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Uso de máscara será obrigatório em 91 linhas da região de Sorocaba

domingo, 3 de maio de 2020

O uso de máscaras de proteção será obrigatório a partir de segunda-feira (4) em todas as linhas de ônibus intermunicipais e rodoviárias do estado de São Paulo. A medida visa evitar a transmissão do novo coronavírus entre os usuários do transporte.

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU / SP), a medida será aplicada em 91 linhas metropolitanas gerenciadas na Região Metropolitana de Sorocaba. “A medida está alinhada com as ações que o governo do Estado vem tomando para frear o ritmo de contaminação da covid-19. Já que, mesmo quem não tem sintoma, pode estar infectado e contaminar outro passageiro”, informa.

A obrigatoriedade do uso de máscaras consta no decreto estadual do governador João Doria (PSDB). O documento foi publicado nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial do Estado.

O decreto determina que os passageiros sem máscara não poderão entrar nos ônibus de linhas metropolitanas. Para alertar os passageiros sobre a obrigatoriedade, a EMTU tem instalado cartazes dentro dos ônibus nas cinco regiões metropolitanas do Estado. “As nossas redes sociais também estão informando sobre o tema com objetivo de ampliar a comunicação com os cidadãos”, destaca a EMTU.

Conforme a empresa, as operadoras foram orientadas sobre o cumprimento das medidas. “O uso de máscaras será obrigatório para motoristas e cobradores, que deverão ter o equipamento fornecido pelas empresas. Na região de Sorocaba, todos os colaboradores da categoria de empresas que operam o serviço intermunicipal utilizam máscaras desde o início de abril”, aponta.

A EMTU afirma ainda que as companhias flagradas por não cumprirem a determinação serão advertidas. Se o flagrante se repetir, elas estarão sujeitas a multas aplicadas pela própria empresa.

Rodoviários
Já a Artesp disse que, a partir de segunda-feira, será obrigatório o uso de máscaras também pelos passageiros de ônibus rodoviários. Por exemplo, nas viagens de Sorocaba a São Paulo, entre outros destinos. “O controle será ser feito pelas próprias empresas. Na fiscalização realizada pela Artesp, caso seja encontrada alguma irregularidade, as empresas serão advertidas, podendo ser multadas em caso de reincidência”, aponta.

A Agência afirma ainda que já havia adotado uma série de medidas no transporte intermunicipal para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus, entre as quais a proibição de viagens de passageiros em pé nos ônibus suburbanos. Para os rodoviários, a legislação já proibia a viagem em pé, além de protocolos para higienização dos veículos”, destaca.

Empresas afirmam que já cumprem medida
Algumas empresas de ônibus intermunicipais da RMS afirmam já terem iniciado o cumprimento da medida. Consequentemente, já estão comunicando os usuários sobre a decisão.

O Grupo São João, por exemplo, afirma que desde 7 de abril começou uma ação entre as empresas de transporte de passageiros visando o combate e o controle da pandemia do novo coronavírus. “Desde esta data, a temperatura de todos os colaboradores é medida assim que eles chegam ao posto de trabalho. Além de aferir a temperatura corporal, os colaboradores recebem equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, que devem ser utilizados no dia a dia”, diz a empresa.

Fiscalização
A orientação do Estado sobre a fiscalização é aguardada pelo Grupo São João. As empresas de transporte entendem que os passageiros devem ter consciência da importância do uso da máscara.

A São João opera oito linhas. A lista inclui Boituva / Sorocaba, Porto Feliz / Sorocaba, Piedade / Tapiraí, Piedade / Sorocaba, Votorantim / Sorocaba, Salto de Pirapora / Sorocaba, São Miguel Arcanjo / Sorocaba e Araçoiaba da Serra / Sorocaba.

Já a empresa Rápido Luxo Campinas tem afixado um comunicado aos usuários no posto instalado na rodoviária de Sorocaba. O aviso é sobre o uso obrigatório das máscaras. O passageiro sem o material terá o embarque negado nos ônibus. (com informações de Ana Cláudia Martins)


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Câmara vota na segunda-feira socorro à empresas de ônibus de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba vota na segunda-feira (04) projeto do prefeito Rafael Greca (DEM) que prevê a reserva de até R$ 200 milhões para socorrer as empresas do transporte coletivo da Capital, que teriam perdido receita em razão da redução do número de passageiros provocado pela pandemia do coronavírus.

Vereadores questionam a proposta de Greca, afirmando que o projeto não especifica o critérios para o repasse dos recursos, e apontando que a operação do serviço é um atividade privada que comporta riscos que devem ser assumidos pelas empresas.

Informações: Bem Paraná
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São Paulo terá avenidas importantes bloqueadas a partir de segunda

A Prefeitura de São Paulo fará novos bloqueios em algumas das principais avenidas da cidade para desmotivar a circulação desnecessária de veículos. Na quinta-feira (30), a capital paulista registrou índice de isolamento social de 47% – o menor desde o início da quarentena, no dia 24 de março.

Quatro vias terão interdições na segunda-feira (4), com apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito). 

Serão elas:

• Avenida Moreira Guimarães, sentido centro, na altura da avenida dos Bandeirantes (zona sul)
• Avenida Radial Leste, sentido centro, altura da rua Pinhalzinho (zona leste)
• Avenida Santos Dumont, sentido centro, altura da avenida do Estado (zona norte)
• Avenida Francisco Morato, sentido centro, altura da rua Sapetuba (zona oeste)

Os bloqueios serão feitos entre 7h e 9h, considerado horário de pico da manhã na cidade de São Paulo. Apenas uma faixa estará livre para circulação.

De acordo com a prefeitura, dependendo do aumento do índice de isolamento social na segunda, as interdições podem ser ampliadas, com operação durante todo o dia.

Ação educativa
Outras duas vias da zona oeste vão receber, nesta segunda, blitzes educativas, também entre 7h e 9h. São elas a avenida Vital Brasil, altura da rua Camargo, e a avenida João Paulo I, altura do nº 2.868 – ambos no sentido centro.

Informações: MetroJornal
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Passagem do Metrô do Recife fica mais cara a partir deste domingo

sábado, 2 de novembro de 2019

A passagem do metrô vai aumentar novamente. Neste domingo (3) a tarifa do metrô do Recife será reajustada para R$ 3,40. Até 2020, o bilhete sofrerá aumento de 150%, que ocorrerá de forma gradual.

Após audiência de conciliação realizada na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) continua a implementação do reequilíbrio tarifário de maneira progressiva. "A CBTU reforça que há cerca de 13 anos não há alteração nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e 7 anos em Recife, atingindo avançada defasagem ante ao custo de manutenção do sistema", comentou a Companhia através de nota.

Os valores arrecadados com a tarifa paga pelos usuários são depositados diretamente na Conta Única da União. Por isso, o aumento da tarifa só poderá repercutir no orçamento a ser gasto pela CBTU em 2020, pois o nosso orçamento é definido na Lei Orçamentária Anual (LOA), proposta pelo Governo Federal e votada pelo Congresso." Desse modo, o aumento na tarifa implementado pela CBTU é fundamental para que possamos pleitear novos recursos. A Companhia reitera que vem trabalhando para conseguir investimentos e melhorias para o sistema", justifica o órgão.

O sistema de trens urbanos da capital pernambucana transporta cerca de 400 mil passageiros por dia. São três linhas, sendo duas eletrificadas (Centro e Sul) e uma operada por composições diesel, somando 71 quilômetros de trilhos. Conta com 37 estações e passa pelas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.

Aumento
Os valores da passagem do metrô foram reajustados seguindo um escalonamento. A passagem, que custava R$ 1,60 até 4 de maio deste ano, foi reajustada para R$ 2,10 em 5 de maio. De 3 de novembro a 4 de janeiro de 2020, a tarifa sobre ainda para R$ 3,70. No dia 5 de janeiro passa a custar R$ 4.

Informações: Diário de Pernambuco
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Grande Recife reforça operação dos ônibus no primeiro dia de provas do Enem 2019

Neste domingo (03), feras encaram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para que todos possam chegar aos seus locais de testes, o Grande Recife Consórcio de Transportes dará um reforço de frota e viagem em 28 linhas. Ao todo, 178 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 1.639 viagens. Ou seja, 38 veículos e 301 viagens a mais que num domingo normal.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:

020 – Candeias/TI Tancredo Neves
061 – Piedade
346 – TI TIP (Conde Boa Vista)
731 – Beberibe (Espinheiro)
860 – TI Xambá (Príncipe)
1946 – TI Igarassu (PCR)
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
116 – Circular (Príncipe)
202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
424 – CDU/Torrões (via San Martin)
640 – Guabiraba/Derby
2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá
2431 – TI CDU (Circular)
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 – TI Rio Doce/CDU
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
110 – Ibura/Afogados (Ipesep)
121 – Vila da Sudene
162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco
163 – TI Cajueiro Seco (Circular)
164 – Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 – Ipojuca/TI Cabo

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
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Urbs reforça linhas de ônibus para provas do Enem no domingo

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai reforçar as linhas de ônibus que levam aos locais das provas da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo (3/11).

Os estudantes vão contar com linhas especiais e algumas que não operam aos domingos, como 829 - Universidade Positivo, 620 - Faculdade Santa Cruz e 816 - Especial Campina do Siqueira/Tuiuti. A linha 816 - Camp.Siqueira/Sta.Felicidade terá horário de atendimento estendido neste domingo, com saída do Terminal Santa Felicidade às 19h45 e Terminal Campina do Siqueira às 20h10.

A abertura dos portões para as provas será às 12h e o fechamento às 13h. As provas vão até as 19h e, em alguns locais, até as 20h. A Urbs orienta os candidatos a saírem de suas residências com muita antecedência, devido ao congestionamento em dias de concurso.

Veja aqui a programação do transporte coletivo neste domingo, bem como relação das linhas que fazem atendimento a cada local de provas e seus principais pontos de parada.

Informações: URBS
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Metrô de BH ficará mais caro pela quarta vez no ano

O usuário do metrô de Belo Horizonte pode preparar o bolso: a partir do próximo domingo, a tarifa vai aumentar mais uma vez. O valor do bilhete passará a custar R$ 3,70. Será o quarto reajuste no ano e engana-se quem pensa que é o último, pois outros dois estão previstos para 2020, quando a tarifa vai chegar a R$ 4,25.

Apesar do aumento, a ampliação dos serviços do metrô não apareceu nos últimos anos. Ao BHAZ, o especialista em Engenharia de Transporte e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Ronaldo Gouvea explicou que “a criação de novos trechos” no metrô de BH não está na agenda dos governos. “Sempre falam da ampliação/criação de novas linhas, mas, logo, eles esquecem. Infelizmente, o transporte público não está na agenda do governo como prioridade. E isso acontece em todo o Brasil”, disse.

A tarifa que, em janeiro, custava R$ 1,80 passará para R$ 3,70 e isso, segundo o economista Geraldo Coelho Lima Neto, vai impactar, principalmente, as pessoas de baixa renda. “Em Belo Horizonte o usuário do metrô, em sua maioria, é de baixa renda. O impacto é muito cruel pra eles, pois precisarão destinar uma parcela maior do salário para o transporte”.

Custo operacional
O economista explica que o reajuste da tarifa não acompanha a inflação, mas o custo operacional. “O sistema de mobilidade urbana tem o que chamamos de preços administrados. Os reajustes são feitos com autorização do poder Executivo e, normalmente, sofrem mais variações, pois ou tem pouca, ou nenhuma concorrência. O custo operacional considera o que a empresa tem que gastar com manutenção, pagamento de funcionários, investimentos e riscos de operação. Dentro do valor, também é colocada a parcela do lucro para a empresa”.

O aumento está embasado na sentença proferida pela 15ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, que permitiu à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) iniciar, em maio, um programa de aumentos progressivos nas tarifas, até o fim do ano, buscando o reequilíbrio tarifário em todas as capitais onde a empresa atua no Brasil. 

A justificativa da CBTU é de que “passou 13 anos sem alterar os preços dos bilhetes em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e sete anos em Recife, atingindo avançada defasagem em face do custo de manutenção do sistema”. 

Mesmo com o aumento sendo escalonado, o professor Gouvea percebe que o usuário está sendo prejudicado com a tarifa elevada. “Tínhamos que criar mecanismos para minimizar os impactos, mas estamos fazendo o seguinte: ‘Se você tem dinheiro, usa o transporte público, se não tem, ande a pé'”.

Fuga
Com tarifas mais caras, as pessoas estão procurando alternativas mais em conta. Uma delas é o transporte clandestino, as famosas vans. “A população prefere assumir o risco de um transporte que não é seguro e nem confortável, por um mais vantajoso financeiramente”, aponta o economista.

Por sua vez, o especialista em Engenharia de Transporte Ronaldo Gouvea observa um aumento na frota de motos. “A tendência é de termos fugas do transporte coletivo para as motos, pois é mais em conta e rápido”, sugere.

Informações: Bhaz
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VLT do Rio inaugura Linha 3

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O VLT do Rio começou neste sábado, 26, a operar a Linha 3, atingindo a operação completa do sistema de trem de superfície do centro da capital, que foi inaugurado em 2016 para os Jogos Olímpicos. A inauguração do trecho que faltava só foi possível após a concessionária do VLT Carioca, que tem o Grupo CCR como principal acionista, e a prefeitura do Rio retomarem as negociações em torno do reequilíbrio do contrato de parceria público-privada (PPP), numa disputa que chegou a parar no Judiciário.

A concessionária acionou a prefeitura judicialmente alegando que o poder público estava atrasando os pagamentos mensais da contrapartida da PPP desde maio de 2018. Segundo a concessionária, em setembro, a prefeitura acumulava uma dívida de R$ 170 milhões por causa desses atrasos. As obras da Linha 3 estavam prontas desde dezembro, mas, conforme a concessionária, faltava a autorização da prefeitura para começar a operação.

Com a retomada das conversas entre o poder municipal e a concessionária, a autorização de operação foi dada. Pelo acordo, "um grupo de trabalho formado por técnicos da prefeitura e da concessionária se reunirá uma vez por semana, durante dez meses, para ajustar todas as questões contratuais", diz uma nota divulgada pela concessionária.

As divergências giravam em torno do contrato da PPP. A PPP previa que a concessionária seria responsável tanto pela construção quanto pela operação do VLT. As obras contaram com investimento público direto do governo federal e mais um empréstimo de R$ 750 milhões tomado pela concessionária junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2015.

Em contrapartida, a PPP previa que a prefeitura pagaria contraprestação mensal de R$ 9 milhões, para cobrir custos operacionais, compensar os investimentos e completar a receita tarifária. Além disso, pelo contrato, a prefeitura arcaria com o "risco de demanda", ou seja, pagaria a diferença caso a receita com tarifas ficasse abaixo do mínimo projetado em estudos. Esse gasto extra com o "risco de demanda" só passaria a ser devido quando todo o sistema do VLT estivesse funcionamento plenamente - esse seria um dos motivos para a prefeitura resistir a dar a autorização de funcionamento da Linha 3.

O problema é que as projeções de demanda contidas no contrato da PPP foram feitas antes da recessão e ainda no período de boom econômico do Rio em meio às obras de preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo a prefeitura, a estimativa do contrato era que o VLT transportasse cerca de 260 mil passageiros por dia. Em setembro, sem a Linha 3, a demanda atual estava em 87 mil pessoas por dia útil, conforme a concessionária.

Desde que os problemas com a concessionária do VLT vieram a público, a prefeitura vinha informando que, "diante de problemas encontrados no contrato de concessão do VLT, assinado pela gestão anterior", decidiu "rever os termos" da PPP e que esse processo de revisão estava "em andamento".

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) participou de uma viagem inaugural da Linha 3, antes do início da operação com passageiros, na manhã deste sábado. "Pelo contrato original, teríamos que pagar 120 mil passagens por dia, para cumprir o previsto lá atrás. Isso representaria R$ 1,8 bilhão em dez anos. Tivemos uma longa conversa com o pessoal do VLT. Foram meses de discussão para que a gente pudesse mostrar a eles que a cidade, na crise atual, não tem condições de atender a essa demanda", disse Crivella ao jornal O Dia.

Antes do acordo para formar o grupo de trabalho, criado por decreto municipal no último dia 15, a concessionária vinha afirmando que estava disposta a discutir o reequilíbrio do contrato, para viabilizar a retomada dos pagamentos da contrapartida da prefeitura na PPP. Apenas com a entrada em operação da Linha 3, a estimativa é que o fluxo de passageiros suba para cerca de 100 mil usuários por dia útil.

Numa palestra em setembro, o presidente da concessionária VLT Carioca, Marcio Hannas, disse que o contrato da PPP já previa reequilíbrios econômico-financeiros caso a demanda ficasse 20% acima ou 20% abaixo da projetada. A demanda foi projetada pressupondo ações do poder público para impulsionar o fluxo de passageiros, como o incentivo à ocupação imobiliária da região portuária e a reorganização das linhas de ônibus do centro, o que, segundo a concessionária, não foi feito. A expectativa é que esses itens entrem na renegociação do contrato.

Informações: Terra
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