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Em SP, Atende+ completa 26 anos com 750 mil pessoas transportadas no último ano

sábado, 7 de maio de 2022

No próximo dia 9 de maio, o Atende+ completa 26 anos de serviços prestados à cidade de São Paulo na área de transporte. Em todo este tempo de existência, as conquistas são diversas e a maior delas é o reconhecimento do bom atendimento pelos usuários. Nas últimas pesquisas realizadas pela SPTrans, em 2020 e 2021, o Atende+ obteve 100% de aprovação de quem utiliza o serviço.
O Atende+, criado em 1996, é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo e empresa de táxis acessíveis.

São 540 vans totalmente adaptadas ao transporte de pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física, com alto grau de severidade e dependência. Elas rodam aproximadamente 1,8 milhão de quilômetros por mês (dados de março/2022). Em 2021, foram quase 750 mil usuários transportados, entre pessoas com deficiência e acompanhantes.

O serviço conta com 1.000 motoristas operando os veículos diariamente, além de 59 funcionários da SPTrans que atuam diretamente na gestão do serviço (análise das fichas de avaliação médica, programação dos atendimentos, confecção das ordens de serviços, Central de Atendimento ao usuário, fiscalização, contingência, reclamações e táxi acessível). Outras áreas da SPTrans também estão envolvidas, como a financeira, tecnologia da informação, engenharia veicular, inspeção de frota, monitoramento, cadastro, fiscalização e auditoria médica.
Além do atendimento à rotina diária de seus usuários, as vans do Serviço Atende+ também operam nos fins de semana e feriados, realizando o transporte para eventos específicos de instituições cadastradas junto ao serviço, as quais trabalham diretamente com pessoas com deficiência, além de grandes eventos como Carnaval no Anhembi e GP do Brasil de Fórmula 1, dentre outros.

Todo pedido de inscrição no serviço é analisado pela equipe do Atende+ que verifica a ficha de avaliação médica entregue pelo munícipe e, caso se enquadre no perfil de atendimento, recebe o retorno sobre sua habilitação e seu pedido de viagens é enviado à equipe de programação para a inserção às rotas de atendimento.

A SPTrans monitora a operação das vans do Atende+ em tempo real para garantir o melhor atendimento aos usuários, mantendo canal de comunicação direto com os motoristas, fornecendo as diretrizes necessárias quando existirem ocorrências.
 
Prêmios

O Atende+ também é reconhecido pela sociedade. Por oito anos consecutivos, até o ano de 2019, conquistou o Prêmio Marca Brasil, uma das premiações mais importantes do país, pela qualidade de entidade no setor de reabilitação de pessoas com deficiência. Nos últimos dois anos, não foi realizada a edição do Prêmio.

Além disso, o serviço recebeu a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo, em 2016. Tantas premiações reconhecem o serviço de qualidade oferecido há 26 anos.

Mais informações sobre o Serviço Atende+ podem ser obtidas no link https://www.sptrans.com.br/atende/sobre-o-atende.

Informações: SPTrans
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Metrô é eleito Melhor Serviço Público de São Paulo pela quinta vez

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Pela quinta vez o Metrô foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade de São Paulo, de acordo com a pesquisa O Melhor de São Paulo, divulgada no último dia 30. A empresa recebeu 13% das citações, garantindo o primeiro lugar na apuração que elegeu os melhores da capital em diversos temas.


A premiação foi concedida ao Metrô pela Folha de S. Paulo, realizadora da pesquisa, que também apontou o Poupatempo e o SUS como os melhores no quesito serviço público, com 12% e 11% da preferência, respectivamente. Com a margem de erro, as três instituições ocupam o primeiro lugar do pódio com empate técnico.

O prêmio reconhece a atuação do Metrô focada em aperfeiçoar o atendimento ao passageiro, proporcionando viagens seguras e rápidas com confiabilidade. “Mais que motivo de orgulho em ser eleito o Melhor Serviço Público pela quinta vez, o prêmio aumenta a responsabilidade sobre o serviço que prestamos. A ambição do Metrô é de oferecer um transporte ainda melhor, apostando na inovação e tecnologia para trazer mais conforto e facilidades aos nossos passageiros”, afirma Silvani Pereira, Presidente do Metrô de São Paulo.

Além dessa premiação, a Companhia também já foi eleita como melhor serviço de transporte por seis vezes no O Melhor de São Paulo. Pelo atendimento inclusivo e de acessibilidade oferecido às Pessoas com Deficiência, o Metrô foi vencedor da categoria Serviços e Clientes da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), e mais recentemente foi selecionado pelo projeto Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Responsável por administrar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com 63 estações e 71,5 km, o Metrô chega a transportar 4 milhões de pessoas, percorrendo 60 mil km ao longo de 3,5 mil viagens realizadas diariamente.

Informações do Governo de SP
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Metrô do Recife será entregue à iniciativa privada

Alvo de inúmeras queixas por parte dos usuários por problemas recorrentes de operação e infraestrutura, o Metrô do Recife será entregue à iniciativa privada, em uma concessão pública de 30 anos. O sistema é atualmente administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma entidade ligada ao governo federal. 
Os trâmites do repasse, bem como a futura gestão do contrato de concessão, serão de responsabilidade do Governo de Pernambuco, que atuará como um regulador durante todo o processo. A primeira audiência pública sobre o tema deve ocorrer ainda neste mês de maio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), a viabilização do projeto depende de recursos de aporte público, além do investimento feito pelo futuro concessionário. O montante previsto é de R$ 3,8 bilhões, entre verbas estaduais e federais, dos quais aproximadamente R$ 3,1 bilhões são de recursos da União e R$ 700 milhões, do Governo de Pernambuco.

As tratativas para o futuro modelo de gestão e operação do Metrô do Recife começaram em 2019. Segundo o secretário-executivo estadual de Planejamento, Marcelo Bruto, o Governo do Estado procurou o governo federal com demandas sobre soluções imediatas para os problemas operacionais e para viabilizar uma melhora definitiva. 

“Uma solução definitiva que fosse bem estudada e ficasse de pé, que botasse o metrô de novo em uma condição de operar com pontualidade, com regularidade, com bom intervalo e que isso fosse sustentável pelas próximas décadas”, detalhou o gestor sobre o que se buscou durante as conversas.

Os estudos sobre o modelo viável foram concluídos no final de 2021 e apontaram para a concessão de longo prazo gerida pelo Estado. O valor estimado para o custeio do sistema do metrô durante o período é de R$ 8,4 bilhões. Um total de R$ 6 bilhões será destinado para as despesas de operação e os outros R$ 2,4 bilhões para investimentos na requalificação, sendo R$ 2,1 bilhões já nos três primeiros anos. Ainda segundo a Seplag, R$ 4,6 bilhões serão mobilizados pela concessionária ao longo dos 30 anos de cessão - os outros R$ 3,8 bilhões são os recursos advindos do poder público.

Marcelo Bruto destaca que o projeto de concessão representa uma requalificação ampla do metrô e prevê aquisição, entre outras coisas, de novas locomotivas. “Requalificação de via permanente, de sistema elétrico, de via aérea, de material rodante, inclusive absorvendo a necessidade de compra das locomotivas e o retorno a um nível de serviço de intervalos como a gente já teve alguns anos atrás e com a garantia de pontualidade e frequência amarradas num contrato de concessão de longo prazo”, cita o secretário-executivo. 

Trâmites
O Governo do Estado aguarda as aprovações finais da União para este mês de maio. Em seguida, será aberta uma consulta pública, com todos os dados e documentações. A licitação depende das aprovações dos Tribunais de Contas estadual e federal. A consulta terá um prazo de 30 dias e, nesse ínterim, ainda será feita uma audiência pública. 

“Durante esse período de consulta pública, submissão ao Tribunal de Contas, até a licitação e assinatura do contrato de concessão, a responsabilidade continua sendo da União. A CBTU continua operando como sempre esteve. O repasse para o Estado e a concessionária é somente a partir da assinatura do contrato”, esclarece Marcelo Bruto sobre a gestão do sistema.

As análises nos Tribunais de Conta devem durar até 90 dias. Logo após, órgãos de governança do Estado e da União também devem se manifestar. A expectativa é que o edital de licitação seja publicado até o final deste ano e a assinatura do contrato ocorra ainda no primeiro semestre de 2023.

Além do Metrô do Recife, a CBTU opera os sistemas de passageiros nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa e Natal. Na capital mineira, está em andamento um processo similar ao recifense.

No Recife, desde março de 2021, a tarifa custa R$ 4,25. Até maio de 2019, o valor cobrado era de R$ 1,60 - ou seja, houve um aumento de 180% em dois anos. 

De acordo com dados da CBTU, a demanda atual de passageiros no sistema é de cerca de 221 mil passageiros diariamente, sendo 180 mil na Linha Centro; 40 mil na Linha Sul; e 1,2 mil na Linha Diesel. Esse total chegava a 259 mil antes da pandemia de Covid-19, quando a demanda nas linhas era de 190 mil, 67 mil e 2,3 mil, respectivamente. A CBTU informou também que opera hoje com 70% de subsídio do governo federal. 

Melhorias
A expectativa com as futuras melhorias no sistema é que a Linha Sul, por exemplo, volte a operar com intervalos próximos a 10 minutos entre trens, e a Linha Centro, cerca de 6 minutos. O governo também espera que as constantes quebras, relatadas diversas vezes ao longo do ano, acabem. 

“A gente espera a eliminação dessas questões de interrupção. A expectativa é que o metrô, de fato, opere como um metrô novo, com plena pontualidade, com frequência e com intervalos menores”, disse Bruto. 

Em uma segunda fase, a concessionária poderá até mesmo expandir o metrô da capital pernambucana - esse ponto, no entanto, não está incluso na partida do projeto. Segundo o secretário-executivo, o Estado está fechando tratativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para iniciar os estudos necessários sobre a expansão. 

“A gente sabe que as pessoas estão sofrendo, reclamam há alguns anos e desejariam uma solução imediata. Soluções definitivas levam tempo para serem viabilizadas. O que está pensado aqui é que seja uma solução transformadora mesmo, que as pessoas voltem a confiar no equipamento e que seja uma solução para as próximas décadas, uma virada de página na mobilidade”, fechou o secretário-executivo Marcelo Bruto.

Informações Folha PE
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No Rio, Curso vai capacitar motoristas para dirigir ônibus articulados do BRT

Motorista que já tem experiência como condutor de veículo de grande  porte poderá  fazer um curso de capacitação para dirigir articulados. O objetivo é formar um quadro de profissionais aptos para o sistema, com foco na chegada dos novos BRTs que vão circular nos corredores expressos da cidade. O edital com todas as informações está publicado no Diário Oficial, e as inscrições devem ser feitas de domingo (08/05) até o dia 13 deste mês.


As aulas serão oferecidas gratuitamente pela Prefeitura do Rio, por meio da MOBI-Rio e da Secretaria Municipal de Transportes, e em parceria com o Sest Senat, entidade especializada na capacitação de profissionais da área de transportes.

O curso terá três turmas, cada uma com 20 motoristas, no máximo, totalizando 60 pessoas. O treinamento vai durar duas semanas e terá carga horária de 108 horas, dividida em quatro módulos: Especialização de condutores de Veículos de Transporte de Passageiros, Formação Teórica, Formação  em  Simulador  e  Formação  com Prática Veicular.

Os candidatos terão que fazer a inscrição  no  portal do Sest Senat. O edital também pode ser consultado nas redes sociais da entidade da área de transportes.

Informações Prefeitura do Rio
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Primeiro ônibus articulado é testado em Vitória da Conquista

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Transporte Público, realizou em março o primeiro teste com o ônibus articulado que foi incorporado à frota do transporte coletivo urbano.


O veículo, conhecido por sua estrutura sanfonada, percorreu todos os trajetos do itinerário entre a Estação Herzem Gusmão e a Uesb, a exemplo da própria estação, das avenidas Olívia Flores, Rosa Cruz e Siqueira Campos, além da travessa e da Rua Dois de Julho.

O teste, como enfatiza o coordenador municipal de Transporte, Sérgio Hubner, teve caráter experimental para avaliação de sua efetivação ou não. Na ocasião, a equipe observou a questão operacional em locais considerados de acesso mais difícil. “Esclarecemos as dúvidas quanto as manobras nestes locais e o veículo fluiu bem”, pontuou o coordenador.

O ônibus mede 22 metros e tem mais espaço

Com 22 metros de comprimento, o ônibus articulado tem capacidade para 180 passageiros. O piso baixo, a suspensão a ar e a regulagem de altura proporciona mais conforto no embarque e desembarque de passageiros. Além disso, por conta da localização do motor, o veículo possui maior espaço interno.


“Foi vencida a etapa em saber que o ônibus faria todas as convergências nos locais que exíguo espaço, agora ele passará pela vistoria dos técnicos em segurança mecânica da Coordenação de Transporte Público, receberá a bilhetagem embarcada homologada pelo município e será testado em operação, com passageiros a bordo”, explica o coordenador.

A meta do Governo Municipal é dar condições para que o transporte coletivo ofereça o melhor serviço para o usuário, com conforto, segurança e agilidade. A inserção do ônibus articulado no sistema de transporte coletivo urbano está dentro dessa meta, Outra etapa será a implantação de faixas exclusivas para ônibus em vias da cidade.

Informações Prefeitura de Vitória da Conquista
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Usuários do transporte público reclamam de falta ônibus após alterações em linhas em Juiz de Fora

Juiz de Fora amanheceu nesta quinta-feira (5) com confusão para quem vai pegar ônibus após a empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal) divulgar um comunicado de alteração de linhas.
De acordo com o comunicado emitido pela Ansal, a empresa deixa de atender as linhas 321, 335, 611, 612, 613, 614, 621, 702, 707, 709, 723, 729, 746, 749, 753, 754 e 758, que passam a ser de responsabilidade da Tusmil. Por outro lado, a Ansal irá atender as linhas 412, 443, 444, 445, 447, 609, 610, 615, 636, 646, 700, 751 e 717.

"Informamos ainda que a Tusmil não acatou a decisão, prejudicando assim os usuários das linhas que ficaram sob sua responsabilidade", citou a Ansal em comunicado emitido nesta quinta.

O Consórcio Manchester, por sua vez, informou que não iria cumprir a determinação judicial. O g1 entrou em contato com a Tusmil nesta quinta, que deveria atender as linhas, e foi informado por um funcionário que não havia nenhum quadro de horário para colocar os ônibus para rodar. (veja a a nota da Tusmil na íntegra abaixo).

Em nota enviada ao g1 nesta quinta, a Prefeitura também se manifestou: "A Prefeitura de Juiz de Fora informa que o Consórcio Manchester, formado pela empresa Tusmil, não cumpriu a decisão sobre o reequilíbrio das linhas. O Consórcio Via JF cumpriu a decisão. Diante disso, a Prefeitura está tomando todas as medidas jurídicas para o cumprimento da decisão administrativa e a normalização do serviço de transporte público".

Usuários do transporte público reclamam
Diversos telespectadores enviaram reclamações nesta quinta-feira e relataram falta de ônibus para atender alguns bairros, veja abaixo:

Bairro Miguel Marinho: Aqui no meu bairro o ônibus 753 Miguel Marinho também não está passando, disse a telespectadora.

Bairro Santa Maria: Meu nome é Nancimara moradora do Bairro Santa Maria, nós moradores como sempre prejudicados por uma determinação da SMU e a Prefeitura de Juiz de Fora. Estamos sem ônibus, o 707 que atende ao bairro e ao Recanto da Mata não saiu da garagem pois foi determinado que a Tusmil faça o percurso e a mesma se nega. Esse mesmo percurso era feito pela Ansal e nós moradores também não queremos a Tusmil aqui pois todos os dias é motivo de reclamações com ônibus quebrado. Nós estamos isolados o 734 faz 2 viagens cedo e 2 a noite mesmo assim não faz itinerário todo que o 707 faz. Aqui temos pessoas idosas, crianças pessoas com problema de saúde e muito morro. Teremos que pagar carro para sair de nossas residências e mesmo assim são poucos que aceitam a viagem por ser muito morro.

Bairro Granjas Bethel: Meu nome é Iara. A empresa Tusmil que passaria a atender hoje o bairro granjas bethel, não mandou ônibus para atender ao bairro. Alegam que não foram notificados pela prefeitura. Estamos sem ônibus no bairro. O ponto está vazio, pois todos os moradores foram a pé até o trevo do retiro para pegar ônibus, pois precisavam de ir trabalhar.

Bairro Santa Maria: Meu nome é Telma Gomes, moro na rua Onofre De Oliveira Salles no bairro Santa Maria, e na manhã de hoje o único carro da linha 707 Cidade do Sol/Santa Maria /Recanto da Mata não saiu da garagem, por causa dessa confusão de consórcio os moradores estão sem o único carro que roda o dia todo. Os moradores são simplesmente ignorados pela atual gestão,aqui temos apenas uma linha com um carro para atender 3 bairros e hoje não tem. Um absurdo.

Nota da Tusmil
"A TUSMIL vem a público esclarecer que a empresa ANSAL está descumprindo decisão judicial ao tentar fazer, a toque de caixa e de forma completamente abusiva, indevidas trocas de linhas entre os consórcios, mais uma vez em prejuízo ao Consórcio Manchester, tentando passar linhas deficitárias para o Consórcio Manchester e ficar com linhas mais lucrativas para o Consórcio Via JF, que já tenta explorar a partir de hoje. O Consórcio Manchester obteve tutela judicial, ratificada de forma unânime pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para que fossem efetuadas trocas de 25 linhas com o Consórcio Via JF conforme estudo elaborado pela própria prefeitura em 2021, expressamente identificado na decisão, e até hoje não implementado. Porém, de forma contrária à decisão judicial, a Prefeitura, motivada pela ANSAL, inovou e ao invés de cumprir a troca de linhas determinada pela justiça optou por fazer novo cálculo, utilizando parâmetros completamente incorretos e contrários ao que está previsto no contrato de concessão, cálculo este cujo resultado favorece mais uma vez o Consórcio Via JF. Por tal motivo, na data de ontem (04/05/2022), o Consórcio Manchester obteve nova tutela judicial determinando que a comprovação do cumprimento da decisão judicial a seu favor fosse cumprida em dois dias, fato ainda não atendido pela Prefeitura e tampouco pela ANSAL, que insiste em operar as linhas do Consórcio Manchester, deixando de operar suas próprias linhas que são deficitárias. Infelizmente, com seus atos, a ANSAL faz a população de Juiz de Fora ser mais uma vez prejudicada. Contudo, apesar da clara campanha difamatória promovida contra o Consórcio Manchester, a TUSMIL confia que a ética e a Justiça irão prevalecer, e utilizará de todos os meios legais disponíveis para alcança-las".

Informações G1
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Prefeitos de Diadema e de São Paulo se reúnem para tratar do transporte coletivo

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, se reuniu na manhã desta quarta-feira (4) com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Na pauta, possíveis parcerias no setor de transportes.


Participaram do encontro o secretário da Casa Civil da Capital, Fabrício Cobra, o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana de São Paulo, Alexandre Trunkl, o secretário executivo de Transportes e Mobilidade da Capital, Gilmar Pereira Miranda, o diretor-presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira, e o diretor de planejamento e transportes da SPTrans, Valdemar Gomes de Melo.

O fluxo de passageiros que atravessam duas as cidades diariamente é alto – há diademenses que trabalham em São Paulo e paulistanos que vêm para Diadema para atuações profissionais. Existem linhas intermunicipais que cruzam os municípios, sem a necessidade de utilização do sistema de trólebus, administrado pelo Governo do Estado. Por isso, o estreitamento de relações entre as prefeituras.

“Foi uma conversa muito produtiva. O prefeito Ricardo Nunes e seus secretários entenderam a necessidade que Diadema tem com relação ao transporte coletivo e se mostraram solícitos para analisar estudos que apresentamos”, disse Filippi.

A viabilidade de novas relações no transporte coletivo também foi levada à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Com Informações da Prefeitura de Diadema
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Grande Belém retoma normalidade após greve dos rodoviários

A greve dos rodoviários da Região Metropolitana de Belém (RMB) terminou nesta quinta-feira (5). Mas, muitos usuários foram pegos de surpresa pela informação e se atrasaram para seus compromissos.


Quem esperava por um coletivo nas paradas da BR-316, em Ananindeua, se deparou com atrasos e poucos ônibus. Um motorista, que não quis se identificar, relatou que alguns dos rodoviários também foram pegos de surpresa pela informação do encerramento da greve, o que atrasou a saída de parte da frota das garagens.

O anúncio do fim da greve ocorreu após a categoria aceitar, em assembleia, a proposta apresentada pela procuradora Gisele Góes, do Ministério Público do Trabalho (MPT), e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), o desembargador Gabriel Velloso Filho, na audiência de conciliação entre a categoria e a patronal, na sede do TRT8, em Belém.

Foram mais de cinco horas de audiência, com diversas propostas para que os 12% de reajuste do salário-base, tíquete alimentação, clínica médica, centro de formação e a manutenção da função de cobrador urbano reivindicados pelos rodoviários fossem atendidos.

No entanto, esses ganhos serão de maneira parcelada com 5% imediato, outros 2% que serão inseridos até 1° de julho, em caso de isenção de impostos municipais e gerenciamento da taxa pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com retroativo a maio, e os outros 5% referente a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do óleo diesel pelo Governo do Estado.

Apesar de ainda incerto, a categoria acredita que a desoneração dos tributos será aprovada para que os outros ganhos sejam logo incorporados. “Principalmente a desoneração dos tributos municipais, logo será aprovado pois já está pautada na Câmara Municipal e nos próximos dez dias deverá ser aprovada. E mesmo que não saia em dez dias, o tempo que for teremos esse ganho de maneira retroativa”, frisou Altair Brandão, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Belém.

Para que a desoneração seja conquistada, o MPT e o TRT8 vão provocar o poder público para se manifestar favoravelmente. “Fazemos o apelo à Prefeitura de Belém e ao Governo do Estado para que se mostrem sensíveis a essa causa. Vamos protocolar juntos a eles reuniões para que possamos construir isso, que será benéfico para as empresas, trabalhadores e usuários de transporte”, disse o desembargador Gabriel Velloso.

COBRADOR

Mas, as conquistas da categoria também foram alcançadas pela manutenção da função do cobrador urbano, que corria risco de ser extinta, e até pela compensação dos dois dias referentes a greve.

“Conseguimos manter os cobradores urbanos, para não ter demissões. Em relação aos dois dias de greve, um dia será compensado pelas empresas e o outro o trabalhador poderá compensar num feriado”, completou Altair Brandão.

Para a patronal, a proposta também foi vista com aprovação. “Tínhamos o interesse em agradar os trabalhadores, apesar da conjuntura econômica. Esperamos que os tributos sejam desonerados, que subsídios públicos sejam aplicados, pois assim o compromisso será mantido e que os passageiros não sofram novos aumentos da tarifa dos ônibus”, concluiu Paulo Gomes, presidente do Setransbel.

Informações: DOL
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