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Venda de créditos para transporte público de Manaus será suspenso temporariamente

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A partir desta quinta-feira (15), até segunda-feira (18), os serviços de atendimento como a venda de créditos para cartões Passa Fácil, Cidadão e Vale Transporte nos postos e pontos de atendimentos, serão suspensos.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) o sistema receberá uma atualização no programa.

“Nosso sistema receberá um upgrade para melhorarmos o atendimento. Ressaltamos que o sistema só não funcionará para a compra de crédito, já nos ônibus funcionará normalmente. Pedimos a compreensão da população que utiliza o serviço”, afirma o gerente de atendimento do Sinetram, Antônio Zanetti.

As Lan Houses que funcionam como postos terceirizados de venda de créditos do Sinetram também suspenderão os atendimentos de venda de créditos nesta quinta-feira (14) às 19h.

Conforme o Sindicato, os atendimentos nestas unidades devem ser retomados apenas na terça-feira (19).

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Passageiros enfrentam batalha para usar transporte público em Arapiraca

São quase dez horas da manhã quando a reportagem do Portal 7 Segundos chega ao Terminal Rodoviário Urbano, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca. O local é o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros de ônibus da cidade. Os bancos estão lotados. Gente que reside na zona urbana, mas precisa chegar a um bairro mais distante e pessoas que moram na zona rural ou em cidades vizinhas, e que precisam vir à cidade. 

O processo de embarque e desembarque é tranquilo. Difícil mesmo, para os usuários, é aceitar as más condições do transporte público. A agricultora Ana Paula Lopes, de 34 anos, reside no povoado Batingas, na zona rural. Com um bebê de três meses no colo, ela reclama que está no ponto, há mais de uma hora, esperando o transporte. “As empresas de ônibus não respeitam a gente. ‘Além disso, é difícil pegar um ônibus em boas condições”, afirma. 

Para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, a solução será a realização de uma licitação. “Estamos fazendo o termo de referência (onde devem constar todas as condições para as empresas operarem)”, explicou o subsuperintendente do órgão, Willyan Nunes. Além da contratação de novas empresas, o processo inclui também exigências que visam melhorar o transporte público. No entanto, ainda não há previsão para realização do certame e, portanto, ainda não há data exata para efetivação das medidas. 

Arapiraca tem hoje quatro empresas que fazem o transporte público para as zonas urbana e rural da cidade: Real Arapiraca, RM Viação, São Judas Tadeu e Mãe Salvador. No entanto, o sistema de transporte na cidade não é integrado e acaba gerando uma série de confusões para os passageiros que são obrigados a se adaptarem às determinações das empresas. 

A professora Cintia Melo, que reside próximo à Universidade Federal de Alagoas, utiliza o transporte público diariamente. Para ela, a rotina é estressante. Segundo a docente, os ônibus fazem uma rota única até o Centro da cidade, além de não ter horário fixo de passar. “Um problema da cidade toda é que você só tem transporte para o Centro. ‘Não existe de um bairro para outro”, afirma. 

Outro problema apontado são os tickets ou vale-transporte. Cada empresa utiliza seu próprio sistema e somente uma delas tem o vale eletrônico. “Cada uma tem um (vale-transporte) diferente que não serve para as demais. Se você utiliza duas empresas diferentes, tem de ter vales diferentes. Diferente de Maceió que você vai à Transpal compra e usa (o vale) em qualquer empresa da cidade”, explica a Cintia Melo.

Willyan Nunes esclarece que as transportadoras de passageiros que serão licitadas terão que estar aptas a trabalhar com bilhetagem eletrônica integrada, o que deve resolver a diversidade de tickets existentes na cidade, unificando o sistema. Sobre linhas que integrem todos os bairros, ele explicou que esta é a outra meta do município e, por isso, diversos estudos estão em curso para buscar soluções para a questão. 

Por: Clau Soares, especial para o 7Segundos
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Linhas de ônibus que circulam pelas ruas Hospício e Riachuelo, no centro do Recife, sofrem alteração

Desde sábado (9), os usuários dos ônibus que circulam pelas ruas Hospício e Riachuelo, no centro do Recife, deverão ficar atentos as mudanças de itinerários e paradas do local.

De 14 linhas que circulam na região, 11 terão seus trajetos alterados. Os ônibus convencionais que seguiam em direção a Rua do Riachuelo no sentido subúrbio/cidade passarão a seguir pela Rua Princesa Isabel. Com isso, os veículos farão o trajeto pela Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício (pista oeste), virarão a esquerda, após a Praça Olavo Bilac, e seguirão em frente na Rua Princesa Isabel. Apenas os veículos BRT irão circular na Rua do Riachuelo no sentido subúrbio/cidade. No sentido cidade/subúrbio, o atendimento permanecerá o mesmo.

Devido as mudanças no itinerário das linhas, algumas paradas do local também serão alteradas. O ponto de embarque nº 180085, localizado na Rua do Hospício do lado oposto a Câmara Municipal do Recife, na Praça Olavo Bilac, deixará de existir. As paradas de número 180079 e 180080, situadas na Rua do Riachuelo, no sentido subúrbio/cidade, também serão desativadas.

Para atender as linhas que passarão a ter trajeto pela Rua Princesa Isabel, será implantada uma parada seletiva no local, em frente a Faculdade de Direito.

As linhas 645- Av. Norte(Macaxeira), 1915- TI PE-15 (PCR) e 1981-TI Rio Doce(Conde da Boa Vista) que passam pela Rua do Hospício, mas seguem em direção a Av. Conde da Boa Vista, entrarão a esquerda na agulha após a Estação de BRT e pegarão a pista leste da Rua do Hospício até a Conde da Boa Vista. Essas três linhas deverão atender as paradas de número 180081, em frente a Escola Luiz Delgado, também na Rua do Hospício.

Linhas convencionais que deixarão de passar na Rua do Riachuelo e passarão a atender a Rua Princesa Isabel na parada seletiva em frente a Faculdade de Direito:

532- Casa Amarela (Cabugá)
631- Nova Descoberta
632- Alto do Refúgio
742- Linha do Tiro
820- TI Xambá(Cabugá)
824- Jardim Brasil II  (Cruz Cabugá)
946- Igarassu(BR-101)
967- Igarassu (Sítio Histórico)
976- Paulista(Prefeitura)
992- Pau Amarelo
993- Conjunto Praia do Janga

Informações: GRCT


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Greve afeta linhas municipais e intermunicipais de Mauá

Uma greve prejudica passageiros que precisam das linhas municipais e intermunicipais em Mauá, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (11). No início da manhã, o terminal municipal estava completamente vazio, mas, pouco antes das 7h, as bilheterias foram abertas e as catracas liberadas.

Funcionários da empresa Cidade de Mauá entraram em greve para reivindicar o pagamento de verbas rescisórias para empregados que deixaram a viação. Eles impediam a saída de ônibus de outras companhias como a Susan Tour e a EAOSA,  que ligam a cidade de Mauá aos municípios da Grande São Paulo.

O Bom Dia São Paulo informou que, segundo a Prefeitura, os grevistas concordaram em liberar a circulação dos coletivos da Susan Tour, que é responsável por 60% da frota municipal.

As 12 linhas intermunicipais da empresa EAOSA, porém, permaneciam paralisadas. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) pediu reforço em seis linhas da Viação Ribeirão Pires que passam pelo município.

A Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), era a opção para deixar a cidade no início da manhã.

Informações: G1 São Paulo


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Em SP, Reparos no Metrô altera pontos finais do terminal Artur Alvim

O Metrô começa nesta segunda-feira (11) as obras de reparos nos pisos de pavimento rígido das plataformas A e B, no Terminal Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo. As obras devem durar 30 dias. Por isso, a SPTrans mudou os pontos finais de linhas que utilizavam as duas plataformas até o fim dos trabalhos.

Veja as alterações:

- Ponto da linha 2730/10 "Vila Jacuí - Metrô Artur Alvim" foi remanejado para a via de saída do terminal, atrás do ponto da linha 2724/10 - Metrô Artur Alvim - Conjunto Araucária

- Ponto da linha 2060/10 10 "Term. A.E. Carvalho - Metrô Artur Alvim" (circular) foi remanejado para a Rua Boipeva, no ponto de passagem existente.

- Pontos das linhas 273D/10 "Pq. D. João Nery - Metrô Artur Alvim" e 273L/10 "CPTM José Bonifácio - Metrô Artur Alvim" foram transferidos para Rua Boipeva na lateral do Viaduto Milton Leão, com atendimento pela porta esquerda.

- Pontos das linhas 273R/10 Metrô Artur Alvim - Jd.Robru e 273G/10 Jd Helena - Metrô Artur Alvim foram recuados.

- Linha: 2060/10 "Term. A.E. Carvalho - Metrô Artur Alvim" (circular)
Obs.: Vai atender embarque/desembarque no ponto de passagem na Rua Boipeva, 11
Itinerário Alternativo:
Sentido Único: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal.

- Linha 273D/10 “Pq. D. João Nery – Metrô Artur Alvim”
273L/10 “CPTM José Bonifácio – Metrô Artur Alvim”
Obs.: Deverão operar com frota “PORTA ESQUERDA” para atendimento aos pontos na Rua Boipeva, na latareal do Viad. Milton Leão.
Itinerário Alternativo:
Ida: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boicorá, Av. José Pinheiro Borges, Rua Boipeva.
Volta: Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal

- Linha: 2730/10 “Vila Jacuí – Metrô Artur Alvim”
Obs.: Deverá atender embarque/desembarque na rampa de saída do terminal, atrás da linha 2724/10 Metrô Artur Alvim – Conj. Araucaria
Itinerário Alternativo:
Ida: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boipeva, ac. acesso, Term. Metrô Artur Alvim, Rua de saída Metrô Artur Alvim.
Volta: Rua de saída Metrô Artur Alvim, Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal.

Para mais informações, ligue 156 ou acesse o site da SPTrans.

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BRT de Belo Horizonte faz 5 meses bem avaliado, mas reclamações aumentam

domingo, 10 de agosto de 2014

O Move de Belo Horizonte completa nesta sexta cinco meses bem avaliado pelos usuários, mas com um número crescente de reclamações. Dos entrevistados, 52% fizeram uma avaliação positiva, 31%, negativa, e 17%, regular (veja os dados e entenda o levantamento no quadro abaixo). No primeiro dia de funcionamento do Move, a mesma enquete foi feita, com o mesmo número de usuários: 77% das avaliações foram positivas, 8% foram negativas e 15%, regulares.

A estrutura dos veículos e o conforto são os itens mais apreciados por quem usa o serviço – assim como na enquete feita na estreia. Nos dois levantamentos, o tempo de espera nas estações foi o ponto mais criticado. No início, a falta de informações era também um problema. No quinto mês de funcionamento, figuram como pontos negativos as longas filas e a baldeação.

Atualmente. As opiniões dos usuários variam de acordo com a estação. No centro, onde não há mais obras e não existem linhas alimentadoras (que ligam os bairros às estações de integração), as impressões são mais positivas. Já nas estações Pampulha e São Gabriel, os problemas aparecem mais, principalmente de quem vem dos bairros. Com a troca de ônibus, os usuários dizem que o tempo gasto é maior que antigamente.

“Antes eu demorava cerca de 45 minutos do centro até em casa. Agora, eu demoro uma hora e 20 minutos. O maior problema desse sistema são as linhas alimentadoras. As pessoas correm feito loucas para tentar ficar na frente e entrar antes no ônibus. Esse Move dificultou a vida de todos”, contou a doméstica Maria da Conceição, 42, que mora na região Norte de Belo Horizonte.

Estrutura. O sistema já conta com cinco estações de integração (Vilarinho, São Gabriel, José Cândido da Silveira, Venda Nova e Pampulha), 35 estações de transferência ao longo do trajeto e mais seis no centro. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), 333 veículos operam em toda a capital. Haverá a implantação de novos trechos, mas a autarquia ainda não divulga detalhes.

A BHTrans informou, em nota, que os principais ganhos dos usuários foram no conforto, no tempo de viagem e nas novas possibilidades de integração sem pagar outras passagens. A autarquia disse ainda que há um acompanhamento contínuo da operação e que novas mudanças podem ser feitas.

Por Bárbara Ferreira
Informações: O Tempo

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No Recife, Corredor Leste/Oeste ganha mais duas estações

A linha BRT 2450 – Camaragibe (Centro), ganhará, a partir da próxima segunda-feira (11), mais duas opções de embarque e desembarque no corredor Leste/Oeste. 
Foto: Roberta Soares
A estação Zumbi, segunda estação da Av. Caxangá no sentido cidade/subúrbio, e a estação Parque do Cordeiro, situada próximo ao Parque de Exposição do Cordeiro, entrarão em funcionamento, totalizando dez estações no corredor. 

Atualmente a linha 2450 circula de domingo a domingo das 4h30 às 22h com 20 veículos realizando 124 viagens com embarque e desembarque nas estações: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

Com as novas estações, a expectativa é atender mais 1.200 passageiros.

Informações: GRCT


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Obras do VLT de Fortaleza deverão ser retomadas até setembro

As obras do ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deverão ser retomadas até setembro. O governador Cid Gomes afirmou ontem em seu Facebook, ao ser questionado por um internauta sobre previsão para retorno da construção, que a nova licitação está marcada para segunda-feira, às 15 horas.

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) explicou que nesta data serão apresentadas as propostas para a licitação do tipo menor preço, método pelo qual vence a empresa que apresentar o lance de menor valor global entre os concorrentes. Equipamento está com 50% das obras concluídas e era uma das obras de melhoria urbana previstas para a Copa 2014.

A contratação será mediante Regime Diferenciado de Contratações (RDC - Lei 12.462). Conforme a Seinfra, as empresas, para basear seus preços, receberam “planilhas de quantitativos, cronograma físico-financeiro, projetos da obra e especificações técnicas”. Depois de apresentadas as propostas comerciais, a pasta vai analisar se a empresa e/ou consórcio tem capacidade para cumprir o contrato - é a fase de habilitação técnica. Se a escolhida for considerada inabilitada, será vista a proposta subsequente.

Esse processo deve seguir até o fim de agosto ou início de setembro, segundo informou a Seinfra por meio de sua assessoria. Os serviços devem estar prontos em 18 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviços, conforme o órgão.

A obra deverá ser retomada primeiramente no trecho entre a Parangaba e a estação rodoviária, na avenida Borges de Melo, “onde os trabalhos estão mais avançados”. Sobre desapropriações, a Seinfra comunicou que existe uma “pequena demanda” a ser efetuada, mas avalia que não vai gerar impedimento para o andamento normal do processo.

Mudanças de prazo

Após a rescisão contratual entre o Governo do Estado e o consórcio CPEVLT devido aos atrasos do prazo estipulado, a Seinfra decidiu adotar o RDC para terminar a obra. Em junho, O POVO noticiou que o processo licitatório seria realizado em julho. Também neste mês as obras seriam retomadas, prazos que não foram cumpridos.

Com investimentos de R$ 276,9 milhões, o Projeto VLT Parangaba-Mucuripe consiste em um sistema de transporte ferroviário de 12,7km - 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado - que ligará a região hoteleira à Linha Sul do Metrô de Fortaleza, gerando conexão ao entorno da Arena Castelão. Serão contemplados 22 bairros e a expectativa é atender 100 mil pessoas por dia.

Por Viviane Sobral
Informações: O Povo

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