Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Fim da greve de ônibus no Recife, Justiça concede 10% de reajuste salarial aos rodoviários

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região (TRT-PE) fixou em 10% o reajuste salarial para motoristas, cobradores e fiscais de ônibus do Grande Recife, no julgamento do dissídio coletivo da categoria, realizado na tarde desta quarta-feira (30). O TRT também determinou o fim da greve, deflagrada na última segunda (28), e o retorno dos trabalhadores aos postos de trabalho a partir da 0h desta quinta (31). O Sindicato dos Rodoviários comemorou a decisão e disse que vai cumprir a ordem judicial. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), que reúne os empresários do setor e oferecia aumento de 5%, informou que vai analisar se entrará com recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Com o aumento de 10%, os salários passam a ser de R$ 1.765,50 (motoristas) e R$ 811,80 (cobradores), respectivamente. Já os fiscais que recebem R$ 1.037 passam a ganhar R$ 1.140,70. Atualmente, os salários são de R$ 1.605 (motoristas) e R$ 738 (cobradores). Os desembargadores também elevaram de R$ 171 para R$ 300 o valor do tíquete-refeição dos rodoviários.

"Convoco todos os trabalhadores a a voltarem ao trabalho, depois da vitória de todos os rodoviários. É o sinal da seriedade, de fazer uma greve dentro da lei, com respeito", disse o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio.
Rodoviários comemoram resultado com aumento de 10% nos salários (Foto: Vitor Tavares/G1)
O julgamento ocorreu na Sala de Sessões do Pleno do TRT-PE, localizado no Cais do Apolo. O Pleno é formado por 19 desembargadores. No entanto, na sessão desta quarta, cinco desembargadores estavam ausentes: Eneida Melo Correia de Araújo e André Genn de Assunção Barros, em razão de férias; Fábio André de Farias, por motivo de viagem; a corregedora Virgínia Malta Canavarro, em correição na cidade de Serra Talhada, no Sertão do estado; e Gisane Barbosa de Araújo, por prerrogativa de impedimento relacionada a questões familiares.
Oito dos 13 desembargadores presentes votaram a favor do aumento de 10%. O presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, só votaria em caso de empate.

Antes do julgamento do dissídio, motoristas, cobradores e fiscais de ônibus em greve fizeram passeata pelas ruas do Centro do Recife. Do Parque 13 de Maio até a sede da Justiça do Trabalho, no Cais de Apolo, mais de 100 manifestantes carregaram bandeiras e foram acompanhados por um carro de som, de acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) da capital.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), que reúne os empresários do setor, ofereceram 5% de reajuste nos salários e no tíquete-alimentação. A categoria não fechou acordo em rodadas de negociação no Ministério Público do Trabalho e deflagrou greve desde a última segunda (28). "Decisão judicial é para ser cumprida, não se discute. Vamos analisar a sessão, fazer um prognóstico, mas vamos trabalhar. Temos que prestar o serviço essencial à população. Não há nenhum aumento em vigor da passagem de ônibus", disse Bandeira.

Informações: G1 PE


READ MORE - Fim da greve de ônibus no Recife, Justiça concede 10% de reajuste salarial aos rodoviários

No Recife, Paradas de ônibus superlotadas no terceiro dia de greve dos rodoviários

A paralisação não tem previsão de término. Trabalhadores e patrões não chegaram a um acordo ontem, mesmo após a realização de uma audiência de conciliação e instrução do dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, com duração de sete horas. Diante da falta de consenso, 19 desembargadores do TRT julgarão, hoje às 17h, as seis cláusulas que travaram a audiência. Elas tratam do reajuste salarial, do piso dos profissionais e do aumento do valor no vale-refeição. Os rodoviários pedem 10% de reajuste salarial, mas os empresários só ofereceram 6%.

Também amanhã será feita a homologação de um item conciliado, que diz respeito sobre o pagamento, ao empregado, de 10% do salário, caso as empresas descumpram a convenção coletiva, que inclui acordos sobre auxílio funeral e não cobrança em caso de assalto e , avarias sem culpa do condutor.

No segundo dia da paralisação, 71% dos ônibus circularam segundo a Urbana-PE, sindicato das empresas, mais dos que os 50% da segunda-feira. O aumento, contudo, não se refletiu na agilidade das viagens, que tiveram atrasos em vários pontos.
Edmir Silva, 56 anos, que embarca no TI do Barro diariamente, aguardou um ônibus para ir à Ceasa por mais de uma hora. A assistente administrativa Maria José Ramos, 31, deixou a comunidade de Bola na Rede, na Guabiraba, onde mora, para a Macaxeira. 

O movimento de volta para casa foi tranquilo. Quem não teve compromissos inadiáveis preferiu ficar em suas residências. Na Avenida Conde da Boa Vista, às 18h o comércio já estava com as portas fechadas e os ônibus rodavam com poucos passageiros.

Saiba mais

2 milhões 
de passageiros utilizam o transporte público na Região Metropolitana do Recife

3 mil 
ônibus compõem a frota

71% 
dos ônibus circularam ontem

50% 
circularam na segunda-feira

10% 
é o percentual de reajuste pedido pela categoria

R$ 1.605 
é o salário-base do motorista

R$ 738 
é o salário-base do cobrador 

Informações: Diário de Pernambuco

READ MORE - No Recife, Paradas de ônibus superlotadas no terceiro dia de greve dos rodoviários

Porto Alegre: Avenida Brasil terá faixa exclusiva para ônibus

Será implantada uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Brasil, zona Norte de Porto Alegre, a partir desta segunda-feira. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a faixa interligará duas grandes avenidas que possuem corredores de ônibus, Farrapos e Benjamin Constant e tem como objetivo priorizar o transporte coletivo. O projeto, elaborado pelas equipes de planejamento de transporte da EPTC, tem a expectativa de reduzir os tempos de viagem em até 12 minutos no horário de pico da tarde.

“Verificamos que os ônibus estavam com problemas de atrasos e os passageiros insatisfeitos com esse trecho da av. Brasil. Então, pensamos em algumas alternativas e percebemos que a melhor maneira de priorizar o transporte coletivo seria implantar uma faixa exclusiva no local. Com implantação dela, todo o eixo de transporte coletivo em direção à zona Norte terá um ganho considerável nos tempos de viagens”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC. 

A faixa exclusiva ficará localizada no lado esquerdo da via, a partir da av. Pernambuco e terá 750 metros de extensão, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. Será proibido aos condutores parar ou estacionar no trecho, mas acesso às garagens dos prédios e comércio, no entanto, será permitido. 

O espaço será segregado por tachões e a sinalização reforçada ao longo da via, com placas indicativas e pintura no asfalto. As outras duas faixas de trânsito da avenida serão de tráfego misto. Panfletos com informativos aos moradores e usuários da região serão distribuidos avisando sobre a nova medida e agentes de trânsito da EPTC também reforçarão o monitoramento durante os primeiros dias de implantação. 

Como ficará o trânsito na avenida Brasil

• Uma faixa exclusiva aos ônibus, do lado esquerdo
• Duas faixas de tráfego misto, no centro e lado direito
• Proibido aos veículos particulares trafegar, parar e estacionar na faixa exclusiva
• Sobrepor a faixa para acessar garagens será permitido
• Os condutores que transitarem na faixa exclusiva cometem uma infração grave, segundo o Código de Trânsito, de cinco pontos na carteira e multa R$ 127,69

As dez linhas que seguirão circulando fora do corredor

• 314.2 – PUC/Restinga/III Perimetral; 
• 314.3 – Restinga/PUC/III Perimetral; 
• 613 – Elisabeth; 
• M21 – Corujão Baltazar/Assis Brasil; 
• M31 – Corujão Assis Brasil/Baltazar; 
• T2; 
• T2A; 
• T5; 
• TR60 – Assis Brasil; 
• TR62 – Baltazar

Ônibus fora da faixa

Dez linhas de ônibus circularão fora da faixa exclusiva para atender os moradores e passageiros que embarcam ou desembarcam na região. Na av. Brasil, trafegam 40 linhas urbanas que transportam 180 mil passageiros em média por dia. Diversas linhas metropolitanas também circulam no local.

Informações: Correio do Povo


READ MORE - Porto Alegre: Avenida Brasil terá faixa exclusiva para ônibus

Emdec unifica linha 3.42 (Jardim Aliança) e linha 3.59 (Jardim Esmeraldina)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) unificou a linha 3.42 (Jardim Aliança) à linha 3.59 (Jardim Esmeraldina), com partidas intercaladas a cada 6,5 minutos nos horários de pico. O trajeto será alterado na região central, passando a atender ao Corredor Central. A mudança ocorrerá a partir das 6h desta segunda-feira, dia 28 de julho.

O ônibus seguirá normal até Rua José Paulino, entrando depois na Rua General Osório, Avenida Anchieta (pista interna), Avenida Orosimbo Maia (pista interna), Avenida Francisco Glicério e, depois disto, seguirá o trajeto normalmente.

Acompanhe abaixo os pontos de parada que ela passará e atender:
Rua Gal. Osório, n° 1116, Avenida Anchieta, n° 219 (Bradesco), Avenida Anchieta em frente á CPFL, Avenida Orosimbo Maia esquina com Sacramento (pista interna), Avenida Francisco Glicério (Restaurante Municipal).

Confira abaixo os pontos de parada que deixará de atender:
Avenida Benjamin Constant (extra perto), Avenida Benjamin Constant, Rua Dr. Ricardo, Rua Marques de Três Rios, Rua Onze de Agosto, 241 Avenida Campos Sales, 480, Avenida Campos Sales, 738.

Os novos horários de saída serão os seguintes:

Partidas do Bairro nos dias úteis;
04:44 - 04:57 - 05:10 - 05:23 - 05:36 - 05:49 - 06:02 - 06:15 - 06:28 - 06:41 - 06:54 - 07:07 - 07:20 - 07:33 - 07:46 - 08:07 - 08:25 - 08:43 - 09:01 - 09:19 - 09:37 - 09:55 - 10:13 - 10:31 - 10:49 - 11:07 - 11:25 - 11:43 - 12:01 - 12:19 - 12:37 - 12:55 - 13:13 - 13:31 - 13:49 - 14:07 - 14:25 - 14:43 - 15:01 - 15:19 - 15:37 - 15:55 - 16:08 - 16:21 - 16:34 - 16:47 - 17:00 - 17:13 - 17:26 - 17:39 - 17:52 - 18:05 - 18:18 - 18:32 - 18:56 - 19:20 - 19:44 - 20:08 - 20:32 - 20:56 - 21:20 - 21:44 - 22:08 - 22:32 - 22:56 -  23:20 - 23:44.

Partidas do Bairro aos Sábados;
04:44 - 05:02 - 05:20 - 05:38 - 05:56 - 06:14 - 06:32 - 06:50 - 07:08 - 07:26 - 07:44 - 08:02 - 08:20 - 08:38 - 08:56 - 09:14 - 09:32 - 10:10 - 10:28 - 10:46 - 11:04 - 11:22 - 11:40 - 11:58 - 12:16 - 12:34 - 12:52 - 13:10 - 13:28 - 13:46 - 14:04 - 14:22 - 14:46 - 15:10 - 15:34 - 15:58 - 16:22 - 16:46 - 17:10 - 17:34 - 17:58 - 18:22 - 18:46 - 19:10 - 19:44 - 20:08 - 20:32 - 20:56 - 21:20 - 21:44 - 22:08 - 22:32 - 22:56 - 23:20 - 23:44.

Partidas do Bairro aos Domingos e feriados;
04:44 - 05:08 - 05:32 - 05:56 - 06:20 - 06:44 - 07:08 - 07:32 - 07:56 - 08:20 - 08:44 - 09:08 - 09:52 - 10:16 - 10:40 - 11:04 - 11:28 - 11:52 - 12:16 - 12:40 - 13:04 - 13:28 - 13:52 - 14:16 - 14:40 - 15:04 - 15:28 - 15:52 - 16:16 - 16:40 - 17:04 - 17:28 - 17:52 - 18:16 - 18:40 - 19:04 - 19:44 - 20:08 - 20:32 - 20:56 - 21:20 - 21:44 - 22:08 - 22:32 - 22:56 - 23:20 - 23:44.

Informações: EMDEC

READ MORE - Emdec unifica linha 3.42 (Jardim Aliança) e linha 3.59 (Jardim Esmeraldina)

Sem acordo, Greve de ônibus no Recife continua e vai para o 3º dia de paralisação

terça-feira, 29 de julho de 2014

Paralisados desde a manhã desta segunda-feira, motoristas, fiscais e cobradores de ônibus da capital pernambucana exigem reajuste de 10% no salário, e um aumento no vale refeição de R$ 171 para R$ 320 para voltar a trabalhar. Em uma audiência realizada na tarde desta terça no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), funcionários e empresas não entraram em um consenso sobre os valores do reajuste. Sem definição, os empregados decidiram manter a greve.

De acordo com o vice presidente do TRT, Pedro Paulo Nóbrega, os empresários ainda não cederam às exigências dos grevistas, e o dissídio coletivo não havia sido instaurado.


Nesta terça, as cenas da ontem voltaram a se repetir nas ruas da região metropolitana da cidade: os poucos coletivos que circularam estavam superlotados, com gente pendurada até nas portas. Muitos trabalhadores desistiram de embarcar, diante do empurra-empurra.

A empregada doméstica Josivânia dos Santos deixou passar cinco ônibus para embarcar do terminal integrado da Macaxeira, na Zona Norte de Pernambuco, para o trabalho, em Boa Viagem, na Zona Sul. Ela disse que não conseguiu viajar antes, com medo de cair e ser pisoteada.

Nas ruas do centro da capital, avenidas normalmente movimentadas permaneceram desertas no fim da manhã de hoje. Na Avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores de Recife, os motoristas pararam os coletivos em fila dupla, o que provocou congestionamentos por um longo período na manhã.

O Consórcio Grande Recife de Transportes informou nesta terça-feira que 47 ônibus foram depredados durante a greve. Os ônibus que circulam na região metropolitana somam três mil, perfazendo total de 390 linhas e 26 mil viagens diárias. Segundo o Consórcio, à exceção do coletivo que foi incendiado na segunda, todos os outros já sofreram reparos: a maior parte teve pneus rasgados e para brisas ou janelas de vidro quebrados com pauladas e pedradas.

A greve afeta cerca de 2 milhões de pessoas e até a manhã desta terça-feira dez coletivos já haviam sido depredados por passageiros revoltados com a paralisação. Um dos ônibus, da empresa Vera Cruz, chegou a ser incendiado no terminal do bairro do Barro, a dez quilômetros do centro.

Por Letícia Lins
Informações: http://oglobo.globo.com

READ MORE - Sem acordo, Greve de ônibus no Recife continua e vai para o 3º dia de paralisação

Tarifa de ônibus em Campinas será reajustada a R$ 3,30 em 1º de agosto

As tarifas do transporte público coletivo municipal serão reajustadas a partir da zero hora de 1º de agosto, sexta-feira que vem. A tarifa vai passar de R$ 3,00 para R$ 3,30 nos ônibus do Sistema InterCamp, um aumento de 10%. A atualização da passagem será publicada na edição desta terça-feira, 29 de julho, do Diário Oficial do Município.

Junto com o reajuste, a Administração Municipal anunciará o fim do pagamento em dinheiro nos ônibus a partir de 1º de outubro.

A Prefeitura também vai encaminhar projeto de lei à Câmara Municipal propondo desconto de 50% no valor da tarifa para universitários, conquista esta obtida pelos estudantes secundaristas.


Com o reajuste de 10%, o Passe Escolar irá de R$ 1,20 para R$ 1,32. A tarifa também terá novos valores no chamado Linhão da Saúde (linha 5.02), passando de R$ 2,00 para R$ 2,20 no pagamento com o Bilhete Único e de R$ 3,00 para R$ 3,30 no pagamento em dinheiro.  O Passe Escolar nessa linha subirá de R$ 0,80 para R$ 0,88.

O último reajuste da tarifa foi em 01/01/2012, quando passou de R$ 2,85 para R$ 3,00. O índice definido pela Administração está abaixo do índice de inflação aferido nesse período de dois anos e meio. A inflação de janeiro de 2012 a julho de 2014, medida pelo IPCA/IBGE, foi de 16,85% (estimando o índice deste mês).

O custo de operação do Sistema Intercamp, calculado pela Emdec, sofreu uma elevação de 18,94%, levando-se em conta o Sistema Convencional (concessionários/empresas) e o Alternativo (permissionários/cooperativas).

Neste período o custo com mão de obra subiu 21,5%; o salário dos motoristas aumentou 19,91%; o valor dos veículos inflacionou 16,3%; e o litro do diesel teve acréscimo de 25,7%.

Dinheiro sai de circulação
Para ampliar a segurança dos usuários e operadores e garantir maior agilidade ao sistema, as passagens deixarão de ser pagas em dinheiro nos ônibus de Campinas a partir de 1º de outubro de 2014.

Em 2013 foram registrados 329 furtos e roubos em ônibus do Sistema InterCamp. A média do 1º semestre de 2014 é 34% maior que no mesmo período de 2013.

O decreto que será publicado na terça-feira extingue o pagamento em espécie tanto nos veículos do Sistema Convencional quanto do Sistema Alternativo, no ato da utilização do serviço de transporte.

Como pagar a tarifa
Para viajar no Sistema InterCamp, o passageiro terá duas opções: comprar o Bilhete  de Viagem pré-carregado com 1 ou 2 viagens, à venda em diversos estabelecimentos (bancas, farmácias, mercados, padarias, postos de combustível etc); ou adquirir créditos para o Bilhete Único na rede credenciada, sem limite mínimo de crédito a partir da 2ª recarga e sem custo adicional.

O Bilhete de Viagem não proporciona integração tarifária temporal, ao contrário do Bilhete Único.

No caso do Bilhete 1 Viagem, paga-se uma passagem – R$ 3,30 – mais R$ 2,00.  No caso do Bilhete Único 2 Viagens, paga-se duas passagens – R$ 6,60 – mais R$ 2,00. Esses R$ 2,00 poderão ser posteriormente ressarcidos se o usuário devolver o bilhete na sede da Transurc, à Rua Onze de Agosto, 757, Centro, segunda a sexta-feira, 8h às 18h, ou nos postos de venda da Transurc nos terminais de ônibus.

O Bilhete 2 Viagens, após ser utilizado, poderá ser recarregado, sempre com duas viagens. O Bilhete 1 Viagem não poderá ser recarregado.

Já o Bilhete Único, utilizado por aproximadamente 80% dos passageiros do sistema, terá suas vantagens ampliadas. A carga inicial mínima passará a ser de apenas uma tarifa (atualmente são necessárias duas). Mas a principal novidade é que, se o bilhete estiver sem saldo, o usuário ainda conseguirá usar duas tarifas, como se o bilhete “emprestasse” até R$ 6,60, a serem descontados no próximo carregamento.

O Bilhete Único garante integração no período de duas horas, descontos e gratuidades. Informações gerais podem ser obtidas pelo telefone da Transurc, 0800 014 02 04, ou pelo site www.transurc.com.br.

Números do transporte
O Sistema InterCamp possui 206 linhas e 1.243 ônibus em operação (995 do Sistema Convencional e 248 do Sistema Alternativo), sendo 744 acessíveis (59,9% da frota).

Em 2014, nos seis primeiros meses, registrou uma média de 630 mil passagens pela catraca por dia útil (240 mil usuários). São 15,4 milhões de passageiros por mês, dos quais aproximadamente 20% pagam a tarifa em dinheiro. Os demais usam Bilhete Único.

O sistema tem 970 mil cartões de Bilhete Único cadastrados.

Informações: EMDEC
READ MORE - Tarifa de ônibus em Campinas será reajustada a R$ 3,30 em 1º de agosto

Prefeitura de São José dos Campos adia expansão de corredores de ônibus

A Prefeitura de São José condicionou a implantação de corredores de ônibus nos bairros ao projeto do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), o que só deve ocorrer a partir de 2015.

Os atuais 7 km de vias preferenciais e exclusivas poderão saltar para 70 km com o BRT. Para isto, segundo a Secretaria de Transportes de São José, a ideia é aproveitar o que já foi feito nos corredores de ônibus.
“As avenidas São José e Madre Teresa, por exemplo, têm grande possibilidade do BRT passar. O corredor deverá ser readequado para o sistema de forma definitiva”, disse o secretário de Transportes, Luiz Marcelo Santos. 

Adaptações. Entre os pontos que mais causam controvérsias está a adaptação no trânsito do município para a implantação do BRT. Segundo o secretário de Transportes, todas as alterações no sistema viário de São José dependerão do projeto executivo. 
“Faremos uma licitação no chamado RDC (Regime Diferenciado de Contratação), onde poderemos licitar o projeto executivo e a obra ao mesmo tempo, agilizando o processo. Acredito que o projeto executivo esteja pronto no final deste ano para as obras começarem já no começo do ano que vem.”

Usuários criticaram o adiamento do projeto de expansão dos corredores (leia texto nesta página).
O secretário afirmou ainda que todo o trajeto do BRT será contemplado também por ciclovias, com o objetivo de incentivar o transporte sobre duas rodas, menos poluente e mais saudável. 

Rapidez. A agilidade no transporte é a marca do BRT. Trata-se de um sistema em que os ônibus trafegam em canaleta segregada no sistema viário, por isso, mais rápido. Pela proposta inicial, as estações serão de pré-embarque, ou seja, o usuário paga a passagem antes de ingressar no ônibus, o que facilita a mobilidade do sistema.

Embora as intervenções no sistema viário ainda não sejam conhecidas, possivelmente haverá necessidade de troca de pavimento em vias e readequação de sistemas de galeria de águas pluviais e de saneamento básico para acomodar o BRT. 

A obra deverá custar cerca de R$ 842 milhões, verba vinda do PAC 2, incluindo a contrapartida do município, no valor de R$ 42 milhões. Enquanto o BRT não chega, usuários do transporte público de São José reivindicam a expansão dos corredores de ônibus para os bairros ainda neste ano.

A auxiliar de serviços gerais, Ednaura Romana, 41 anos, moradora do bairro Putim, zona leste, diz que os corredores poderiam melhorar a fluidez dos ônibus nos pontos mais distantes. “Já devia atender aos bairros. Espero quase uma hora pelos ônibus. Se os corredores fossem até os bairros teria mais agilidade.” 

Mesma opinião tem a advogada Marilza Vitória Carvalho, 63 anos, que mora no Jardim Bela Vista, região central. 
“Quanto antes ampliassem os corredores seria melhor, pois foi uma boa iniciativa. Onde eles passam está mais rápido o transporte. Esperar até o fim das obras do BRT vai demorar muito”, disse. 

Já a coordenadora de atendimento, Eliziane Campos Victor, 43 anos, da Vila Industrial, diz que a espera vai valer a pena. “Ainda estamos nos acostumando e as avenidas são curtas. Se aumentar mais uma faixa não teria espaço para estacionamento”, disse.

Por Lauro Lam 
Informações: O Vale

Leia também sobre:
READ MORE - Prefeitura de São José dos Campos adia expansão de corredores de ônibus

Grande Recife: Greve de ônibus continua por tempo indeterminado

A greve dos rodoviários no Grande Recife irá continuar por tempo indeterminado. O SINTRREPE (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitana, da Mata Sul e Norte de Pernambuco) comunicou, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (28), que a paralisação segue "até suas reivindicações serem atendidas". A greve foi iniciada à 0h desta segunda-feira.

Com greve de ônibus, passageiros do Grande Recife enfrentaram longa espera nas paradas e no Terminal Integrado da Joana Bezerra, na área central da capital, na volta para casa. Na noite desta segunda (28), primeiro dia de paralisação, a reportagem encontrou coletivos parados no Joana Bezerra e usuários disputando espaço nos poucos veículos que chegavam ao terminal. Impacientes com a espera, alguns passageiros tentaram subir em ônibus antes do desembarque dos demais usuários, criando um tumulto. Apesar da greve, o terminal estava esvaziado, com número de passageiros abaixo do esperado para o horário.
Cansados de esperar, alguns passageiros resolveram se sentar nos pontos. A maioria reclama dos coletivos que vão para a área norte do Grande Recife, como Olinda. "O ritmo aqui está parecendo de fim de semana, com menos ônibus e com o terminal mais tranquilo", destacou a barista Giuliane Jennef, que trabalha em Boa Viagem (Zona Sul da capital) e mora em Sítio Novo. Segundo ela, a espera já ultrapassa meia hora, quando o normal é de no máximo 15 minutos, para as duas linhas que seguem para Jardim Brasil (bairro de Olinda).

Na Avenida Cruz Cabugá, entretanto, o movimento dos coletivos era tranquilo e as paradas apresentavam volume normal de usuários.  "Eles [os ônibus] estão passando um pouco mais cheio, mas nada fora do normal. É sempre assim", disse Adriana Conceição, analista de RH que aguardava um veículo para Rio Doce, em Olinda.

Na Avenida Conde da Boa Vista, passageiros enfrentaram dificuldades. A cuidadora Sonia Rodrigues, moradora de Santa Luzia, Zona Oeste do Recife, disse que esperava o ônibus há quase uma hora e meia. "Já estou pensando em pegar o metrô, dar um jeito diferente de chegar em casa. Do jeito que está, é impossível", comentou. Em dias normais, ela comentou que a espera por um ônibus da linha Vila Dois Carneiros é de 20 minutos, no máximo.

Audiência de conciliação entre rodoviários e patrões marcada para esta terça no TRT

Uma audiência de conciliação e instrução do dissídio coletivo está marcada para esta terça-feira (29) e pode colocar um fim na greve dos rodoviários de Pernambuco. O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, agendou o encontro, às 16h, e convocou o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE), o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros no Estado de Pernambuco (Serpe-PE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitana, da Mata Sul e Norte de Pernambuco.

O mesmo desembargador expediu uma liminar, na última quinta-feira (24), para que fossem mantidos em circulação 100% da frota de ônibus nos horários de maior movimento, das 5h30 às 9h e das 17h às 20h. Nos demais horários, mesmo em greve, motoristas, cobradores e fiscais deveriam estar com 50% dos ônibus em funcionamento. Caso a categoria não cumpra a decisão, haverá multa diária no valor de R$ 100 mil reais.

Em resposta, na manhã desta segunda-feira, o sindicato dos rodoviários entrou com um embargo de declaração no Tribunal Regional do Trabalho para pedir esclarecimentos sobre a liminar. A categoria alega que, em dias normais, nem todos os ônibus circulam.

Informações: G1 PE e Diário de Pernambuco

READ MORE - Grande Recife: Greve de ônibus continua por tempo indeterminado

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960