Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Justiça determina manutenção de cobradores em SP

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Os ônibus da capital paulista do sistema estrutural devem continuar a ter cobradores, segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. A informação é do Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo.

A entidade estima que dos 32 mil cobradores, em torno de 13 mil já foram demitidos em 2015, sobretudo das linhas dos bairros, que eram operadas por cooperativas, e que a pouco tempo se transformaram em empresas, por determinação da prefeitura. O Sindmotoristas diz que a permanência dos trabalhadores garante 24 mil empregos.

O sindicato recorreu a justiça e a administração municipal perdeu nas instâncias estaduais. Depois, está última recorreu ao STF – Supremo Tribunal Federal. Mas o ministro Gilmar Mendes entendeu que este caso deve ser julgado pela justiça em São Paulo.

A prefeitura afirma que 96% dos passageiros pagam a passagem por meio do bilhete único, e que a manutenção dos postos de trabalho causa um impacto financeiro de R$ 1 bilhão. O prefeito Fernando Haddad afirmou que não haveria demissões, e que os trabalhadores seriam reaproveitados em outras funções.

Os projetos de sistemas de corredores de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) preveem pagamento antecipado nas paradas, dando agilidade e velocidades aos coletivos.

Por Renato Lobo
Informações: ViaTrolebus
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Transporte nos Jogos Rio 2016: Linha 4 do metrô começa a operar em 1º de agosto

quarta-feira, 1 de junho de 2016

A partir do dia 1º de agosto, entra em funcionamento no Rio de Janeiro uma nova opção de transporte entre a Barra a Ipanema. Trata-se da Linha 4 do metrô, que começa a operar com as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico. A informação é da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), que divulga o esquema de funcionamento do metrô durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Linha 4 irá operar das 6h às 23h entre os dias 1º e 4 de agosto. Durante os Jogos Olímpicos, de 5 a 21 de agosto, as cinco estações passam a funcionar entre 6h e 1h, de segunda a sábado, e entre 7h e 1h, aos domingos e feriados. Já na Linha 1, que liga a Tijuca a Ipanema, a operação acontece das 5h a 24h, entre 1º e 4 de agosto, das 5h à 1h30, nos dias úteis, e de 6h30 a 1h30, nos domingos e feriados. 

Nas 29 paradas da Linha 2, que vai da Pavuna a Botafogo, os trens circulam entre 5h e 24h, nos quatro primeiros dias de agosto e de segunda a sábado. Nos domingos e feriados, o horário muda: 7h às 24h. 

O cronograma prevê operações especiais em alguns datas. Uma delas é 5 de agosto, quando acontece no Maracanã a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Neste dia, as Linhas 1, 2 e 4 funcionarão até 2h para atender os espectadores. 

O mesmo acontece nos dias 6, 12 e 13 de agosto, quando competições acontecem no período da noite no Parque Olímpico, na Barra. Em fase de testes desde janeiro, a Linha 4 recebeu a primeira viagem de carro no chamado eixo olímpico no último dia 22. De acordo com a Setrans, as cinco estações que compõem o percurso a ser aberto em 1º de agosto estão agora em fase final de acabamento.

Informações: Rio 2016
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Metroviários aceitam proposta salarial do Metrô de São Paulo

Em assembleia realizada na noite desta terça (31), os metroviários decidiram aceitar a proposta salarial do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo). Assim, não acontecerá a paralisação prevista para esta quarta-feira (1º).

Mais cedo, durante audiência realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, o Metrô apresentou a proposta de reajuste salarial de 10,03%. O aumento será efetuado em duas parcelas: a primeira retroativa ao dia 1º de maio e a segunda em novembro. O mesmo índice de 10,03% será aplicado para reajustar os demais benefícios, a exemplo do vale refeição.

A categoria dos trabalhadores pedia 10,82% de reajuste mais 6,59% de aumento real. Depois chegou a propor o aumento imediato de 10,03%, mas acabou por aceitar o reajuste salarial parcelado.

Informações: Do UOL, em São Paulo
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Santos recebe mais um trem para integrar sistema do VLT

Santos recebeu, na madrugada desta quarta-feira (1), o 15º trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai operar no trecho entre o Terminal Porto e o Terminal Barreiros, em São Vicente. A promessa é que até o ano que vem outros sete veículos sejam enviados ao Município, totalizando 22 composições compradas pelo Estado. 

Com capacidade para 400 usuários, o VLT tem 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento e 3,20 metros de altura.

Conforme informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários, das 7h às 19 horas. Os seis veículos que já estão em funcionamento funcionam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. 

A promessa é que até 2017 outros sete veículos sejam entregues (Foto: Alexsander Ferraz)
Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. 

Integração com ônibus 

Prevista para ocorrer na segunda quinzena deste mês, a integração do VLT com as linhas de ônibus metropolitanas ainda é um mistério. Isso porque, apesar do sistema entrar em funcionamento ainda este mês, a EMTU ainda não definiu quais linhas estarão integradas ao sistema, nem tampouco qual será o valor cobrado pela tarifa. 

Em nota enviada à Reportagem, a empresa informou apenas que o contrato de concessão com o Consórcio BR Mobilidade, empresa que opera o novo cartão transporte metropolitano da Baixada Santista, já está vigorando desde janeiro. 

O chamado BR Card passará a ser usado, a partir da segunda quinzena de junho, nos coletivos operados pelas empresas Breda, Translitoral, Bertioga e Intersul, no VLT e na integração entre os dois meios de transporte. Nos veículos da Piracicabana, o atual cartão continuará funcionando até 31 de dezembro.

Conforme divulgado por A Tribuna, em reportagem publicada no último dia 21, a confecção do BR Card é gratuita, mas, para retirá-lo, o usuário deverá carregá-lo com ao menos duas passagens de valor mínimo, totalizando R$ 7,60. Ou seja, na prática, o usuário terá de pagar pelo cartão.

Para transferir créditos do atual cartão para o novo, será necessário procurar a empresa permissionária, pois, conforme a EMTU, cada uma terá procedimentos próprios.

Quem quiser tirar dúvidas deve entrar em contato pelo telefone 3344-3004, de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas, ou pelos e-mails sac@viacaobertioga.com.br e sac@translitoral.com.br.

Informações: A Tribuna
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Bilhete único já pode ser recarregado nas catracas dos ônibus em SP

Os bilhetes únicos agora podem ser carregados nas catracas dos ônibus em São Paulo. Por enquanto, a novidade está em 334 ônibus articulados da capital, em fase de testes, e a previsão é que até o final do ano todos estejam com a máquina nova, disse a Prefeitura.

Primeiro, o usuário recarega o valor pela internet ou em aplicativos como o Ponto Certo e o Moovit. Depois, encosta o cartão na máquina que fica antes da catraca para confirmar a transação. Todos os tipos de recarga são aceitos.

O objetivo é reduzir ainda mais o número de pessoas que usam dinheiro para pagar os ônibus. Segundo a Prefeitura, 94% já usam o transporte sem usar dinheiro.

"Cada vez mais você tem tecnologias novas, avançadas, na área de celulares, então isso permite uma operação bastante segura e que facilita a vida de todos", disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Desde o ano passado, usuários enfrentam problemas para recarregar o bilhete único. Em abril, passageiros seguiam com dificuldades.

Veja aplicativos para recarregar o bilhete único:
- Rede Ponto Certo;
- Zuum;
- Moovit;
- Conta Super.

Informações: G1 SP
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Florianópolis amanhece sem ônibus nesta quarta-feira

Os ônibus não saíram da garagem da principal empresa de transporte coletivo no início da manhã desta quarta-feira (1) na Grande Florianópolis, apesar da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de circulação de uma frota mínima de 50% com horário de sábado. Viaturas da Polícia Militar estão nas garagens desde às 5h para garantir a segurança dos veículos e trabalhadores.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) Deonísio Linder, motoristas e cobradores não abrem mão de aumento de salário e de vale-refeição, entre outras reinvindicações.

“O sindicato não impedirá ninguém de trabalhar, a categoria é que não está disposta a retornar e exige o direito dela. A questão de circular com frota mínima é pior, porque a população acha que não tem ônibus e não vai para as paradas e quem vai encontra meia dúzia de veículos, que não atendem a demanda, as pessoas se irritam e até entram em atrito com motoristas e cobradores. A solução para o problema é sentar, negociar e regularizar a situação”, disse Denísio.

Uma reunião está marcada para as 10h entre sindicato e patrões e uma assembleia deve ocorrer com os trabalhadores às 12h. “Eles que façam uma proposta que os funcionários retornam ao trabalho”, disse o diretor.

Decisão judicial
O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) determinou frota de transporte coletivo com horário de sábado durante a greve dos motoristas e cobradores da Grande Florianópolis. A decisão foi tomada em audiência na noite de terça-feira (31).

A greve começou na terça e desde a manhã os ônibus não circularam. Houve trânsito intenso na região e filas no transporte alternativo, oferecido na capital. A audiência no TRT-SC ocorreu em resposta à ação do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) que solicitou frota mínima.

Informações: G1 SC
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Metrô do Rio terá funcionamento especial durante os Jogos Olímpicos

terça-feira, 31 de maio de 2016

O metrô terá horário especial durante os Jogos Rio 2016. A Linha 4, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, será aberta no dia 1° de agosto, antes do grande evento esportivo, permanecendo até 4 de agosto com horário de funcionamento das 6h às 23h. E, para atender ao público da Olimpíada (5 a 21/8), a linha vai operar das 6h às 1h nos dias úteis e sábados, e das 7h à 1h aos domingos e feriados.

Já as linhas 1 e 2 circularão, entre 1° e 4 de agosto, das 5h à meia-noite, em dias úteis e sábados. Durante os Jogos Olímpicos, a operação da Linha 1 será das 5h às 1h30 nos dias úteis e sábados, e das 6h30 às 1h30 aos domingos e feriados. Quanto à Linha 2, a circulação será das 5h à meia-noite, nos dias úteis e sábados, e das 7h às meia-noite, aos domingos e feriados.

Linha olímpica

Nos dias das cerimônias de abertura (5/8) e encerramento (21/8) das Olimpíadas, a operação das linhas 1, 2 e 4 será estendida até as 2h. Também nos dias 6, 12 e 13 de agosto as linhas 1 e 4 operarão com horário ampliado até 2h.

– A Linha 4 vai contribuir para que a Olimpíada do Rio de Janeiro seja a melhor da história, além de ser tornar um importante legado para a cidade, melhorando a qualidade de vida da população. Após os Jogos Paralímpicos, a Linha 4 continuará circulando, sem interrupção, em operação especial, com horário ainda restrito. O serviço será ampliado, gradativamente, até atingir a plenitude operacional – explicou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

Informações: Agênciário
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Cinco linhas de ônibus metropolitanos são integrados ao metrô de Salvador

Os baianos que diariamente circulam entre os municípios da Região Metropolitana e Salvador agora têm mais opções para fazer o trajeto da BR-324 até a Lapa. Desde o último domingo (29/5), mais cinco linhas de ônibus metropolitanos já fazem a integração com o metrô na Estação Retiro.

Agora, o passageiro que optar por usar os dois meios de transporte paga apenas uma passagem utilizando o metropasse ou o cartão do metrô, bilhete válido por até três horas e que também contempla os estudantes, que pagam meia. Com as novas rotas, já são nove linhas metropolitanas que seguiriam até a Lapa e agora fazem a parada no Retiro, oferecendo a opção ao passageiro.

Até 1º de julho, as linhas que têm como destino final a Estação da Lapa seguirão fazendo o roteiro até o Centro.  Já partir do dia 2 de julho, os ônibus circularão somente até o Terminal do Retiro, e os passageiros terão que fazer a conexão com o metrô para chegar à Lapa.

Além de dar mais conforto e reduzir o tempo que o passageiro levaria em engarrafamentos, por exemplo, a progressão da integração retira de circulação certa quantidade de ônibus no Centro da cidade, o que facilita a mobilidade e melhora o trânsito em Salvador.

Para quem tiver dúvidas de como funciona o sistema, cartazes foram espalhados pela estação e, no Retiro, funcionários da CCR, concessionária responsável pela administração do metrô, dão informações aos usuários.

Segundo a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, esse é um período de adaptação e de aprovação do sistema pelos usuários.

“Primeiro os passageiros precisam saber que para pagar apenas um valor de passagem é preciso ter o metropasse ou o cartão do metrô. Não é necessário adquirir os dois. Em função disso, como é uma novidade, existe esse prazo até julho para que o usuário se acostume a utilizar o cartão.

A ideia é espalhar os pontos de venda do metropasse nas cidades e também com os cobradores, mas isso depende das empresas de ônibus”, explicou a superintendente. Nas estações de metrô, todas já oferecem o cartão, sem custo para o usuário e com uma carga mínima de R$ 5.

Nesta segunda-feira (30/5), primeiro dia útil após a mudança, muita gente já estava aprovando a facilidade e a vantagem de pagar apenas um bilhete pelos dois meios de transporte. A agente de viagens Eliane Brito, que mora em Simões Filho e trabalha na capital baiana, já utiliza a integração com o metrô e comemora a medida.

“Ficou muito mais fácil porque, para mim, é mais confortável, gasto menos tempo no engarrafamento e ainda preciso andar menos para o trabalho. Vou continuar usando todos os dias”, afirmou.

Linhas integradas
Inicialmente, a integração funcionava para quatro linhas de ônibus: 869I Barra-Simões Filho, 826A Góes Calmon-Estação Aquidabã, 872 Ilha de São João-Estação Rodoviária e 875 Areia Branca -Terminal Retiro.

Com a operação que começou nesse domingo (29/5), foram incluídas outras cinco rotas: 803A2 Nova Dias D’Ávila–Estação Aquidabã, 861 Mata de São João-Estação Aquidabã, 805A Madre de Deus-Estação Aquidabã, 800A Camaçari-Estação Aquidabã e 809 Candeias-Estação Aquidabã.

Para o gestor de arrecadação da CCR, Júlio Farias, o metrô, à medida que avança na cobertura da cidade, muda a cara da mobilidade de Salvador para melhor.

“O metrô é uma opção a mais para o usuário, rápida, segura e confiável. Não tenho dúvidas de que operações como essa vão trazer uma mudança muito grande com o passar do tempo para o soteropolitano. Esse é o processo de convencimento, de experimentação, e assim as pessoas passam a entender que pode ser um meio de transporte interessante para elas”, disse.

Informações: Tribuna da Bahia
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