e desembarque no Terminal Campo Grande, Estação Rossin, Estação Florence, Terminal Satélite Íris, Estação Roseira / PUC, Estação Londres, Estação Garcia, Estação Aurélia, Estação Rodoviária e Terminal Mercado.   

“A circulação da linha BRT20 é só o começo da operação efetiva dos corredores BRT. E os ajustes são feitos na medida em que identificamos as necessidades dos usuários. Seguimos planejando as próximas etapas para que a população possa usufruir das estruturas do BRT”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   

A linha semiexpressa BRT20 liga as regiões do Campo Grande e do Centro em cerca de 40 minutos. Ela circula em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. O intervalo e a frota em operação foram mantidos em 16 minutos e cinco veículos.  

Orientações aos usuários  
O pagamento da tarifa deve ser feito nas catracas eletrônicas das estações, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Para acessar o Terminal Satélite Íris, é necessário ter créditos válidos no Bilhete Único ou QR Code. O Terminal Campo Grande conta com bilheteria e terminal de autoatendimento.  
Faixas informativas estão sendo fixadas nas estações e terminais; e cartazes afixados em linhas da região do Campo Grande. A linha BRT20 começou a circular em novembro do ano passado, atendendo a cinco estações e terminais. Em janeiro deste ano, mais cinco estações foram ativadas, totalizando 10 estações e terminais.   

Informações: EMDEC

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Governo do Estado promove ação especial do Dia da Mulher na estação Sé do Metrô

O Governo do Estado de São Paulo promove na próxima quarta-feira, 8 de março, uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Estação Sé do Metrô de São Paulo. Diversas secretarias e órgãos prepararam serviços gratuitos relacionados à saúde, segurança e empreendedorismo voltados às mulheres que passarem pelo local.


“Este 8 de março será muito especial e emblemático para as mulheres paulistas, que a partir deste ano contam com a Secretaria de Políticas para a Mulher, a primeira da história São Paulo, criada para pensar, desenvolver e pôr em prática políticas públicas voltadas exclusivamente para o público feminino. Vamos atuar de forma intersecretarial com foco na saúde, capacitação e dignidade da mulher, e este evento na capital já é uma ação concreta deste trabalho”, afirma a secretária Sonaira Fernandes.

A Secretaria da Saúde, por exemplo, irá realizar a distribuição de preservativos femininos, gel lubrificante, autoteste de HIV e exame de sífilis. Já a Polícia Civil vai disponibilizar orientação sobre direitos e formas de denúncia da Lei Maria da Penha e vai distribuir informativos na estação sobre os tipos mais frequentes de abusos, quem procurar e como ajudar uma vítima.
A Secretaria de Desenvolvimento Social também participa da ação com orientação referente aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Fundo Social de São Paulo vai oferecer a inscrição dos cursos de qualificação profissional. O Centro Paula Souza participa com uma palestra sobre a mulher empreendedora.

O evento conta também com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai disponibilizar informações sobre a linha de crédito Empreenda Mulher do Banco do Povo atreladas à qualificação profissional e empreendedora. O Sebrae vai oferecer informações e orientações sobre o programa Sebrae Delas, com abertura de MEI, gestão de micro e pequenas empresas, cursos e consultorias especializadas.

A ação terá também a participação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo e vai oferecer consultas ao nome e toda a orientação para formalização de empresas.

Todo o desenvolvimento e execução do projeto para a ação foi feito em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Metrô, que também cedeu o espaço para a realização do evento. Atualmente, pela estação, circulam cerca de 350 mil passageiros diariamente.

Informações: Governo de São Paulo

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Aumento da passagem de ônibus no Entorno do DF já está em vigor

O preço das passagens de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno aumenta 12%, neste domingo (5). O reajuste foi anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última sexta-feira (3).
Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Em alguns trechos, como entre Planaltina de Goiás e a Rodoviária do Plano Piloto, o valor chega a R$ 8,85. Veja preços abaixo das viagens entre as regiões e Brasília:
  • Luziânia: de R$7,40 para R$ 8,35
  • Novo Gama: de R$ 7 para R$ 7,85
  • Planaltina: de R$ 7,85 para R$ 8,85
  • Águas Lindas: de R$ 7,80 para R$ 8,65
  • Santo Antônio do Descoberto: de R$ 7,30 para R$ 8,15
  • Céu Azul: de R$ 4,95 para R$ 5,60
  • Valparaíso: de R$ 5,40 para R$ 6,10
  • Cidade Ocidental: de R$ 6 para R$ 6,75
A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta. A gestão do transporte público do Entorno era responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Pública do DF, no entanto, em dezembro de 2022, o GDF devolveu a administração para a União.

A desistência ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar um reajuste de até 26% nas passagens dos ônibus do Entorno. O convênio de gestão e fiscalização do transporte entre a ANTT e o GDF foi assinado em julho de 2021.

No último dia 23, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o governador do Goiás, Ronaldo Caiado (UB), afirmaram que planejam criar um consórcio interfederativo que una o DF, Goiás e a União para o transporte público do Entorno.

Segundo os governadores, a ideia é que os três entes participantes dividam uma tarifa técnica para arcar com a diferença entre a tarifa paga pelo cidadão e a paga por eles. O valor seria dividido de forma igualitária.

Informações: G1 DF
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Tarifa de ônibus de João Pessoa passa de R$ 4,40 para R$ 4,70


O novo preço da passagem de ônibus em João Pessoa começa a valer neste domingo (5). Com o aumento, o valor cobrado pelo serviço de transporte público passa de R$ 4,40 para R$ 4,70.

Veja o decreto que regulamenta o novo valor da tarifa
O reajuste da tarifa foi confirmado na noite da sexta-feira (3), depois que o prefeito Cícero Lucena assinou e publicou um decreto no Semanário Municipal que regulamenta o novo valor.

No decreto, o prefeito argumenta que a decisão “baseou-se nos estudos elaborados pela equipe técnica da Semob-JP acerca do valor necessário para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão de serviços de transporte coletivo urbano de passageiros”.

Informações: G1 PB

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Usuários do transporte coletivo de Chapecó têm novo canal para reclamar


Com objetivo de implementar o atendimento para a população e solucionar reclamações, a Auto Viação Chapecó informou que adotou um novo instrumento para atender aos usuários do transporte coletivo urbano a partir desta segunda-feira (6).

A concessionária do transporte coletivo disponibilizará uma plataforma na internet específica para reclamações, através do site www.avchap.com.br. Dessa forma, especificamente o diretor João Carlos Scopel, esse instrumento de interação ficará disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana.

A plataforma, na parte de Reclamações e Notícias do site, terá um link para reclamações gerais, envolvendo o próprio sistema de transporte, os setores e o atendimento em si, entre outros. Além disso, haverá um segmento para reclamações específicas quanto à integração com o uso do cartão.

Informações: NDmais
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Tarifa de ônibus em Curitiba passa para R$ 6 nesta quarta-feira

quarta-feira, 1 de março de 2023

O reajuste, de R$ 0,50, equivale a 9% e ficou abaixo do aumento dos custos do transporte coletivo na capital no último ano, que acumulam alta de 13,3%, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs). O decreto com o novo valor da tarifa deve ser publicado até o fim do dia no Diário Oficial do município.

Por contrato, a tarifa é reajustada no fim de fevereiro de cada ano, com base na variação de custos do transporte coletivo. A exceção foram os anos da pandemia (2020 e 2021), em que a tarifa ficou congelada. Em 2022, o reajuste havia sido de 22%.

“O valor do reajuste de 2023 é o mínimo possível para manter a sustentabilidade do sistema frente ao aumento dos custos relacionados ao transporte, que subiram acima da média da inflação”, ressalta o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 
No último ano, o diesel, por exemplo, acumula alta de 16%, enquanto custos de veículos (amortização, peças e acessórios) subiram 9,58%. “Estamos mantendo, para o passageiro, tarifa social, pela qual ele paga um valor menor do que o custo real do sistema, que é a chamada tarifa técnica. Se atualizássemos pelo custo real, o passageiro teria que pagar R$ 7,05. O valor da tarifa técnica subiu 11% entre março de 2022 e março de 2023”, diz o presidente da Urbs.

Subsídio garante valor menor ao usuário
A tarifa social é possível graças ao subsídio do Poder Público. Prática usual em todo mundo no setor de transporte urbano de passageiros, o subsídio cobre a diferença entre o real custo do sistema e o valor pago pelo usuário.

O subsídio nesse ano deve somar R$ 206 milhões, sendo R$ 66 milhões da Prefeitura de Curitiba (já previstos no orçamento). O restante deve vir do governo federal, para pagamento da gratuidade dos idosos, e do convênio com o governo estadual, para a integração metropolitana.

Serão mantidas as isenções asseguradas em lei para idosos, pessoas com deficiência, estudantes (meia passagem) e ainda a possibilidade de os passageiros da Região Metropolitana entrarem no sistema de transporte urbano por meio das integrações da rede.

Cartão-usuário e vale-transporte
Para quem adquiriu créditos por meio de vale-transporte (aquele em que o empregador carrega os créditos para seus funcionários), o novo valor da tarifa só vale para novas compras. Assim, se o usuário tinha dez passagens a R$ 5,50 (R$ 55), ele continuará com o mesmo número de bilhetes com um prazo de carência para uso de 30 dias a partir de 1 de março. Após esse período, o desembolso será de R$ 6 por passagem.

Para o cartão-usuário (que é carregado por pessoa física), no entanto, não há carência e passa a valer a nova tarifa de R$ 6 sobre os créditos já adquiridos a partir de 1/3.

Linhas com tarifa reduzida
A Prefeitura também vai manter a política de preço reduzido fora do horário de pico. O benefício engloba 11 linhas, cujo valor passa de R$ 4,50 para R$ 5.

Esse valor é válido das 9h às 11h e das 14h às 16h e para pagamento exclusivo com o cartão-transporte usuário. As linhas são:  212 Solar, 213 São João, 214 Tingui, 265 Ahú/Los Angeles, 461 Santa Bárbara, 965 São Bernardo, 661 V. Lindóia, 662 Dom Ático, 666 Novo Mundo, 860 V. Sandra e 870 São Braz.

Como é calculada a tarifa
Para se chegar ao valor final da tarifa uma série de custos é considerada. Entram nessa conta gastos com diesel e lubrificantes, salário dos motoristas e dos cobradores e os impostos trabalhistas, além de peças, manutenção da frota, limpeza dos ônibus, das estações-tubo e dos terminais e renovação da frota. Esses são os principais fatores que definem o valor final.

Outra importante variável é a quantidade de passageiros pagantes. Quanto menor esse número, maior o valor da tarifa.

Mesmo com a retomada, o número de passageiros no transporte coletivo – média de 550 mil/dia - está 26% abaixo do registrado antes da pandemia (744 mil/dia). “Não devemos mais voltar a esses patamares, porque os regimes de trabalho em home office e híbrido (que alterna atividades remotas e presenciais), adotados durante os período de restrições, vieram para ficar. A pandemia também fez com que muita gente fosse morar perto do trabalho, para evitar grandes deslocamentos”, diz Maia Neto. "O novo normal é 80% do movimento que tínhamos antes da covid-19”, afirma Ogeny Maia Neto. 

Capital com maior integração no transporte
O presidente da Urbs lembra que uma das grandes vantagens do transporte coletivo de Curitiba em relação a outras grandes cidades é o porte da integração com a Região Metropolitana (RMC). O transporte coletivo da capital é considerado o mais integrado do país, conectando Curitiba a 15 municípios da RMC, com 61 linhas de ônibus.

A ampla rede de conexão permite que, com apenas uma passagem, o usuário percorra uma longa distância, passando por mais de um município da região. Por mês, 2,25 milhões de passageiros dos municípios da região metropolitana ingressam no sistema de transporte coletivo de Curitiba sem pagar uma nova passagem.

Informações: URBS
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