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Acaba greve no transporte coletivo em Ponta Grossa

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Terminou na tarde desta sexta-feira (28) momento a greve no transporte coletivo em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Os ônibus, que já estavam circulando parcialmente por conta de uma decisão judicial, devem voltar a operar com 100% da frota ainda nesta sexta-feira.

O sindicato da categoria aceitou a proposta oferecida pela Viação Campos Gerais – que opera o sistema – na tarde desta sexta-feira (28). Os cerca de 1,3 mil funcionários terão reajuste salarial de 10%, vale-alimentação de R$ 170 (atualmente o valor é de R$ 120) e um abono de R$ 100 pago em parcela única junto com o 13º salário no mês de dezembro.

A greve começou à 0 hora de quarta-feira (26) com a frota totalmente paralisada. Por força de uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), 70% da frota voltou a circular quinta-feira (27) nos horários de pico e 50% nos horários normais. A paralisação afetou cerca de 100 mil pessoas.

Informações: Gazeta do Povo

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Nova licitação é lançada para linhas de ônibus do Grande Recife

Foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, nesta quinta-feira (27), o edital de licitação das linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).  O edital passou por mudanças depois da ausência de empresários do setor interessados no processo aberto em janeiro. A sessão inicial está prevista para o dia 30 de julho.

Uma das mudanças é a decisão de dividir a licitação em duas etapas. A primeira conta com dois lotes, referentes aos corredores de ônibus Norte/Sul e Leste/Oeste, que juntos correspondem a 115 linhas, o que equivale a 30% da frota, já incluindo os veículos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). A homologação dessa etapa está prevista para 30 de setembro, com assinatura de contrato em outubro e início da operação em janeiro de 2014.
Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.

A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.

Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.

O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.

Sistema de monitoramento
O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.

A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife.

Informações: G1 Pernambuco
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Mercedes-Benz vende seu primeiro ônibus híbrido

A Mercedes-Benz registrou a encomenda da primeira unidade de seu ônibus híbrido: o cliente será a Metra, empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo (SP). Desenvolvido em parceria com a Eletra, fabricante de veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea), híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias), o novo ônibus da conta com motor elétrico da Weg e banco de baterias tracionárias da Moura.

“Ele amplia a nossa linha de ônibus, a maior do País, que oferece modelos para todas as demandas do mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, escolar, fretamento e turismo”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 


O ônibus é equipado com um grupo motor gerador e um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia híbrido série. O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG: a energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela WEG. 

Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicláveis. 

“O HíbridoBR é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País. Esta solução é fruto de um conceito inédito de parceria com a Eletra, fabricante brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica. Com base na experiência e conhecimento de ambas as empresas estamos buscando oferecer ao mercado um produto desenvolvido em nosso País, totalmente adequado para uso nas cidades brasileiras, adaptado às características já conhecidas pelas empresas e operadores de transporte de passageiros”, afirma Curt Axthelm, gerente de marketing de produto ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

O ônibus híbrido da Mercedes-Benz será exposto durante a Transpúblico 2013, feira de produtos e serviços para o transporte coletivo urbano, que será realizada de 3 a 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, simultaneamente ao Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Informações: automotivebusiness.com.br
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Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo pode ser consultado pela internet

O sistema de busca de Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo também pode ser consultado pela internet. O serviço online destina-se à localização de objetos perdidos nos trens e estações de todo o sistema e cuja identificação do dono seja possível, como documentos, agendas, pastas e carteiras.

O posto central funciona na Estação Sé, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados. O interessado também pode fazer uma consulta pelo telefone, no número 0800-770 77 22, todos os dias, das 5h30 às 23h30.

Os objetos permanecem à disposição por mais de 60 dias. Os não procurados são encaminhados para o Fussesp (Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo) e os documentos, para os órgãos emissores.

Do Portal do Governo do Estado

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Valor total do projeto do metrô curitibano passará de R$ 3 bilhões

O projeto do metrô de Curitiba deverá custar mais de R$ 3 bilhões – pelo menos 28% a mais do que o previsto pela gestão do ex-prefeito Luciano Ducci. A nova estimativa foi apresentada ontem, pelo secretário municipal de Gestão e Planejamento, Fábio Scatolin, durante simpósio organizado pelo CREA-PR. Para bancar o custo adicional, a administração do prefeito Gustavo Fruet não nega que poderá buscar novos recursos federais para a obra.

“O preço será algo próximo da Linha Lilás de São Paulo. Estamos estimando algo em torno de R$ 3 bilhões para a primeira fase. Mas não tenho dados precisos ainda, pois isso é o mercado quem vai dizer”, afirmou Scatolin.

A primeira fase do projeto do metrô de Curitiba, que ligaria o CIC Sul à futura Estação Rua das Flores, estava orçada em 2,34 bilhões. Esse valor será dividido entre os governos federal e estadual (R$ 1 bilhão e R$ 300 milhões), prefeitura (R$ 82 milhões) e iniciativa privada (R$ 949 milhões). O acréscimo estimado pela prefeitura poderá ser buscado junto ao governo federal.

“Após os protestos, houve o anúncio da presidente de mais investimentos em mobilidade urbana. Não posso afirmar onde especificamente esse dinheiro será utilizado, mas o prefeito está atento e esperamos algo para projetos de metrô”, afirmou o secretário.
O novo custo ainda será confirmado pela Comissão de Revisão do Projeto do Metrô de Curitiba, que receberá até o próximo dia 12 de agosto Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) – instrumento é previsto pela Lei de Parceria Público Privada (PPP) e pelo qual as empresas manifestarão desejo em participar da concorrência.

Até o momento, nenhum projeto foi apresentado. Scatolin garante que isso não é um problema. “A ideia é receber ao final, não no meio do caminho. Quero, pelo menos, um projeto, que precisará ser bem feito para nos capacitarmos em direção à licitação”, afirmou.

Curitiba tem até o dia 30 de agosto deste ano para garantir o aporte de R$ 1 bilhão do governo federal para o projeto de metrô. Esse é o prazo para que a administração municipal dê o sinal verde de que fará a obra, garantindo que os recursos sejam incluídos na Lei Orçamentária Anual federal. 

Por Raphael Marchiori
Informações: Gazeta do Povo

Infográfico

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Toshiba vai instalar sistema elétrico em metrô do Rio de Janeiro

A empresa japonesa Toshiba fornecerá os sistemas elétricos para a rede de trens do metrô do Rio de Janeiro, um pedido estimado em 6 bilhões de ienes (R$ 2,7 bilhões), informou nesta quinta-feira a companhia.

Concretamente, a Toshiba será responsável por instalar os sistemas de propulsão, as redes elétricas auxiliares e os sistemas de acompanhamento de um total de 60 trens.

O pedido, realizado pelo consórcio China National Machinery que se encarrega das obras do metrô carioca, será entregue entre setembro de 2013 e dezembro de 2014, segundo comunicado emitido hoje pela Toshiba.


A modernização do sistema de metrô é uma das prioridades nas duas maiores cidades do país - São Paulo e Rio de Janeiro - para 'aliviar os frequentes engarrafamentos', detalhou a Toshiba.

O Brasil é um dos principais mercados para o fabricante japonês, que até o momento participou na instalação do equipamento elétrico de 50 trens do metrô do Rio de Janeiro, nos quais instalou sistemas de luz, ar condicionado e motores de tração de baixo consumo.

Além disso, em meados de maio anunciou o início das operações em uma nova fábrica para produzir transformadores elétricos na cidade de Betim em Minas Gerais.

Por EFE Brasil, EFE Multimedia
Informações: MSN
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Faixas de ônibus serão instaladas em grandes avenidas de SP em julho

Algumas das grandes avenidas de São Paulo, como a Paulista, a Doutor Arnaldo e a Tiradentes, passarão a ter faixas exclusivas para ônibus no mês de julho. Ao todo, 38,3 quilômetros de pistas para o transporte coletivo serão instalados nessas vias no próximo mês. Na Paulista e na Doutor Arnaldo, as faixas começam a funcionar no dia 15, e na Tiradentes, em 25 de julho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A marginal Tietê já possui faixas exclusivas para ônibus - 12,7 quilômetros -, assim como a radial Leste - 2,5 quilômetros. No dia 15 de julho, o mesmo esquema começará a funcionar na marginal Pinheiros, com 21 quilômetros de extensão. Nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, as delimitações começarão em 25 de julho. No dia 29, abre a faixa da avenida Sapopemba, que terá 4,6 quilômetros. A partir de 5 de agosto, a Vinte e Três de Maio também terá pistas só para coletivos, com 8,7 quilômetros no total. Até agosto, haverá 60 quilômetros de faixas.

Informações: Portal Terra

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Projeto de lei quer vagões de trem e metrô exclusivos para mulheres

O PL (Projeto de Lei) que obriga que trens, metrô e ônibus de São Paulo destinem vagões e assentos exclusivos para mulheres foi aprovado pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O PL 341/2005, de autoria do então deputado Geraldo Vinholi (PSDB), obriga que as empresas tenham espaço somente para mulheres durante os horários de pico do transporte público.

Segundo o PL, no caso do Metrô e da CPTM, as empresas devem destinar um vagão inteiro para as mulheres. Para os ônibus, pode haver assentos específicos ou até mesmo, dependendo da linha e da disponibilidade de veículos, um coletivo específico para transporte feminino.

O projeto teve parecer favorável do deputado Gerson Bittencourt (PT), que apresentou duas emendas ao PL. Bittencourt alterou o período para adaptação das empresas de transporte, caso o PL entre em vigor, de 90 para 180 dias. Além disso, o deputado acrescentou ao texto que o espaço feminino nos trens e ônibus deve ser identificado.

Na justificativa do PL, Vinholi disse que muitas mulheres são assedias no transporte público e ficam indefesas por causa da superlotação dos horários de pico. A medida de destinar vagão específico para mulheres já existe em trens e Metrô do Rio de Janeiro. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, ainda não há previsão de quando o PL será votado em plenário.

Informações: R7.com

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