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Prefeitura do Rio começa a instalar estrutura de trilhos do VLT do Terminal Gentileza

quarta-feira, 12 de outubro de 2022


A Prefeitura do Rio começa a instalar a estrutura que vai receber os trilhos do VLT no Terminal Intermodal Gentileza, na Região Portuária.  

O espaço deve ficar pronto até o fim do ano que vem e vai receber ônibus do BRT, mais de 20 linhas municipais e as linhas 1 e 2 do VLT Carioca.  

A estimativa da Prefeitura é de receber cerca de 130 mil passageiros por dia no terminal. Desse total, 60 mil devem usar, também, o VLT em direção ao Centro da cidade.

Secretaria Municipal de Transportes também espera que com o Terminal Gentileza os passageiros possam realizar três viagens pagando apenas uma, com a implantação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica.

Informações: Band News
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Mais de 57 mil pessoas no DF usam o cartão de transporte especial

O Distrito Federal oferece diversos modelos de cartões de transporte para a população, a fim de facilitar o deslocamento entre as regiões administrativas. Um deles é o cartão especial, destinado a pessoas com deficiência (PcDs) residentes do DF que não tenham condições de custear as passagens de ônibus e metrô. Atualmente, há 57.331 cartões ativos.
Com o cartão, o usuário pode viajar gratuitamente por todas as 33 regiões administrativas, de ônibus e metrô | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

A gratuidade é para uso exclusivo do titular, de caráter pessoal e intransferível, indicada ao público com renda per capita de até três salários mínimos que tenha insuficiência renal e cardíaca crônica ou seja portador de câncer, vírus HIV e anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia), além de pessoas com deficiência física, sensorial ou mental, nas condições relacionadas em legislação específica.

A primeira via do cartão é gratuita. O usuário precisa se cadastrar no site e fornecer laudo médico, RG e CPF, comprovante de renda e de residência e uma foto 3×4. Deve-se aguardar o término da análise da documentação para a concessão da gratuidade. Pelo perfil, é possível acompanhar a situação do cartão e realizar mudanças e atualizações nas informações.

Em caso de perda, furto, danificação ou mau funcionamento, o usuário pode solicitar a segunda via mediante bloqueio do cartão (acesse aqui) ou pela central de atendimento no número (61) 3120-9500. Em seguida, deve pagar a taxa de R$ 5,40 – a mesma para todas as categorias de cartão de transporte – por depósito identificado com o CPF do titular, em qualquer conveniência ou agência do BRB.

O cartão é entregue no posto BRB Mobilidade da estação do Metrô 112 Sul. É preciso apresentar comprovante de pagamento, documento oficial original com foto e boletim de ocorrência, no caso de extravio por perda ou furto.

O benefício pode ser cancelado nas seguintes situações: falecimento do beneficiário, aumento de renda familiar para mais de três salários mínimos, alteração do diagnóstico médico e alteração de endereço para fora do DF. O cartão também pode ser bloqueado se houver recadastramento pendente e uso indevido.

Acessos

Com o cartão, o usuário pode viajar por todas as 33 regiões administrativas, de ônibus e metrô. São concedidos oito acessos diários ao usuário. Se houver acompanhante, o total de acessos sobe para 16 por dia, sendo oito para o titular do benefício e oito para a companhia. Assim, ao embarcar no coletivo, o cartão deve ser passado duas vezes no validador, sendo uma para cada pessoa.

O acompanhante deve ter mais de 18 anos e ser cadastrado no BRB Mobilidade. O cartão especial também só pode ser utilizado na presença do titular. Para mais informações, acesse o site.

Informações: Agência Brasília
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Sistema de mobilidade urbana inspirado no SUS: o Brasil está preparado?

No último Dia Mundial Sem Carro, mais de 140 organizações da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em um manifesto para pedir a criação do SUM – Sistema Único de Mobilidade.

A manifestação teve como objetivo trazer à tona a possibilidade de que o sistema integre as esferas federal, estaduais e municipais, do mesmo modo como acontece com o Sistema Único de Saúde – SUS e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Propostas

A distribuição de recursos de forma integrada entre as três esferas de governo, o controle público sobre dados de bilhetagem eletrônica e a promoção de linhas de financiamento para implementar infraestruturas de transporte público estão entre as sugestões consideradas fundamentais pelos manifestantes.

Os participantes contaram com o apoio de entidades como a Federação Nacional dos Metroferroviários – Fenametro. Além disso, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP.

De acordo com a ONG de defesa do consumidor – Idec, que assina o manifesto, a ideia é colocar o material no contexto do debate do Projeto de Lei 3278/2021. O PL trata sobre o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana e tramita no Senado.

Doutora Luciane Neves Canha é Professora Titular do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria.
Diante da proposta, conversamos com a Dra. Luciane Neves Canha, professora titular do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria.
Acompanhe a análise da especialista.

Viabilidade
Conforma a especialista, a mobilidade urbana é um assunto que deva ser analisado de forma ampla. “Em outras palavras, garantindo a todos os mesmos direitos, inclusive o de uma mobilidade sustentável. A distribuição de recursos de forma integrada, ou seja, entre as três esferas de governo garante mais força para os investimentos, conhecimento dos problemas e busca por soluções. É uma situação que deve ser analisada, mas acredito que exista a possibilidade dessa proposta ser posta em prática. Gerará demandas que passam pela digitalização e esforços de adaptação. Porém, é um caminho para o país avançar e diminuir as diferenças”.

Desafios
“Os maiores desafios estão na modernização dos cadastros, capacitação dos gestores públicos, atração de investimentos e desenvolvimento de parcerias público-privadas. Assim como em estabelecer uma governança voltada à mobilidade urbana. Esta deve enxergar os avanços tecnológicos bem como a necessidade de atender a população desde a micromobilidade até o transporte urbano, intermunicipal e interestadual. A modernização da máquina pública, que envolve a digitalização, coleta assim como análise de dados (big data) e inserção de inovações são desafios a se vencer. Aliado a isso, destaco a qualidade das estradas, ruas e acessos os quais apresentam uma qualidade muito baixa no Brasil”.

Benefícios
“Entendo que ao olhar a mobilidade de forma global, integrando as três esferas do governo é possível alocar recursos de forma mais eficiente e eficaz. Ou seja, garantir melhores preços para obras, introduzir inovações e melhorias em todos os níveis, seja município, estado ou em esfera federal.  As políticas e a governança ganham força. Assim como, aloca-se melhor os investimentos quando se reduz as diferenças regionais e mantém um padrão mínimo que tende a sofrer melhoria contínua”.

Conclusão
“Entendo que o momento atual de transição energética, necessidade de redução das emissões de gases poluentes, com urgência sobretudo nas capitais, é um elemento importante a ser levado em conta quando do desenvolvimento das políticas voltadas à mobilidade urbana em geral, considerando estradas interestaduais e intermunicipais. Criar o sistema único de mobilidade pode alinhar o país em relação a suas metas futuras. Além disso, maior captação de recursos, investimentos e posicionamento internacional quanto aos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Informações: Portal do Trânsito
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Nove linhas do transporte coletivo de Blumenau tem ajustes

O serviço de transporte coletivo de Blumenau recebe oito ajustes e uma inclusão de horários que impactam nove linhas da operação semanal, de segunda a sexta-feira e aos sábados. As mudanças, determinadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), têm o objetivo de garantir o atendimento à comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.

Confira abaixo:
Dias úteis (a partir de 11/10)
Linha 505 - Itapuí
- Inclusão de horário às 12h12 com saída do Terminal da Fonte

Linha Troncal 30
- Ajuste de horário das 5h para 4h57 com saída do Terminal Velha

Linha Troncal 31
- Ajuste de horário das 17h20 para 17h25 com saída do Terminal Velha

Linha Troncal 80
- Ajuste de horário das 20h40 para 20h42 com saída do Terminal Itoupava

Linha Troncal 81
- Ajuste de horário das 19h45 para 19h42 com saída do Terminal Aterro

Linha 303 - Franz Muller
- Ajuste de horário das 4h50 para 4h45 com saída da Franz Muller

Linha 804 - Vila Itoupava
- Ajuste de horário das 20h para 20h02 com saída do Terminal Itoupava

Linha 704 - Passo Manso
- Ajuste de horário das 18h15 para 18h22 com saída do Terminal Proeb

Sábados (a partir de 15/10)
Linha 122 - Via Moinho
- Ajuste de horário das 3h45 para 3h40 com saída da Rua Paulo Zingel

Entenda os ajustes
As mudanças feitas pela SMTT atendem as demandas que são repassadas pela comunidade através do telefone 156, opção 3, e aos estudos e necessidades apontados pelos fiscais do serviço. O objetivo de cada ajuste é melhorar o fluxo, o atendimento e as conexões entre as linhas do transporte coletivo e assim à população como um todo.

Entre os vários pontos levantados para os ajustes, estão: a melhoria das conexões entre linhas alimentadoras e linhas troncais nos terminais, o atendimento de alunos e/ou funcionários em horários específicos e uma maior cobertura de horários em toda a cidade. 

A população também pode conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Informações: SETERB
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Terminais de ônibus de São Paulo terão mensagens educativas com vozes de crianças


Quem passar por um dos 21 terminais de ônibus municipais nesta semana, entre os dias 10 e 16 de outubro, será recebido por vozes diferentes das habituais. Em comemoração à Semana da Criança, os avisos sonoros com mensagens educativas serão transmitidos pelos pequenos.

Até domingo, os passageiros escutarão, nas vozes das crianças, as seguintes mensagens: "Bom dia"; "atravesse a pista com segurança";  "utilize a faixa de pedestres"; "boa tarde"; "boa noite"; e "crianças com menos de cinco anos não pagam tarifa". 

A iniciativa é uma parceria entre a SPTrans, gestora do transporte público municipal e a Socicam, empresa que administra os terminais. Os 21 locais estão distribuídos entre as quatro zonas da cidade, além da região central. 

Durante o ano, as mensagens são veiculadas diariamente nas vozes de adultos, com as orientações de segurança e educação no transporte.

Veja a lista de terminais que recebe as mensagens:

Parelheiros 
Varginha 
Grajaú 
João Dias 
Capelinha 
Guarapiranga
Jardim Ângela
Santo Amaro
Bandeira
Princesa Isabel
Vila Nova Cachoeirinha
Lapa
Pirituba
Pinheiros
Campo Limpo
A. E. Carvalho
Tiradentes
Sapopemba
Pq. D. Pedro II 
Mercado
Sacomã

Informações: SPTrans
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Em Campo Grande, Consórcio tem até abril para comprar ônibus novos

terça-feira, 11 de outubro de 2022

A Agência Municipal de Regulação e Serviços Públicos (Agereg) promete dar prazo de 30 a 40 dias, contado desde ontem, para que o Consórcio Guaicurus – responsável pelo transporte público de Campo Grande – adquira os carros que venceram no dia 1º de janeiro deste ano.

Conforme o diretor-presidente da Agência, Vinícius Leite Campos, na primeira quinzena de janeiro foi encaminhado ofício para a empresa solicitando que ela informe a quantidade de carros que estão vencidos e que devem ser substituídos.

“Nós fizemos um estudo em que foi estimado que, por ano, o Consórcio deveria repor cerca de 10% da frota de carros. Não temos o número exato deste ano, por isso pedimos que eles nos mandem a matrícula dos ônibus, para termos esse número e, em cima disso, solicitar a renovação”, explicou Leite.

Ainda segundo o diretor, a estimativa deste estudo é a de que 55 carros devem ser trocados por ano até 2023. Entretanto, dados do Correio do Estado mostram que este ano venceram 81 veículos.

Caso o consórcio não cumpra a determinação de compra no período informado, a Agereg promete tomar as mesmas medidas do ano passado. “A determinação é a de que eles façam pelo menos a aquisição, porque é o que importa. A entrega já não depende deles. Mas se eles não o fizerem, vamos fazer exatamente como em 2019 – aplicar a multa”.

O valor da infração é referente a 0,5% da arrecadação diária do consórcio, que em 2018 foi de R$ 464 mil, multiplicada pelo tempo que os carros estiverem vencidos. A multa, entretanto, poderá ser retirada, como ocorreu no ano passado, caso os veículos sejam adquiridos.

No ano passado, a Agereg multou o consórcio em R$ 2,7 milhões por conta de quebra de contrato, já que a média de idade dos ônibus chegou a 6,76 anos e o documento previa 5 anos. O processo foi suspenso após a empresa apresentar a nota de compra dos carros e foi extinto após julgamento. “Aquela multa estava condicionada à compra. Como eles fizeram a aquisição, o processo foi extinto”, disse Leite.

PROMESSA

Em entrevista ao Correio do Estado, o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, afirmou que a empresa renovará os carros, mas disse que ainda não há data para que a compra seja realizada. “Nossa ferramenta é o ônibus. Podemos terceirizar tudo, mas o ônibus não. [A compra] vai depender de condição de financiamento. O governo [federal] tem discutido a reforma tributária e o setor de transporte urbano deve ter um tratamento diferenciado. Então, quando comprarmos deverão ser os 80 ônibus mesmo”.

A tendência, conforme Rezende, é a de que os novos carros a serem adquiridos não venham nem com ar-condicionado e nem sejam articulados. “Contratualmente não está estabelecido [ar-condicionado], mas sempre que vamos comprar nós sentamos com o prefeito e ele pede. Pode ser que venham, mas é difícil. [Sobre os articulados] nós vamos depender muito dos corredores de ônibus, porque articulado sem corredor não é adequado. Nós temos alguns, mas eles são subaproveitados, gasta-se muito mais. Se tivesse um corredor produziria muito mais viagens. Com os corredores funcionando, até teríamos a justificativa, mas nessa compra deste ano, não”, afirmou.

No ano passado, a empresa comprou 55 novos carros depois que 47 venceram. A compra foi feita no meio do ano, mas os carros só foram começar a chegar depois de alguns meses: 29 carros em outubro e 26 no mês de novembro.  

Oferecendo frota de veículos usados, o Consórcio Guaicurus foi o vencedor da licitação realizada em 2012. A empresa foi escolhida mesmo apresentando maior valor de outorga de concessão do que a concorrente. O valor oferecido foi de R$ 20 milhões, sendo R$ 8,75 milhões maior do que o disponibilizado pela paranaense Auto Viação Redentor.

A outorga é para explorar o transporte coletivo urbano na Capital por um total de 20 anos. A primeira compra de ônibus foi feita em 2013. Depois disso, o consórcio renovou a frota apenas em 2017.

Informações: Correio do Estado
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No Rio, Três estações do BRT passam por obras


Três estações do BRT passarão por reformas nesta semana, entre terça-feira (11) e sábado (15), segundo a Mobi-Rio, empresa administradora do serviço.

As obras na estação Colônia, em Jacarepaguá, no corredor Transolímpica, começam na terça-feira (11). Já na estação Parque das Rosas, na Barra da Tijuca, no corredor Transoeste, elas têm início na quinta-feira (13), enquanto na estação Taquara, no corredor Transcarioca, módulo parador, no sábado (15). A previsão de reabertura de cada uma é de uma semana, a partir da data do início da obra.

O objetivo da reforma é oferecer mais conforto e segurança para os usuários do sistema BRT. As intervenções vão seguir os padrões adotados nas demais: portas de vidro serão substituídas por chapas de aço vazadas; fiação embutida; e portas com trava automática e mecanismos blindados. A estação Pe. João Cribbin é a 72ª estação remodelada no sistema BRT desde março de 2021.

Informações: Meia Hora
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Metrô de São Paulo inicia construção de pilares da expansão da Linha 15-Prata até Jacu-Pêssego

O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Alves Pereira, visitou nesta terça-feira, 4 de outubro de 2022, os novos canteiros de obras da expansão da Linha 15-Prata em direção ao fundo da Zona Leste da capital.


O líder da empresa estatal esteve onde estão sendo construídos os novos pilares que vão sustentar as vigas-guia do monotrilho, junto da futura estação Jacú-Pêssego, que tem previsto para dezembro o começo das obras da estação.

De acordo com o Metrô, a expansão de Jardim Colonial até Jacu-Pêssego passando pela estação futura, Boa Esperança, será necessária a construção e instalação de 300 vigas inteiramente novas, com aproximadamente 40 já estando concretadas e em breve devem ser transportadas até o seu ponto de fixação.

Ainda segundo Silvani Pereira, já foi licitada a contratação e implantação dos sistemas de telecomunicações do novo trecho, com prazo de 42 meses para sua conclusão.

Já o sistema de controle dos trens, o CBTC, faz parte de outro contrato.

Além da construção do trecho de duas estações, a companhia tem prevista a construção de mais um pátio para trens da frota que será ampliada com a compra de mais 19 trens junto à empresa francesa Alstom, que aumentará a frota para 46 trens no total.

Informações: Diário dos Trilhos
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