Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Terminal do Largo da Paz no Recife entra em operação sem divulgação aos usuários

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Está em operação desde o fim de setembro o Terminal Integrado Largo da Paz, que faz parte do SEI e fica localizado na Avenida Sul, ao lado da estação do metrô, com expectativa de atender três mil passageiros por dia. 

O terminal é pequeno e, pelo menos inicialmente, está operando apenas com duas linhas de ônibus já existentes, além da integração com a Linha Sul do metrô. São elas: a 115 (TI Aeroporto/TI Afogados), que passa pela nova unidade, e a 870 (TI Xambá/Afogados), que mudará o nome para TI Xambá/TI Largo da Paz.

O que mais chama atenção é o fator de que este é um terminal que foi construído de maneira muito estranha e sob protestos de muitos da população, pois além de ser pequeno, ele foi construído quase que no meio de uma das avenidas mais importantes e congestionadas da cidade.

Outro fator é que a maioria da população não foi avisada que o terminal entraria em operação, simplesmente ele foi aberto e pronto.

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Mais um trecho de ciclovia é aberto no Centro de São Paulo

A partir desta segunda-feira, 20/10, um novo trecho de ciclovia com 600 metros de extensão passará a funcionar na Região Central da cidade de São Paulo, ampliando a Ciclovia do Centro Histórico. Este novo trecho, localizado na região conhecida como Centro Novo, fará a ligação entre a Avenida Vieira de Carvalho, Praça da República, Avenida São Luís e Praça Dom José Gaspar, proporcionado, ainda, a integração por ciclovia entre o Centro e as regiões da Liberdade, Aclimação, Vila Mariana, Bom Retiro e Barra Funda, entre outras, e de equipamentos urbanos como o Teatro Municipal, Prefeitura de São Paulo, Páteo do Colégio, Catedral da Sé, Sala São Paulo, Pinacoteca e o Terminal Amaral Gurgel.

O novo percurso seguirá pela via lateral da Praça da República e pela Avenida São Luís, tendo o seguinte traçado:

Praça da República, entre as avenidas Vieira de Carvalho e Ipiranga; Avenida São Luís, entre a Avenida Ipiranga e a Praça Dom José Gaspar.

"Semanalmente, estamos ampliando nossa malha cicloviária, que já está oferecendo uma importante opção de locomoção, seja para o trabalho, estudo ou lazer. Esse circuito, em várias regiões da cidade, vem sendo interligado com outros modos de transporte, como ônibus e metrô, além de facilitar o acesso a pontos de interesse como parques, escolas e áreas de prestação de serviço", afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Nesta gestão, a cidade ganhou, até o momento, 92,3 km de vias destinadas aos ciclistas. Antes dos novos circuitos, que vêm sendo inaugurados desde junho, havia 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.
Ativações desta semana

Nesta segunda-feira, dia 20, serão entregues dois percursos cicloviários que, juntos, somam 1,2 novos quilômetros de ciclovias a entrar em operação:
1)   Ciclovia do Centro - Praça da República, Av. São Luís e Praça Dom José Gaspar = 600 metros;
2)   Complemento da Ciclovia Pari/Canindé pela Av. Bom Jardim = 600 metros.

Recomendações ao Público
Respeite a sinalização;
Respeite a ciclovia desde o início da implantação da mesma;
Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.
Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Informações: CET SP
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Prefeitura de Fortaleza modifica mais linhas de ônibus

Outras duas alterações no transporte público começam a funcionar na próxima segunda-feira, 20, nos bairros Sabiaguaba e Luciano Cavalcante. A primeira mudança é a implantação de uma nova linha de ônibus, que deve ligar a comunidade do Gereberaba, na região da Sabiaguaba, até o terminal de Messejana. Além disso, o itinerário da linha 755 – Conj. Alvorada/Unifor será ampliado e passará a atender a demanda de usuários do shopping Iguatemi e da Faculdade Estácio FIC Via Corpus.
FOTO: SARA MAIA/O POVO
A nova linha, chamada 663 - Gereberaba/Messejana, era uma solicitação antiga da própria comunidade, conforme informações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Um micro-ônibus para o 633 vai fazer o percurso de segunda a sexta-feira, nos horários de pico da manhã (5h50 às 9h) e da tarde (16h30 às 20h). O trajeto contempla as avenidas Litorânea, Manoel Mavigner, Maestro Lisboa, Washington Soares e Jornalista Tomás Coelho. 

No caso das linha 755 – Conj. Alvorada/Unifor, os ônibus vão fazer a ligação do bairro Conjunto Alvorada e adjacências à avenida Washington Soares . Os coletivos, que atualmente trafegam até as proximidades do Centro de Eventos do Ceará, vão passar também pelo shopping Iguatemi e da Faculdade Estácio/FIC (Via Corpus). O novo percurso inclui a rua Atilano de Moura, avenida Rogaciano Leite, avenida Washington Soares (em frete ao shopping Iguatemi). 

Acompanhamento
Segundo a Etufor, as alterações foram informadas em panfletos distribuídos aos usuários. No dia da implantação, auxiliares de operação da Etufor vão monitorar os pontos estratégicos para orientar os passageiros. Os titulares da Seuma e Etufor também devem acompanhar o os moradores em uma das viagens da nova linha, marcada para as 7h, partindo do Terminal de Messejana.

Informações: O Povo Online

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Em Manaus, Ônibus articulados passam a usar plataformas

Desde sábado (18), as linhas que circulam com ônibus articulados, oriundas das zonas Norte e Leste de Manaus, começaram a realizar o embarque e desembarque de passageiros nas 21 plataformas localizadas no canteiro central das avenidas Max Teixeira, Noel Nutels e Camapuã e também na Alameda Cosme Ferreira. De acordo com a prefeitura, a faixa de circulação dos ônibus ainda não funcionará como corredor exclusivo nestas vias.

Para a prefeitura, a iniciativa de transferir os ônibus articulados da faixa da direita para a esquerda visa melhorar o tempo de viagem das linhas. "Os ônibus conseguem circular com mais facilidade na faixa da esquerda por que nela não há entrada e saída de garagens ou de vias perpendiculares. Os veículos menores não podem parar para fazer embarque e desembarque neste lado da via. Por isso, mesmo sem funcionar como corredor exclusivo, já há um ganho considerável na velocidade de circulação dos ônibus", explicou o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, por meio de assessoria.

O sistema de implantação de faixas exclusivas para ônibus deverá ser feito por etapas. "Depois que os ônibus começarem a utilizar as plataformas, vamos analisar quais trechos poderão funcionar como exclusivos e quais poderão funcionar como semiexclusivos. Após essa definição, será feita a sinalização conforme cronograma do Manaustrans", afirmou.

Confira as linhas que deverão utilizar as plataformas:
Av. Camapuã (três plataformas) e Av. Noel Nutels (quatro plataformas)
448 - Cidade de Deus/T1/Centro
640 - T4-3/ Cidade Nova / T1 / Centro

Av. Max Teixeira (nove plataformas)
300 - T3 -1 / Centro
448 - Cidade de Deus / T1 / Centro
640 - T4-3 / Cidade Nova / T1 / Centro

Alameda Cosme Ferreira (cinco plataformas)
600 – T4-5/ Centro
650 – T4-5/ Tefé/ T2/ Centro
652 – T4 / V-8 / T1/ Centro
671 – T5-2/ Cachoeirinha
678 – T4-5/ V-8/ Ponta Negra

Informações: G1 AM

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Metrô de Salvador passa a operar das 8 às 18h de segunda às sextas-feiras

O metrô de Salvador passará a funcionar das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, a partir de segunda-feira (20/10). Aos sábados, o horário do serviço permanece o mesmo, das 8h às 13h.

O transporte segue em Operação Assistida e gratuito para as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

Com a mudança de horário, os usuários ganham uma hora a mais por dia para utilizar o transporte. Aos sábados, quem ainda não conhece o metrô pode aproveitar a oportunidade para conhecer o serviço.

Nesse dia, o metrô também funciona para receber grupos específicos de instituições de ensino que desejam conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), salas de apoio, cabine e oficina dos trens.

Os grupos interessados devem fazer inscrição pelo faleconosco.metrobahia@grupoccr.com.br ou pela Central de Atendimento 0800 071 8020.

Informações: Tribuna da Bahia


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Túnel exclusivo de ônibus vai ligar avenida do Estado à Radial Leste

O projeto do primeiro túnel exclusivo para ônibus, que ligará o viaduto Antonio Nakashima, na região da avenida do Estado à avenida Alcântara Machado (Radial Leste), na zona leste será apresentado nesta sexta-feira (17) pela prefeitura da cidade. O túnel, que terá 700 metros de extensão, integra as obras de construção do corredor de ônibus Radial Leste 1, previsto para ter um total de 12 km e investimentos de R$ 455 milhões. 

O Corredor Radial Leste 1 passará por toda a Radial Leste desde a estação Dom Pedro, da linha-1 Vermelha, na região central, até até a estação Vila Matilde, na zona leste. Além do túnel exclusivo para ônibus, o corredor também contará com piso rígido e faixa de ultrapassagem nas paradas.

O corredor deverá beneficiar 220 mil pessoas por dia. Outros dois corredores, o Radial Leste 2, com 5 km e o Leste com 14 km, completarão todo a extensão da avenida até chegar ao Terminal Itaquera, que também está sendo modernizado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).  

Além desta obra, outros três novos corredores de ônibus estão sendo construídos ou em obras na capital. Com extensão de 8 km, o Corredor da M'boi Mirim, na zona sul, está recebendo a reconfiguração total das paradas, fim de pontos à direita com realocação à esquerda, a readequação do sistema de informação ao usuário e a implantação de alça de retorno no Terminal Guido Caloi.

As guias e calçadas da Estrada do M'Boi Mirim também estão passando por readequação e o novo passeio atenderá as normas de acessibilidade com padronização da largura, com eliminação dos degraus e desníveis. A obra tem investimentos de R$ 99 milhões e foi iniciada em novembro do ano passado. 

As obras de canalização do córrego Ponte Baixa, também na zona sul, na região da rua Guilherme Valente com a avenida Luiz Gushiken, fazem parte do pacote de intervenção e já foram entregues pela prefeitura. Além da avenida, foram entregues dois viadutos da obra, a canalização do trecho entre o desemboque no canal do Guarapiranga e Terminal de ônibus com 1.300 metros e o coletor tronco de esgotos em ambas as margens em uma extensão de 800 metros.

Também já foi concluído o remanejamento da adutora de água potável de diâmetro 1.200 milímetros. Ainda estão em execução a continuação da canalização e do sistema viário entre Guilherme Valente e José Barros Magaldi com 560 metros e a execução da canalização do córrego Jardim Letícia, além de outras intervenções.

Com investimentos de R$ 45 milhões, a implantação do Corredor Berrini, também na zona sul, prevê faixa de ultrapassagem nas paradas, cobrança desembarcada e pavimento rígido. O corredor terá 3,3 km de extensão.  

O Corredor Inajar de Souza, zona norte, terá 14,6 km de extensão. A via exclusiva à esquerda terá pavimento rígido e nas paradas, será implantado rebaixamento de calçada na travessia de pedestres. Os pontos terão os novos modelos e o canteiro central contará com ciclovias. O corredor terá investimentos de R$ 170 milhões. 

Informações: R7.com

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Passageiros aprovam wifi no Metrô Sé e cobram expansão do serviço

A rede wifi do Metrô na Sé foi aberta nesta semana, mas já faz usuários pararem perto das placas e algumas vezes até sentarem no chão para usar com calma a internet. Mesmo assim, é visível que ainda são poucos os passageiros que utilizam o serviço.
Foto: Olivia Florência/G1
Os que têm paciência de aceitar o termo de uso e cadastrar o e-mail aprovam a velocidade de conexão. “É excelente”, descreve o auxiliar de escritório Otavio Gomes, 26, que passa pela estação todos os dias.

O Metrô afirma que o pico da internet chega a 45 Mbps. O G1 fez dois testes de velocidade da internet em dois celulares, um da marca Apple e um da Samsung. No primeiro, a velocidade de conexão chegou a 37 Mbps de download. No segundo, a velocidade apontada pelo celular foi de 24 Mbps. Os testes foram feitos por volta das 15 horas, um horário fora do maior fluxo na estação.

A meta do Metrô é chegar a mais cinco estações até o fim de 2014. A próxima a receber uma rede será a Paraíso, das linhas Azul-1 e Verde-2 do Metrô. As outras quatro estações que terão a rede em 2014 ainda não foram definidas. Segundo a assessoria, é preciso pensar em um ponto específico para a rede, já que ela pede locais onde a parada de alguns usuários para o uso da internet não atrapalhe a circulação dos passageiros.

Vídeos, imagens e mensagens
Longe do horário de pico, a rede da Sé surpreendeu nos testes mais básicos de envio e recebimento de arquivos. Para ver um vídeo, por exemplo, o que numa velocidade oferecida pela rede 3G normalmente exigiria a espera das informações serem carregadas, foi muito fácil e não era preciso aguardar. Bastava iniciar a visualização.

A velocidade de upload, que normalmente é mais baixa que a de download, variou entre 24 e 7 Mbps entre um celular e outro. Essa é a velocidade que define o tempo que levaria para um usuário subir uma foto em uma rede social, por exemplo. Gomes disse que conseguiu postar dados numa rede social, conversar por outra rede, entrar num site de notícias e entrar no email. “Tudo rápido e fácil”, disse.
O fotógrafo Felipe Laurito, 26, disse que não usa a rede, pois acha que pode ficar muito congestionada e prefere o 3G. Apesar disso, ele viu a placa do wifi e testou a conexão. “É uma velocidade boa”, elogiou. “Acho que a velocidade é praticamente a mesma do meu 3G, mas a rede 3G sempre cai, então é bom ter uma rede wifi por perto.”

Laurito afirma que pode ser interessante a internet em mais estações, mas faz a ressalva do congestionamento da rede. O metrô informa que até 200 usuários podem usar a internet simultaneamente na Sé. Cada pessoa pode acessar a rede por 20 minutos, no máximo, com intervalos de 15 minutos.

No notebook, não
O engenheiro civil José Augusto Gomes, 44, trazia consigo, além do smartphone, um notebook. O acesso na rede pelo computador, porém, era muito lento e parou de funcionar rapidamente. Mesmo assim, o engenheiro elogiou a iniciativa. “No momento em que tudo gira em torno da comunicação rápida, do acesso rápido à internet, acho importante ter redes como essa nas estações de metrô.”

Ele também diz que, quando a rede wifi chegar em mais estações, ele pretende parar para usar.  “Apesar de ser muito lento o acesso no notebook, muito mais lento que na minha casa, acho que eu pararia na estação para utilizar mais a internet no celular”, afirma o engenheiro.

“Pensei que seria lento por ser Metrô”
A estagiária de advocacia Nayara Souza, 19, passa pela estação Sé todos os dias. “Venho muito nos fóruns aqui perto”, afirma. Ela diz que se surpreendeu com a alta velocidade do acesso pela rede wifi. “Hoje foi a primeira vez que acessei porque na segunda não consegui. Pensei que seria lento por ser metrô e ter muita gente passando, mas acho que a velocidade está melhor que a da minha casa”, afirma.

A rede da Sé é a “wifi_metro_sp” e para acessá-la é preciso cadastrar um email no navegador e aceitar o termo de condições de uso. Nayara disse que após o cadastro, conseguiu acessar facilmente um aplicativo de mensagens, além de publicar e ver fotos publicadas pelos amigos no Instagram.

Na Sé, só é possível acessar a internet da plataforma superior, próximo às catracas e ao vão central. Os locais de melhor acesso são sinalizados por placas. O metrô diz que terá redes wifis em todas as estações até o fim de 2015 e algumas das 67 estações terão mais de uma área de acesso, o que explica a meta de 75 áreas de acesso até o fim de 2015.

Informações: Olivia Florência
Do G1 São Paulo

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Confira as alterações feitas para a implantação do sistema BRT em Uberaba

A Secretaria de Planejamento informou em nota que duas ruas terão o sentido alterado a partir deste domingo (19). De acordo com o informe serão alteradas as ruas Alaor Prata, que terá o fluxo agora da Igreja Santa Rita sentido Correios e a Governador Valadares, que seguirá em direção a Avenida Gabriela Castro Cunha.

De acordo com a secretaria estas alterações fazem parte da implantação do sistema BRT/Vetor. Além das ruas também serão feitas mudanças no sistema de monitoramento por câmeras “Olho Vivo” na Rua Arthur Machado. Esta, de acordo com subsecretária de planejamento, Maria Paula Meneghello, também será alterada no início do próximo mês.

A subsecretária também adiantou que as obras dos terminais já estão em fase final e ainda falou sobre o funcionamento das faixas preferenciais de ônibus e como elas serão adequadas. “Os ônibus circularão em uma faixa preferencial, em velocidade média e seguindo uma sinalização inteligente. Não podemos arriscar que um cidadão atravesse no meio da rua. Sendo assim, com as grades essa prática será coibida e o cidadão utilizará as faixas de pedestre com semaforização adequada para garantir a sua segurança”, disse.

A nota enviada pelo Departamento de Comunicação (Decom) da prefeitura, também esclarece que hoje começaram as obras de adequação viária na Rua São Sebastião, em frente o Colégio Marista. Portanto, as obras realizadas ali não serão feita no horário de entrada e saída de alunos da escola.

Confira o Mapa publicado pelo Decom para esclarecer a mudança


Informações: JM Online

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