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No Recife, Terminal Cais de Santa Rita reabre aos passageiros
domingo, 6 de março de 2022O Terminal de ônibus Cais de Santa Rita reabriu ao público nesta sexta-feira (4) depois de passar por um período de restauração em suas estruturas de sustentação. O terminal está localizado no bairro de São José e é um importante ponto no centro do Recife - confira ao fim do texto a relação de linhas de ônibus que voltaram a circular pelo local.
Durante o ano, mais reformas serão realizadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.
Edileusa Consuelo é técnica de enfermagem e, para chegar ao trabalho, pega um ônibus no Ibura e faz conexão no Terminal Cais de Santa Rita.
Sobre a volta do Terminal, ela afirmou: “A situação estava muito ruim, porque não tinham as paradas determinadas e por isso eu precisava ficar procurando, esperar e ver quais eram os ônibus que iam para o Derby, demorava mais e isso causava muito transtorno. Agora melhorou. Eu nem sabia que a partir de hoje esse percurso estava iniciando, saindo das paradas”.
Para os vendedores ambulantes, a volta do funcionamento do Terminal foi essencial para recuperar a renda. Joana Oliveira tem 30 anos e comercializa no Cais há 5. Ela contou que enfrentou dificuldades sem o funcionamento do terminal. “Eu tive que vender do outro lado, ficou muito difícil, porque a freguesia diminuiu um bocado e, agora com a reabertura, está indo bem, porque os fregueses antigos voltaram para cá e ficou tudo melhor, isso ajuda. Quando a gente estava do outro lado, em uma hora, tínhamos que ir embora por causa do sol, aqui é mais protegido tanto do sol quanto da chuva”, disse.
O Consórcio de Transporte do Grande Recife afirmou que novas reformas ainda vão acontecer no Terminal no ano de 2022.
Confira abaixo as linhas que têm a circulação normalizada no terminal Cais de Santa Rita:
014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
018 – Brasília Teimosa
031 – Shopping Center / Terminal Residencial Boa Viagem
044 – Massangana (Boa Vista)
061 – Piedade
062 – Jardim Piedade
071 – Candeias
107 – Circular (Cabugá / Prefeitura)
121 – Vila da Sudene
200 – Jaboatão (Parador)
212 – Jardim São Paulo
211 – Vila Tamandaré
214 – UR-02 / Ibura (Opcional)
221 – Vila Cardeal e Silva
222 – Jardim Uchôa
232 – Cavaleiro
224 – UR-011 (Opcional)
243 – Vila Dois Carneiros (Santa Rita)
4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita)
4133 – Três Carneiros (Cais de Santa Rita)
4134 – Lagoa Encantada (Cais de Santa Rita)
4135 – UR-010 (Cais de Santa Rita)
4137 – UR-011 (Cais de Santa Rita)
4142 – Alto Dois Carneiros (Cais de Santa Rita)
Informações: Folha PE
Postado por Meu Transporte às 22:37 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Tarifa dos ônibus de São Luís sobe para R$ 3,90
O reajuste das passagens dos ônibus do transporte coletivo de São Luís passou a vigorar neste domingo (27). Conforme noticiado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT), o aumento foi de R$0,20.
Com o reajuste, a tarifa das linhas de ônibus não integradas, que custavam R$ 3,20 estão custando R$ 3,40. Já o preço das linhas integradas, subiu de R$ 3,70 para R$ 3,90.
O aumento no valor das tarifas foi anunciado em meio ao impasse entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET), que há cinco meses estão negociando reajuste salarial dos rodoviários e outras demandas, sendo que nesse período os trabalhadores entraram em greve duas vezes.
Informações: G1 MA
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Tarifa de ônibus em João Pessoa sobe para R$ 4,40
A tarifa de ônibus João Pessoa sobe R$ 0,25. Com o reajuste, a passagem de ônibus sai de R$ 4,15 para R$ 4,40. O aumento foi de 6%, abaixo do índice de inflação, que fechou 2021 com percentual pouco maior que 10%.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), foram exigidas contrapartidas para o reajuste. Entre elas, estão o aumento da frota de 364 para 370, ampliação das linhas de 70 para 74, aumento de viagens diárias, integração temporal unificada em tempo único de 60 minutos e renovação da idade média dos veículos de nove para seis anos.
Os passageiros que utilizam o Passe Legal continuarão a ter o benefício da integração de qualquer parte da cidade com o uso do cartão.
Em João Pessoa, o transporte coletivo conta com uma redução tributária temporária de 50% no valor do ISS.
“Embora não seja suficiente para conter a grave crise econômica e financeira pela qual passam as empresas de ônibus, o benefício é muito importante num momento tão delicado porque passamos todos nós”, afirmou Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur-JP.
Informações: Portal do Correio
Postado por Meu Transporte às 22:09 0 comentários
Tarifa do transporte coletivo de Curitiba sobe para R$ 5,50
A tarifa do transporte coletivo de Curitiba será reajustada em 22%, passando de R$ 4,50 para R$ 5,50.
Já algumas linhas que atendem a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) terão reajuste de 5,55% a partir de 15 de março.
Dessa forma, a tarifa para pagamento com cartão para as cidades do primeiro anel passarão de R$ 4,50 para R$ 4,75, segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). (Veja, ao final da reportagem, todas as tarifas para a RMC.)
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o reajuste aplicado na capital é o primeiro aumento desde fevereiro de 2019 e foi o mínimo valor possível para manter a sustentabilidade do sistema de transporte.
Em Curitiba, os R$ 5,50 da tarifa devem representar um valor entre entre 13% e 23% mais baixos do que a tarifa técnica ao longo de 2022.
A tarifa técnica é o valor que o poder público repassa às empresas que operam o transporte coletivo da cidade, e normalmente é maior do que a tarifa conhecida como “social”, que é o valor da passagem paga pelo usuário. A diferença de valores é subsidiada.
Subsídio
Para o ano de 2022, o governo do Paraná espera aportar cerca de R$ 16 milhões mensais para subsidiar a tarifa do transporte coletivo metropolitano.
Esse valor que poderá diminuir conforme o retorno do número de passageiros ao sistema de transporte.
Para o sistema urbano de Curitiba, como o objetivo é manter a tarifa social e a integração com as linhas metropolitanas, o governo do Paraná e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vão aportar R$ 60 milhões em 2022.
Região Metropolitana
Segundo a presidência da Comec, o reajuste de 5,55% da tarifa da região está abaixo da inflação devido ao subsídio garantido pelo governo.
Além disso, o preço diferenciado conforme a forma de pagamento busca incentivar o uso do sistema eletrônico.
Tarifas da RMC a partir de 15 de março
Tarifa atual Cartão Metrocard Dinheiro Observações
R$ 4 R$ 4,50 R$ 5 Atendimento local em Campo Magro
R$ 4,50 R$ 4,75 R$ 5,50 Linhas integradas com a capital e de ligação direta - primeiro anel
R$ 4,75 R$ 4,75 R$ 5,50 Linhas de ligação direta - segundo anel
R$ 4,90 R$ 5 R$ 5,50 Ligação de Mandirituba com Fazenda Rio Grande
R$ 5,30 R$ 5,50 R$ 6 Linhas integradas Bocaiuva do Sul, Contenda, Itaperuçu e Rio Branco do Sul
R$ 6,50 R$ 6,50 R$ 7 Ligação direta de Mandirituba, Quitandinha e Contenda e de Agudos do Sul
Fonte: Comec
De acordo com a Comec, considerando o pagamento no cartão, alguns municípios com linhas de ligação direta com a capital ou sem integração, não sofrerão reajuste de tarifa.
Entre eles estão: Agudos do Sul, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Mandirituba, Quitandinha, Contenda e Piraquara.
Para os municípios de Bocaiuva do Sul, Contenda, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, para as linhas de acesso à integração com a capital e pagamento no cartão, o reajuste será de 3,8%, sendo abaixo do reajuste proposto para o sistema.
No caso da linha de ligação do município de Mandirituba com Fazenda Rio Grande, para pagamento no cartão, o reajuste será de 2,1%.
Tarifa técnica
A Comec informou ainda que tarifa técnica do transporte da RMC representa o custo do sistema divido pelo número de usuários pagantes. Atualmente, este valor é de R$ 8,79.
Entretanto, com o subsídio do governo do Paraná, esse valor será de aproximadamente R$ 3,27 por usuário, ou seja, para cada R$ 4,75 (ou outros valores) que o usuário pagar pela tarifa, o governo pagará outros R$ 3,27.
Informações: G1 Paraná
Postado por Meu Transporte às 22:02 0 comentários
Caxias do Sul encaminha subsídio do transporte coletivo ao Legislativo
O Executivo protocolou nesta quinta (03.03) na Câmara de Vereadores o projeto de lei que busca autorização para a concessão de subsídio da tarifa do transporte coletivo público urbano em Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico esteve no Legislativo acompanhado do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, e da secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos.
O projeto foi encaminhado em regime de urgência. Como é de conhecimento, em muitas cidades do mundo os sistemas de transporte operam por meio de subsídio ofertado pelo poder público devido ao aumento de custos de operação do serviço. Para se ter uma ideia, entre o lançamento da licitação do transporte público em Caxias e dezembro de 2021, o litro do óleo diesel, combustível utilizado em ônibus, teve um aumento médio de aproximadamente 55%. Esse e outros custos impactam diretamente no preço da passagem, consequência necessária para que a operação se mantenha viável.
O secretário Alfonso deu exemplos de outras cidades que também subsidiam o transporte público, como são os casos de Manaus, com investimento de R$ 150 milhões no ano, e Porto Alegre, perto de R$ 80 milhões. “Em Caxias, a previsão é de subsidiar mensalmente até R$ 1 milhão. Isso será calculado mês a mês”, explicou.
O encaminhamento do projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Mobilidade (CMM), de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, fazendo prevalecer o interesse público, priorizando o transporte público coletivo e promovendo a melhoria da mobilidade das pessoas. Ou seja, o intuito do projeto é autorizar o Poder Executivo a buscar legalmente a manutenção da tarifa de transporte público coletivo, custeando parte do valor pago pelo usuário. “Os recursos do subsídio não são para a concessionária. O subsídio vai reduzir o preço da passagem em algumas modalidades, ou seja, o Executivo está pagando uma parte da passagem do cidadão”, ressaltou o prefeito Adiló.
A lei terá validade até 31 de dezembro de 2022. Embora a previsão do Executivo seja subsidiar até R$ 1milhão por mês, no projeto consta o valor limite de subsídio de R$ 3.350.000,00 (três milhões, trezentos e cinquenta mil reais), que é o recurso que o Município dispõe no momento. Ao longo do ano, conforme novos valores forem disponibilizados, o pedido de liberação será enviado para a Câmara novamente.
A tarifa técnica que está valendo desde o dia 1º de março é de R$ 5,50. Porém, com o subsídio, usuários que utilizam cartão PF vão pagar R$ 4,75. Também será instituída a Tarifa Verde, com valor de R$ 3,50 para os horários das 9h às 11h e das 14h às 16h. A tarifa será aplicada durante 120 dias e poderá ser prorrogada, conforme o cenário. Outro subsídio importante será nas passagens intramunicipais. Hoje, os valores variam entre R$ 8,25 e R$ 16,50. Com o subsídio, será pago valor único de R$ 5,50.
O Executivo também devolveu ao Legislativo o projeto de lei que institui a gratificação de atividade tributária, que estabelece as diretrizes para a definição de metas de arrecadação, visando à melhoria qualitativa, quantitativa e de resultados nas atividades tributárias e fiscais do município.
Informações: Prefeitura de Caxias do Sul
Postado por Meu Transporte às 21:44 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Metrobus terá reforço de dez ônibus para atender região leste de Goiânia
Com o intuito de melhorar ainda mais o serviço de transporte no Eixo Anhanguera, a Metrobus fechou um acordo operacional de cooperação com as operadoras do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Serão disponibilizados dez veículos convencionais para operarem exclusivamente na linha 111, que a partir de agora terá o prefixo de 120, rodando do Terminal de Senador Canedo ao Terminal Praça da Bíblia.
Os dez veículos vão operar somente nos horários de pico. Pela manhã, das 5h até às 7h48, saindo do terminal de Senador Canedo até a Praça da Bíblia, e na parte da tarde, das 16h15 às 19h29, saindo da Praça da Bíblia até o Canedo. O acordo já começou a valer nesta quinta-feira (03/03) e vai vigorar pelo período de 180 dias. As operadoras vão fornecer os ônibus.
“Essa ação vai possibilitar para a empresa uma melhor redistribuição dos veículos remanescentes nas outras linhas. É uma oferta adicional de carros para melhor atender os usuários”, comenta o presidente da Metrobus, Francisco Caldas. Atualmente, a empresa opera com 86 veículos, conta com uma frota reserva e realiza quase 380 viagens por dia.
O objetivo da medida é amenizar o impacto de situações adversas na programação da Metrobus, como acidentes, problemas mecânicos gerados pela condição da pavimentação, entre outros, que contribuem para a redução da frota operacional. O acréscimo de veículos também é importante para a redução de aglomerações nos terminais e plataformas. A medida foi muito bem recebida pelos passageiros.
Essa alteração, que conta com anuência da CMTC no acordo de cooperação das empresas com a Metrobus, contempla ainda uma ampla divulgação aos usuários do transporte coletivo das alterações dos locais de embarque e desembarque que vão ocorrer nos terminais da Praça da Bíblia e Novo Mundo. A operação será monitorada e ajustada caso seja necessário.
Informações: Diário da Manhã
Postado por Meu Transporte às 21:37 0 comentários
Marcadores: Goiás
EPTC anuncia novo ajuste na oferta de transporte público
Imagem: Cesar Lopes / PMPA |
Para adequar a oferta à demanda de passageiros, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) amplia novamente a oferta de transporte público. Até esta segunda-feira, 7, dez linhas terão incremento de viagens em razão do aumento do número de passageiros. Atualmente, são transportados, em média, 62% dos passageiros em relação ao período pré-pandemia. As tabelas horárias serão atualizadas no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser conferida na função GPS do aplicativo TRI.
Alteração a partir deste sábado, 5:
Linhas 398 Pinheiro e 3984 Pinheiro Via Vicosa - Ampliação de duas viagens no conjunto de linhas, passando de 140 para 142 viagens por dia, sendo 71 por sentido. Ampliação da oferta noturna. Primeiro horário saindo do bairro em direção ao centro às 5h e último horário saindo do bairro em direção ao centro às 22h15. Primeiro horário saindo do Centro em direção ao bairro às 5h43 e último horário saindo do Centro em direção ao bairro às 23h05. Após as 23h05, os clientes têm como opção de deslocamento à Lomba do Pinheiro a linha C398 que circula na madrugada. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da manhã (das 6h às 9h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de entrepico (das 9h às 16h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da tarde (das 16h às 19h) de 12 minutos.
Alterações a partir de segunda-feira, 7:
Linha 721 Nova Gleba – Santa Rosa / Sertório - Ampliação de duas viagens, passando de 44 para 46 viagens por dia, sendo 23 por sentido. Ampliação da oferta no pico da manhã. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da manhã (das 6h às 9h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de entrepico (das 9h às 16h) de 45 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da tarde (das 16h às 19h) de 30 minutos.
Linhas A62 Wenceslau Fontoura (alimentadora) e A621 Alimentadora Wenceslau Fontoura (Escolar) - Ampliação de uma viagem no conjunto de linhas, passando de 73 para 74 viagens por dia. Ampliação de uma viagem na faixa das 6h. Primeiro horário da linha às 4h30 e último horário às 0h15. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da manhã (das 6h às 9h) de 13 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de entrepico (das 9h às 16h) de 16 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da tarde (das 16h às 19h) de 13 minutos.
Linha 216 Restinga Glória - Oferta de 60 viagens por dia, sendo 31 bairro ao Centro e 29 Centro ao bairro. Antecipação do horário das 6h29 bairro ao Centro para 6h20 e do horário das 6h51 para 6h45. Antecipação do horário das 7h20 Centro ao bairro para 7h10. Primeiro horário saindo da Restinga em direção ao terminal Azenha às 5h45 e último horário às 20h. Primeiro horário saindo da Azenha em direção à Restinga às 6h35 e último horário às 20h55. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da manhã (das 6h às 9h) de 22 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de entrepico (das 9h às 16h) de 30 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da tarde (das 16h às 19h) de 30 minutos.
Linha 2731 Belém Novo / Hipica (Via Schneider) - *Oferta de sete viagens por dia, sendo três bairro ao Centro e quatro Centro ao bairro. Horário das 8h10 Centro ao bairro passa ser às 8h25.
Linhas 256 Intendente Azevedo, 2561 Nazareth e 2562 Nazareth / Intendente - Oferta de 80 viagens por dia no conjunto de linhas, sendo 40 por sentido. Ajuste de frequência na faixa das 5h e no pico da manhã (6h às 9h). Primeiro horário saindo do bairro em direção ao Centro às 5h35 e último horário saindo do bairro em direção ao centro às 23h40.
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Ajustes na oferta de transporte são para melhor atender os passageiros
Primeiro horário saindo do Centro em direção ao bairro às 6h05 e último horário saindo do Centro em direção ao bairro às 0h05. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da manhã (das 6h às 9h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de entrepico (das 9h às 16h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens nos horários de pico da tarde (das 16h às 19h) de 25 minutos.
por Gabriela Duarte
Informações: EPTC
Postado por Meu Transporte às 21:27 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Prefeito visita obras do terminal Deodoro do BRT Transbrasil
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, visitou neste sábado (05/03) a obra do terminal Deodoro do BRT Transbrasil. Ele acompanhou o avanço na construção do corredor, que movimenta mais de 1.600 operários em toda a sua extensão. Retomado em agosto do ano passado, o trabalho prevê a implantação de 26 quilômetros de vias de BRT, interligando Deodoro à Rodoviária Novo Rio.
Paes ressaltou a importância do terminal, que fará a integração da Transolímpica com a Transbrasil.
– A obra desse terminal é um bom sinal de que finalmente caminhamos para a reta final da Transbrasil. Ela deveria ter ficado pronta em 2018, nunca foi uma promessa olímpica, mas tem um atraso de pelo menos quatro anos na conclusão, e a gente agora acelerou, desde o ano passado. Vamos ter o modelo pensado lá atrás para os BRTs totalmente implantado, e aí é fazer funcionar direito. A chegada dos ônibus que estamos comprando mais a retirada dos antigos operadores do sistema, com a prefeitura assumindo a gestão num primeiro momento, vai permitir que as pessoas possam ter uma realidade bem diferente na mobilidade da cidade. Isso não é para agora, mas aos poucos vamos começar a perceber as melhorias – disse Eduardo Paes.
As intervenções ao longo do BRT contemplam ainda a conclusão de 21 passarelas definitivas, a construção de três terminais (Margaridas e Missões, além do Deodoro) e dos viadutos desses terminais, além do alargamento dos viadutos sobre a Estrada João Paulo, o metrô de Coelho Neto e a linha férrea em Guadalupe.
Com o fim das obras, a previsão é de mais qualidade de vida para a população, com a redução no tempo das viagens.
– Com a conclusão do corredor Transbrasil, a estimativa é de redução de 50% no tempo de deslocamento. É uma grande melhoria na qualidade de vida de quem está indo e vindo do trabalho. A gente sabe que a obra causa transtorno à população, mas vai trazer muito benefício para o transporte não só da cidade, mas de toda a Região Metropolitana – ressaltou a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Subsecretaria Municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi também destacou a importância do terminal para os cariocas:
– Esse terminal é importante porque ele faz a integração da Transbrasil com a Transolímpica. O tempo de permanência dos cariocas nos ônibus vai diminuir com as pistas exclusivas.
Os subprefeitos das zonas Norte, Diego Vaz, e Oeste, Diogo Borba, também acompanharam a vistoria no futuro terminal de Deodoro.
Obras estão aceleradas em terminais
Atualmente, as equipes que atuam no Terminal de Deodoro executam os blocos de fundação. Mantendo o ritmo acelerado dos trabalhos, já estão prontas as lajes pré-fabricadas da parte considerada de superestrutura da obra. No dia 25 de fevereiro, as equipes demoliram a antiga passarela que ligava a estação da Supervia ao Parque da Vizinhança e ao bairro de Deodoro. Os pedestres agora são conduzidos à Estrada do Camboatá.
No terminal Margaridas, no acesso à Via Dutra, as obras já estão em estágio avançado e os operários finalizaram o pavimento rígido, a plataforma e a drenagem. No momento, os trabalhos ocorrem no viaduto que dará acesso ao terminal, com os lançamentos das vigas e a execução das lajes.
Construções de estações e passarelas estão avançadas
Das 18 estações a serem construídas, 15 estão com a estrutura de concreto finalizada, faltando a complementação metálica, já em andamento. As outras três estão sendo erguidas.
Das passarelas que interligam as estações, 14 estão prontas e sendo utilizadas pela população. Outras sete estão em processo de construção e duas provisórias foram erguidas para uso temporário. Elas serão substituídas por estruturas novas, entregues até o fim das obras.
No trecho do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, estão sendo finalizadas as obras de drenagem. Nos bairros de Coelho Neto e Barros Filho, as equipes seguem fazendo o alargamento de vias laterais e dos viadutos de Coelho Neto e João Paulo.
Entre Barros Filho e Deodoro estão sendo executados alargamentos de vias que vão possibilitar a construção das plataformas das estações de Irajá, Guadalupe e Barros Filho. No Camboatá é realizada a fundação do viaduto que possibilitará o acesso dos ônibus do BRT à Estrada do Camboatá. No local teve início a obra do sistema de drenagem pluvial.
Números
Ao todo, na obra do BRT Transbrasil já foram usadas 3 mil toneladas de asfalto e executados 1.200 metros quadrados de pavimento rígido, 6.400 metros cúbicos de troca de solo (preparação para o asfalto) e 6 mil metros cúbicos de escavação.
Informações: Prefeitura do Rio
Postado por Meu Transporte às 21:20 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
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