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Paradas de ônibus de Porto Alegre terão placas com indicação de linhas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A Prefeitura de Porto Alegre inicia nesta quinta-feira (30) a implantação de um novo projeto de identificação das linhas de ônibus nas paradas da capital. Responsável pelo projeto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai instalar placas informando quais os ônibus que atendem aos pontos de embarque e desembarque.

Os primeiros modelos de placas informativas serão instalados às 11h, em uma parada na Avenida Cristovão Colombo, próximo a Benjamin Constant, com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari e técnicos da empresa pública.

Foram criados três modelos de placas: dois para as paradas comuns (40cm x 60cm e 60cm x 80cm), informando o nome e o número das linhas, com as cores respectivas dos consórcios; e um para as do tipo Parada Segura (90cm x 110cm), que terão as mesmas informações das comuns, mais o itinerário e o primeiro e último horário de funcionamento da linha.

“Em Porto Alegre, temos mais de 5,6 mil pontos de parada. Começaremos a implantação desse projeto em algumas avenidas, como Cristovão Colombo, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro, Érico Veríssimo, entre outras. Depois vamos seguir para o interior dos bairros. Nosso objetivo é facilitar a informação aos usuários”, disse Cappellari.

Informações por telefone e internet
Além das placas, quem utiliza transporte público em Porto Alegre também poderá seguir usando o fone 156, Fala Poa, e 118, da EPTC, para se informar sobre itinerários e tabela horária dos ônibus, 24 horas, todos os dias. Ano passado, os dois fones receberam 5,6 milhões de ligações, sendo a principal demanda consultas de transporte.

Para outras informações, também existem os sites da EPTC, PoaTransporte e Google Maps, opção Transporte, que podem ser acessados também por celular e tablets com acesso à internet. Neles, podem ser consultados os itinerários e tabelas horárias dos ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi de Porto Alegre.

Informações: G1 RS


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Projeto prova que nunca é tarde para começar a se equilibrar sobre duas rodas

“Não dá para descrever como é aprender algo, a fazer algo que você queria muito, mas achava que nunca conseguiria. É assim que a assistente administrativa Márcia Valéria Sica, de 43 anos, tenta explicar o sentimento de ter virado uma ciclista, um ano e meio atrás. Quando criança, ela era mais do tipo estudiosa e caseira e, por isso, acabou sem ter muitas oportunidades de andar de bicicleta com os amigos. Mas não perdeu a vontade de fazê-lo depois de adulta. “Num domingo, li no jornal um texto sobre o Bike Anjo e pensei ‘se esse pessoal consegue, também consigo’.”

O Bike Anjo foi criado em São Paulo, em 2010, quando um grupo de voluntários decidiu ensinar outras pessoas a andarem de bicicleta. A ideia conquistou instrutores e aprendizes em outras cidades, como Recife, Brasília e Belo Horizonte. Foi na capital mineira que Márcia encontrou o seu próprio anjo, Javert Denilson Bastos, de 47 anos. A estratégia do instrutor replica o modo como seu pai o ensinou, na infância. “O processo de aprendizado pode demorar mais ou menos, dependendo da pessoa, mas garanto que todos que persistem podem pedalar sem medo”, conta ele.

Em BH, os encontros da Escola Bike Anjo (EBA, como é conhecida) são realizados sempre no último domingo do mês, no cruzamento das avenidas Brasil e Carandaí – mais precisamente em frente ao Colégio Arnaldo. A programação de todas as capitais pode ser acompanhada na página oficial do projeto no Facebook.

Além de ensinar a pedalar, o Bike Anjo tem debatido questões ligadas ao ciclismo e à mobilidade urbana, por meio de oficinas de capacitação.   A próxima será nesta quinta, dia 30, com o tema “Como incidir em políticas públicas para promover o uso da bicicleta?”, , em São Paulo. Interessados em participar podem se inscrever pela internet. Quem não puder estar lá presencialmente pode assistir a atividade pela internet.

Para Márcia, ao aprender a pedalar, as pessoas desenvolvem um novo olhar para o local onde vive “Surge uma relação nova com a cidade e com outras pessoas. Conheci muita gente graças ao projeto”, explica a ciclista estreante, que agora pretende comprar seu primeiro modelo de bicicleta. Também para essa escolha, ela conta com o apoio dos bike anjos e afirma que o novo hábito veio pra ficar. “Agora que aprendi, quero praticar todos os dias”, conclui.

Informações: Catraca Livre

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Mais de 2.500 motoristas foram multados por inavadir faixa azul de ônibus no Recife

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O recifense vai ter que esperar mais do que o combinado para ver a cidade receber novos corredores de Faixa Azul, como foi batizado o Bus Rapid Service (BRS) da capital pernambucana. A previsão é que uma nova faixa exclusiva para os ônibus seja implantada somente em janeiro de 2015. O atraso no cronograma criado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) se deve à instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica para flagrar os motoristas que invadem o espaço dos coletivos, que começará somente no fim de dezembro. Hoje, o Recife possui 21,4 quilômetros de Faixas Azuis em três corredores. O prometido pela prefeitura eram 50 quilômetros.


Avenidas como Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem e no Pina, e Recife, ambas na Zonal Sul da capital, já deveriam ter faixas exclusivas há alguns meses, mas a implantação foi adiada. E a Avenida Recife é a única que, atualmente, tem previsão: segunda quinzena de janeiro de 2015. A adequação da Avenida Conselheiro Aguiar depende da conclusão das obras da pista leste da Via Mangue, corredor expresso da Zona Sul que está com as obras paradas por falta de recursos da Prefeitura do Recife. “Definimos que só iríamos implantar novos corredores de Faixa Azul quando estivéssemos com as câmeras da fiscalização eletrônica prontas para instalação. Tomamos essa decisão porque as invasões de veículos particulares têm sido frequentes e não conseguimos garantir a fiscalização apenas com os agentes de trânsito”, justifica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

De janeiro até a primeira quinzena de outubro, a CTTU computou 2.650 invasões às Faixas Azuis, um número considerado alto, principalmente porque os registros têm sido feitos pelos agentes. “Tivemos alguns contratempos comuns ao processo de licitação pública, mas finalmente conseguimos homologá-la e estaremos assinando a ordem de serviço ainda esta semana. A empresa precisará de 30 dias para apresentar detalhes da implantação e, por isso, acreditamos que em dezembro conseguiremos estar instalando as câmeras nos corredores”, explica Taciana Ferreira.

O primeiro corredor de BRS recifense a receber a fiscalização eletrônica será a Mascarenhas de Morais, em seus 14 quilômetros (7 em cada sentido), onde há mais registro de desrespeito. Em seguida, será a vez da Faixa Azul das Avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira, posteriormente a Rua Cosme Viana, em Afogados, o primeiro BRS do Recife.

Informações: JC Online

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Em São Paulo, Rua Augusta ganha faixa de ônibus

Começou a funcionar na segunda-feira uma faixa exclusiva para ônibus na Rua Augusta, no Centro. A extensão foi definida em 1,1 quilômetro entre a Rua Fernando Albuquerque e a Avenida Paulista, sentido bairro. O horário de funcionamento da faixa é das 6 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

Além da Rua Augusta, uma faixa foi implantada na Rua Martins Fontes e também começa a funcionar nesta segunda, entre as ruas Maria Paula e Álvaro de Carvalho, no sentido bairro. De acordo com a companhia, cinco linhas de ônibus passam pelas ruas Augusta e Martins Fontes com frequência de 31 coletivos por hora em horário de pico, além de transportarem cerca de 42.000 pessoas por dia.

A infração por transitar em faixa exclusiva é considerada leve, com multa é de 53,20 reais e perda de três pontos na carteira. A CET informou que a fiscalização na via será intensificada a partir do dia 10 de novembro.

Por Andressa Lelli
Informações: Diário SP Online 

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Acidentes de trânsito envolvendo os ônibus são cada vez mais comuns na capital pernambucana

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dados divulgados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) revelam um aumento no número de acidentes com ônibus no Grande Recife. Foram registrados 1.274 colisões entre os meses de março e setembro deste ano. Segundo a CTTU, muitos acidentes são provocados por imprudência, mas os problemas podem está relacionados às condições de trabalho dos motoristas.

Imagens gravadas pelas câmeras de monitoramento da CTTU mostram o acidente entre uma motocicleta e um coletivo, que havia avançado o sinal vermelho. Outro acidente, ocorrido em abril deste ano, envolveu seis pessoas feridas. A colisão aconteceu na Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com oito carros, uma moto e dois ônibus. O motorista do coletivo teria passado mal e pisado no pedal do acelerador, ao invés do freio.

Acidentes de trânsito envolvendo os ônibus são cada vez mais comuns na capital pernambucana. Segundo a Associação de Benefícios Independentes dos Rodoviários de Pernambuco, as colisões estão relacionadas com o estresse, o trânsito caótico e as condições de trabalho. A falta ou a precária manutenção dos veículos também podem colaborar para os altos índices.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado afirmou que tem investido na melhoria das condições de trabalho dos operadores. Ainda de acordo com o sindicato, a frota do Grande Recife é uma das mais novas do Brasil. A Prefeitura do Recife instaurou um comitê que está estudando como acontecem os acidentes com ônibus. O objetivo é traçar um plano de ação para prevenir colisões.

Informações: TV Jornal

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Prefeitura de Salvador assina contratos com consórcios do transporte público

Os soteropolitanos que dependem dos ônibus para se locomover contarão com novidades no sistema de transporte público. O fato foi concretizado ontem, no Palácio Thomé Souza, onde o prefeito ACM Neto e o secretário de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, assinaram os contratos com os consórcios vencedores da licitação. As empresas contratadas, que venceram o processo licitatório, formaram os consórcios Plataforma, Ótimo e Salvador Norte, cujos veículos serão sinalizados pelos cores vermelha, verde e azul.

O prefeito, que também informou que no próximo ano haverá reajuste da passagem do ônibus, destacou o modelo de licitação, que vai facilitar tanto o trabalho de fiscalização e cobrança por melhores resultados da Prefeitura quanto dar mais segurança jurídica para os empresários.

“Agora temos regras claras, transparentes, com segurança contratual para os empresários e mecanismos de controle. Os empresários estão mais protegidos e a Prefeitura sabe de quem cobrar, sem precisar ficar procurando culpados. Isso devia ter sido feito há 40 anos. Tudo pensando no usuário, que hoje não conta com um transporte público como merece”, afirmou ACM Neto.

Com a licitação, através do modelo outorga onerosa, ou seja, a prefeitura cede e recebe um valor pela concessão. Serão arrecadados pelos cofres municipais R$ 180 milhões, sendo que cerca de R$ 36 milhões foram pagos pelos consórcios e o saldo restante será quitado num prazo de 60 meses. As empresas vencedoras irão operar o sistema de transporte coletivo da cidade por um período de 25 anos. 

A cidade foi dividida em três áreas. O Consórcio Plataforma – por Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza – fica responsável pelas 129 linhas do Subúrbio Ferroviário. O Ótima – os entes jurídicos São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahia –, pela região do miolo, com 145 linhas. E o Salvador Norte – BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde – venceu a licitação para operar na orla, com 158. A Prefeitura espera que as mudanças melhorem a vida de 37 milhões de pessoas que utilizam mensalmente o sistema de transporte público da cidade.  

Modificações - A mudança mais importante é o reordenamento e a otimização das linhas, feitos a partir de um estudo profundo e reorganização operacional, permitindo que as viagens dos passageiros sejam mais confortáveis, rápidas e com o tempo menor de espera nos pontos.

“Esses estudos serão feitos de forma independente e vão fazer o desenho ideal do sistema, já com a integração com o metrô, que está em negociação. Claro que só faremos as mudanças após um período de adaptação. Outro ponto importante é que os ônibus terão GPS, facilitando a fiscalização da Prefeitura e possibilitando que o usuário também tenha mais informações sobre a sua linha”, disse o prefeito. 
O rastreamento dos ônibus será feito por câmeras e moderna tecnologia embarcada, permitindo o acompanhamento pela Prefeitura e por parte dos concessionários. Além disso, os novos ônibus deverão ter motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes.

Outra exigência é a ventilação forçada dos novos veículos. “As linhas atuais foram implantadas sem qualquer estudo ou planejamento. Temos várias linhas saindo de um mesmo bairro em horários próximos, enquanto faltam ônibus em outras localidades. O novo sistema vai mudar isso”, afirmou o secretário Fábio Mota.

Ele frisou como avanços da licitação outros pontos, como a renovação da frota para 3,5 anos e a definição das linhas por cores, identificando as três regiões da cidade. 

Informações: Tribuna da Bahia


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Ônibus de Porto Alegre terão passe livre e reforço na frota durante as eleições

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O transporte coletivo de Porto Alegre vai circular, durante o domingo do segundo turno das eleições, com passe livre, reforço de 40% na frota além de atenção especial às avenidas Bento Gonçalves, Assis Brasil, Protásio Alves, Ipiranga e João Pessoa, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A empresa também prometeu colocar agentes de fiscalização nas proximidades dos locais de votação, dando prioridade para os maiores colégios eleitorais da cidade. Assim como no primeiro turno, o entorno da Central de Atendimento ao Eleitor, na avenida Padre Cacique, será bloqueado. Vias próximas aos diretórios dos partidos que estão conocrrendo ao pleito de domingo podem ser bloqueadas.

Informações: Rede Pampa


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Em Salvador, Sistema integrado de ônibus começa a funcionar em janeiro de 2015

Representantes dos consórcios Plataforma, Ótima e Salvador Norte assinaram o contrato de concessão para operação do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador (STCO), na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, em Salvador. Novos ônibus serão implantados até dezembro de 2014 e a frota deverá ser renovada de dois a três anos pelos três consórcios que venceram a licitação. O reajuste está previsto para janeiro de 2015 - o valor atual da tarifa é de R$ 2,80. Nessa mesma ocasião, a prefeitura afirma que vai funcionar todo o novo sistema, inclusive com a integração das linhas com o metrô.

A partir de então, os preços devem ser reajustados por ano, por meio de variação indicada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). "Nós vamos, a partir do ano que vem, ter renovação de toda frota de ônibus da cidade. Serão 630 novos veículos com preparados para as pessoas com deficiência, veículos que serão controlados por GPS e que vão permitir mais segurança. Sobretudo, vai permitir que o cidadão possa, através de totens espalhados pela cidade, de smartphones, saber exatamento o horário que o ônibus vai chegar no ponto", explica o prefeito ACM Neto.



As empresas integradas aos consórcios devem atuar nas regiões do subúrbio, 'miolo' (centro) e orla da capital. De acordo com a prefeitura, o consórcio Plataforma, que irá atuar na região do subúrbio, é formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza. Os ônibus desse consórcio terão a cor amarela.

O consórcio Ótima, com veículos de cor verde, que vai explorar o 'miolo' da cidade, é composto pelas empresas São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahiax. Já o consórcio Salvador Norte, que deve gerir a orla da capital e terá a cor azul, é composto pela empresas BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde.

Para explorar a região do subúrbio, o consórcio Plataforma ofereceu o valor de outorga de R$ 35.480 milhões, Ótima ofereceu o valor de de R$ 86. 377 milhões, e o Salvador Norte ofereceu o valor de R$ 57.899 milhões, totalizando quase R$ 180 milhões.

Sobre a integração do transporte público com o metrô de Salvador, o prefeito afirmou que um estudo é realizado para viabilizar o processo. Contudo, disse que toda a revisão das linhas de ônibus já vai levar em conta o sistema metroviário.

Com relação ao sistema de integração de ônibus, o Secretário Municipal Urbanismo e Transporte (Semut), Fábio Mota, explica que será mais ampla por conta dos novos veículos. Além disso, ele afirma que os passageiros terão três horas para pegar outro ônibus e pagar metade da passagem no sistema de integração. Atualmente, a duração é de duas horas. O programa "Domingo é Meia" não sofrerá alterações.

O aviso de licitação para a abertura de concorrência pública no setor foi publicado no dia 3 de abril deste ano. Conforme edital, o prazo do contrato de concessão para as empresas interessadas em atuar no STCO, que antes durava 35 anos, foi reduzido para 25. Se houver descumprimento das regras do contrato, a prefeitura pode retomar o serviço.

Estado critica
Na época do lançamento do edital, o governo baiano apontou 10 equívocos técnicos no projeto básico que deveriam ser revistos e chegou a pedir a suspensão do processo de licitação, o que criou clima tenso com a prefeitura. O secretário municipal Fábio Mota chamou a atitude de "intromissão". O Movimento Passe Livre (MPL) também se manifestou contrário ao edital. O Ministério Público da Bahia (MP) considerou o edital um avaço e fez análise da documentação. A posição da Promotoria sobre o assunto ainda não foi informada.

Informações: CBN
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