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Réveillon: cartões do MetrôRio começam a ser vendidos

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Os cartões especiais do Metrô Rio para o Réveillon de 2017 começaram a ser vendidos nesta segunda-feira (12). Até o dia 24, os bilhetes estarão à venda em oito estações : Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória, Siqueira Campos, Jardim de Alah e Jardim Oceânico.

A partir do dia 25, a venda será concentrada nas estações Pavuna, Carioca, Central, Glória, Uruguai e Jardim Oceânico. A venda dos bilhetes será presencial, apenas em dinheiro e custará o mesmo valor da passagem comum: R$ 4,10 por unidade.

Para a ida, os usuários terão à escolha cinco faixas de horário, entre 19h e 0h. Eles são identificados por cores diferentes. Já a volta não terá horário fixo e poderá ser feito entre 0h e 5h. A companhia pede que os usuários que a compra seja realizada com antecedência e que os passageiros dêem preferência à Estação Siqueira Campos para a ida e a volta da festa na praia.

Pessoas com necessidades especiais, menores de 6 anos acompanhados de um adulto e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon.

Também nesta segunda, será lançado um hotsite oficial onde será possível ter informações sobre a venda dos cartões e todo o esquema de operação. Na página www.metrorio.com.br/reveillon, os usuários poderão checar a disponibilidade de cartões por horário e conferir todos os detalhes da operação.

As bilheterias vão funcionar das 10h às 21h em todas as estações relacionadas para a venda antecipada dos bilhetes.

Esquema especial
No dia 31, será feita uma operação especial, em que os usuários da Linha 2 poderão seguir da Pavuna, na Zona Norte até General Osório, na Zona Sul sem necessidade de fazer a troca de trens. Os passageiros da Linha 4, durante toda a operação, deverão fazer transferência na estação General Osório.

A partir das 19h, quando começa a operação, não serão aceitos os cartões unitário e pré-pago do MetrôRio nem os cartões da RioCard, exceto nas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59 do mesmo dia.

A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h. Também a partir desse horário, as bilheterias do MetrôRio estarão fechadas, exceto as das estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até as 23h59 do mesmo dia.

A volta para casa vão acontecer pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão para desembarque entre meia-noite e 7h.

Já no dia 1º de janeiro, os cartões unitário e pré-pago do MetrôRio e os cartões da RioCard voltarão a valer a partir das 7h. Além disso, a operação será retomada às 7h e se encerrará às 23h, com exceção das estações Cidade Nova, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que permanecerão fechadas e reabrirão às 5h do dia 2 de janeiro.

Informações: G1 Rio
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Em SP, Crescem multas por invasão a corredor e faixa de ônibus

terça-feira, 22 de novembro de 2016

O número de multas por invasão de faixa ou corredor de ônibus mais que dobrou em agosto deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados do site Painel Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo, da gestão Fernando Haddad (PT).

Em agosto de 2015 houve 60.081 infrações, contra 123.193 aplicadas em agosto de 2016, alta de 105%.

Se considerar as multas registradas apenas por radar, excluindo as aplicadas pelos agentes de trânsito, o aumento foi ainda maior: 148%.

Resposta

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), atribuiu o aumento do número de multas por invasão a faixa ou corredor de ônibus, em agosto deste ano em comparação ao mesmo mês do ano passado, ao desrespeito dos motoristas à legislação de trânsito.

A companhia não respondeu o questionamento feito pela reportagem sobre o número de radares que flagravam esse tipo de infração em agosto do ano passado e em agosto deste ano.

Sem essa informação, não é possível dizer que o crescimento de multas está relacionado ao aumento do número de radares instalados na cidade.

A companhia informou apenas o número de radares em funcionamento atualmente. Segundo a CET, em outubro deste ano a capital tinha 870 radares em operação, distribuídos por 973 locais de fiscalização eletrônica.

Informações: Agora SP
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Técnicos discutem impacto da implantação do BRT em Teresina

domingo, 20 de novembro de 2016

Os impactos da implementação do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) foram apresentados, na manhã desta sexta-feira (18), aos técnicos da Prefeitura de Teresina. A apresentação é resultado da dissertação de mestrado da arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), Gabriela Uchoa, mestra pelo University College London.

Intitulado de “Análise de Investimento em Transporte por meio de Modelos de Interação Espacial em Teresina: Avaliação de Impactos de Implementação de BRT”, a dissertação analisou a implantação do novo sistema a partir de três indicadores: social, ambiental e econômico. A partir deles, foram respondidos questionamentos como a melhoria da acessibilidade, aumento do uso de transporte público e quais zonas teriam um melhor desenvolvimento econômico. 

“O novo sistema seria benéfico para Teresina e teria um desempenho satisfatório. Isso porque, como o novo sistema, mais pessoas passariam a usar transporte público, trocando o carro particular pelo BRT, e também haveria um crescimento econômico no entorno dos corredores”, afirma Gabriela Uchoa. 

Ela lembra que só a melhoria no sistema de transporte não seria suficiente. “Ela deve vir acompanhada de medidas de planejamento urbano, como o tratamento do entorno dos corredores, acesso a moradia em zonas beneficiadas e zoneamento complementar de atividades fora da área central”, pondera. 

Outro ponto destacado é o custo da implantação do BRT, que é menor em relação a outros transportes públicos, como o metro. “O custo de implantação da estrutura do BRT é menor do que os dos demais. Em comparação ao do metro, por exemplo, é dez vezes menor”, comenta Gabriela. 

Em Teresina, estão sendo investidos mais de R$ 320 milhões para implantação do novo sistema. Ao todo, serão oito terminais de integração e corredores de vias exclusivas em 12 avenidas e em algumas ruas que fazem a ligação entre os bairros e o centro da capital piauiense.

“O trabalho de mestrado da Gabriela mostra as vantagens do sistema de BRT e apresenta pontos que podemos melhorar para evitar problemas a médio prazo”, afirma o secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim. “A intenção é que, com o BRT, mais pessoas possam usar o sistema público de transporte. Com isso, o retorno para a população e para cidade será muito maior”, finaliza. 

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente. O sistema é usado em cidades como São Paulo e Curitiba.

Informações: Cidade Verde
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Metrô de SP prorroga campanha por moedas até dezembro

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Metrô de São Paulo continua com falta de troco e anunciou nesta quarta-feira (16) que a campanha para que os passageiros troquem moedas por cédulas ou passagens vai até o dia 23 de dezembro. Anteriormente, a empresa havia anunciado que a campanha iria ate o dia 8 de novembro.

Durante a campanha, quem quiser colaborar pode depositar moedas em uma das máquinas "cata-moedas", que ficam nas estações de segunda a sábado, das 9h às 17h.

A máquina calcula o valor e imprime um cupom com data de vencimento no verso. O cupom deve ser apresentado na bilheteria e trocado por cédulas ou bilhetes.

Desde o inicio do ano, funcionários do Metrô relatam falta de troco e passageiros enfrentam filas, já que menos guichês são abertos nestas circunstâncias.

Segundo a Casa da Moeda, o problema é resultado da queda na produção de moedas para economia de verba. Outro motivo seria o fato de que muitas pessoas ainda guardam moedas em casa.

Informações: G1 SP
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No Rio, Operação do VLT sofrerá alterações nos próximos dias

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai operar de maneira diferente entre os dias 17 e 20 de novembro, devido à necessidade de preparação para a expansão do sistema.

De acordo com a Concessionária do VLT Carioca, que administra o serviço, as paradas Equador, Pereira Reis e Gamboa, que realizam serviço de passageiros no sentido Santos Dumont, estarão fora de operação de 8h às 17h. Os usuários que embarcam ou desembarcam nesses locais devem se dirigir às paradas Rodoviária, Santo Cristo ou Cidade do Samba.

Para minimizar os impactos aos usuários durante esse período, os trens farão serviço em via única entre Parada dos Parada dos Navios e Rodoviária nos horários de intervenção, tanto no sentido Rodoviária quanto Santos Dumont. Por conta da operação, intervalos poderão ser maiores no trecho e horário das atividades.

Após às 17h, o serviço será normalizado em todas as paradas, com os devidos ajustes na circulação e nos intervalos. Segundo a concessionária, ao longo de todo o período, avisos serão veiculados nas redes sociais do VLT e no mobiliário urbano das paradas. Agentes também estarão disponíveis para informar os usuários nos trens e locais de embarque. 

Informações: O Globo
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Natal receberá sua quarta composição de VLT

A Superintendência de Trens Urbanos de Natal, realizará nesta sexta-feira (18) às 11h30, solenidade de recebimento da quarta composição de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A ocasião contará com a presença do Ministro das Cidades – Bruno Araújo, do Diretor Presidente da CBTU – José Marques, do Presidente do Conselho Administrativo da CBTU – Joaquim Francisco, do Superintendente da CBTU NATAL – Leonardo Diniz, empregados e demais autoridades convidadas.

A solenidade ocorrerá na sede da CBTU, localizada na Praça Augusto Severo, 302 – Ribeira (Estação Central de Natal).

Na ocasião, além da apresentação do novo veículo aos presentes e à imprensa, serão anunciadas as ações previstas para os próximos meses, dentro do projeto de modernização do sistema ferroviário da Região Metropolitana de Natal.

Informações: Portal N10
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Função de cobrador no transporte coletivo de Manaus pode ser extinta

Um projeto experimental para tentar reduzir o alto índice de assaltos aos coletivos está entre as propostas anunciadas pela Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM) em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPE-AM). Caso o projeto seja colocado em prática, será abolido o uso de dinheiro para o pagamento de passagens, ou seja, as linhas de ônibus irão circular possivelmente sem cobrador. A ideia é evitar o acúmulo de dinheiro e inibir a ação dos bandidos.

Após o anúncio da proposta, usuários reclamaram que a falta de dinheiro no caixa dos coletivos não vai melhorar a segurança. Usuária da linha 427, a aposentada Cândida da Silva Góes, 63, faz o mesmo percurso há 15 anos e, apesar de nunca ter sofrido investida direta de criminosos, acredita que a segurança do passageiro pode até piorar. “Não acho que sem os cobradores irá resolver a situação, muito pelo contrário. Agora os criminosos vão direto nos passageiros”, afirmou.

Se para os usuários a situação de insegurança não mudará, para o cobrador de uma das empresas de transporte coletivo, que atua há dez anos na função, a medida também é ineficaz. “Assaltos existem em todo lugar, a ausência do cobrador só deve permanecer se der lucro às empresas”, comentou o cobrador, que preferiu não se identificar.

Caso a proposta venha a ser estabelecida, aproximadamente  1,2 mil cobradores de ônibus  podem perder seus respectivos empregos ou serem remanejados para outras funções. A administradora de linha do Expresso Coroado, Silvia Elene, destaca que a medida sugerida já é existente em muitos Estados e, nem por isso, coibiram os assaltos. “Há duas semanas fomos assaltados aqui na estação de ônibus, levaram a renda e nossos celulares, o que vai acontecer é que parte dos cobradores pode ficar desempregados e os assaltos vão continuar porque  os bandidos não levam só a renda, mas os pertences dos passageiros”, disse.

A usuária Luciana Lima, 29, que será mais uma medida sem eficácia. Ela lembrou das câmeras existentes em parte dos ônibus sem funcionalidade. “É inaceitável os investimentos que fizeram e elas não funcionam”.

A capital amazonense possui legislação própria sobre o monitoramento da frota por meio de câmeras e DVR veicular, recurso capaz de gravar as imagens captadas no veículo. A lei municipal 789, de 2004, obriga a instalação de câmeras de segurança no interior dos ônibus que circulam por Manaus. Se a empresa for flagrada descumprindo tal demanda, recebe uma advertência.

Dez assaltos por dia

Entre janeiro a outubro, as 10 empresas de transporte coletivo de Manaus registraram 2.767 assaltos, uma média de dez ocorrências por dia. O prejuízo chega a mais de R$ 804 mil. No mesmo período do ano passado, foram registrados 2.203 assaltos, segundo dados do Sinetram.

Por Naférson Cruz
Informações: A Critica 
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Estado pode arrecadar R$ 150 milhões com venda de vagões do VLT de Cuiabá

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligarão Cuiabá a Várzea Grande poderão ganhar um aporte de aproximadamente R$ 150 milhões. É que das 40 composições que foram compradas para a operação do sistema, apenas 32 são necessárias, segundo um relatório feito pela KPMG Consultoria.

A informação foi revelada pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa do Mundo em Mato Grosso, deputado Oscar Bezerra (PSB). Segundo ele, uma cidade brasileira estaria interessada na compra dos vagões em excesso, o que viabilizaria uma das etapas da obra.

“Foram comprados vagões a mais do que o necessário e tem uma cidade que já tem interesse na compra destas composições. Isso injetaria um montante financeiro de R$ 150 milhões já no caixa da Secretaria de Cidades, já para a reativação do processo de reconstrução do modal, além do que já existe e do que o governo terá que aportar. Automaticamente, vamos concluir pelo menos esta etapa entre Várzea Grande e o CPA, deixando a etapa da Fernando Correa para uma segunda fase”, afirmou Oscar Bezerra.

Para o parlamentar, o negócio deve ser tratado como prioridade. Ele lamenta a atual situação em que se encontram as composições, atualmente paradas em uma área destinada ao futuro centro de controle e manutenção, em Várzea Grande. Os vagões estão no local há três anos e nunca transportaram um passageiro sequer.

“Se sair este negócio, é possível sim, porque se não, infelizmente em um ano ou dois vamos transformar R$ 500 milhões em sucata. Ficar no tempo, com sol, chuva e bicho, colocaria isso num prejuízo sem tamanho. É obrigação fazer isto rodar e dar essa condição para Cuiabá poder ter este modal funcionando e a população, que pagou esta conta, ter a oportunidade de utilizar o VLT”, completou. 

Informações: Folhamax
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