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Curitiba prorroga prova de vida dos idosos até fim de dezembro

domingo, 24 de outubro de 2021


A Urbanização de Curitiba (Urbs) prorrogou até 31 de dezembro a suspensão da necessidade de idosos (pessoas acima de 65 anos) portadores do cartão isento fazerem a chamada "prova de vida". A medida vale também para pessoas com deficiência ou patologias crônicas e aposentados por invalidez que possuem cartão isento. A prova de vida será retomada a partir de 3 de janeiro de 2022.

“Com isso, evitamos que os idosos e as pessoas com deficiência tenham que se deslocar para renovar a validade do cartão neste momento em que ainda é necessário o isolamento social”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O cartão isento tem validade de um ano. Aqueles que venceriam nesse período, portanto, terão a validade estendida até o fim de dezembro, sem a necessidade de reapresentação de documentos.

Agende o atendimento

A Urbs também prorrogou até 31 de dezembro a necessidade de agendamento prévio para atendimento presencial referente ao cartão-transporte. A medida é para evitar filas e aglomerações.

O agendamento deve ser feito no site da Urbs. Depois, o atendimento presencial será feito nas sedes da Urbs na Rodoferroviária ou das Ruas da Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Informações: URBS

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Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro


Como forma de incentivar os habitantes de Barcelona a retirarem seus veículos de circulação, a prefeitura da cidade decidiu ofertar transporte público gratuito e ilimitado para quem renunciar ao uso de carros ou motos sem certificação ambiental.

A gratuidade dura três anos e permite o uso dos serviços em diferentes zonas da Área Metropolitana de Barcelona. Mas o detentor do bilhete não pode adquirir outro veículo durante esse período.

Segundo os dados oficiais, o número de solicitações aumentou bastante entre o final de 2019 e o início de 2020, quando entrou em vigor as Zonas de Baixas Emissões.

As ZBEs limitam a circulação dos veículos mais poluentes e que não possuem selo ambiental em determinadas regiões e horários.

A iniciativa tem se mostrado muito bem-sucedida. Desde o início do programa em 2017, mais de 12 mil bilhetes T-green foram concedidos.

O governo municipal estima que já foram retirados 10.613 carros e 1.735 motocicletas. Desses, 66% eram movidos à gasolina e 34% a diesel.

Com isso, além do benefício ambiental, a autoridade municipal também observou durante esse período menos congestionamento, melhor qualidade do ar, menos problemas de saúde para a população e desgaste e manutenção para as vias públicas.

Além disso, o cidadão que opta por participar ainda economiza o dinheiro que gastaria com combustível e manutenção do carro e pode investi-lo em outras áreas.

Informações: Recicla Sampa

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Prefeitura do Rio lança o BRT Rosa nessa segunda-feira


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Equipe de Intervenção do BRT Rio, lança nessa segunda-feira, dia 25, na estação Cesarão III, o BRT Rosa – ônibus com espaços exclusivos às mulheres. O projeto-piloto começará pela linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador), que circula na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, em ônibus padron.

Neste domingo, dia 24, a estação 31 de Outubro foi reaberta e a estação Cesarão III voltará a funcionar nessa segunda-feira. As duas estações foram totalmente reformadas e são as últimas que faltavam na região,  somando 31 estações entregues à população durante a Intervenção.

Serão 14 veículos integrados ao programa BRT Rosa, com porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 5h às 8h e  das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus terão adesivos com informações sobre a área exclusiva.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher e da Subprefeitura da Zona Oeste. O BRT Rio vai atuar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas educativas. O projeto recebeu o apoio da iniciativa privada, com a doação dos adesivos dos ônibus feita pela Michelin. O BRT Rio sinalizou as estações.

A implementação do BRT Rosa se dará por fases.  O projeto foi elaborado em cumprimento ao decreto publicado em 1º de janeiro de 2021, que estabeleceu um plano de ações a serem executadas pela Prefeitura.

Informações: Prefeitura do Rio

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Em Campinas, Setransp / Emdec reforçam frota das linhas 223 (Satélite Íris) e 383 (Leroy Merlin)


Duas linhas do sistema de transporte público coletivo recebem veículos adicionais na frota em operação. Com a medida, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) buscam adequar a operação à atual demanda de passageiros. 

Na última quinta-feira (21/10), a linha 223 (Satélite Íris III) recebeu mais um veículo na frota em circulação. E a partir da próxima segunda-feira (25/10), a frota da linha 383 (Leroy Merlin via Planalto) receberá um veículo adicional.

Os reforços são válidos para a operação em dias úteis. A linha 223 liga a região do bairro Satélite Íris ao Terminal Central, passando pela Avenida John Boyd Dunlop (JBD). Já a 383 liga a região da Leroy Merlin e Avenida Mackenzie à região do Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo” (Rua Dr. Ricardo). No último mês de setembro, as linhas 223 e 383 transportaram, respectivamente, 2,4 mil e 984 passageiros diariamente.

Os ajustes incluem, ainda, a criação da linha 383.2, que atenderá à Escola Comunitária de Campinas, passando pela Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo e pelo Terminal Shopping Iguatemi. O atendimento tem início na segunda-feira, na faixa horária das 20h30.

Desde o início do ano, a Setransp e a Emdec promoveram em torno de 2,2 mil ajustes na operação do transporte coletivo, incluindo reforço da frota, alterações nos horários, ampliações de itinerários e criação de novas linhas. As adequações ocorrem no contexto da “Operação Pé na Calçada”, lançada em fevereiro, que intensificou o monitoramento presencial em pontos de parada da região central e terminais urbanos, nos horários de pico. 

Informações aos usuários

Para mais informações sobre o transporte público, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto e itinerários, entre outras funcionalidades. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.  

Informações: EMDEC

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EMTU SP lança APP com localização dos ônibus intermunicipais


Os passageiros do Sistema de Transporte Metropolitano podem consultar, com o aplicativo EMTU/SP (Android e IOS), o itinerário e a localização dos ônibus intermunicipais (regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte, Baixada Santista e Sorocaba). As principais funcionalidades do sistema são:

Linhas: Confira as linhas gerenciadas pela EMTU/SP e sua operação em tempo real. Veja rotas, valor de tarifa, tempo estimado de percurso etc.

Endereço: Confira as linhas que estão próximas a você ou indicando um endereço (nome da rua e número).

Sua viagem: Simule o caminho de sua origem para o seu destino com tempo previsto, estimativa de custo e itinerário.

O aplicativo "EMTU Oficial" não coleta informação de localização do seu aparelho móvel ou qualquer informação de cunho pessoal, ou informações  que possam identificar ou rastrear o aparelho móvel no qual o aplicativo foi instalado.



Informações: EMTU SP

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Novos ônibus do BRT Norte-Sul estão em Goiânia

Já estão em Goiânia os ônibus que vão operar no BRT Norte-Sul. O modelo é o Caio Millenium IV/Mercedes-Benz O-500 R Super Padron, que já transporta passageiros em cidades como São Paulo.



Cada um dos veículos tem capacidade para 100 passageiros. O novo ônibus do BRT Norte-Sul tem 14 metros de comprimento e não é articulado como o modelo que opera no Eixo Anhanguera.

A previsão inicial era de que quatro ônibus operassem na capital neste primeiro momento. No entanto, seis veículos já estão à disposição da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). As empresas Rápido Araguaia e Reunidas farão a operação de forma conjunta após a inauguração do primeiro setor do BRT Norte-Sul. Depois, quando novos trechos forem inaugurados, novos ônibus serão alocados para o transporte.

Atraso na entrega do BRT Norte-Sul

O primeiro trecho do BRT Norte-Sul seria inaugurado neste domingo (24). Porém, um rebaixamento na cabeceira do viaduto da Avenida Perimetral Norte causou o adiamento por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O trecho em questão vai do Terminal Recanto do Bosque até a Rodoviária.

Segundo a pasta, é preciso ter segurança para a população e plena condição da operação do BRT Norte-Sul em Goiânia para a entrega. Não há nova previsão de inauguração. “A data da entrega será divulgada assim que o novo cronograma for estabelecido”, diz a Seinfra em nota.

Previsão de entrega da operação

A Seinfra promete entregar toda a extensão do BRT Norte-Sul até o fim do ano, desde o Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória.

Informações: Diário de Goiás

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Frota de Salvador ganha mais 70 ônibus com ar-condicionado

sábado, 9 de outubro de 2021


Mais 70 novos ônibus climatizados vão integrar a frota do transporte coletivo de Salvador a partir desta semana. Os veículos foram apresentados em cerimônia realizada nesta terça-feira (5), na área ao lado do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

Do total, 40 unidades serão operadas pela empresa OTTrans e as outras 30 pela Plataforma. Os veículos, que ainda possuem acessibilidade e são equipados com motor Euro 5, que emite menos poluentes na atmosfera, vão atender a chamada Bacia C, englobando a região da Estação Mussurunga e orla e que, anteriormente, era operada pela antiga concessionária CSN. Atualmente, 199 ônibus com ar-condicionado circulam na capital baiana.

A operação desses 70 veículos – de um total de 169 que chegarão à cidade ainda este mês – começará a partir de quinta-feira (7), após realização de todos os ajustes necessários para circulação. Dentre os itens estão padrões de emplacamento, instalação das câmeras de monitoramento, GPS, validador, programação visual de placas de itinerário frontal e lateral, adesivo com valor da tarifa, adesivo de ponto cego e adesivação interna de assentos preferenciais.

O prefeito destacou que, durante o ano de 2020, o maior desafio, além da pandemia, foi o transporte público. “De janeiro para cá, tomamos uma difícil decisão sobre a intervenção na CSN. E, após chegar a um acordo, saímos da intervenção para a execução direta. É difícil uma Prefeitura realizar uma intervenção direta e execução de parte do sistema de transporte. Tivemos que comprar peças para manutenção e combustíveis. Nenhuma empresa tinha interesse em assumir a gestão da Bacia C, devido ao risco de sucessão empresarial e do passivo na ordem de R$400 milhões. Com isso, durante seis meses assumimos a execução direta, até que, na última semana, depois de afastado o risco de sucessão empresarial, distribuímos as linhas para os outros dois consórcios. Precisávamos oferecer condições melhores aos moradores dessa área da cidade, pois foram os mais prejudicados pela crise da CSN”, relatou Bruno Reis.

Renovação e esforço – A entrega dá continuidade à política de renovação da frota de ônibus com ar-condicionado na cidade. Os 169 veículos que, até o fim de outubro, estarão circulando em Salvador vão corresponder a 37% da frota climatizada. O chefe do Executivo municipal ainda ressaltou o esforço realizado por Salvador em comparação a outras cidades do país, que também enfrentam crise no transporte público agravado pela pandemia de Covid-19.

“Fazer a troca de 169 ônibus não é fácil. Nenhuma outra cidade no Brasil adquiriu tantos ônibus como Salvador está fazendo. No Brasil houve mais de 300 movimentos de paralisação e greve de rodoviários por falta de ajustes ou salários. Em linhas gerais, o diesel aumentou 80% este ano, os insumos que compõem a manutenção dos veículos aumentaram de forma exponencial. Até o custo dos próprios ônibus aumentou. Também ocorreu queda no número de passageiros transportados. Até 2020, Salvador transportava 28 milhões de passageiros. Na pandemia foram 10,8 milhões. Agora que a Covid-19 está passando, subimos para 17 milhões de passageiros”, informou Bruno Reis.

Além dos novos ônibus, os consórcios alugaram 150 veículos usados que já estão circulando na cidade, substituindo os ônibus da antiga CSN. As duas empresas estão assumindo de forma emergencial a Bacia C, enquanto é concluída a licitação definitiva, que leva uma média de 6 a 7 meses. Dentre as atribuições, a nova empresa gestora terá que colocar uma frota nova com ar-condicionado.

“Salvador nunca havia colocado um real no transporte público. A tarifa remunerava o sistema e, hoje, não remunera mais. Os R$4,40 da passagem não fecham a conta para o sistema ficar de pé. É uma operação cara. Em todo lugar do mundo tem subsídio para o transporte público. Aqui no Brasil não. Entre 2020 e 2021, colocamos R$206 milhões no serviço, com a intervenção e execução realizada na CSN. No entanto, não temos condições de subsidiar o transporte público. Agora, com a operação das linhas para as outras duas empresas, paramos de custear mensalmente o transporte público na cidade”, ressaltou o prefeito.

“O transporte público mudou sua lógica. Tradicionalmente tínhamos o sistema convencional. Depois veio o Stec (transporte complementar), metrô, está chegando o BRT e o monotrilho. Quem tinha o costume de pegar apenas o ônibus para o destino final, passará a utilizar outros modais com conforto e rapidez. Teremos uma cidade totalmente conectada, do Subúrbio ao centro da cidade”, finalizou Bruno Reis.

Informações: Prefeitura de Salvador

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Como será a realidade do transporte público no pós-pandemia?

terça-feira, 5 de outubro de 2021


Enfrentando uma queda contínua de passageiros desde 2015 e pressionado por uma matriz de custos que subia mais do que a inflação, o setor de transportes públicos já se via em uma crise profunda antes mesmo do início da pandemia. Atingiu-se um ponto onde a tarifa se mostrava cara para o orçamento do trabalhador, mas insuficiente para a remuneração adequada dos provedores do serviço. Sem a participação efetiva do ente estatal para subsidiar parte do custo da operação, a solução tradicional de revisão tarifária acabava por afastar ainda mais clientes do sistema, gerando um ciclo vicioso de aumento de tarifa, seguido de queda de demanda, que pressionava para novo aumento de tarifa. Era o anúncio do fim paulatino e dramático do setor.

Com a chegada da pandemia ao Brasil, ao fim do primeiro trimestre de 2020, um novo desafio de proporções até então inimagináveis se impunha ao já combalido setor. Como garantir um distanciamento social minimamente compatível com a crise sanitária imposta pela covid-19, quando a concepção do serviço, que tem como um dos princípios a modicidade tarifária, impõe uma alta ocupação do veículo, planejado para operar no horário de pico com até seis passageiros por metro quadrado?

Importante destacar que a própria infraestrutura do transporte metropolitano da RMR (Região Metropolitana do Recife), que foi concebida de maneira a possibilitar múltiplos deslocamentos com o pagamento de uma única tarifa, por meio da utilização dos terminais de integração, acaba por gerar pontos de aglomeração naturais, por concentrar um grande número de linhas em um mesmo terminal, a fim de proporcionar as conexões entre as rotas.

Aliada a este contexto, a brutal queda de demanda observada em razão das necessárias medidas restritivas de circulação afetou diretamente a receita do setor, que chegou a observar uma redução de até 80% do número de passageiros, redundando em uma receita insuficiente sequer para bancar os custos fixos das operadoras. A solução de reduzir o serviço a fim de compatibilizar o custo operacional à receita residual do sistema não se mostrava possível, ante à necessidade de diminuir a ocupação dos veículos, em virtude das imposições sanitárias.

O ano de 2020 foi, portanto, de reinvenção do setor. Avaliações diárias do planejamento operacional eram feitas em conjunto com o órgão gestor. Algumas linhas foram suprimidas, outras reforçadas. Ajustes da frota eram realizados de maneira a sempre oferecer o serviço em proporção superior à demanda remanescente, mas não era suficiente. O setor era pautado diariamente pela mídia como “vilão” da pandemia, sem que fosse dada oportunidade sequer de demonstrar os desafios enfrentados por operadores e gestores públicos.

Estava evidente que aquele modelo de financiamento do sistema que já vinha sendo criticado por especialistas há anos, baseado exclusivamente na tarifa pública paga pelo passageiro, precisava ser revisto de forma urgente. Era necessária uma mudança conceitual importante, que possibilitasse às empresas operadoras a remuneração pelo custo do serviço, bem como permitisse ao poder público definir o nível de serviço a ser executado, de acordo com as necessidades dos passageiros, ponderando, inclusive, os impactos orçamentários.

A partir de abril de 2021, com a implementação de mecanismos que possibilitaram, ainda que de forma parcial, um mínimo de equilíbrio na relação custo-receita do setor, a sociedade observou a ampliação significativa da oferta de serviço e a consequente melhora do nível de serviço (que ainda carece de evolução, é verdade).



Outro ponto importante a ser enfrentado era a concentração da demanda nos horários de pico. Tradicionalmente, as faixas horárias das 5h às 8h e das 16h às 19h30 concentram o maior volume de passageiros transportados ao longo do dia. Ocorre que, com as restrições de funcionamento de serviços não essenciais e a significativa redução dos deslocamentos eletivos (lazer, compras, consultas médicas de rotina) e escolares (a maior parte da rede pública ainda segue sem aulas presenciais), a demanda de passageiros, embora reduzida, tornou-se ainda mais concentrada. Era necessário um novo pacto social que possibilitasse um escalonamento do horário de funcionamento das atividades econômicas, como forma de reduzir a pressão sobre o sistema de transporte nos horários de pico.

Fui coautor de uma nota técnica que definia um modelo matemático capaz de simular a demanda do serviço de transporte por faixa horária em função do horário de funcionamento das atividades. Este debate teve uma importância relevante na decisão do poder público de estabelecer balizas nos horários de funcionamento das atividades não essenciais quando da reabertura das atividades. Importante registrar que procuramos diversos setores da atividade econômica para buscar consensos na definição do referido escalonamento, o que nem sempre foi possível.

E aqui reside o segundo ponto importante da necessária evolução do transporte público. Trata-se de uma construção coletiva, que impacta diretamente no modelo de cidade em que pretendemos viver. Colaborar para a construção de um transporte público eficiente e de qualidade é dever de todo cidadão e o primeiro passo é compreender seus desafios, limites e necessidades.

Por isso, a partir dos problemas que atingem o transporte público e dos impactos que a crise da covid-19 proporcionou ao setor, é imprescindível pensarmos no modelo de cidade e como promover a locomoção dos cidadãos na RMR. Nesta projeção para um futuro próximo, deve-se reconhecer que o conceito de cidade inteligente é incompatível com vias congestionadas pela falta de prioridade do transporte público e o estímulo à mobilidade individual motorizada.

Ao pensar na mobilidade no pós-pandemia, é importante também registrar que o transporte coletivo precisa avançar em qualidade. Melhorar o nível de conforto, diminuir a ocupação dos veículos e incrementar a segurança pública. É necessário ainda disponibilizar ferramentas tecnológicas que possibilitem maior informação e conveniência ao passageiro, possibilitando, por meio de smartphone, realizar compra da passagem e obter a previsão de chegada dos veículos.

Investimentos no mobiliário urbano, fornecendo mais informações sobre as linhas que circulam em cada parada e seus itinerários, bem como melhoria na iluminação e qualidade das calçadas a fim de prover mais segurança e conforto para os passageiros são iniciativas fundamentais para recuperar os clientes que ao longo dos anos abandonaram o sistema.

Por fim, pensar em soluções de integração com modais não motorizados, estimulando a sustentabilidade e a conveniência do passageiro que poderia usar os sistemas de bikes e patinetes de forma complementar ao transporte público, mostra-se como uma medida convergente com as tendências de mobilidade do mundo.

Todas estas propostas de solução, observando um custo tarifário compatível com a renda da população, são iniciativas determinantes na decisão do passageiro de utilizar o serviço, sendo a atuação do poder público fundamental para sua efetiva implantação.

Temos, portanto, que, para além da crise, o setor passou a enxergar com esperança a sensibilização do poder público quanto à importância do transporte coletivo enquanto política social. A destinação de orçamento público para investimento na melhoria contínua da qualidade do serviço é uma meta a ser perseguida por toda a sociedade, mesmo após o fim da pandemia.

Por Marcelo Bandeira de Mello

Informações: Exame


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