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Em Salvador, Integração da Estação Pirajá com metrô começa dia 15

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A integração entre ônibus e metrô começará na Estação Pirajá no dia 15 de maio. A informação foi dada, ontem, pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) ainda não sabe informar quais serão as linhas que farão parte da integração.

Na próxima semana, Semob, CCR Metrô, governo do estado e empresas de ônibus irão se reunir, para discutir a ampliação do sistema.

Atualmente, a integração pode ser feita na combinação ônibus-metrô-ônibus, ônibus-metrô ou metrô-ônibus.

O intervalo para utilização do benefício é de duas horas. Ao todo, já existem 17 linhas de ônibus integradas nas estações Retiro e Acesso Norte. Dessas, dez linhas são municipais e sete são metropolitanas. Outras quatro linhas metropolitanas entram na estação Acesso Norte, mas ainda estão sem integração de tarifas.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), o próximo passo é a integração do SalvadorCard e do cartão do metrô para que ambos possam dar acesso a todas as linhas que estiverem integradas. Além disso, o metrô também passará a funcionar com horário estendido das 5h à meia-noite, todos os dias. Ainda não há data para o novo horário entrar em vigor.

Pessoas acima de 60 anos e crianças de até 5  têm direito à gratuidade no transporte. Todas as linhas que trafegam pela BR-324 com destino à Estação da Lapa serão, obrigatoriamente, integradas ao metrô nas estações Retiro e Pirajá. A CCR acredita que isso contribuirá para desafogar o trânsito, já que os ônibus deixarão de circular nesse trajeto. O metrô transporta, em média,  22 mil usuários por dia útil.

Informações: Correio 24 Horas
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Em Maceió, 60 ônibus Volkswagen modernizam transporte urbano

A Real Alagoas, empresa de transporte coletivo e fretamento, acaba de expandir sua frota de ônibus com a aquisição de 60 Volksbus 17.230 OD, sendo 50 com transmissão manual e 10 com a caixa automatizada V-Tronic.

Os veículos somam-se aos outros 50 Volksbus que já compõem a frota da empresa para reforçar o transporte de passageiros na cidade de Maceió (AL). Maurício Schwambach, diretor administrativo, aposta nos chassis Volkswagen: "os modelos agregam tecnologias que chegam para ampliar o desempenho dos ônibus, ponto que contou na nossa escolha".

O 17.230 OD é indicado para severas operações de transporte urbano. Adaptável a carrocerias de até 13,2 metros, une robustez e versatilidade. Com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita a instalação do ar-condicionado. 

O Volksbus ainda incorpora embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. Na versão V-Tronic, traz transmissão automatizada para amplificar a dirigibilidade e o excelente custo operacional. 

Equipado com motor MAN D08 EGR (que dispensa o uso do Arla 32), o chassi é aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo.

"A escolha dos Volksbus para a ampliação da frota referenda nosso trabalho no desenvolvimento de produtos adequados para a mobilidade urbana que aliam o melhor custo-benefício à excelência nos serviços de pós-venda", afirma Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America.

Informações: Revista Exame
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Pontos da Nota Salvador poderão ser trocados por créditos para SalvadorCard

Estudantes e ex-estudantes que possuem o cartão do SalvadorCard poderão, a partir desta quarta-feira (27), recarregar as carteirinhas por meio de transferência de créditos do Programa Nota Salvador. A medida foi anunciada hoje pelo prefeito ACM Neto em coletiva no Palácio Thomé de Souza, no Pelourinho, e permitirá a transferência de 30% do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) das notas fiscais.

Inicialmente, a medida beneficiará apenas estudantes, pois os cartões de meia passagem são os únicos que exigem o cadastramento do CPF. A meta da prefeitura é de que o benefício seja ampliado para todos os usuários do transporte coletivo no prazo de até 6 meses. Para tanto, a prefeitura fará a troca dos cartões avulsos por cartões que exijam o cadastro do CPF para demais usuários.

“Em seis meses a gente pretende ampliar esse serviço que está hoje disponível para os estudantes e para quem tem cadastro do SalvadorCard, ou seja, ex-estudantes. A partir dos próximos seis meses, vamos convidar as pessoas que queiram trocar os seus cartões avulsos, sem identificação, por um cartão com identificação. A partir do momento que for feita essa troca, que será gratuita, esse usuário poderá, sim utilizar os créditos da Nota Salvador”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), secretário Fábio Mota”. 

Quem optar pelo serviço poderá converter até R$ 600 em créditos para o cartão de transporte. Uma única pessoa poderá cadastrar até três dependentes para receber os créditos. Assim, quem tiver o cadastro na Nota Salvador e quiser transferir seus pontos para outras pessoas terá o acesso liberado. 

Serviço
Para solicitar o serviço, é preciso solicitar a inclusão do número do CPF em notas fiscais. Em seguida, o usuário precisará efetuar um cadastro no site do Programa (www.nota.salvador.ba.gov.br) informando o número do CPF e uma senha. Após a conclusão do cadastro, o contribuinte poderá incluir os cartões desejados, informando o número do cartão e do CPF da pessoa que será beneficiada. A conversão do crédito solicitado pode levar dez dias para ser depositado no cartão. Já o prazo para a utilização será de 60 dias, a contar da transferência do crédito feita pelo Salvador Card.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a medida populariza o Programa Nota Salvador. “Agora, o cidadão que pedir a nota fiscal no pagamento do ISS vai poder reverter o seu crédito para o SalvadorCard, ou seja, aquele dinheiro que a pessoa gasta todo dia, todo mês, para pagar a passagem do ônibus, agora, poderá ser pago apenas pelo gesto de pedir a nota fiscal. A gente sabe que o transporte público de Salvador, somente nos ônibus, é responsável pela locomoção de cerca de mais de 1 milhão de pessoas”, disse. 

Segundo balanço do titular da Secretaria Municipal da Fazenda, secretário Paulo Souto, 480 mil contribuintes já fizeram o cadastro no Programa Nota Salvador. Um total de R$ 25 milhões já foram convertidos em créditos e sorteados para a população desde o início do programa. 

Por Diogo Costa
Informações: Correio 24 Horas
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Em Porto Alegre, Créditos do cartão TRI poderão ser comprados pela internet

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Usuários do cartão TRI, do transporte público de Porto Alegre, poderão comprar créditos pela internet a partir da semana que vem. O novo sistema de compras será apresentado nesta quinta-feira (28) pela prefeitura da Capital.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que cerca de 950 mil pessoas terão a possibilidade de usar a nova alternativa para a compra de passagens.

Amanhã, também será lançado o novo site do TRI. Através do portal, será gerado um boleto bancário - por meio do qual será possível efetuar o pagamento via home banking, aplicativos de celular, em caixas automáticos ou direto no caixa.

Por Mauro Vieira /Agencia RBS
Informações: Gaucha
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Governo de SP entrega dois trens e a 3ª estação do VLT em Santos

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta quarta-feira (27/04) as obras civis da décima estação do trecho Barreiros – Porto do VLT - e terceira do trecho santista, já finalizadas. Com a Estação Bernardino de Campos, localizada na Av. Francisco Glicério, próximo ao Canal 2, estão finalizados 7km dos 11,5km previstos. A previsão é de que em junho próximo o VLT esteja operando até a Estação Bernardino de Campos. Nesse período, serão realizados testes operacionais entre esta estação e a Estação Pinheiro Machado.

O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários das 7h às 19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Desde o início da operação–teste, em abril de 2015, foram transportados mais de 100 mil usuários. 

Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. As estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, em Santos, além do Terminal Barreiros, em São Vicente, estarão operando até dezembro de 2016. 

Desembarcaram na Baixada Santista 14 VLTs. A chegada do 15º VLT está prevista para julho. Em 2017 serão entregues os sete veículos restantes do total de 22 VLTs contratados.

Características do VLT: 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
  
Integração  
Um passo importante para o sucesso do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), do qual faz parte o VLT, é a integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da Baixada Santista. Ocorrerá em  duas etapas: com as linhas intermunicipais, a previsão é junho de 2016 envolvendo, preliminarmente, 37 linhas gerenciadas pela EMTU/SP e que circulam no raio de 400 metros ao longo da linha do VLT. Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros por dia. A integração com as linhas municipais deve ocorrer até o final de 2016. 

Informações: EMTU SP
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VLT começa a operar em 22 de maio entre rodoviária e Santos Dumont

O primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entrará em operação comercial no dia 22 de maio, segundo o prefeito Eduardo Paes, que informou a nova data em entrevista ao GLOBO. O anúncio oficial será feito ainda nesta semana. De acordo o prefeito, o funcionamento do VLT terá impacto no trânsito de algumas ruas do Centro.

— A gente vai começar de novo a mudar mão no Centro. Então preparem-se para momentos de transtorno de novo. Mas, desta vez, é no modo definitivo — alertou.

A primeira linha fará a ligação entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas avenidas Rodrigues Alves e Rio Branco, em cerca de 30 minutos. A última previsão era de que o sistema fosse inaugurado até o fim de abril, mas ainda há obras pelo caminho. Há duas semanas, O GLOBO mostrou que os testes com as composições ainda enfrentavam obstáculos por causa dos canteiros e de problemas na energização dos trilhos.

O VLT será inaugurado com 18 estações, conforme o compromisso assumido pelo Rio para os Jogos Olímpicos. Outras onze estações, entre Central e Praça Quinze, ficarão prontas somente no segundo semestre. Já as últimas três, que serão instaladas na Rua Marechal Floriano, deverão ser entregues em 2017.

Da frota total de 32 trens, nove começarão a circular a partir de maio. Cada composição terá capacidade para levar até 420 pessoas. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio bilhete dentro do VLT. O preço da passagem será o mesmo que o dos ônibus municipais: R$ 3,80. Quem tentar burlar o sistema, deixando de pagar passagem, poderá ser multado em R$ 170. Fiscais usarão máquinas para verificar se o usuário validou seu tíquete.

Nas ruas do Centro, a prefeitura tem investido em campanhas para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados com o início da circulação dos bondes modernos.

Informações: O Globo
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Criação da linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros” sábado, dia 30

A SPTrans informa que a partir do dia 30, sábado, será criada a  linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros”, que substituirá as linhas 209C/10 “Metrô Santana – Vila Madalena”, 177P/10 “Casa Verde – Butantã” e 9701/10 “Hospital Cachoeirinha – Santana”. Os usuários das linhas 209C/10 Metrô Santana – Vila Madalena” e 177P/10 “Casa Verde – Butantã” terão a opção de utilizarem as linhas 175P/10 “Metrô Santana – Ana Rosa”, 7272/10 “Mercado da Lapa – Pça Ramos de Azevedo”, 7281/10 “Lapa – Pça. Ramos de Azevedo”, 7282/10 “Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo” e 917H/10 “Term. Pirituba – Metrô Vila Mariana”.

Abaixo, segue o itinerário da nova linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros”:

Ida: Av. Cruzeiro do Sul o Rua Duarte de Azevedo – Rua Voluntários da Pátria – Av. Braz Leme – Ponte da Casa Verde – Av. Abraão Ribeiro – Vd. Pacaembu – acesso – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Contorno – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Av. Pacaembu – Pça Charles Miller – Av. Arnolfo de Azevedo – Rua Alm. Pereira Guimarães – Rua Tácito de Almeida – Rua Cardoso de Almeida – Av. Dr. Arnaldo – Rua Card. Arcoverde – Rua Baltazar Carrasco – acesso – Rua Chopin Tavares de Lima – Rua Sumidouro – Rua Gilberto Sabino  Term. Pinheiros.

Volta: Term. Pinheiros – Rua Capri – Rua Paes Leme – Largo de Pinheiros – Rua Teodoro Sampaio – Av. Dr. Arnaldo – Rua Cardoso de Almeida – Rua Alm. Pereira Guimarães – Av. Arnolfo de Azevedo – Pça Charles Miller – Av. Pacaembu – Av. Auro Soares de Moura Andrade – contorno – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Av. Pacaembu – Vd. Pacaembu – Av. Abraão Ribeiro – Rua Baronesa de Porto Carrinho – Av. Rudge – Ponte da Casa Verde – Av. Braz Leme – Rua Darzan – Av. Cruzeiro do Sul - Rua Conselheiro Saraiva - Av. Cruzeiro do Sul.

Técnicos da SPTrans estarão acompanhando.

Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Especialistas defendem faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói

terça-feira, 26 de abril de 2016

Uma medida considerada importante por todos os debatedores para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana é a reserva de uma faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói para poupar os usuários de transporte público de engarrafamentos e permitir a conexão entre o Transbrasil e futuros corredores do Leste Fluminense.

Antes da última licitação da Ponte, realizada em 2015, o governo estadual sugeriu à ANTT que incluísse a construção de um BRT nas exigências do grupo vencedor, mas o pedido foi rejeitado. A agência reguladora apontou como motivos para a recusa, na ocasião, questões de segurança e impacto no trânsito.

“Perdemos uma grande oportunidade, mas não desistimos que pelo menos uma faixa seletiva seja utilizada nas horas de pico quando a gente tiver os BRTs da RJ-104 (Niterói-Itaboraí, via Alameda São Boaventura)e do eixo Niterói-Itaboraí (também propostas pela Fetranspor)”, afirmou Richele Cabral.

Para Richele, a resistência em relação à faixa seletiva é da concessionária Ecoponte, que poderia perder parte da arrecadação se os donos de carros passassem a usar ônibus, motivados pela redução do tempo de viagem.

Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil, criticou que os passageiros de transporte coletivo sejam punidos para beneficiar os automóveis, que perderiam uma faixa em cada sentido se o projeto fosse executado. E cobrou que o poder público exerça o papel de definir regras para seus prestadores de serviço. “É uma loucura pensar que esta seja uma decisão da concessionária. Se a gente tivesse uma autoridade de transporte, capacidade de tomada de decisão, não seria escolha do setor privado. A gente está falando de transporte para a população. É interesse público.”

A Ecoponte informou que não está em estudo faixa preferencial porque a medida não está prevista no contrato de concessão, válido até 2045. “A faixa seletiva da Ponte não pode esperar”, reforçou Gerard Fischgold, da Câmara.

Por Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia
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