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Expansão do metrô e VLT do DF vai receber recursos federais

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O governador Rodrigo Rollemberg e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinaram nessa quarta-feira (16) o repasse de recursos para a contratação dos estudos e projetos para as obras de expansão do Metrô e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Distrito Federal.

No total, são R$ 103 milhões, verba do Pacto da Modalidade Urbana, do Ministério das Cidades, R$ 77 milhões destinados à Linha 2 do metrô, que vai interligar a área central e a Asa Norte, e R$ 26 milhões para a Linha 1 do VLT, que vai abranger toda a avenida W3, Sul e Norte.

O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Lopes, disse que a contratação de estudos de viabilidade torna o processo mais lento, mas é importante para uma melhor execução.

O governador Rodrigo Rollemberg afirmou que ainda foram aprovados R$ 50 milhões, também do PAC da Mobilidade, para as obras na DF-047, a via que dá acesso ao Aeroporto JK.

Após a solenidade, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou que, mesmo com a crise econômica, nenhum dos investimentos públicos serão paralisados.

A licitação para contratação das empresas que vão realizar os estudos deve ser lançada em fevereiro.

Por Leandro Martins
Informações: Rádio Agência Nacional

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Prefeito do Rio anuncia o fechamento de tráfego de novo trecho da Rio Branco

O prefeito Eduardo Paes anunciou que, a partir de janeiro, a Avenida Rio Branco será fechada ao tráfego, entre a Nilo Peçanha e Cinelândia, como parte das mudanças na urbanização do Centro e da Zona Portuária. Só poderão passar pedestres e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 
Prefeitura do Rio testa o VLT na Zona Portuária (Foto: Marcelo Elizardo/G1)

Os fechamentos programados são feitos para obras do Porto Maravilha e também para a implantação do VLT, que terá 28 km de extensão e ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro. O novo meio de transporte terá integração entre metrô, trem, barcas e aeroporto. Atualmente, somente ônibus e táxis podiam circular pela avenida. Carros de passeio estão  proibidos.

O primeiro VLT já passou por testes no Rio 2015. A conclusão das obras e o início das operações estão previstos para os primeiros seis meses de 2016.

O VLT deve conectar outros modais por meio de seis linhas e 42 estações. A secretaria informou que por meio do novo transporte, os passageiros poderão fazer conexão com outras modalidades de transporte nas interligações com a Rodoviária Novo Rio, Central do Brasil, (trens e metrô), barcas, o Aeroporto Santos Dumont, além de BRT's, linhas de ônibus convencionais e o Teleférico do Morro da Providência.

A prefeitura informou que cada veículo do VLT transportará 420 passageiros e que, com todas as linhas em operação, o sistema transportará até 285 mil passageiros por dia.

A informação foi veiculada com exclusividade no RJTV desta quinta.

Informações: G1 Rio

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Metrô Salvador: integração inicial terá 55 ônibus em dez linhas

A integração com o metrô terá, inicialmente, 55 ônibus em dez linhas, segundo o secretário de Mobilidade da capital, Fábio Mota, começando 2 de janeiro. "Serão três estações de integração: Retiro, Acesso Norte e Lapa. O cidadão pegará o ônibus, seguirá para uma destas estações e dará sequência de metrô", disse Mota, nesta quarta-feira, 16.

Uma comissão de mobilidade com membros do governo estadual e prefeitura, além das empresas de ônibus e concessionária CCR Metrô Bahia, avaliará o processo da integração.

Serão quatro linhas na Estação Retiro: Capelinha-Lapa-Campo Grande; Fazenda Grande do Retiro-Lapa; São Caetano-Lapa e, ainda, Bom Juá-Lapa. No Acesso Norte, três linhas: Pernambués-Lapa; Resgate-Lapa e Vale dos Rios-Stiep-Lapa. Na Lapa, três linhas: Lapa-Chame-Chame; Lapa-Barra Avenida-Barra; e Lapa-Garibaldi-Ondina.

"O número de ônibus e linhas pode ser adequado para mais ou para menos, a depender da demanda", disse Mota. A avaliação deve durar 90 dias.

Cobrança de Tarifa
Após impasses e meses de negociação entre governo do estado, prefeitura da capital e empresários de ônibus, o metrô de Salvador vai começar a cobrar passagem a partir do dia 2 de janeiro, e não mais na próxima quarta-feira, como era previsto.

O valor, apesar de ainda não ter sido oficialmente definido, deve ser o mesmo cobrado pelos ônibus urbanos  (R$ 3,30, a partir do próximo mês). O anúncio foi feito nesta quarta pelo governador Rui Costa, durante entrega de ambulâncias no Centro Administrativo.

"A ideia é que a tarifa seja do mesmo valor da passagem cobrada a partir de janeiro no ônibus urbano", revelou Rui Costa. Além disso, ele informou que a estação do metrô de Pirajá será inaugurada  próxima terça-feira e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Hoje, a tarifa de ônibus em Salvador é de R$ 3, mas subirá para R$ 3,30 em janeiro. O aumento segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - que deve superar 10% até o final do ano.

O contrato de concessão assinado pela prefeitura com os consórcios que operam o sistema estabeleceu, em 2014, que o indicador será utilizado como base para reajustar tarifas até 2016.

Operação comercial
Rui Costa informou que, para quem quiser antecipar, a venda de bilhetes para o metrô começará na próxima segunda, apesar de a cobrança só ser iniciada em janeiro. Segundo ele, esses bilhetes já serão utilizados na integração entre os sistemas de ônibus e metrô.

Costa disse que tratará do assunto com o prefeito ACM Neto para definir como será feita a integração: "Pretendo conversar com ele. A população pagará uma só passagem de ônibus e metrô".

A inauguração da Estação Pirajá e o início da operação comercial do metrô trarão benefícios para a população, previu Rui Costa. "Vai melhorar muito a vida das pessoas, possibilitar que o sistema de ônibus se reorganize e diminuir engarrafamentos", pontuou.

Isso deve acontecer, explicou o governador, porque os ônibus levarão as pessoas à Estação Pirajá para que utilizem o metrô para ir ao Centro: "Vamos ter ônibus nas extremidades, liberando o miolo, o entorno do Iguatemi e (avenida) Bonocô, áreas bem engarrafadas que ficarão livres, permitindo que o trânsito melhore".

Usuários acham 'justa' tarifa no mesmo valor do ônibus

Passageiros do metrô acham “justa” a tarifa no mesmo valor do ônibus, mas pedem que a integração seja realizada de maneira efetiva para não gerar maiores custos.

“Achei até que o bilhete seria  mais caro. O metrô é rápido, tem ar-condicionado e não tem superlotação. O valor de R$ 3,30 termina sendo bom para a gente”, disse a agente de limpeza Maria Edna Teixeira.

A Estação Pirajá é o oitavo terminal da linha 1 do metrô de Salvador e encontra-se em fase final para a inauguração, que marca o término do projeto original do metrô de Salvador.

A linha 1 já conta com as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá. Também está em fase de projeto a construção do tramo 3 do metrô, que vai incluir duas estações à linha 1, levando o sistema até o bairro de Cajazeiras.

A área da Estação Pirajá é de 6.185 m², com duas plataformas laterais. O terminal possui escadas rolantes, elevadores, bicicletário e banheiros.

Por Luan Santos
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Em Blumenau, Sindicato prevê paralisação de ônibus a partir do meio-dia

A possibilidade de uma nova paralisação no transporte público de Blumenau foi anunciada pelo sindicato dos trabalhadores da categoria, o Sindetranscol, na manhã desta quinta-feira. Motivada pelo atraso no pagamento do 13º salário dos funcionários das três empresas que formam o Consórcio Siga _ Rodovel, Verde Vale e Glória _ a possível suspensão do serviço está prevista para ocorrer a partir do meio-dia.

Diferente dos outros meses, quando os ônibus nem chegavam a deixar as garagens das empresas ou os terminais, desta vez os motoristas e cobradores prometem estacionar em frente e no entorno da prefeitura, conforme o sindicato. A medida, anunciada como uma forma de protesto diante do possível descaso do poder público com a situação dos trabalhadores, só será suspensa caso os depósitos ocorram antes do meio-dia.

De acordo com o assessor jurídico do Sindetranscol, Léo Bittencourt, caso ocorra, a paralisação será por tempo indeterminado.

— Todo mês é essa agonia. A intervenção (do poder público na Glória e no Siga) não resultou em nada e a prefeitura também não tomou nenhuma medida para garantir que os trabalhadores recebessem as parcelas do 13º. Já estamos cansados de fazer paralisações, agora vamos entregar os ônibus para o prefeito — criticou.

Bittencourt calcula que até 180 veículos poderão deixar de circular. Ainda segundo ele, nenhum ônibus irá parar caso esteja transportando passageiros. Primeiro todos os usuários serão deixados nos terminais ou em estações de pré-embarque e só então o motorista deve seguir para o protesto.

— Os desdobramentos da paralisação serão discutidos amanhã com os trabalhadores. Rodovel e Verde Vale nos sinalizaram que devem pagar até amanhã (sexta-feira), mas a Glória não — disse.

Até o meio-dia desta quinta-feira representantes do poder público e do Seterb ainda não tinham sido localizados para comentar o assunto.

Informações: Jornal de Santa Catarina

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Em SP, Três ônibus trazem novas tecnologias ao transporte público

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Três ônibus com tecnologias novas foram apresentados pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Transportes nesta quarta-feira, dia 16, na Estação de Transferência de Itaquera, na Zona Leste. Um dos veículos tem painéis externos de cristal líquido para exibir informações em tempo real sobre as paradas do trajeto. Outro, chegou equipado com os mesmos painéis, mas funcionando com tecnologia de lâmpadas de LED. Já a terceira novidade é um ônibus totalmente movido a bateria e com 15 metros de extensão.

O secretário Jilmar Tatto e o prefeito Fernando Haddad vistoriaram os veículos e contaram detalhes sobre os testes que serão feitos nos equipamentos pela SPTrans, empresa responsável pelo gerenciamento de ônibus na cidade de São Paulo. Em seguida, viajaram na Linha 4310 Itaquera/Parque Dom Pedro II, que liga o bairro da Zona Leste à região central e é conhecida como Golden Line.

O prefeito demonstrou entusiasmo com as novas alternativas em desenvolvimento. “O teste desse tipo de ônibus é importante para São Paulo, para a diminuição da poluição sonora e atmosférica. Esses ônibus ainda são importados, mas logo serão produzidos no Brasil, o que isso significa dizer que teremos uma alternativa ao ônibus a diesel”, declarou Haddad.

Já o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, explicou como serão feitos os testes com ônibus iluminados com LED, iguais aos que estão circulando enfeitados para o período de festas de Natal e Ano Novo.  “A engenharia da SPTrans está finalizando o projeto e iremos colocar esses ônibus iluminados para operar, primeiramente, nas linhas noturnas, de modo a tornar os veículos mais visíveis aos usuários”, afirmou o secretário.

Painéis informativos

Os painéis externos dos ônibus irão funcionar vinculados aos equipamentos de GPS dos veículos, ou seja: quando o ônibus partir do terminal principal  displays irão informando os principais pontos de parada e atualizando os dados à medida em que for se aproximando do ponto final.

Serão dois painéis por veículo, um de cada lado. Os dois primeiros veículos com essa tecnologia são do modelo articulado e pertencem à empresa Campo Belo, que deve colocar os carros em operação nos próximos dias.

Bateria é mais uma aposta para o futuro

O ônibus a bateria é outra novidade. Já há um veículo desse tipo circulando desde julho em São Paulo e ele tem 12 metros de comprimento. O que foi apresentado nesta manhã, porém, tem extensão maior: são 15 metros e as baterias ficam armazenadas no assoalho, o que deixa o veículo mais confortável para os passageiros.

Apesar de o modelo estar sendo testado, o ônibus movido a bateria é uma aposta que está sendo estudada para, no futuro, ser mais uma alternativa ao uso do diesel. A previsão é que até o final de fevereiro de 2016 ele esteja operando na cidade.

Golden Line com wi-fi e ar condicionado

A Linha 4310/10, batizada de Golden Line, opera com 100% da frota formada por veículos articulados. Eles também são equipados com wi-fi e mais da metade da frota operando a linha já tem ar condicionado. “Com as faixas exclusivas as pessoas conseguem economizar tempo e enquanto estão no transporte podem ficar na internet e viajar confortavelmente”, observou durante a viagem de ônibus o prefeito Haddad.

Desde o início de 2015, a cidade já ganhou 354 ônibus com wi-fi e 670 estão equipados com ar condicionado. A frota também recebeu câmeras em ônibus e renovou todas as catracas eletrônicas, agora mais modernas e seguras para os usuários.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
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CET SP implanta redução de velocidade máxima em mais 14 vias

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima sexta-feira (18/12) a redução de velocidade máxima em mais 14 vias da capital. As alterações acontecerão na Rua Manoel Barbosa, Avenida Raimundo Pereira de Magalhaes, Estrada de Perus, Avenida Guido Caloi, Avenida Giovanni Gronchi, Estrada do Alvarenga, Avenida José Maria Whitaker, Rua Alvinópolis, Avenida Antônio Batuíra, Avenida Queiroz Filho, Rua Cerro Corá, Rua Conselheiro Moreira de Barros, Avenida Duque de Caxias e Rua Mauá.

A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida. Serão instalados faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças e utilizadas 200 placas de sinalização.

O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes, como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.


Alterações no Sistema Viário

Rua Manoel Barbosa
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Praça Manoel de Souza Araújo e a Avenida Fuad Luftalla (trecho com 0,4 km de extensão).

Avenida Raimundo Pereira de Magalhaes
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Joana Pedroso dos Santos e a Avenida Fiorelli Peccicacco (trecho com 2,2 km de extensão).

Estrada de Perus
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Via Anhanguera e a Avenida Doutor Sylvio de Campos (trecho com 3,5 km de extensão).

Avenida Guido Caloi
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Ponte Transamérica e a Avenida Guarapiranga (trecho com 1,5 km de extensão).

Avenida Giovanni Gronchi
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Morumbi e a Avenida João Dias (trecho com 7,1 km de extensão).

Estrada do Alvarenga
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Nossa Senhora de Sabará e a Estrada Pedreira - Alvarenga (trecho com 5,7 km de extensão).

Avenida José Maria Whitaker
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Professor Ascendino Reis e a Avenida Afonso Mariano Fagundes (trecho com 1,8 km de extensão).

Rua Alvinópolis (Sentido Centro)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre o Viaduto Dona Matilde e a Rua Mirandinha (trecho com 0,7 km de extensão).

Avenida Antônio Batuíra
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida das Nações Unidas e a Avenida Pedroso de Morais (trecho com 0,7 km de extensão).

Avenida Queiroz Filho
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Praça Apecatu e a Rua Cerro Corá (trecho com 1,1 km de extensão).

Rua Cerro Corá
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h nos seguintes trechos:
•         Entre a Rua Pio XI e a Rua Bariri – Sentido Centro (trecho com 0,2 km de extensão).
•         Entre a Rua Laura Vicunã e a Rua Alice Macuco Alves – Sentido Centro (trecho com 0,2 km de extensão).
•         Entre a Rua Ajuricaba e a Rua Paumari - Sentido Bairro (trecho com 0,2 km de extensão).

Rua Conselheiro Moreira de Barros
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Voluntários da Pátria e Avenida Parada Pinto (trecho com 2,3 km de extensão).

Avenida Duque de Caxias / Rua Mauá
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre o Largo do Arouche e o Viaduto General Couto de Magalhães (trecho com 1,4 km de extensão).


A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.  

Informações: Prefeitura de SP

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Aplicativo SIU Mobile disponibiliza informações sobre ônibus de BH, com funcionalidade para deficientes visuais

Em Belo Horizonte, foi apresentado o aplicativo SIU Mobile BH, que ampliará as facilidades aos usuários do transporte público por ônibus na capital. A ferramenta possibilitará que os usuários visualizem as previsões de chegada dos ônibus nos pontos desejados, através de consultas em seus próprios smartphones. Outra importante e inédita funcionalidade do SIU Mobile BH é a acessibilidade para os deficientes visuais, por meio de um menu especial.

O aplicativo fornecerá as mesmas informações disponíveis nos painéis do SITBus, que se encontram instalados em alguns pontos de embarque e desembarque dos ônibus atualmente. Desta forma, o usuário, com base nas informações do aplicativo, terá condição de gerenciar melhor seu tempo durante o dia, considerando os minutos estimados para a chegada de seu ônibus. Essa condição deverá trazer maior comodidade para os passageiros, pois permitirá seu planejamento e ida ao ponto de ônibus em horário próximo à chega de sua linha.

Acessibilidade

O aplicativo contará também com funcionalidade especialmente desenvolvida aos deficientes visuais, que poderão embarcar de forma independente e segura. O acesso para pessoas com deficiência visual permite que o usuário, devidamente cadastrado, comunique o seu desejo de embarcar ao motorista do ônibus escolhido, através do envio de mensagem ao painel do veículo, equipamento que apresentará o endereço do ponto de ônibus e o nome do passageiro. 

Para os usuários com deficiência visual que já possuam o Cartão BHBUS Benefício Inclusão, o acesso à funcionalidade especial é direto, não necessitando de cadastramento prévio, bastando acessar o menu “Pessoa com Deficiência?”, localizado na parte superior do aplicativo. Para os usuários com deficiência visual que não possuam o Cartão BHBUS Benefício Inclusão, basta que compareçam ao Posto do BH Resolve e façam um cadastro prévio.

Previsão de chegada

Para que sejam calculados os tempos previstos de chegada dos ônibus aos pontos de embarque e desembarque de passageiros, são coletados, em tempo real, dados de localização de todos os ônibus através do GPS, os quais são enviados, via rede de telefonia móvel (GPRS), para um servidor central, responsável pelo processamento e geração das informações. Essas informações, traduzidas em “quantidade de minutos para a passagem do próximo ônibus” podem ser acessadas pelos usuários através de seus smartphones.

Como verificado em quaisquer outros sistemas tecnológicos, a qualidade das previsões depende do pleno funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos e redes de comunicação. São cerca de nove mil pontos de embarque e desembarque georreferenciados e cerca de três mil ônibus transmitindo sua localização a cada 30 segundos, além de um conjunto de servidores e redes de comunicação responsáveis pela transmissão dos dados. Eventualmente, em função da inoperância de algum elemento (GPS ou GPRS), as previsões apresentadas para um ou outro veículo podem apresentar pequenas variações.

Os dados referentes às localizações dos próprios usuários também são considerados pelo aplicativo, oferecendo-lhes a condição de consulta dos pontos mais próximos, com as linhas que fazem os atendimentos nestes locais.

O aplicativo é totalmente gratuito e encontra-se disponível nas lojas virtuais de aplicativos disponíveis nos smartphones, bastando entrar no Google Play (para sistema Android) ou na Apple Store (para sistema iOS), devendo os usuários buscarem por “SIU MOBILE BH”. Após baixar o aplicativo, basta se cadastrar, seguindo as instruções contidas na tela inicial do aplicativo.

O desenvolvimento da funcionalidade para pessoas com deficiência do aplicativo SIU Mobile contou com a participação dos representantes do MUDEVI (Movimento Unificado dos Deficientes Visuais), Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

SITBUS

O aplicativo faz parte do SITBus, que é um sistema integrado de gestão, monitoramento e informação do transporte coletivo que, por meio de ferramentas e equipamentos tecnológicos, tem como objetivo a melhoria da segurança, regularidade, pontualidade e confiabilidade do serviço de transporte coletivo de Belo Horizonte.

Informações: BHTrans

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Em Curitiba, Linhas que atendem estudantes têm novos horários nas férias

A partir desta segunda-feira (14), as tabelas horárias do transporte coletivo serão modificadas, até o final do período de férias escolares. Nesta época, há uma redução de, em média, 15% da demanda. As alterações ocorrem principalmente em linhas que atendem escolas e universidades.

Todas as alterações são comunicadas, linha por linha, no Boletim do Transporte, onde é possível conferir, também, o horário em vigor em todas as linhas do sistema. Tanto o Boletim do Transporte quanto a tabela horária estão disponíveis a partir da página inicial do site.

Além do monitoramento do sistema em tempo real, a Urbs também analisa o desempenho dessas linhas podendo promover novas readequações, voltando, inclusive, à tabela horária anterior assim que se mostrar necessário.

Feriados

Na véspera do Natal, dia 24 de dezembro (quinta-feira) os ônibus vão circular com horário de sábado, com reforço. No dia 25 (sexta) será horário de domingo.

No dia 26 (sábado) será feito horário de domingo, mas com funcionamento de linhas que normalmente não operam aos domingos. No dia 27 (domingo), horário de domingo.

Na semana de fim de ano, os ônibus vão rodar com horário de sábado, com reforço, nos dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro será horário de domingo e, no dia 02, horário de domingo com funcionamento de linhas que normalmente não rodam aos domingos.

As linhas são monitoradas em tempo real e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e a fiscalização do transporte podem solicitar a entrada de mais ônibus em operação, caso seja necessário. Em função disso, de 24 de dezembro a 02 de janeiro, as empresas vão manter plantão nas garagens para permitir que um ônibus seja colocado em operação assim que for determinado pelo CCO.

Informações: URBS

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