A Scania já tem mais de 110 anos de história fornecendo chassis para ônibus. Agora, a empresa preparou o terreno para a nova geração de sua linha K, que atende tal segmento. Disponibilizada a partir de 2023, os novos chassis ficaram mais leves, ganharam mais funcionalidades nos sistemas de segurança e, o mais importante para que os opera, estão até 10% mais econômicos no consumo de combustível.
Os motores também foram alterados. Nessa linha 2023, a Scania oferecerá propulsores de 5 ou 6 cilindros, de 9 ou 13 litros respectivamente. Agora, eles já atendem às normas Proconve P8, equivalente à Euro 6, de emissões de poluentes. Graças a isso, a marca promete 10% a menos de consumo nas aplicações.
A primeira grande novidade da linha 2023 dos Scania K está nos motores. Tanto o 9 litros de cinco cilindros quanto o 13 litros de 6 cilindros agora contam com a tecnologia XPi. É o nome comercial que a marca dá para o sistema de injeção de combustível Common Rail. Com ela pode-se variar a pressão e o tempo de injeção de diesel dentro dos cilindros.
Para atender às novas normas de poluição que entram em vigor no ano que vem, o sistema de escape está utilizando tanto EGR (com Arla 32) quanto SCR, sistema de recirculação de gases. A combinação dos sistemas se presta a reduzir tanto o nível de poluentes quanto a emissão de material particulado na atmosfera.
Além de um chassi mais leve (2% a menos de peso) a nova linha K da Scania também recebeu revisões de transmissão. No caso dos rodoviários, a caixa de câmbio automatizada Opticruise recebeu uma programação e um sistema chamado lay shift. Nele, aplica-se um freio no eixo secundário do câmbio de forma a deixar a redução de marchas mais rápidas. No total, a linha rodoviária ficou em média 8% mais econômica.
Para os urbanos, pode-se optar pela transmissão automática ZF Ecolife 2. Com ela, pode-se utilizar o sistema start/stop, algo que é comum em carros mas não em ônibus. Outra vantagem além da economia de combustível é que o ônibus não emite ruído ou vibrações para os passageiros enquanto está parado. No caso dos urbanos, a Scania promete economia de até 10% no consumo de combustível. Falando em combustível, a Scania permanece oferecendo opções de motorização capazes de rodar com gás natural e biometano.
O motor de 9 litros e cinco cilindros tem duas opções de potência para uso urbano: 280 cv e 142,7 kgfm, ou 320 cv (340 cv no rodoviário) e 163,1 kgfm. Já o motor 13 litros para uso rodoviário tem potências de 370 cv, 410 cv, 450 cv ou 500 cv. O torque varia entre 193,7 kgfm e 260 kgfm. Há opções 4x2, 6x2 e 8x2 (apenas rodoviário), com opções de piso baixo, chassi curto, eixo traseiro com esterço e outras diversas soluções de customização ao gosto do cliente.
A Scania enfatizou que todas as principais fabricantes de carrocerias de ônibus no Brasil, como Marcopolo, Caio e Busscar, já estão montando modelos com os novos chassis da linha K 2023. A marca também está direcionando o chassi 6x2 com carroceria de 15 metros de comprimento e uso urbano para empresas de transportes municipais como alternativa para modelos articulados. Ele oferece capacidade para 130 passageiros, contra 150 do articulado, mas é menor, mais manobrável e tem custos reduzidos na comparação.
A Scania também fez algumas alterações na ergonomia para o motorista. Além de opções de computadores de bordo com tela digital de 4 ou 7 polegadas, algumas funções que eram acionadas por botões no painel passaram para comandos no volante. A coluna de direção também conta com uma variação maior de ajuste e os pedais foram nivelados para evitar a fadiga da perna alternando entre acelerador e freio.
A Scania também dá continuidade ao acréscimo de sistemas de segurança e auxílio à condução. Além de itens como monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, monitor de lateral, assistente de manutenção de faixa e controle de estabilidade. A linha 2023 ainda pode ter controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go.
Informações: Motor1
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