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Em São José dos Campos, Fiscalização dos corredores começa com multas e queixas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O primeiro dia de fiscalização nos corredores de ônibus em São José dos Campos foi marcado por aplicação de multas e reclamações por parte dos motoristas.

A Secretaria dos Transportes não divulgou o total de multas aplicadas ontem, mas o número pode ser alto. Alguns agentes de trânsito chegaram a aplicar 30 multas cada um, em avenidas da região central. 

Entre 9h e 17h, essa era a média de autuações, segundo relato informal dos próprios agentes.  No primeiro dia da fiscalização, a secretaria mobilizou um contingente de 80 agentes para monitorar as seis avenidas onde se encontram as faixas exclusivas para o transporte coletivo. 


O VALE percorreu a região central e acompanhou a reação dos motoristas e o trabalho da fiscalização. Na Adhemar de Barros, por exemplo, agentes posicionados em vários pontos observavam o comportamento do trânsito, esclareciam dúvidas e multavam.
Segundo a prefeitura, os número oficiais sobre a fiscalização dos corredores só serão divulgados em 30 dias.

Critérios.
Agentes ouvidos por O VALE disseram que um dos critérios utilizados na aplicação de multas é a permanência do veículo nas faixas exclusivas para ônibus.

“O critério é não permanecer na faixa. Nosso objetivo é inibir e não autuar. Por isso, antes de aplicar a multa, a gente observa o comportamento do condutor: se ele vai fazer uma conversão ou cruzar a faixa, não tem problema”, disse um agente que não quis se identificar. Segundo ele, o que não pode é manter o veículo nas faixas de ônibus o tempo todo. 

Circular com o carro nas faixas exclusivas de ônibus foi uma das infrações mais registradas ontem pela fiscalização. “Alguns motoristas chegam a percorrer toda a extensão da Adhemar de Barros, uns quatro quilômetros, na faixa de ônibus. O condutor entra na faixa de ônibus e vai embora, não respeita a regra. É isso que a gente está fiscalizando”, afirmou outro agente.

Motoristas.
Há 13 anos vendendo sanduíches na altura da rua Paulo Becker, o comerciante Daniel Cistófalo ainda não sabia bem como obedecer às regras. “Não estava entendendo, mas procurei um agente para tirar a dúvida. É só não andar na faixa azul”, disse. 
Amedeu Viola, 19 anos, foi estudar no Sul e acabou pego de surpresa ao voltar de férias. “Ainda não entendi como funciona o trânsito na Adhemar de Barros”, afirmou.

Pior para os taxistas. Segundo Luiz Gonzaga, há 33 anos no ramo, a medida gerou transtornos. “Complicou demais para embarcar e desembarcar passageiros, e a prefeitura até agora não falou da nossa situação”. “Devíamos ter direito a andar no corredor”, disse o taxista Miguel Cardoso. 

Para prefeitura, motorista teve orientação
Os 80 agentes de trânsito que atuaram no primeiro dia de fiscalização ficaram concentrados nas avenidas cortadas pelos corredores de ônibus --Adhemar de Barros, João Guilhermino, São José/Madre Tereza, São João, Francisco José Longo, e rua Paraibuna.

Desde ontem, o motorista que for flagrado trafegando na faixa exclusiva para ônibus receberá multa de R$ 85,13 e perda de 4 pontos na carteira de habilitação. 

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De acordo com a prefeitura, a fiscalização encerra “um período de 50 dias de adaptação dos motoristas às novas faixas”. A medida, segundo a Secretaria dos Transportes, permite aos motoristas a utilização de corredores “apenas para acessar estacionamento de comércios e residências, fazer conversões à direita ou acessar demais faixas”. 

Segundo a prefeitura, será autuado quem “utilizar a faixa dos ônibus para ultrapassar veículos ou permanecer no corredor após o cruzamento”. 

Sobre campanhas de educação no trânsito, a secretaria informou que há 50 dias tem orientado motoristas: “desde 27 de julho, quando foram implantados os corredores”. 

Parque Santos Dumont continua sem zona azul
Com atraso da previsão, a Prefeitura de São José voltou a afirmar ontem que a zona azul no Parque Santos Dumont e na região da Vila Adyana será implantada ainda esse ano.  A iniciativa está programada para até o final do segundo semestre. O prazo já havia sido anunciado em agosto pelo secretário de Transportes, Wagner Balieiro.

O que pode
O condutor pode transitar livremente dentro dos corredores de ônibus apenas para casos de conversão ou para acessar estacionamento de comércios, sem ser multado

O que não pode
O motorista fica proibido de manter a condução do veículo dentro das faixas azuis, destinadas exclusivamente para a circulação do transporte coletivo de São José

Infração
Quem for pego trafegando pela faixa exclusiva comete infração média. A multa é de R$ 85,13, além de perder 4 pontos na carteira. A medida passou a valer ontem

Efetivo
Segundo a Secretaria de Transportes, foi mobilizado um efetivo de 80 agentes de trânsito para fiscalizar todos os corredores exclusivos de ônibus na área central da cidade

Informações: O Vale
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Licitação do transporte coletivo de Florianópolis será conhecida nesta quarta-feira

O edital de licitação do transporte coletivo de Florianópolis, inclusive com itinerários e linhas, só será conhecido na íntegra após a publicação. A previsão é que isso aconteça nesta quarta-feira, dia 18. As informações disponíveis no site da prefeitura são aquelas apresentadas durante a audiência pública na terça-feira.
Marco Santiago/ND
Quem acessar o site da prefeitura pode clicar na notícia “Conheça as diretrizes do edital do transporte coletivo”. Neste link está a apresentação feita pela prefeitura, com informações como o SAO (Sistema de Apoio à Operação), um centro de controle para gerenciar o sistema.


Em entrevista aos veículos do Grupo RIC, na quarta-feira, o prefeito Cesar Souza Júnior antecipou as principais novidades do setor, como o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), que será apresentado na próxima quarta-feira. Cesar adiantou que, após a publicação do edital, há um prazo de 45 dias para possível impugnação.  

O assunto licitação também foi discutido ontem na Câmara de Vereadores, na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública, a pedido do presidente Tiago Silva (PDT). "Foi um erro autorizar, em 1999, a concessão de 20 anos para as empresas sem licitação, ferindo a Constituição. Além de aplicar um novo modelo, é necessário identificar e punir os agentes que foram coniventes com a concessão", ressaltou o vereador.

O diretor de Operações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, André Luiz Curcio, representou o secretário Valmir Piacentini na audiência pública. No entanto, o servidor afirmou que não tem conhecimento sobre a licitação. 

LICITAÇÃO
Principais mudanças

Tarifa será de, no máximo, R$ 2,60
Sistema será controlado por uma empresa ou consórcio
Integração nos ônibus não terá mais os 20 minutos de tolerância
Idade média da frota será de, no máximo, seis anos
Tarifa social será para toda cidade

por maurício Frighetto
Informações: ND Online
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EMTU/SP lança concurso “VLT na Sua Onda”

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP quer que o Brasil inteiro conheça o projeto do VLT da Baixada Santista e lança o concurso “VLT na Sua Onda” nesta segunda-feira (16). O objetivo é escolher a melhor arte para adesivar o primeiro veículo que circulará no trecho já em construção entre as cidades de Santos e São Vicente. O prêmio para o primeiro colocado será uma viagem a Valência, na Espanha, com direito a um acompanhante, e uma visita na fábrica para conhecer, em primeira mão, o trem com a arte escolhida.

O concurso envolve todo o território nacional e será realizado no período de 16/09/2013 a 31/10/2013. Os interessados deverão se inscrever pelo site www.vltnasuaonda.com.br, preenchendo gratuitamente o formulário de participação. Os menores de 18 anos poderão participar, desde que representados por seus pais ou responsáveis legais.


O mar é o tema para decorar ou pintar o modelo do VLT disponível no site, já que o novo sistema de transporte será operado em região litorânea. O trabalho deverá ser enviado por meio do site até o dia 31/10/2013.

Votação dos internautas

Todos os trabalhos ficarão disponíveis no site de 08/11 a 17/11/2013 para votação dos internautas que serão os responsáveis pela seleção dos 20 melhores. Posteriormente, as artes selecionadas serão avaliadas pela Comissão Julgadora formada por representantes da EMTU/SP, das Prefeituras de Santos e São Vicente, de artistas plásticos das duas cidades, do consórcio fabricante dos trens, do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, entre outras instituições. Para escolher o vencedor, a comissão levará em conta a criatividade, aderência ao tema, harmonia e originalidade. A divulgação do trabalho escolhido será feita no site www.vltnasuaonda.com.br no dia 26/11/2013.

Prêmio

Além da viagem a Valência, na Espanha, o vencedor receberá um troféu no formato estilizado do VLT, estampado com a sua arte, e terá o seu trabalho fixado nas laterais do VLT da Baixada Santista que circulará entre as cidades de Santos e São Vicente, no período de seis meses. Também está incluída uma visita à fábrica do VLT situada em Albuixech, na província de Valência. Os 20 trabalhos selecionados por julgamento popular receberão um Certificado de Finalista na participação do concurso.

VLT da Baixada Santista

Em operação em cidades médias europeias, o VLT é um transporte totalmente limpo (emissão zero) e de fácil inserção urbana. Circula ao nível das ruas, preserva o patrimônio histórico e colabora para a revitalização do entorno. Na Baixada Santista, o VLT atenderá 70 mil usuários/dia quando o primeiro trecho, em construção, for entregue em 2014. Com a reestruturação do todo o sistema, cerca de 220 mil usuários por dia serão beneficiados.

Informações: Diário do Litoral

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No Rio, Obras da linha 4 do Metrô avançam na Zona Sul

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Para permitir a passagem do Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, no subsolo da Rua Barão da Torre, em Ipanema, Zona Sul do Rio, será necessário avançar com o serviço de impermeabilização do terreno. Por isso, a partir desta segunda-feira, a calçada par do trecho da Rua Barão da Torre, entre as ruas Joana Angélica e Vinicius de Moraes, será ocupada para atividade de mapeamento de redes subterrâneas.

Para assegurar o trânsito de pedestres, parte da faixa da direita será destinada a esse fim. De outubro a dezembro acontecerá o tratamento do solo por meio de injeções de cimento. Neste período, estes trechos ficarão interditados, sendo permitido apenas o acesso de moradores. A extensão da área de intervenção da obra não será ocupada de uma só vez. Os tapumes serão remanejados conforme o avanço dos serviços.

Serão criados acessos especiais para as garagens da área impactada, evitando o bloqueio total. O passeio público será desviado para o outro lado da calçada e operadores de tráfego irão trabalhar no local para orientar condutores e pedestres durante todo o período de obras. As alterações viárias foram definidas em conjunto com a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro).

Central de Atendimento
Para tirar dúvidas e obter outras informações sobre a Linha 4 do Metrô, moradores e frequentadores de Ipanema podem procurar a Central de Atendimento à Comunidade, na Praça Nossa Senhora da Paz, em frente à Rua Visconde de Pirajá. Também é possível entrar em contato pelo 0800 021 0620. Na Internet, as informações estão disponíveis nos canais digitais, como o Twitter (twitter.com/metrolinha4) e o blog (www.metrolinha4.com.br).

Mais de 300 mil usuários por dia
A Linha 4 (Barra da Tijuca – Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos ou da Barra ao Centro em 34 minutos.

Informações: Correio do Brasil

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Governador de São Paulo volta a garantir o Metrô até Taboão da Serra

O governador Geraldo Alckmin voltou a garantir a extensão da linha 4 do Metrô até Taboão da Serra. Durante o evento no Cemur, na última sexta-feira, dia 13, Alckmin disse que o Governo do Estado “corre” com o projeto básico e com o funcional para abrir a licitação para o início das obras que trará o Metrô até Taboão da Serra, levando pela primeira vez a rede metroviária para outra cidade, além de São Paulo.

Alckmin disse que a região já começara a se beneficiar com outras estações do Metrô que ficarão próximas. “Vamos entregar a estação Morumbi, na esquina da avenida João Jorge Saad com a Francisco Morato, ali vai ser a estação Morumbi, estamos mandando bala para entregar em 15 meses. Em seguida a estação Vila Sônia, essa é maior ainda, tem a questão do terminal de ônibus, então ela é maior, estamos correndo para entregar”, disse.


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O governador não precisou uma data para a chegada do Metrô em Taboão da Serra, mas disse que a extensão está garantida nos planos do Governo do Estado. “Estamos correndo com projeto básico e com o projeto funcional para prolongar a linha 4 até Taboão da Serra. Pela primeira vez o Metrô vai sair de São Paulo, e vai ter mais duas estações, uma próximo da divisa e outra perto do Shopping, então vamos ter mais duas estações”. 

O prefeito Fernando Fernandes disse em entrevista ao Portal O Taboanense que vem mantendo constantes reuniões com representantes do Metrô. “Existe algumas questões técnicas para que se possa definir o local as estações, mas eles estão trabalhando nos projeto básico e no funcional, que é obrigatório antes de abrir a licitação”.

A deputada Analice Fernandes também afirmou que o Metrô vem trabalhando na expansão da linha 4 até Taboão da Serra. “Já tivemos várias reuniões com a secretaria de Transporte e estamos acompanhando de perto, os projetos estão bem encaminhados e Taboão da Serra será contemplada com o Metrô”, disse.

Projeto

A linha 4 do Metrô que irá atender os moradores de Taboão da Serra e região é uma das mais modernas da América Latina. A primeira novidade é que os trens circulam sem operadores, todas as manobras são controladas do pátio Vila Sônia. Todos os vagões têm passagens livre entre os trens, possibilitando mais conforto e evitando aglomerações nos horários mais movimentados. Os trens possuem também ar-condicionado, som ambiente e painéis informativos eletrônicos.

Outra boa novidade é que cada parada terá pontos de conexão a internet wi-fi (sem fio) gratuitamente para os usuários do Metrô. Já dá pra navegar enquanto se espera o próximo trem, que o Governo do Estado promete que será bem curto entre as viagens. Um moderno sistema de segurança com paredes de vidro vão impedir que os usuários sofram acidentes nas plataformas. Essas paredes se abrem apenas com a chegada dos trens.

Informações: O Taboanense
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São Paulo testa ônibus que registra quem invade a faixa exclusiva

A partir de agora a cidade de São Paulo passa a contar com um ônibus que fala e que dedura quem invade as faixas exclusivas para ônibus que existem na capital paulista. A novidade, que está sendo testada pela prefeitura da cidade, está nas ruas desde meados do mês de julho. Cinco das mais de 1.300 linhas de ônibus da capital paulista contam agora com um ônibus inteligente, que oferece aos seus passageiros novas opções de serviços.

Estes ônibus contam com alto-falantes que ficam próximos as portas dos veículos. Eles informam aos passageiros qual é a linha e o destino final daquele ônibus assim que o veículo para no ponto para os passageiros.


Já dentro do ônibus, uma voz feminina, parecida com aquela que podemos escutar no metrô, indica qual é a próxima parada do veículo. Com isso, deficientes visuais poderão usar o serviço de transporte público na capital paulista com mais conforto e segurança.

Os novos ônibus que estão sendo testados pela prefeitura de São Paulo também conta com letreiros que informam a hora certa, câmeras de segurança, além de internet wi-fi grátis.

Linhas atendidas pela tecnologia
Até o momento, a linha que conta com mais ônibus equipados com as novas tecnologias é o 509M-10, que sai do Jardim Miriam, que fica na zona sul de São Paulo, com destino ao terminal Princesa Isabel, que fica no centro. Essa linha conta com 20 ônibus equipados com as novidades. Em um deles, foram instaladas oito câmeras.

Na lista de aparelhos inclusos nos novos ônibus, mas que passam despercebidos pelos passageiros, está uma câmera que utiliza a tecnologia conhecida como OCR, que faz uma leitura automática de placas, e poderá flagrar veículos que invadem a faixa exclusiva para ônibus, por exemplo.

Informações: noticiasbr.com.br

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São Paulo: Preço do transporte público subiu 111% em dez anos

Ter carro próprio nunca esteve tão barato no Brasil, assim como andar de ônibus nunca esteve tão caro. Levantamento feito pelo Estadão Dados mostra que a inflação do transporte público no País foi quatro vezes maior do que a inflação do transporte particular nos últimos dez anos. Os números foram retirados dos cálculos do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles revelam que, enquanto o preço dos ônibus urbanos subiu 111% desde 2002, por exemplo, o custo de um carro novo cresceu 6,3%.

Como a inflação média acumulada nesse período foi de 82,9%, isso significa que andar de ônibus ficou mais caro, enquanto comprar um carro zero km ficou bem mais barato. A diferença fica ainda maior quando se compara com o custo de um carro usado, que mesmo nominalmente apresentou variação negativa de 19,1% no período. Outros gastos relacionados à manutenção de um veículo próprio também ficaram abaixo que a inflação, como a gasolina (43,9%) e seguro automotivo (40,5%). Por outro lado, o custo do metrô subiu mais do que a inflação (93,9%).


Esses dois movimentos contrários podem estar relacionados, segundo especialistas. Isso porque o governo federal incentivou a compra de carros ao diminuir, desde 2008, impostos pagos pelas montadoras. Além disso, o crescimento da renda e do crédito eleva o poder de compra do consumidor, o que dá ganho de escala à indústria automobilística e incentiva a competição entre fabricantes, forçando preços mais baratos.

Um número maior de veículos nas ruas significa, porém, mais congestionamentos. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de carros no Brasil quase dobrou entre 2003 e 2012, passando de 23 milhões para 42 milhões de unidades. Isso se reflete no custo do transporte público, já que os ônibus andam mais devagar quando o trânsito está lento. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que 16% do custo da tarifa de ônibus em São Paulo se deve aos engarrafamentos. 

"O que se vê é um claro incentivo para o transporte privado", afirmou Gustavo Fernandes, professor de gestão pública da Fundação Getulio Vargas (FGV). Para ele, o aumento no preço dos ônibus, pode significar tanto um crescimento no lucro das empresas que exploram as concessões quanto uma queda de eficiência do sistema. "As duas hipóteses podem ocorrer simultaneamente", disse.

Para Alexandre Gomide, pesquisador do Ipea, o problema é que as políticas de isenção fiscal aos automóveis não consideram o impacto dos congestionamentos tem na economia. Em 2012, pesquisa da FGV revelou que só São Paulo perdeu R$ 40 bilhões naquele ano com a lentidão no trânsito.

Já o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, acredita que o transporte público e o individual são complementares. "Nossa posição é de aplaudir as melhorias no transporte coletivo. O usuário de automóvel vai usar um transporte coletivo de qualidade quando ele existir, mesmo que para isso ele vá à estação e estacione o carro lá." 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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Metrô de São Paulo completa 39 anos de operação

Neste sábado, 14, o Metrô de São Paulo completou 39 anos de operação comercial. O primeiro transporte do gênero no país alcança em 2013, a marca de 23,2 bilhões de passageiros transportados desde o início de suas atividades e cerca de 4,5 milhões de usuários nos dias úteis. O número corresponde a três vezes a população mundial.

Somadas as quatro linhas operadas pela companhia (Linha 1-Azul, Linha 2-Verde, Linha 3-Vermelha, Linha 5-Lilás), já foram percorridos 423 milhões de quilômetros, distância equivalente à realização de 557 viagens de ida e volta à Lua. O sistema de metrô inclui ainda a Linha 4-Amarela e tem, ao todo, 74,3 quilômetros de extensão e 64 estações.

O Metrô de São Paulo, fundado há 45 anos (em 24 de abril de 1968), está entre os mais utilizados do mundo. Em setembro de 1972 foi realizada a primeira viagem, no pátio Jabaquara e dois anos depois, foi colocado em operação o primeiro trecho, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana.

Do Portal do Governo do Estado


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