Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Tesouro autoriza empréstimo de R$ 215 milhões para reforma do metrô de Teresina

terça-feira, 22 de março de 2016

A Secretaria do Tesouro Nacional autorizou o Governo do Estado do Piauí a solicitar um empréstimo de R$ 215 milhões para ampliação e modernização da estrutura do metrô da capital. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (21), o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Sobral, afirmou que com a autorização o Estado poderá realizar ainda neste semestre o processo licitatório para iniciar as obras.

"Esse valor faz parte de um recurso total de R$ 445 milhões, o restante é do Orçamento Geral União, mas com essa autorização da STN já poderemos começar. Inicialmente, esse dinheiro será utilizado para melhorias da estrutura existente. Teremos a duplicação da linha, mais uma ponte no rio Poti, mais três viadutos na região central de Teresina e a compra de 8 trens novos para melhorar o atendimento ao usuário do sistema", informou o presidente da CMTP.

De acordo com Antônio Sobral, o metrô de Teresina seguirá o modelo usado em Fortaleza. "O metrô terá um novo padrão de eficiência e com certeza trará mais conforto para o usuário. Com esses novos trens que vão chegar, teremos não só mais conforto como a diminuição no tempo de espera", acrescentou.

Atualmente, o metrô de Teresina atende cerca de 8 mil pessoas em uma única linha que liga a zona Sudeste ao Centro da cidade. Dentre as melhorias previstas pela CMTP, está a ampliação para outra zonas.

Por Lucas Marreiros
Informações: Cidade Verde
READ MORE - Tesouro autoriza empréstimo de R$ 215 milhões para reforma do metrô de Teresina

Em BH, Nova Lima terá ônibus do Conexão Aeroporto até Confins

sábado, 19 de março de 2016

Depois de BH, Betim e Contagem, Nova Lima será o quarto município da Região Metropolitana a contar com o serviço de ônibus executivo direto Conexão Aeroporto, até o Aeroporto Internacional de Confins. A previsão é de viagens de hora em hora, com passagens custando em torno de R$ 37. Pelo menos três horários diários serão estendidos na MG-030 até o Posto Jambreiro, no Ouro Velho Mansões, já na área urbana de Nova Lima.
foto: Villela Design/Divulgação

A operação, que utilizará como ponto de embarque e desembarque uma sala vip na Alameda Oscar Niemeyer, no Vila da Serra, foi acertada entre a empresa Saritur, concessionária da Nova Linha, e o prefeito Cássio Magnani (PMDB), há cerca de uma semana. No local funcionará a Unidade Vila da Serra, base da Prefeitura de Nova Lima que descentralizará serviços da administração municipal com postos das polícias Civil, Militar, Guarda Municipal, brigada de incêndio e associações de bairro.

Enquanto a construção, cujas obras estão previstas para começar até setembro, não começa, o Conexão Aeroporto de Nova Lima utilizará um terminal provisório, que será montado já a partir da próxima segunda-feira (21). Um banner será instalado no local para informar moradores e futuros usuários. Para usar a unidade, a Saritur assinará um convênio de uso precário com o município.

A Unidade Vila da Serra será erguida com recursos provenientes da Associação dos Empreendedores do Vila da Serra. O custo da construção, de cerca de 300 metros quadrados, é estimado em R$ 600 mil.

PISTA EXCLUSIVA Segundo o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Geraldo, Magela Alvim, o serviço fará viagens diretas, usando a pista exclusiva do Move na Avenida Antônio Carlos – a exemplo das demais linhas do Conexão Aeroporto. Somente os horários que fizerem o atendimento ao Ouro Velho Mansões terão paradas em Nova Lima, incluindo o ponto a ser erguido no Vila da Serra. “Até a unidade ficar pronta, a Saritur começa a operar provisoriamente no local”, explica Alvim.

Procurada, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que a criação da linha está sendo analisada por técnicos da Superintendência de Transporte Metropolitano. A Saritur não retornou os contatos da reportagem. Concessionária do aeroporto, a BH Airport disse desconhecer detalhes da operação.

Por Bruno Freitas
Informações: Estado de Minas
READ MORE - Em BH, Nova Lima terá ônibus do Conexão Aeroporto até Confins

CBTU João Pessoa recebe mais um VLT

A terceira composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chegou na manhã deste sábado (19) a João Pessoa, por volta das 8h. O equipamento deverá começar a funcionar para a população até o fim do primeiro semestre deste ano.

Esta á terceira das oito composições previstas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa e que fazem parte da modernização do sistema de trens da região metropolitana. O VLT chegou da cidade de Barbalha (CE), onde fica a fábrica Bom Sinal que o produz, após pouco mais de dois dias de viagem. Conforme a CBTU, a terceira composição segue em fase de testes e avaliações técnicas em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Ainda de acordo com a CBTU, até o fim do projeto de modernização do sistema local, a CBTU receberá mais cinco trens novos, sendo que o quarto deverá chegar à Paraíba no segundo semestre deste ano. As datas para as demais aquisições ainda não foram divulgadas. 

Duas composições do VLT estão em operação comercial desde janeiro do ano passado.

Informações: PB Agora
READ MORE - CBTU João Pessoa recebe mais um VLT

No DF, Ceilândia e Gama recebem novas linhas de ônibus

Novas linhas de ônibus vão passar a atender a comunidade do Pôr do Sol, em Ceilândia, e o centro do Gama, no Distrito Federal, a partir deste sábado (19). A linha circular 3208 levará passageiros do Terminal do Gama Sul à área central. Serão viagens a cada 20 minutos, das 6h às 20h. Em Ceilândia, a linha 933.2 da viação Marechal, vai atender a comunidade Pôr do Sol. Quatro micro-ônibus, com capacidade para 50 passageiros sentados, funcionarão das 5h às 22h46 durante a semana, e das 5h às 22h30 nos finais de semana.
(Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)

A nova linha de Ceilândia fará o trajeto do terminal do P Sul, passando por dentro Pôr do Sol, Guariroba, Ceilândia Centro e Feira dos Goianos até o Taguacenter. A previsão é de que a mudança atenda cerca de 10 mil passageiros. O valor da tarifa será de R$ 2,25.

Integração
O DFTrans retirou duas linhas que saíam da Vila Departamento de Viação de Obras (Vila DVO), no Gama, com destino às W3 Sul e Norte. O objetivo é melhorar o serviço e dar mais opções aos passageiros durante o dia, já que a 0.219 faz apenas duas viagens e a 219.1 faz apenas a ida.

Com as modificações, quem quiser ir à W3 Norte poderá pegar a linha 3305 para o Terminal Gama Sul e de lá embarcar no ônibus da linha 217.2. Para atender à demanda, o número de viagens diárias saltou de 49 para 62 e o itinerário foi ampliado.

Informações: G1 DF
READ MORE - No DF, Ceilândia e Gama recebem novas linhas de ônibus

Sistema de BRT começa segunda-feira em Aracaju

A partir de segunda-feira, 21, os usuários do transporte coletivo começam a viver uma nova realidade. A Prefeitura Municipal de Aracaju entregou os primeiros ônibus do sistema de BRT (Bus Rapid Transport), que marcam o início da transformação no cenário urbano de Aracaju.

Através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o novo sistema irá agilizar em cerca de 20% o tempo dos trajetos. São dez ônibus que começam a circular na cidade realizando o trajeto Marcos Freire - Mercado/ Mercado - Atalaia. A novidade vai gerar mais agilidade, segurança e economia para o transporte público, promovendo um trânsito com mais fluidez em toda a cidade. O valor da tarifa permanece o mesmo que as linhas convencionais, e o embarque continua sendo feito nos terminais de integração normalmente.

Os novos veículos, todos com câmbio automático e motor traseiro, são zero quilômetro, com capacidade para 120 pessoas, e contam com Wi-fi, GPS, câmera, espaço interno amplo para facilitar a locomoção e acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O projeto é do arquiteto Jaime Lerner, responsável pela implantação do BRT em Curitiba. "É importante dissociar uma ideia errada que as pessoas têm. BRT não é um ônibus, é o sistema, com a infraestrutura dos corredores, a tecnologia que vai gerenciar esses corredores e os ônibus em si. Isso envolve ônibus 'padron', articulados, diversos tipos de veículos", esclarece o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp), Alberto Almeida. 

Estrutura
Inicialmente, o sistema nas vias aracajuanas começa a funcionar apenas com a utilização da faixa exclusiva, onde deverão circular todos os ônibus, mas o projeto também contempla corredores com plataforma. "Há cidades que utilizam apenas vias com canaletas, outras utilizam via com presença de plataformas. Isso varia de acordo com a realidade física de cada local, mas a funcionalidade e eficácia do sistema é a mesma", afirma Alberto Almeida.

A fiscalização será feita pela SMTT, que dará início a um período de ações educativas para orientar os condutores. As pistas estão identificadas com a cor azul. "A SMTT irá monitorar tudo isso, e após o prazo de adaptação quem desrespeitar as faixas será autuado", explica diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro.

Informações: Jornal do Dia 
READ MORE - Sistema de BRT começa segunda-feira em Aracaju

Mil ônibus Mercedes-Benz com capacidade para transportar mais de 200 pessoas circulam em São Paulo e Rio de Janeiro

quarta-feira, 16 de março de 2016

Marco inédito é atingido pela marca no atendimento aos sistemas de transporte coletivo urbano de alta demanda: como corredores, faixas exclusivas e BRT

Com 23 metros de comprimento, o superarticulado se destaca pelo grande volume de passageiros, otimizando o transporte e a mobilidade urbana

Veículo Mercedes-Benz assegura conforto e segurança para os usuários, com reduzido índice de emissões, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental

A Mercedes-Benz acaba de alcançar o marco de 1.000 unidades do superarticulado vendidas no Brasil. Lançado em outubro de 2012, este veículo inovou ao oferecer ao mercado um chassi para ônibus articulado de 23 metros de comprimento e 4 eixos, trazendo mais agilidade no trânsito e capaz de transportar mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna.

“Disponíveis nas versões O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto), nosso superarticulado atende plenamente às características de todos os sistemas de transporte coletivo urbano do País, seja por corredores, faixas exclusivas ou BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O sucesso do veículo é crescente especialmente em grandes regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nenhuma outra marca alcançou um volume de venda tão expressivo para um ônibus de grande capacidade”.

De acordo com o executivo, o milésimo veículo irá circular em São Paulo. “A cidade possui mais de 80% dos superarticulados vendidos pela Mercedes-Benz no mercado brasileiro. Aliás, estes ônibus atendem, desde já, às diretrizes da reorganização do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo. No que se refere aos veículos, haverá uma maior demanda por ônibus de grande porte, como o nosso superarticulado, modelo já amplamente aprovado na capital paulista”.

O Rio de Janeiro é outro mercado importante que conta com a participação dos ônibus superarticulados da Mercedes-Benz em operação. “Em 2016 serão 100 unidades do veículo para atender principalmente o grande volume de pessoas e importantes eventos que acontecerão na cidade”, ressalta Walter Barbosa.

Líder destacada nas vendas de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz está presente de forma absoluta nos sistemas de transporte coletivo urbano no País, com cerca de 70% de participação, seja em corredores e faixas exclusivas ou em linhas alimentadoras e distribuidoras. Dos superarticulados aos veículos do tipo padron, básicos e micro, os ônibus da marca proporcionam conforto e segurança aos passageiros e motoristas. Ao mesmo tempo, oferecem reduzido custo operacional, robustez e resistência, assegurando rentabilidade para os clientes e eficiência para os gestores do transporte.

Benefícios para os usuários, a mobilidade urbana e o meio ambiente

Os ônibus superarticulados da Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas BRT do Brasil. Entre eles, o Expresso Tiradentes, de São Paulo; a Transoeste e a Transcarioca, no Rio de Janeiro.

Os ônibus O 500 vêm conquistando crescente sucesso no mercado devido também à ampla satisfação dos passageiros, tanto pela oferta de maior número de assentos, quanto pelo maior espaço do salão interno e pelo conforto da suspensão a ar em todos os seus quatro eixos.

Graças à notável capacidade para grande volume de passageiros, o veículo otimiza o transporte e a mobilidade urbana. Além disso, se destaca pelo conforto e segurança para os usuários, bem como pelo reduzido índice de emissões, graças à exclusiva tecnologia BlueTec 5, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental.

Solução inovadora da Mercedes-Benz, o superarticulado também vem ganhando a aprovação crescente dos operadores, principalmente pelo baixo consumo de combustível e a grande comunização de componentes com os outros chassis de ônibus Mercedes-Benz, o que resulta num custo operacional altamente competitivo. “Outro importante diferencial destes veículos é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização diária e não apenas nos horários de pico, aumentando as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte de passageiros”, ressalta Walter Barbosa.

Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados

A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos articulados conta, atualmente, com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto).

Os modelos Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRTs, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

Assessoria especializada e BRT e sistemas de transporte

Além da mais completa linha de chassis de ônibus, a Mercedes-Benz também oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, com apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.

A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.

Informações: Segs
READ MORE - Mil ônibus Mercedes-Benz com capacidade para transportar mais de 200 pessoas circulam em São Paulo e Rio de Janeiro

SPTrans faz parceria com a Autopass para recarga compartilhada do Bilhete Único e BOM em máquinas no Metrô

Iniciativa da SPTrans permite que o Bilhete Único e o BOM  possam ser carregados em uma mesma máquina. Serão beneficiados usuários de transporte coletivo em toda Região Metropolitana de São Paulo, incluindo os dos ônibus municipais de São Paulo,  dos ônibus intermunicipais, do Metrô e da CPTM.

A SPTrans finalizou o processo de credenciamento da Autopass, empresa de soluções e serviços em bilhetagem eletrônica, voltada para a mobilidade urbana como revendedora de créditos do Bilhete Único. A assinatura do contrato ocorreu nesta quarta-feira, dia 16 de março.

Com essa iniciativa, as máquinas de recarga atualmente dedicadas exclusivamente à venda de créditos do BOM passarão a carregar também os cartões do Bilhete Único. Esse compartilhamento agilizará o processo de venda de créditos.

A implantação dos novos equipamentos deverá ocorrer de forma gradativa e será concentrada inicialmente nas estações de Metrô, sendo uma contribuição efetiva para a solução dos problemas de fila no atendimento dos usuários do Bilhete Único.

O cronograma de implantação dos novos equipamentos será divulgado na próxima semana.

O acordo firmado entre SPTrans e Autopass integra esforços de todos os envolvidos na operação dos serviços de transporte na Região Metropolitana de São Paulo, no sentido de facilitar o acesso ao crédito eletrônico de transporte, colaborando com a redução do volume de dinheiro em circulação nos veículos e estações, em favor do menor tempo de viagem e maior segurança dos usuários.

Os usuários do Bilhete Único têm à sua disposição, além das máquinas de autoatendimento, outros 9 mil postos de recarga como terminais de ônibus, postos da SPTrans e pontos comerciais. As compras ainda podem ser feitas na Loja Virtual da SPTrans (em sptrans.com.br) e o aplicativo Zuum para telefones celulares.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
Informações: Blog Meu Transporte
READ MORE - SPTrans faz parceria com a Autopass para recarga compartilhada do Bilhete Único e BOM em máquinas no Metrô

Grande Recife: Linhas de ônibus são reforçadas, confira:

terça-feira, 15 de março de 2016

A partir da próxima quarta-feira (16), quatro linhas de ônibus que circulam pelo Centro do Recife e pela Zona Norte da Região Metropolitana receberão ajustes na operação com aumento de frota e viagens. 

Os usuários das linhas 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ganharão um veículo a mais em cada linha, além de nove viagens a mais na 107, seis a mais na 116 e mais nove viagens na 202. Com esses acréscimos os usuários terão a redução do tempo de espera das linhas, principalmente nos horários de pico da manhã e da tarde. 

Outro ajuste acontecerá na linha 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). As viagens expressas realizadas por esta linha passarão a ser semi-expressas, ou seja, os veículos irão realizar embarque e desembarque nos TIs Barro e Macaxeira e nas paradas da Cidade Universitária e Ceasa, localizadas na BR-101.

Confira abaixo os pontos que a linha passará a atender:

CDU
Sentido Barro/Macaxeira – Parada nº190169 na pracinha do Terminal de Engenho do Meio.
Sentido Macaxeira/Barro – Parada nº190032 em frente ao Quartel do Exército, logo após o cruzamento da BR-101 com a Av. Prof. Luiz Freire.

CEASA
Sentido Barro/Macaxeira - Parada nº190167 do lado oposto a Ceasa, próxima a passarela de pedestre.
Sentido Macaxeira/Barro – Parada nº190033 localizada em frente a Ceasa. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT
READ MORE - Grande Recife: Linhas de ônibus são reforçadas, confira:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960