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Frota de São Paulo ganha 509 carros por dia

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Apesar das recentes medidas adotadas para incentivar o uso do transporte coletivo, como as faixas exclusivas, o número de carros e motos emplacados na capital paulista não para de aumentar - e em um ritmo maior do que nos últimos anos.

Segundo estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, a quantidade de automóveis que começaram a circular nas vias paulistanas no ano passado cresceu 3,4% em relação a 2013. No mesmo período, 4,5% mais motocicletas foram para as ruas.

Em 2014, 186 mil carros (509 por dia) e 45 mil motos (123 por dia) foram acrescentados à frota da cidade, ante 130 mil e 32 mil dois anos atrás. O número de carros chegou a 5,63 milhões e o de motos, 1,04 milhão.

Na avaliação de especialistas, a situação só deve mudar com a melhora da qualidade do serviço de ônibus. Como revelou o Estado na semana passada, em 2014 o número de usuários nos coletivos administrados pela São Paulo Transporte (SPTrans) caiu 0,3%.

E, embora a cidade já tenha 465 km de faixas exclusivas, esse mecanismo não é suficiente.

Para Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP), a população opta pelos meios de deslocamento "menos ruins".

"O tempo é o bem mais precioso e as pessoas têm levado até 5 horas para ir e voltar do trabalho de ônibus. Com uma moto paga à prestação, por exemplo, essa pessoa poderia voltar mais cedo para casa", afirma Ejzenberg.

Foi o que fez o universitário Thiago Anastacio, de 30 anos. Usuário contumaz de trens e ônibus, ele, que mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo, comprou uma moto alguns meses após começar a estudar em uma faculdade na Barra Funda, na zona oeste. "Eu pagava R$ 12 por dia para ir voltar de trem e ônibus.

Agora, com a moto, gasto R$ 7. Deixaria a moto de lado se o sistema de transporte público fosse mais barato e rápido."

Já o consultor de Tecnologia da Informação David Ribeiro, de 32 anos, decidiu comprar uma moto há quatro meses, depois que mudou de emprego.

Ele vive na região de Interlagos, na zona sul, e sempre andou de transporte público. Antes, trabalhava no centro. "Mas agora, meu trabalho é em Moema e lá não tem metrô nenhum perto. Não quero depender de ônibus. Por isso, comprei a moto. Com ela, faço o percurso em 25 minutos. De ônibus, em no mínimo uma hora e meia."

Bicicleta

Alexandre zum Winkel, que é consultor em Trânsito, afirma que apenas a abertura de novos eixos de transporte de alta capacidade, como linhas de metrô e corredores de ônibus, resolverá o impasse da mobilidade em São Paulo, atraindo pessoas dos transportes individuais para os coletivos.

"Fala-se muito que está fazendo (metrô e corredores), mas isso não está sendo efetivamente sentido pela população. A Prefeitura passou a incentivar mais a bicicleta em vez do transporte público e a maioria dos grandes corredores de ônibus previstos estão parados."

Melhorias

A Secretaria Municipal dos Transportes informou, em nota, que estimula o uso do transporte coletivo, tendo obtido "resultados positivos" nesse sentido. A pasta ressalta as melhorias, como as faixas de ônibus, as ciclovias (que já somam 214 km) e a construção de 150 km de corredores de ônibus, previstos para serem entregues até o fim de 2016.

Para a Prefeitura, "não se pode relacionar o aumento de poder aquisitivo da população - refletido pela elevação de vendas de veículos - com a maior ou menor utilização do transporte público".

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No Recife, Carteira de estudante 2015 já pode ser solicitada

Os mais de 700 mil estudantes do ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e de cursinhos pré-vestibulares já podem solicitar a versão 2015 da Carteira de Estudante. Para isso, basta que a instituição de ensino preencha corretamente os dados dos alunos no sistema com informações sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3x4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

Após esse preenchimento, os estudantes devem acessar o link da Carteira de Estudante no site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) para gerar o boleto de pagamento. O documento poderá ser pago nos bancos do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios); Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui). A carteira é confeccionada em até 30 dias corridos, após o pagamento. A taxa para aquisição da carteira é de R$ 10,25.

Entre os benefícios do documento está a garantia do direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (Vem Estudante) e o pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos. É importante lembrar que os alunos devem estar matriculados em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana do Recife e em curso regular com duração mínima de um ano, além de freqüentar a escola regularmente.

Outro dado importante é que as solicitações poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro desse ano, portanto todos os boletos deverão ser pagos, impreterivelmente, até esta data. É importante lembrar, que a carteira versão 2014 vale até abril deste ano. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Gerência Comercial do Grande Recife no 3182-5800 e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

Informações: GRCT

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Passe livre em ônibus já vale para aluno de escolas públicas de São Paulo

Os alunos de escolas públicas de São Paulo passaram hoje (2) a ter direito ao passe livre estudantil nos ônibus. Já os estudantes de escolas particulares com renda familiar até dois salários mínimos, e que também terão acesso à gratuidade, de acordo a proposta da prefeitura paulistana, só terão o benefício disponível a partir da próxima segunda-feira (9).

O estado também anunciou a gratuidade nos mesmos moldes para os trens da CPTM e no metrô. Porém, o benefício depende de aprovação de projeto do Executivo enviado à Assembleia Legislativa, que retomou as atividades hoje. A Secretaria de Transportes Metropolitanos não informou a partir de quando o benefício entrará em vigor.

Estudante universitário pelo Prouni, Ricardo Simões mora na Vila Mariana e estuda no bairro do Saúde, na zona sul de São Paulo, aguarda a gratuidade da tarifa do metrô. “Já me informei no Metrô e me disseram que ainda não tinha data. É um dinheiro que vai fazer falta, e que não volta, porque os dias que eu gastei não vão acumular quando o passe de estudante estiver valendo. Achei falta de planejamento, com tanto anúncio, as aulas começarem sem o passe livre.”

Prefeitos do ABC paulista, Carapicuíba, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba também implementaram a tarifa zero estudantil, e em algumas cidades os bilhetes também estão valendo a partir de hoje.

No ABC paulista, embora as regras para a gratuidade tenham sido definidas pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, cada um dos sete municípios atua de forma individual para que os alunos consigam ter acesso à gratuidade antes da aprovação da lei pelas Câmaras Municipais. Santo André, Mauá, Diadema e São Bernardo começaram a cadastrar os alunos na última semana de janeiro, e quem conseguiu fazer o cadastro pode usar o benefício hoje. São Caetano publicou na sexta-feira (30) as regras, e ainda não iniciou o cadastramento. Ribeirão Pires cadastra os estudantes a partir de hoje.

Alunos de instituições particulares também terão acesso ao passe de estudante, sem a necessidade de comprovação de baixa renda ou de participação em programas sociais, como Prouni e Fies.

Em Carapicuíba, os alunos com direito ao passe de estudante têm de apresentar também documento escolar indicando o controle de frequência nas aulas.

Informações: Rede Brasil Atual

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Passe livre em ônibus para estudantes de SP começou a valer nesta segunda-feira

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O passe livre em ônibus municipais para estudantes começou a valer nesta segunda-feira (2). O benefício é concedido a alunos do ensino fundamental, médio e superior da rede pública de ensino, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte).

Para ter direito à gratuidade, o estudante deve ter pagado o boleto com a taxa anual de validação do Bilhete Único Estudante e já estar com o cartão em mãos. No caso dos alunos de ensino superior, eles também devem preencher o formulário de autodeclaração de renda, que está disponível desde domingo (1º) no site da SPTrans.

De acordo com a SPTrans, quem já estiver com toda a situação regularizada terá as cotas gratuitas disponíveis para recarga no Bilhete Único a partir do dia seguinte do preenchimento do formulário. Para quem ainda for pagar o boleto, o prazo para liberação do crédito é de três dias úteis.

A taxa de validação do Bilhete Único Escolar é de sete tarifas, ou R$ 24,50, para todos os alunos, com gratuidade ou não.

Faculdades particulares

Para quem estuda na rede particular de ensino superior, o benefício estará disponível na segunda-feira (9). Nestes casos, terão direito aqueles que a instituição de ensino já tiver informado se têm direito ao benefício ao atender os seguintes critérios:

- bolsistas do programa Prouni;

- financiados pelo Fies;

- integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família), que possuam renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional;

- abrangidos por programas governamentais de cotas sociais que possuam renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimo nacional.

Os beneficiados com o Bolsa Universidade ou as cotas sociais também devem preencher o formulário de autodeclaração que, para eles, estará disponível na internet a partir de quinta-feira (5).

Em todos os casos, se o benefício não estiver disponível na data informada, o estudante deve procurar sua instituição de ensino e verificar se os dados de sua matrícula foram enviados à SPTrans.

Informações: R7.com

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Justiça de São Paulo bloqueia R$ 282 mi da Alstom

A Justiça de São Paulo decretou nesta segunda feira, 2, o bloqueio de R$ 282 milhões da multinacional francesa Alstom e do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado, Robson Marinho, réus em ação de improbidade movida pelo Ministério Público Estadual.

A decisão é da juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13.ª Vara da Fazenda Pública da Capital.  Em agosto de 2014, Maria Gabriella decretou o afastamento de Marinho de suas funções no TCE. Ele está sob suspeita de ter recebido na Suíça US$ 2,7 milhões em propinas da multinacional francesa Alstom, entre os anos de 1998 e 2005 (US$ 3,059 milhões em valores atualizados).

A Promotoria acusa Marinho de enriquecimento ilícito, sustenta que ele lavou dinheiro no exterior e afirma que o conselheiro de contas participou de um "esquema de ladroagem de dinheiro público". A Promotoria afirma que o conselheiro recebeu propina para favorecer a Alstom, contratada na década de 1990 no âmbito do aditivo X do Projeto Gisel, empreendimento da Eletropaulo, antiga estatal paulista.

A ação é subscrita pelos promotores de Justiça Silvio Antonio Marques, José Carlos Blat e Marcelo Daneluzzi. Eles haviam pleiteado bloqueio total de R$ 1,129 bilhão, incluindo o valor do dano mais multa. A juíza Maria Gabriella definiu o valor a ser indisponibilizado em um quarto do valor total da ação proposta pela Promotoria. A jurisprudência, anotou a magistrada, impõe o bloqueio sobre o valor da causa, não incluindo a multa.

Ao mesmo tempo em que pediu o afastamento do conselheiro, a Promotoria ingressou com ação de improbidade contra Marinho, um sócio dele, o empresário Sabino Indelicatto, a Alstom e sua coligada Cegelec, além da offshore MCA Uruguay e da Acqualuz (de propriedade de Indelicatto). O bloqueio é de responsabilidade solidária, ou seja, todos os réus devem o valor global.

Robson Marinho nega ter recebido propinas da Alstom. A empresa informou que não foi notificada sobre o bloqueio de seus ativos e reitera "o cumprimento de seus negócios à legislação brasileira".

Por Fausto Macedo
Informações: MSN

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Primeiro dia de funcionamento do BRT em Uberaba é tranquilo

No primeiro fim de semana de funcionamento do Sistema de Transporte Rápido em Uberaba,  pesar de algumas reclamações, não houve tumultos e tudo ocorreu de forma tranquila. As bilheterias nos terminais começaram a funcionar neste sábado (31), com a passagem sendo vendida por R$ 3,10, mesmo preço de antes.
Foto: Jairo Chagas | JM Online
Com o novo sistema, o usuário conseguiu fazer integração entre linhas e trocar de ônibus, pagando apenas uma viagem. Mesmo com frota reduzida, o que será regra nos fins de semana, a quantidade de ônibus atendeu bem aos usuários.

Adequações e reparos na parte estrutural do sistema continuam sendo feitos, principalmente em relação ao trânsito. Uma equipe ainda está concluindo a instalação dos tachões que delimitam a faixa exclusiva para os ônibus.

Funcionários da Prefeitura continuam orientando os usuários com dúvidas nos terminas e nas estações. Segundo o superintendente do Transporte, Claudinei Nunes, a recomendação para os usuários que ainda não conhecem o sistema é se adiantar na segunda-feira para a hora do trabalho ou da escola.

Obra
A obra teve valor total de pouco mais de R$ 31 milhões, sendo R$ 19 milhões da Prefeitura, aproximadamente R$ 1,9 milhão de estações, obtidas por meio de compensação da MRV e quase R$ 10 milhões das empresas de transporte coletivo (construção de um terminal e frota nova). Ao todo, 12 ônibus irão percorrer as extremidades da Avenida Leopoldino de Oliveira, passando a cada quatro minutos nas estação tubo. O Terminal Leste recebeu o nome de Isaura Fuzaro Pereira. O Terminal Oeste recebeu o nome de Adauto Pereira de Almeida.

O custo da passagem é de R$ 3,10, obedecendo reajuste de 2015. A utilização do sistema vetor nas estações tubo só é possível através de cartão que pode ser obtido nos terminais ou Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube).

Em discurso, o prefeito Paulo Piau afirmou que o objetivo principal da implantação é oferecer condições para que o uso do transporte coletivo aumente entre a população. “Uberaba tem um baixo índice de uso do transporte coletivo se comparado a outras cidades. O transporte coletivo atinge em 3,9 vezes à população, queremos que seja 7 vezes a população andando de ônibus”, afirmou.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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São Paulo vai estatizar garagens de ônibus

O prefeito Fernando Haddad decidiu que vai estatizar todas as garagens de ônibus do transporte municipal, segundo reportagem publicada neste sábado pela Folha de S. Paulo.

O fato de São Paulo ter um dos metros quadrados mais caros do mundo é um entrave para que mais empresas possam explorar o sistema de transporte.

A ideia da Prefeitura, de acordo com o jornal, é se apropriar das garagens e, depois, entregá-las aos vencedores de uma nova licitação, medida que deve reorganizar o transporte público paulistano.

Ainda segundo a Folha de S. Paulo, Haddad também pretende mudar a exploração do transporte público. O prefeito irá optar por um novo modelo, dividido em três redes e que privilegia o fluxo de passageiros. Será divido em estrutural (corredores e grandes vias), coletores (deslocamento a áreas de grande fluxo) e intra-bairro.

A desapropriação das garagens, de acordo com a reportagem, deve começar ainda no primeiro semestre deste ano.

Nova onda de protestos

A cidade de São Paulo tem assistido ao surgimento de novos protestos contra a alta da tarifa de ônibus, apesar de a Prefeitura ter oferecido passe livre para estudantes de escolas públicas e congelado a tarifa para os bilhetes mensal, semanal e integrado com o metrô.

No início deste mês, as passagens de ônibus, trem e metrô subiram para R$ 3,50. O valor não subia desde 2011 no caso dos ônibus, e desde 2012 no caso dos trens e metrô.

Com isso, o Movimento Passe Livre (MPL) tem convocado protestos para pressionar o poder público para diminuir o valor da tarifa. No último deles, os manifestantes chegaram a levantar uma catraca de ônibus e fizeram um jogral em frente ao prédio do prefeito Fernando Haddad.

Tarifa cara

Entre 12 grandes metrópoles no mundo, a tarifa de ônibus da cidade de São Paulo é a que pesa mais na renda do trabalhador que usa o transporte público para ir e voltar do trabalho.

Por mês, 17,7% da renda de um morador da cidade de São Paulo que recebe um salário mínimo é revertida apenas para o transporte público. Em Paris, a proporção é de 4,45%.

Informações: Exame Abril
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Câmeras nos ônibus de Goiânia dão mais segurança aos usuários

A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) aponta que caiu em torno de 75% o número de crimes registrados nas linhas de ônibus do transporte coletivo que possuem câmeras de monitoramento, em Goiânia. Os equipamentos começaram a ser implantados em agosto do ano passado e, atualmente, 640 câmeras estão instaladas nos veículos.

Uma delas flagrou um assalto dentro de um ônibus. As imagens mostram dois homens de camisetas vermelha e cinza que passam por baixo da catraca. No fundo veículo, um deles  senta ao lado da vítima e anuncia o assalto.

A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) aponta que caiu em torno de 75% o número de crimes registrados nas linhas de ônibus do transporte coletivo que possuem câmeras de monitoramento, em Goiânia. Os equipamentos começaram a ser implantados em agosto do ano passado e, atualmente, 640 câmeras estão instaladas nos veículos.

Uma delas flagrou um assalto dentro de um ônibus. As imagens mostram dois homens de camisetas vermelha e cinza que passam por baixo da catraca. No fundo veículo, um deles se senta ao lado da vítima e anuncia o assalto.

Informações: G1 GO | TV Anhanguera
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