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Campinas terá novas linhas de ônibus nas regiões de Viracopos e Vida Nova

domingo, 31 de julho de 2022

Duas novas linhas de ônibus foram criadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e entram em operação a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto: 185 (Aeroporto de Viracopos) e 124 (Terminal Vida Nova / Estrada Friburgo). Também a partir do dia 1º, a linha 127 (Terminal Vida Nova / Parque Aeroporto) terá alterações no itinerário. Os ajustes conjuntos buscam ampliar a eficiência da frota em operação.  

A linha 185 (Aeroporto de Viracopos) ligará o bairro Chácara Pouso Alegre ao Aeroporto Internacional de Viracopos, assumindo o trajeto realizado pela 188.1 (Jardim Fernanda / Viracopos), que deixa de operar. Ela circulará em dias úteis e atenderá a pontos de parada no percurso entre a Rua Beija Flor e as avenidas Viracopos e Desembarque. Confira no mapa:

Já a linha 124 (Terminal Vida Nova / Estrada Friburgo) ligará o Terminal Vida Nova ao bairro Friburgo, passando pela Avenida Pedro Degrecci Júnior. Ela substituirá as linhas derivadas 126.2 (Vida Nova I) e a 127.1 (Vida Nova II); e terá operação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. 

Ainda na região sudoeste de Campinas, a linha 127 terá o trajeto otimizado em benefício dos usuários dos bairros Chácaras Parque Aeroporto e Vila Vitória. Com a alteração, a linha 126.1 (Vida Nova I) também será extinta. 
A 127 deixa de circular nas vias Waldemar Silveira, Lídia Martins de Assis, Comendador Emílio Pieri, Elídia Martins, Monsenhor André Elias Kirche, Mário do Carmo Seber e Luis Otávio Sartori Burnier Pessoa de Mello. Esse trajeto segue contemplado pela linha 126 (Terminal Vida Nova). Portanto, a medida elimina sobreposição de atendimento, otimizando a circulação do transporte público na região do Conjunto Habitacional Vida Nova.

Informações aos usuários  
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelos aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”, que informam, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto e estão disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS. A Emdec também disponibiliza a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais, no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.  

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.     
Informações: EMDEC
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Scania apresenta novos chassis de ônibus e promete até 10% de economia

quinta-feira, 28 de julho de 2022

A Scania já tem mais de 110 anos de história fornecendo chassis para ônibus. Agora, a empresa preparou o terreno para a nova geração de sua linha K, que atende tal segmento. Disponibilizada a partir de 2023, os novos chassis ficaram mais leves, ganharam mais funcionalidades nos sistemas de segurança e, o mais importante para que os opera, estão até 10% mais econômicos no consumo de combustível.

Os motores também foram alterados. Nessa linha 2023, a Scania oferecerá propulsores de 5 ou 6 cilindros, de 9 ou 13 litros respectivamente. Agora, eles já atendem às normas Proconve P8, equivalente à Euro 6, de emissões de poluentes. Graças a isso, a marca promete 10% a menos de consumo nas aplicações.

A primeira grande novidade da linha 2023 dos Scania K está nos motores. Tanto o 9 litros de cinco cilindros quanto o 13 litros de 6 cilindros agora contam com a tecnologia XPi. É o nome comercial que a marca dá para o sistema de injeção de combustível Common Rail. Com ela pode-se variar a pressão e o tempo de injeção de diesel dentro dos cilindros.

Para atender às novas normas de poluição que entram em vigor no ano que vem, o sistema de escape está utilizando tanto EGR (com Arla 32) quanto SCR, sistema de recirculação de gases. A combinação dos sistemas se presta a reduzir tanto o nível de poluentes quanto a emissão de material particulado na atmosfera.

Além de um chassi mais leve (2% a menos de peso) a nova linha K da Scania também recebeu revisões de transmissão. No caso dos rodoviários, a caixa de câmbio automatizada Opticruise recebeu uma programação e um sistema chamado lay shift. Nele, aplica-se um freio no eixo secundário do câmbio de forma a deixar a redução de marchas mais rápidas. No total, a linha rodoviária ficou em média 8% mais econômica.

Para os urbanos, pode-se optar pela transmissão automática ZF Ecolife 2. Com ela, pode-se utilizar o sistema start/stop, algo que é comum em carros mas não em ônibus. Outra vantagem além da economia de combustível é que o ônibus não emite ruído ou vibrações para os passageiros enquanto está parado. No caso dos urbanos, a Scania promete economia de até 10% no consumo de combustível. Falando em combustível, a Scania permanece oferecendo opções de motorização capazes de rodar com gás natural e biometano.

O motor de 9 litros e cinco cilindros tem duas opções de potência para uso urbano: 280 cv e 142,7 kgfm, ou 320 cv (340 cv no rodoviário) e 163,1 kgfm. Já o motor 13 litros para uso rodoviário tem potências de 370 cv, 410 cv, 450 cv ou 500 cv. O torque varia entre 193,7 kgfm e 260 kgfm. Há opções 4x2, 6x2 e 8x2 (apenas rodoviário), com opções de piso baixo, chassi curto, eixo traseiro com esterço e outras diversas soluções de customização ao gosto do cliente.

A Scania enfatizou que todas as principais fabricantes de carrocerias de ônibus no Brasil, como Marcopolo, Caio e Busscar, já estão montando modelos com os novos chassis da linha K 2023. A marca também está direcionando o chassi 6x2 com carroceria de 15 metros de comprimento e uso urbano para empresas de transportes municipais como alternativa para modelos articulados. Ele oferece capacidade para 130 passageiros, contra 150 do articulado, mas é menor, mais manobrável e tem custos reduzidos na comparação.

A Scania também fez algumas alterações na ergonomia para o motorista. Além de opções de computadores de bordo com tela digital de 4 ou 7 polegadas, algumas funções que eram acionadas por botões no painel passaram para comandos no volante. A coluna de direção também conta com uma variação maior de ajuste e os pedais foram nivelados para evitar a fadiga da perna alternando entre acelerador e freio.

A Scania também dá continuidade ao acréscimo de sistemas de segurança e auxílio à condução. Além de itens como monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, monitor de lateral, assistente de manutenção de faixa e controle de estabilidade. A linha 2023 ainda pode ter controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go. 

Informações: Motor1
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Manaus terá 20 novos ônibus em circulação a partir de segunda-feira

A frota de Manaus vai contar com 20 novos ônibus. Os veículos começam a circular a partir de segunda-feira (1º), segundo a prefeitura, que fez a entrega na manhã desta quarta-feira (27).

De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, até 2024, o transporte coletivo de Manaus terá entre 400 e 500 novos ônibus, com ar-condicionado e suspensão pneumática.

Até o momento, a atual gestão entregou 136 novos veículos. A previsão é que, até o final deste ano, mais 60 ônibus, sendo 48 tradicionais e 12 elétricos, sejam incorporados à frota.

“Esses ônibus irão substituir veículos que estão com a sua vida útil finalizada e precária. Estamos renovando a frota gradativamente", afirmou o prefeito.
Conforme o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, os novos veículos serão distribuídos em diferentes linhas da capital, principalmente nas que circulam nos principais corredores.

"Esses ônibus que foram apresentados já estarão em utilização na próxima segunda-feira. Eles serão distribuídos em todas as linhas. Os veículos maiores, de 15 metros, são para os corredores. Já os menores, irão para as linhas alimentadoras, de um modo que a gente vai reforçando todas as linhas da cidade. Também iremos acrescentar esses veículos às linhas que estão precisando de um reforço, disse.

Informações: G1
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Metrô de Salvador anuncia Wi-Fi gratuito nas estações

terça-feira, 26 de julho de 2022


A CCR Metrô Bahia anunciou a instalação de uma rede de WI-FI gratuito em todas as estações do Sistema Metroviário em Salvador. O serviço, que ainda está em fase de implantação, oferecerá 10 minutos de navegação gratuita. No primeiro momento, o acesso já está disponível na estação Aeroporto.

De acordo com a concessionária, todas as Estações serão contempladas com o serviço até o final de novembro. O acesso é feito por qualquer aparelho que conecte a internet por meio do WI-FI. Para ter acesso, basta acessar a rede “ConectaBahia”.

O acesso é liberado após um pré-cadastro. Concluída a etapa, serão disponibilizados 10 minutos, podendo ser renovado ao fim de cada tempo. A conexão alcança apenas os pontos de embarque e desembarque, o que não contempla os terminais de ônibus conectados às estações.

Apesar de ter acesso à rede de dados móveis durante todas as viagens, alguns locais do sistema metroviário não tem alcance de sinal, como a estação do Campo da Pólvora.

Informações: iBahia
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Outras três linhas passam a fazer integração temporal no TI Igarassu, Região Metropolitana do Recife

As linhas 1918 - TI Igarassu (Circular), 1963 - TI PE-15/TI Igarassu (Sítio Histórico), 1903 - Araçoiaba/TI Igarassu passam a operar no sistema de integração temporal a partir do próximo sábado (30) no TI Igarassu. Até o momento, apenas a linha interterminal 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima já estava incluída no sistema. A previsão é que até o fim do mês de agosto, todas as oito linhas do terminal estejam operando no sistema que permite circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). Também é possível alternar entre os modais ônibus e metrô.  

É importante os usuários estarem atentos, pois esse sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), pois o embarque é feito pela porta da frente dos ônibus por meio da validação do cartão na catraca. Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração temporal. Quem ainda não tem o cartão pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Igarassu. Basta procurar a equipe de distribuição apresentando um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão e, no mesmo momento, pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.  

O sistema de bilhetagem eletrônica permite a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio no melhor planejamento das linhas de ônibus. Outra vantagem é a otimização do embarque principalmente nos horários de maior movimento nos terminais. 
O sistema de integração temporal está implantado em 20 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Somente em 2021, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

DESCONTO INDEVIDO - Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem direito ao ressarcimento, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: Grande Recife
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Maceioense gasta 12,5% do salário mínimo com transporte público

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Quem utiliza o transporte público em Maceió gasta o menor percentual do salário mínimo desde 1999. Segundo levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), os maceioenses gastam em média R$ 147,40, considerando duas passagens por dia, no trajeto ida e volta. O gasto com transporte é 12,5% do salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00.

De acordo com a análise, esse índice é o menor em 23 anos. Em 1999, o índice registrado foi de 24,3%. Uma diferença de 12,1% , mais que o dobro do comprometimento do salário dos usuários dos coletivos de Maceió, em comparação com o momento atual.

O gasto mensal foi reduzido devido a uma política de governo da atual gestão municipal que arca com o subsídio ao transporte público, uma medida que ocorre em diversos países e também no Brasil, a citar Brasília, São Paulo, Curitiba e Recife.

A Prefeitura de Maceió paga R$ 4,5 milhões de subsídio para as empresas concessionárias do transporte público do município mensalmente. Além do subsídio o valor pago mensal correspondente as patologias (algumas doenças têm passe livre), que é em média de R$ 185.244,11, totalizando de repasse da Prefeitura o valor médio de R$ 4.685.244,11.

Quanto ao subsídio, esse tem um papel importante pois ajuda a manutenção da tarifa em patamares mais baixos diferentemente do que acontecia anteriormente. Sem esse repasse, a tarifa custaria em média R$ 6,55, ocasionando um maior desembolso para o usuário.

O superintendente municipal de transportes e trânsito, André Costa, integrou a comissão que realizou os estudos para redução da passagem. À frente da pasta, coordena o monitoramento da operação, custos e investimentos para o funcionamento dos coletivos que circulam na cidade.

“O sistema precisa encontrar meios de buscar equilíbrio econômico-financeiro. Para isso, técnicos fazem um monitoramento constante, para que a população tenha um transporte público de qualidade, mas também que as concessionárias não entrem em colapso, em virtude dos elevados custos de operação “, explicou Costa.

Vale destacar que o subsídio é um instrumento legal para compensar o sistema de transporte público, com a análise da tarifa técnica, que considera o custo de operação das empresas concessionárias de transporte, e avalia o aumento dos preços dos insumos, como o diesel, pneus, peças dos veículos, etc,. E a tarifa social, essa praticada e custeada pelos usuários.

O técnico em enfermagem, José Rodrigo, utiliza o transporte público para o deslocamento diário. Trajetos cheios histórias de vida. O enfermeiro pontua o quanto o olhar da gestão municipal para os usuários dos ônibus da Capital reflete também na utilização do dinheiro para outras finalidades. “Hoje, tem que fazer milagre com o salário mínimo. Então, se a passagem baixou para muita gente é um benefício, pode gastar esse trocado que vai sobrar da passagem com alimento, ou qualquer outra coisa que esteja necessitando. É bem melhor a passagem manter esse foco, pra gente tentar se reerguer dessa pandemia “, pontuou trabalhador.

“A Prefeitura de Maceió não paga para as empresas. O que nossa gestão faz é subsidiar o direito à gratuidade nos transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos, pessoas com deficiência asseguradas por lei. Além de garantir tarifa baixa para os demais usuários, assim como os programas Passe Livre Estudantil e Domingo é Livre”, pontuou o prefeito JHC

. Dona Josefa da Silva sempre precisava destinar parte do orçamento familiar para custear as passagens dos dois filhos para irem estudar. Agora é diferente. Com a garantia do Passe Livre Estudantil, um gasto a menos para a renda doméstica. “Foi bom, porque já ajudou a economizar o dinheiro da gente. Tirava até de fazer alguma coisa em casa, a exemplo, de comprar comida e tudo mais, para pagar a passagem deles e com o vale transporte ficou bem melhor, com certeza. É uma ajuda muito boa”, contou a merendeira

Informações: Gazeta Web
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Belo Horizonte registra 245 reclamações por dia sobre as linhas de ônibus

A rotina de quem depende do transporte público em Belo Horizonte continua com atrasos, poucos ônibus e superlotação. Apesar do subsídio repassado as empresas, que, em contrapartida, prevê o aumento do número de viagens e o congelamento do preço das passagens até março de 2023, o serviço oferecido ainda deixa a desejar. Por dia, a capital tem uma média de 245 reclamações. São 3.191 registros desde o dia 12 de junho, data em que as empresas deveriam aumentar o número de viagens na capital. Entre os principais questionamentos estão o descumprimento do quadro de horários, superlotação e questionamento quanto ao quadro de horários das viagens.

"Os ônibus demoram muito e quando passam estão todos cheios, lotados", relata a auxiliar de serviços gerais, Anália de Araújo, de 35 anos. Moradora do Conjunto Paulo VI, na região Nordeste da capital, ela utiliza várias linhas dos coletivos. "Todo dia eu pego um ônibus diferente, depende de onde tem serviço", conta.  Anália relata que ainda não percebeu melhorias no transporte público nos últimos 15 dias, período em que as empresas de ônibus da capital deveriam aumentar o número de viagens na cidade. "Não reparei e ainda tem ônibus estragado. Demora muito e, quando vem, estraga no meio do caminho", reclama. 

Desde o dia 12 de julho, as empresas do transporte coletivo da capital são obrigadas a oferecer um maior número de viagens, chegando a 19.203 diárias nos dias úteis típicos e 528 no período noturno, entre 0h e 3h59. O acordo prevê ainda que, na próxima quarta-feira (27), as empresas coloquem ainda mais ônibus nas ruas, chegando a 21.708 no horário diurno. A obrigatoriedade é decorrente do pagamento de subsídio de R$ 237 milhões. 
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Sumob), o acordo está sendo cumprido pelas empresas que fazem o transporte público na capital. Na primeira semana, foram cerca de 19.300 viagens diurnas e 544 no período noturno. Ao todo, foram transportados cerca de 923 mil passageiros por dia, com uma média de 46 pessoas por viagem. A Sumob aponta uma redução de 8 pessoas por veículo em relação ao número de passageiros anterior a determinação. 

Uma volta pelo Centro da capital e o cenário é diferente aos números, com pontos de ônibus cheios e muitas reclamações entre os usuários. "Ele está sempre lotado. É assim durante a manhã e também a noite", desabafa a vendedora Amanda Dávila, usuária da linha 9101, que faz o itinerário Santa Lúcia/Alto Vera Cruz. "Geralmente, a noite, passam três ônibus juntos. Então demora mais, e mesmo assim continua continua lotado", explica.

Para o mestre de obras José Maria Barreto, usuário da linha 2102 Serra/Gameleira, o tempo de espera pelos ônibus parece ter aumentado. "Tem quase 30 minutos que estou aqui e ainda faltam 12 minutos", relata Barreto enquanto aponta o dedo para o painel em um ponto de ônibus da Avenida Amazonas que indica o tempo de espera pelo coletivo.

Veja as 10 linhas com mais reclamações

Linha 806 (Estação São Gabriel / Vista do Sol) - 73
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 72
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 65
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 60
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 57
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI) - 57
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 54
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 50
Linha 5201 (Dona Clara / Buritis) - 47
Linha 9032 (Granja de Freitas) - 40

Veja as principais reclamações e em quais linhas elas ocorrem

1. Descumprimento de quadro de horários - 28%
Linha 806 (Estação São Gabriel / Vista do Sol) - 43
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 40
Linha 8150 (União / Serra) - 28
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 20
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 20

2. Superlotação - 21%
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 32
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI) - 24
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 24
Linha 5107 (Estação Pampulha / Savassi ) - 22
Linha 5201 (Dona Clara / Buritis) - 17

3. Reclamação do quadro de horários - 14%
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 10
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 10
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 9
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 8
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 7
Linha 9032 (Granja de Freitas) - 7

4. Descumprimento do ponto de embarque - 7%
Linha 4110 (Dom Cabral / Belvedere) - 11
Linha 9250 (Caetano Furquim / Nova Cintra via Savassi) - 10
Linha 5106 (Bandeirantes / BH Shopping) - 8
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 8
Linha 30 (Estação Diamante / Centro) - 6

5. Estado de Conservação do Veículo - 5%
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI)  - 11
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 10
Linha 3029 (Regina / Centro) - 7
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 5
Linha 6350 (Estação Vilarinho / Estação Barreiro via Anel Rodoviário) - 5
Linha 5503A (Goiânia A) - 5

Onde reclamar
As reclamações podem ser feitas pelos usuários pelo aplicativo PBH APP, internet, whatsapp e email. É importante encaminhar o número da linha, número do veículo, dia e horário do acontecido, além de um breve relato.

Aplicativo gratuito PBH APP onde é possível registrar reclamação e realizar a avaliação com vários critérios. 
Portal de Serviços da PBH por meio do serviço Reclamação de ônibus (transporte coletivo)
Whatsapp: (31) 98472-5715
E-mail: subsidio@pbh.gov.br

Informações: O Tempo
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Grande Recife: Empresa recebe da Caio 20 ônibus Apache Vip geração V

A Itamaracá Transportes, tradicional cliente da marca Caio, atua há mais de 50 anos no transporte coletivo de passageiros. Neste mês de julho a empresa está recebendo 20 ônibus modelo Apache Vip geração cinco para operar pelo Conorte – Consórcio Norte, gerido pelo GRCT – Grande Recife Consórcio de Transportes.

Os ônibus zero km começam a rodar nos próximos dias na RMR – Região Metropolitana do Recife, que engloba as cidades de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Itamaracá.

Os ônibus Apache Vip produzidos para a Itamaracá possuem 12.700 mm, 3 portas com acesso dianteiro e capacidade para transportar até 81 passageiros.

O amplo salão interno abrange poltronas ergonômicas, além de janelas com vidros na cor fumê e limitação de abertura, que proporcionam conforto térmico e segurança durante os trajetos. Também são equipados com portas tipo fole, com acionamento pneumático e bloqueadores, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto.
Todos os ônibus são 100% acessíveis, compostas por elevadores e assentos reservados, que trazem o diferencial de possuírem uma gravação especial no próprio revestimento, informando que elas são preferenciais para pessoa idosa, com deficiência, com autismo e gestante. Box para cadeirantes e pessoas com cão-guia e os elevadores, completam os itens de acessibilidade.

Os ônibus têm itinerários eletrônicos instalados em diferentes pontos da carroceria para facilitar a visualização das linhas. Contam também com preparação para microcâmeras, rádio, catracas e validadores eletrônicos. A planta de pintura segue o padrão Conorte, evidenciando ainda mais o design do Apache Vip.

Além disso a marca Caio volta a compor a frota de ônibus de Jaraguá do Sul. Adquiridos pela Senhora dos Campos Concessionária, os usuários do transporte público receberão toda segurança, conforto e praticidade do modelo urbano mais vendido do país: o Apache Vip quinta geração.

A empresa de transportes é responsável pelo transporte público em toda a cidade de Jaraguá do Sul, município na região Norte/Nordeste do estado de Santa Catarina, com cerca de 180 mil habitantes.

Informações: Caio
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