Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Porto Alegre, EPTC acelera instalação de placas de linhas de ônibus

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Mais de quatro anos depois de um grupo de publicitários iniciar um projeto popular de adesivamento de paradas com informações sobre o itinerário de ônibus, a Prefeitura de Porto Alegre finalmente começou a agilizar o processo de instalação de placas indicativas pela Capital.
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Até o momento, 289 paradas já receberam as placas. O mobiliário, regulamentado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em fundo azul, apresenta decodificadores com o número e nome das linhas que passam naquela parada. Cada um deles sinaliza a região atendida pela linha, sendo estampados nas cores azul (região Norte); vermelho (Sul); verde (Leste) e amarelo (para as linhas transversais, circulares e universitárias/Carris).

A arquiteta Simone Caberlon, da equipe de informação de mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), explica que o projeto foi iniciado ainda em 2014, mas foi realizado lentamente em razão da previsão já existente de entrada em vigor do novo sistema após a licitação do transporte coletivo da cidade. A expectativa era que fosse retomado com o início do novo sistema, em fevereiro deste ano. No entanto, como explica Simone, dificuldades financeiras da gestão municipal adiaram para agosto a implantação contínua das placas – cada placa custa, em média, R$ 150.

Com a liberação de recursos, a intenção da EPTC é chegar a 500 das 4 mil paradas existentes até o final deste ano – a sinalização também será colocada nos terminais de ônibus. Entre as principais vias já contempladas estão as avenidas Plínio Brasil Milano, Cristóvão Colombo, Aureliano de Figueiredo Pinto, Érico Veríssimo, 24 de Outubro, Benjamin Constant, Cel. Bordini, Borges de Medeiros, Praia de Belas e Ipiranga.

Não há, porém, previsão de quando chegará a bairros mais afastados do Centro, como Sarandi, no extremo norte da cidade, e Restinga e Belém Novo, no extremo sul. Segundo Simone, o cronograma para o próximo ano já está em fase de elaboração, mas a sua implantação dependerá da nova gestão da Prefeitura.

A primeira iniciativa de informar os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre sobre o itinerário dos ônibus não partiu da EPTC. No primeiro semestre de 2012, um grupo de publicitários da empresa Shoot the Shit tomou a iniciativa de colocar 50 adesivos em paradas da cidade para que os próprios usuários indicassem os coletivos que passavam nos locais. Chamado de “Que ônibus passa aqui” e com o custo total de apenas R$ 100, o projeto alimentou a discussão sobre a falta de informação a respeito do transporte público na cidade.

Inicialmente tratado como vandalismo pela Prefeitura e pela EPTC, o projeto posteriormente foi abraçado pela administração municipal.

Em 2013, foi estendido para 30 municípios do País e duas cidades de fora (Cidade do México e Lima, no Peru) e foi premiado pelo jornal britânico The Guardian como a melhor ideia para cidades no desafio The World Cities Day Challenge. Gabriel Gomes, um dos criadores do projeto, disse que a ideia surgiu da premissa de que é possível criar soluções simples para os problemas das cidades. “A gente viu que a sinalização de pontos de ônibus é um problema e não só em Porto Alegre”, diz.

Segundo Gabriel, a última contribuição da empresa com a Prefeitura ocorreu em 2014, quando os publicitários entregaram layouts que serviram de base para o projeto atual.

A arquiteta Simone reconhece que a iniciativa da Shoot The Shit foi importante para colocar em ação projetos que já existiam na EPTC, mas que não recebiam atenção do poder público. “Ele ajudou a colocar essa assunto em pauta e fazer com que isso fosse considerado uma prioridade”, afirma.
Os adesivos originais, no entanto, foram alvo de múltiplas ações de vandalismo. “Infelizmente, aquelas placas acabaram também sendo vandalizadas ao longo do período”, diz.

Agora, com as novas placas de metal colocadas em uma altura mais elevada, ela diz que ficou mais difícil para depredações. “Existe vandalismo ainda, mas reduziu porque essas placas não ficam ao alcance da mão das pessoas. É um pouco mais difícil o acesso. Não é tão fácil de pichar, destruir”, diz.

Por Luís Eduardo Gomes
Informações: Sul21
READ MORE - Em Porto Alegre, EPTC acelera instalação de placas de linhas de ônibus

CPTM inicia venda de bilhetes no sistema QR Code

Os passageiros que utilizam a Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa da CPTM, tem uma novidade no pagamento das passagens. É a bilhetagem via QR Code, ou Código QR (Quick Response - resposta rápida), uma solução inovadora, que pode proporcionar agilidade e praticidade aos passageiros do transporte público e redução de custos operacionais à empresa.

Para testar o sistema, o usuário deverá adquirir um bilhete unitário, que será impresso com o código, na bilheteria da estação. Haverá um bloqueio específico adaptado para a leitura desse bilhete, que deverá ser aproximado à leitora de cartões para a liberação do acesso. Nos primeiros quinze dias, a venda desse bilhete estará disponível das 9h às 16h.

Durante os 30 dias iniciais desse período de testes, promotores da Autopass estarão na Estação Tamanduateí para orientar os passageiros com o novo sistema. A programação é que até o fim do ano outras cinco estações estejam com a tecnologia instalada para testes: Vila Aurora, na Linha 7-Rubi; Lapa, na Linha 8-Diamante; Autódromo, na Linha 9-Esmeralda; Dom Bosco, na Linha 11-Coral, e USP-Leste, na Linha 12-Safira. Elas foram selecionadas por apresentar maior percentual de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam bilhetes magnéticos unitários (Edmonson) para a entrada nas estações.

Caso os testes comprovem a viabilidade de implantação definitiva, futuramente, o QR Code pode oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais (Edmonson), como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários da CPTM. O período de testes será de seis meses. 

O novo sistema de bilhetagem, pioneiro na América Latina para o pagamento de passagens do sistema metroferroviário, foi desenvolvido pela Autopass, parceira da CPTM nesta fase de testes, e que já realizou um projeto piloto no Terminal Santo André do Corredor ABD, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, entre os dias 11 de julho e 19 de agosto.

A viabilidade da implantação definitiva do sistema QR Code para o pagamento das tarifas será avaliada durante o período de testes. 

Serviço:

Bilhetagem via QR Code
Estação Tamanduateí da CPTM, na Linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra)

Informações: CPTM
READ MORE - CPTM inicia venda de bilhetes no sistema QR Code

SMTT Aracaju começa a multar quem utilizar faixas exclusivas para ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informou que a partir desta terça-feira (1º) começa a aplicação de multas quem utilizar as faixas destinadas aos ônibus.

Segundo a SMTT, nessas faixas exclusivas só poderão circular ônibus, táxi de Aracaju com passageiro e transporte escolar da capital. Nos sábados, domingos e feriados, será permitido o uso das faixas por todos os veículos.

Ainda de acordo com a SMTT, o horário de fiscalização pelos agentes e monitoramento de vídeo será das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira.  A multa é de R$ 88,38 e perda de 3 pontos na CNH.

Informações: G1 SE
READ MORE - SMTT Aracaju começa a multar quem utilizar faixas exclusivas para ônibus

Campinas terá biometria facial no transporte público

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A prefeitura de Campinas anuncia nesta quinta-feira, no Auditório da Emdec, o sistema de biometria facial no transporte público coletivo de Campinas. Em fase final de implantação, a expectativa é que até o final desse ano, todos os ônibus do transporte público de Campinas terão o reconhecimento de passageiros pelo sistema.

De acordo com a transurc, o custo engloba a substituição dos equipamentos de validação nas catracas, que ficou em R$ 6 milhões, mais R$ 1,7 milhão do sistema de 1050 câmeras, além de um custo mensal fixo de R$ 45 mil.

O objetivo é evitar fraudes nos benefícios, como as passagens com desconto para idosos e estudantes. Os golpes têm impacto, inclusive, na tarifa de ônibus, que fica mais cara.

Um dado da Transurc mostra que 36% dos usuários não pagam passagem por terem benefícios, sendo isentos da tarifa.

Informações: Portal CBN Campinas
READ MORE - Campinas terá biometria facial no transporte público

Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro iniciará operação aos sábados

A Linha 4 do Metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, iniciará a operação aos sábados no próximo dia 5, das 6h às 21h. Atualmente, o embarque ocorre apenas de segunda a sexta, no mesmo horário. Essa é mais uma etapa de expansão da nova linha metroviária que, em dezembro, funcionará em horário integral – das 5h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados – assim como as Linhas 1 e 2.

Desde sua abertura à população, no dia 19 de setembro, a Linha 4 tem atendido, em média, a 85 mil passageiros por dia. Para acessar as estações da Linha 4 (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz), os passageiros podem optar pelo ticket unitário do metrô ou qualquer cartão de bilhetagem eletrônica, como o Bilhete Único.

Não é necessário pagar outra passagem para fazer a integração com as demais linhas do sistema. Na estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, o usuário pode fazer a integração com o BRT, pagando tarifa de R$ 7 com qualquer cartão RioCard cadastrado.

Informações: Metrô Rio
READ MORE - Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro iniciará operação aos sábados

Metra Transportes investe R$ 15 milhões em 10 novos Trólebus articulados

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Metra Transportes, operadora exclusiva do corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a sua extensão (Diadema-Brooklin), em São Paulo, acaba de ampliar a sua frota com 10 novos trólebus articulados. A aquisição dos veículos, alimentados por rede elétrica suspensa, envolveu investimento de R$ 15 milhões. 

Os novos ônibus foram adquiridos para manter o processo permanente de renovação da frota da empresa e atender com mais conforto, qualidade e segurança as 12 linhas do trecho São Mateus-Jabaquara, beneficiando os clientes dos municípios de São Bernardo, Santo André, Diadema, Mauá e também as zonas Leste e Sul de São Paulo. 

São veículos com carroceria Caio Millenium BRT e chassi Mercedes-Benz O 500 UA, totalmente acessível, com comprimento de 18 metros e capacidade para 110 passageiros entre sentados e em pé. Possui conceito Low Entry (piso rebaixado) – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nessas seções do veículo – e sistema de ajoelhamento automático, para facilitar e tornar ainda mais rápido o embarque o desembarque dos clientes nas estações. 

De última geração, os novos ônibus contam com os mais modernos e sofisticados equipamentos, como internet, Wi-fi, tomadas com entrada USB 12 Volts para recarga e, para maior conforto dos usuários do transporte coletivo urbano, vidros colados e sistema de ar-condicionado. 

A Metra, empresa responsável por um dos mais avançados serviços de transporte de passageiros do mundo, tem como uma das principais preocupações manter o respeito ao meio ambiente, por isso investe em veículos com emissão ZERO de CO². Também mantem o Corredor ABD totalmente arborizados, com árvores como o manacá da serra, que são reconhecidas por sequestrar o Gás Carbônico da atmosfera. 

Frota verde 

Com os novos ônibus, a Metra Transportes amplia a sua frota operacional para 275 veículos, dentre eles unidades de última geração e tecnologias que beneficiam os usuários em termos de cumprimento dos horários nos pontos e também contribuem para a sustentabilidade do corredor, com redução da emissão de CO². 

Além dos novos trólebus, a frota da Metra Transportes é composta por veículos diesel com comprimento de 15 metros e motor Euro 5; híbridos BR12 metros; trólebus BR 12 metros; trólebus BRT, 18 metros; superarticulado BRT 23 metros e, em programa de testes com passageiros, o DUALbus, veículo elétrico movido baterias ou pela rede aérea. 

A Metra 

A Metra Transportes é uma empresa privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997. Com serviço diferenciado, de padrão de qualidade entre os melhores do mundo, utiliza modernos ônibus. Suas operações envolvem 12 linhas do sistema do corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a sua extensão (Diadema-Brooklin), a permanente conservação das vias, da rede elétrica e dos terminais e, de forma integral, de todos os componentes, como pontos de parada, da jardinagem, além da administração dos nove terminais, da comercialização de bilhetes e venda de créditos para o Cartão Bom. 

A preocupação com o meio ambiente criou a conscientização de ações que motivam os próprios colaboradores a se entusiasmarem pela manutenção e o embelezamento dos corredores com a plantação de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor ABD. Com esse projeto, de 2008 até hoje, os colaboradores voluntários já plantaram mais de 10.000 árvores, que neutralizam a emissão de CO² lançado na atmosfera pelos ônibus e outros veículos.

Informações: Bonde
READ MORE - Metra Transportes investe R$ 15 milhões em 10 novos Trólebus articulados

Linha de metrô de São Paulo ganha tecnologia que informa vagões mais vazios

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo já mostra, desde essa segunda-feira (19/09), aos usuários quais vagões estão mais lotados e quais estão mais vazios por meio de telões instalados na plataforma. A ideia é que os passageiros se posicionem de forma estratégica e, assim, possam escolher as portas e vagões com menos pessoas.

Com a tecnologia, um gráfico irá mostrar o nível de ocupação com algumas barras coloridas para possibilitar que os usuários dos trens possam ter mais conforto durante as viagens. Anteriormente, as telas já mostravam quanto tempo irá demorar para que os trens cheguem em cada estação.

A ViaQuatro, empresa responsável pela administração da Linha 4-Amerela, alega que a ferramenta demorou três anos para ser desenvolvida.

A tecnologia está sendo muito utilizada para facilitar o transporte público e individual ao redor do mundo, como o caso do Uber que está até substituindo algumas linhas de ônibus. Na Rússia, por exemplo, uma startup está trabalhando para desenvolver um ônibus autônomo.

O Apple Pay, que chegou ao Japão recentemente, é outro exemplo. O sistema de pagamento desenvolvido pela Maçã permite integração com o transporte público. Além do pagamento de contas com o app que conecta o celular e terminal eletrônico dos comerciantes, é possível também efetuar pagamento de bilhetes do transporte público com um simples toque. A Xiaomi aposta em uma tecnologia parecida na China.

Informações: Metrô SP
READ MORE - Linha de metrô de São Paulo ganha tecnologia que informa vagões mais vazios

No Rio, Linha 4 do metrô deve tirar até 35% de veículos da Lagoa-Barra

A Linha 4 do metrô, que começou a operar nesta segunda-feira entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, ainda em horário limitado (das 6 às 21 horas), deverá reduzir em até 35%, durante o rush, o volume de carros em circulação na Autoestrada Lagoa-Barra. A estimativa é da engenheira especializada em transportes Eva Vider, da Escola Politécnica da UFRJ, que toma como base projeções feitas pelos estudos de viabilidade que justificaram a construção da nova linha. O levantamento estimou que até 2 mil veículos (em cada sentido) deixem de circular nos horários de pico.

— Se os estudos de demanda se confirmarem, a migração para o metrô vai ajudar bastante a reduzir as retenções, principalmente no sentido Zona Sul, onde o tráfego em boa parte da via opera apenas com duas faixas. Para se ter uma ideia, em sua atual configuração, sem engarrafar, a Lagoa-Barra só é capaz de absorver 3,6 mil veículos por hora — disse Vider.

A especialista observou que a inauguração do novo Joá, no fim de maio, já ajudou a minimizar os problemas no trânsito entre as duas regiões da cidade. Com a obra, uma terceira faixa foi aberta em cada sentido, garantindo melhorias na fluidez do tráfego. Por enquanto, porém, o impacto imediato da Linha 4 ainda não é conhecido. Apenas hoje a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) deve divulgar dados sobre o comportamento do trânsito na Lagoa-Barra.

As estimativas de demanda do metrô se fundamentam em um estudo de viabilidade econômica contratado pelo estado para avaliar o novo traçado da Linha 4 entre o Jardim Oceânico e Ipanema. Ele foi desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e ficou pronto em 2011. A FGV calculou que dos 300 mil usuários esperados por dia (somadas todas as viagens), 184 mil trocariam os carros particulares pelo novo sistema de transporte, enquanto os outros 216 mil migrariam dos ônibus que rodam em linhas convencionais ou são fretados por condomínios.

ÔNIBUS DE CONDOMÍNIOS FAZEM INTEGRAÇÃO

O estudo tomou como base um cenário ideal de operação. Ou seja, sem a baldeação na Estação General Osório (Ipanema), que deve continuar sendo feita até o fim do ano. Também leva em consideração a Estação Gávea, que só deve ficar pronta em 2018. Segundo a FGV, pelo menos 30.543 pessoas passariam pela estação do Jardim Oceânico (28.697 excluindo-se a Estação Gávea).

Entre os que apostam na mudança de hábitos está o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck. Ele acredita que, com a entrada em operação do metrô, os síndicos dos condomínios da região vão renegociar contratos com as empresas de fretamento de ônibus. Em lugar dos coletivos seguirem viagem até o Centro, eles passarão a deixar os passageiros na estação de integração do Jardim Oceânico.

— Já negociamos inclusive com a CET-Rio para os coletivos pararem num terminal de integração com as linhas alimentadoras no Jardim Oceânico. A revisão dos itinerários será mais uma medida que ajudará a reduzir os congestionamentos na saída e na chegada da Barra. E vai pesar até na taxa cobrada dos condomínios, já que o fretamento de coletivos chega a representar 30% das despesas pagas pelos síndicos — disse Delair.

CONEXÃO COM O BRT

Nesta segunda-feira, para absorver a demanda do metrô na Barra, o BRT Transoeste ganhou dois novos serviços expressos: Jardim Oceânico-Alvorada (com paradas no Bosque Marapendi e Barra Shopping) e Jardim Oceânico-Recreio Shopping (com paradas no Bosque Marapendi, Barra Shopping, Salvador Allende e Gláucio Gil). Outro serviço que foi iniciado ontem foi o parador Alvorada-Terminal Olímpico (parada nas estações Lourenço Jorge, Aeroporto de Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Rede Sarah, Rio 2 e Parque Olímpico). Além deles, há linhas paradoras saindo do Jardim Oceânico para o Recreio e o terminal Alvorada.

USUÁRIOS CRITICAM FALTA DE INTEGRAÇÃO NAS TARIFAS

A falta de integração tarifária entre o BRT e o metrô foi alvo de crítica de passageiros que usaram nesta segunda-feira a Linha 4. Sem a integração, eles são obrigados a pagar duas passagens (R$ 7,90).

— Infelizmente, pagar R$ 3,80 do ônibus e mais R$ 4,10 do metrô vai pesar um pouco no fim do mês. O sistema está funcionando bem, o tempo de viagem diminuiu e, sem dúvida, este é um ganho importante para a população. Mas acredito que o custo vai fazer com que não tenha tanta procura — disse a analista financeira Alessandra Gracie, de 43 anos.

A questão financeira também foi comentada pela doméstica Lucineia Anselmo, de 52 anos. Moradora de Vargem Grande e trabalhando na Gávea, ela utilizou o primeiro dia de integração metrô-BRT apenas para conhecer, mas sabe que será difícil manter diariamente esse "luxo", como classificou.

— Vou fazer a integração só quando tiver mais cansada ou com muita pressa. Acredito que meu patrão não vai bancar mais uma passagem e eu vou ter que tirar do meu bolso — contou.

A maioria dos passageiros, no entanto, elogiou o ganho de tempo proporcionado pela integração do metrô com o BRT. O vigia noturno Paulo Sérgio Costa, de 44 anos, levava quase duas horas do Leblon, onde trabalha, até Pedra de Guaratiba, onde mora.

— Perdia muito tempo nos engarrafamentos e agora, pelas minhas contas, vou conseguir ganhar quase uma hora por dia — contou ele.

A Secretaria municipal de Transportes esclareceu que ainda não há integração tarifária entre as linhas de ônibus municipais com o metrô. Já o estado informou que “o projeto de integração tarifária entre a Linha 4 do metrô e o BRT está em fase de estudo”.

Informações: O Globo
READ MORE - No Rio, Linha 4 do metrô deve tirar até 35% de veículos da Lagoa-Barra

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960