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Mobilidade urbana de São Bernardo fica em 'ponto morto'

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Único prefeito reeleito na região, Luiz Marinho (PT) completou 100 dias do seu segundo mandato nesta semana. Apesar de já estar no comando da cidade há quatro anos e São Bernardo não ter problemas financeiros como alguns municípios vizinhos, Marinho ainda não conseguiu implementar seus principais projetos, principalmente relacionados a mobilidade urbana, carro-chefe durante a campanha eleitoral.
Foto: g1.globo.com
Em entrevista ao Marinho faz um balanço da continuidade de sua gestão e alega que "melhorias não acontecem com passe de mágica". Confira abaixo:

Posso apontar para você não dificuldades, mas grandes desafios que me impus nesse segundo mandato. O primeiro é transformar a mobilidade urbana de São Bernardo em referência no Brasil. Outra área que estamos e vamos investir ainda mais ao longo dos próximos anos é no combate às enchentes. Como é um governo de continuidade não dá para falar em 100 dias sem levarmos em consideração a mudança que foi implantada nos últimos quatro anos.

Não existe passe de mágica. Melhorias efetivas na mobilidade urbana em cidades como São Bernardo são alcançadas apenas com muito planejamento, tempo e investimentos de grande porte. Então, as coisas não acontecem na velocidade que eu e a comunidade gostaríamos, sempre para ontem, levamos um pouco mais de tempo. Mesmo assim fizemos muita coisa desde 2009.

Um marco importante desses primeiros meses foi o anúncio do Programa Drenar, que prevê investir R$ 636 milhões em obras para combater às enchentes. Apenas na Vila Vivaldi, o investimento será de R$ 145 milhões. As intervenções devem durar 18 meses.

O projeto está bem adiantado e posso afirmar que até o final do ano as 400 câmeras estarão instaladas na cidade: em todas as escolas municipais.

Desde o início de meu primeiro mandato procuramos apresentar projetos de qualidade aos governos federal e estadual. É um processo contínuo e gerou a instalação de nove Unidades de Pronto Atendimento e a construção do Hospital de Clínicas. No momento oportuno nova parcerias serão anunciadas.

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Tarifa de ônibus de Aracaju pode custar R$ 2,45

A Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) aprovou na noite desta quarta-feira, 10, a nova tarifa do transporte público da capital: R$ 2,45. A partir de agora, cabe ao prefeito João Alves Filho sancionar a lei para que a nova tarifa entre em vigor.

A tarefa de definir o reajuste ficou para o Legislativo depois que o prefeito João Alves Filho decidiu não enviar nenhum projeto e deixar que os vereadores optassem entre a planilha do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp), sugeriu aumento de R$ 2,52 e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em R$ 2,43. O presidente da Casa, Vinicius Porto (DEM) apresentou projeto sugerindo o valor da SMTT.

Já os integrantes do Movimento Não Pago, que há tempos vêm se mobilizando sobre o assunto, na tarde desta quarta-feira, 10, sugeriram aos vereadores o valor de R$ 2,17.

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Prefeitura de SP vai derrubar imóveis para fazer corredor de ônibus

A Prefeitura de São Paulo vai desapropriar imóveis para criar parte dos corredores de ônibus na cidade. O plano foi anunciado ontem e prevê 13 novas vias exclusivas.

Os trechos serão implantados em vias congestionadas como a 23 de Maio e Bandeirantes, na zona sul, e Celso Garcia e Radial Leste, na zona leste. Ao todo, o plano é entregar 147 km de corredores e 12 terminais de ônibus até junho de 2016.

De acordo com o secretário Jilmar Tatto (Transportes), para viabilizar a construção algumas regiões terão a desapropriação de quadras inteiras. Além de alargar as vias e calçadas, os terrenos serão usados para intervenções de requalificação da prefeitura.

Os espaços não utilizados serão revendidos à iniciativa privada e o dinheiro obtido será usado para bancar as próprias desapropriações.

"Na Celso Garcia, por exemplo, não adianta fazer um corredor bonito e deixar o entorno degradado. A ideia é adensar onde tem transporte público", disse. Ele não revelou outros locais passíveis de desapropriação.

PROJETO

A prefeitura vai contratar, por R$ 93 milhões, empresas para fazerem os projetos. Ao todo, os 13 corredores devem custar R$ 6,1 bilhões. O cronograma prevê que os projetos sejam concluídos até setembro e a licitação das obras até o fim do ano, para que elas comecem em 2014.

Os corredores deverão ter faixa de ultrapassagem, paradas a cada 500 metros, ciclovias, cobrança de passagem na plataforma -para agilizar o embarque- e fiação subterrânea.

Também serão feitas obras como túneis e viadutos. Outra proposta é priorizar os ônibus nos semáforos.

Questionado sobre o impacto no tráfego de carros, Tatto disse que a prioridade é o transporte público. "Com mais velocidade e qualidade, a expectativa é que as pessoas deixem o carro e migrem para o transporte público."

Outros 66 km de corredores planejados pela gestão Gilberto Kassab (PSD) já tiveram a licitação concluída e as obras devem começar nos próximos meses.

Por André Monteiro
Informações: Folha Uol


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Estudantes de João Pessoa estão isentos de pagar ônibus na capital

Cerca de 55 mil estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa começaram a usufruir, nesta quinta-feira (11), da gratuidade do transporte público na capital. O Passe Livre, sistema oficializado pelo prefeito Luciano Cartaxo nessa quarta, funcionará a partir de um cadastro de todos os alunos de escolas públicas municipais, que receberão cartões carregados com duas passagens por dia letivo.

O benefício, porém, não poderá ser utilizado para passeios ou outras ocasiões. Para garantir o uso adequado do programa, a Prefeitura vai instalar equipamentos validadores em cada uma das instituições de ensino. O aluno receberá o crédito de uma passagem e, ao chegar na escola, haverá uma máquina onde ele deve confirmar sua presença e creditar o valor da passagem da volta para casa e do dia seguinte, para retornar à escola. Caso não vá para o colégio, a passagem daquele dia será descontada e, mais na frente, precisará ser paga.

De acordo com a Secretaria de Educação, a verificação da assiduidade dos alunos é um dos principais objetivos da concessão do benefício. Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, a medida também ajuda a combater a evasão escolar. Após a instalação das máquinas que atestarão a presença dos alunos, a Prefeitura entregará um cartão exclusivo para o crédito das passagens. Enquanto o sistema completo não é implantado, o crédito está sendo colocado nos cartões de passe que os estudantes já possuem. 

O cadastramento dos alunos deve ser realizado diretamente nas escolas, que repassarão os dados à Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP). Pelo menos cinco unidades de ensino informaram o cadastramento completo de todos os alunos.

Por Vanessa Silva
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Rodoviária de Salvador vai mudar para Águas Claras

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A informação de que o Terminal Rodoviário de Salvador, situado na Avenida ACM, será transferido para o bairro de Águas Claras, na região de Cajazeiras; foi divulgada nesta sexta-feira (05) pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa. A ideia é que o terminal rodoviário esteja no mesmo espaço de uma das estação do metrô.

De acordo com a proposta, o edital de licitação deve ser lançado em até 60 dias e a previsão do governo é que a obra esteja finalizada em dois anos. Para Rui Costa, “Salvador é um cone e o lugar onde está hoje a rodoviária é o maior ponto de estrangulamento da cidade. Se é o ponto mais crítico, não faz sentido ter ali todo o tráfego intermunicipal chegando. A rodoviária deve estar atrelada à BR-324. As pessoas vem do interior em viagem de seis horas e às vezes gastam duas horas só na entrada de Salvador até a estação rodoviária”, disse o secretário.

A localização prevista fica perto da Avenida 29 de Março, que deve ligar a Avenida Paralela à BR-324.

O secretário também afirmou que o terreno em Águas Claras já foi identificado e a pasta vai providenciar um decreto para que ele seja classificado como de utilidade pública. A empresa que ganhar o edital deverá ser responsável pelo pagamento das desapropriações e receberá em contrapartida a área da atual rodoviária.

“Do ponto de vista comercial, é a área [Avenida ACM] mais valorizada da cidade. Nós estamos convencidos de que ela é suficiente para remunerar quem vai construir. A área deixará de ser pública só quando o novo equipamento [em Águas Claras] estiver concluído”, afirmou.

O secretário preferiu não informar o valor estimado do terreno da atual rodoviária por conta da especulação imobiliária, mas diz que já foi pedido uma avaliação à Caixa Econômica Federal.

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Prefeito do Recife descarta rodízio de carros na cidade

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, garantiu, em entrevista a Geraldo Freire, na manhã desta quarta-feira (10), que não vai adotar o sistema de rodízio de carros no Recife. A alternativa, divulgada pelo secretário de Mobilidade Urbana, João Braga, tinha por objetivo restringir o número de carros em horários específicos para diminuir a quantidade de veículos nas ruas, diminuindo os congestionamentos. "Essa história está descartada. Não vai haver rodízio no Recife. Autorizei Braga a discutir o assunto mobilidade com especialistas e com a sociedade. Mas não vamos adotar essa medida (rodízio) na cidade", garantiu.

O assunto foi debatido após a pesquisa divulgada pelo JC, em parceria com o IPMN, que aponta a mobilidade como o grande gargalo a ser enfrentado pela gestão de Geraldo Julio. "Estamos fazendo um esforço grande para melhorar a questão da mobilidade no Recife. Em três meses de governo, já tapamos buracos em 1.083 ruas. Além disso, tivemos 30 vias recapeadas e mais de 300 placas de concreto, em importantes vias do Recife, foram trocadas", informou o prefeito. Além disso, estamos mais atentos às bicicletas. Em parelelo, comprei tablets para que os agentes da CTTU tenham mais tecnologia para fiscalizar a cidade e fazer o trânsito andar", finalizou.

Quando o secretário João Braga divulgou que o Recife estava estudando implantar o sistema de rodízio, que já existe em São Paulo, a chiadeira foi geral. Muita gente informou, inclusive, que caso o rodízio fosse implantado, entraria na justiça para conseguir uma liminar e poder trafegar normalmente.

Pela proposta de Braga, automóveis com placas terminadas em números pares ficariam livres para trafegar em dias pares, mas teriam restrições nos dias ímpares. A secretaria tinha a intenção de que a fórmula fosse testada ainda na primeira metade deste ano em alguns corredores viários. Hoje, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a frota recifense é de 610.761 automóveis.

“Se o grande problema está nesses horários de pico, a gente pode distribuir melhor os veículos, saindo um pouco mais cedo ou mais tarde nos dias do seu rodízio”, explicou Braga, na época.

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Em Fortaleza, Metrô da linha Leste passa a custar R$ 3,43 bi

O metrô da linha Leste de Fortaleza tem novo orçamento. O valor total do projeto, incluindo a obras dos túneis subterrâneos, as estações, os trens e as máquinas tuneladoras etc., foi elevado de R$ 3,1 bilhões para R$ 3,43 bilhões, um reajuste de 10,64%, sobre o preço original do projeto, orçado em 2010.

O novo preço da linha Leste, que irá interligar o Centro de Fortaleza, via Avenida Santos Dumont, ao Fórum Clóvis Beviláqua, foi confirmado ontem, pelo secretário estadual de Infraestrutura, Adail Fontenele. Ele anunciou, também, para o dia 21 de maio próximo, a abertura da licitação reversa das obras de perfuração dos túneis, ao preço máximo de R$ 2,496 bilhões.

Reajuste

Segundo o secretário, "o preço (do metrô da linha Leste) foi reajustado, porque estava defasado". Conforme disse, o reajuste tem por base as tabelas de preços de obras e serviços da Seinfra, do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) e do Manual de Custos Rodoviários do Dnit (Sicro), que também foram corrigidas monetariamente.

Conforme explicou Fontenele, do valor total do projeto, R$ 1 bilhão será bancado pelo Orçamento Geral da União (OGU), R$ 1,43 bilhão, financiados por meio de Parceria Público Privada (PPP) e R$ 1 bilhão, da Caixa Econômica Federal, recurso este sobre o qual o governador Cid Gomes, tratou ontem, pessoalmente, com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, e com o vice-presidente para a Àrea de Governo da Caixa, José Urbano Duarte, em Brasília.

Tatuzões

De acordo ainda, com o secretário, o projeto do metrô da linha Leste já teria sido aprovado pelo Ministério das Cidades e já se encontra, em avaliação, na direção da Caixa, em Brasília. "Sempre que vai a Brasília, o governador procura acompanhar de perto a tramitação desse projeto", acrescenta uma fonte, próxima ao gabinete de Cid Gomes.

Apesar do empenho do governador cearense, Fontenele reconhece que a obra será um legado da atual administração para os sucessores de Cid Gomes. "Se tudo correr bem, será uma obra para seis anos, no mínimo. Para ser inaugurada pelo sucessor do governador Cid Gomes.

Quanto aos "tatuzões", as tuneladoras que irão perfurar os túneis sobre a Avenida Santos Dumont, o secretário informou que duas máquinas chegam em julho e outras duas, em setembro, próximos. "Nesse tempo, a gente espera que a licitação já tenha sido concluída", avalia.

Fontenele disse ainda, que o problema de geradores para alimentar de energia elétrica as tuneladoras nos 13 quilômetros de extensão dos túneis já estaria sendo resolvido. "A questão da energia já está resolvida. Estamos licitando geradores, que serão distribuídos ao longo da obra",explicou o secretário.

VLT em 2014

Com atraso de pelo menos um ano, as obras da linha férrea Parangaba-Mucuripe, por onde trilhará o VLT foram retomadas. "A parte de engenharia não nos preocupa. Em janeiro (de 2014) iremos fazer os testes com os trens, para operarmos comercialmente, em junho" (às vésperas da Copa), garante Fontenele.

Por Carlos Eugênio
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Usuários do transporte coletivo de Londrina podem acompanhar trajeto de ônibus pela internet

quarta-feira, 10 de abril de 2013

A rede de transportes de Londrina passará a contar com uma novidade que pretende facilitar a vida dos usuários. Um sistema computadorizado vai permitir o acompanhamento, em tempo real e pela internet, o trajeto do coletivo pelas ruas e avenidas da cidade. O recurso ainda está em fase de teste nas linhas da Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL).

Além de facilitar a vida de quem precisa se programar de acordo com os horários dos ônibus, o sistema Transdata de Monitoramento e Gestão de Frota também visa ajudar os motoristas a escaparem de congestionamentos.

Mapa é atualizado a cada 15 segundos
Através de uma Central de Controle Operacional (CCO), o software permite o acompanhamento de cada um dos veículos. Para ter acesso ao serviço é preciso entrar no site da TCGL, escolher a linha e destino desejados no "Consulta de Horário e Itinerários".

Na sequência, uma nova página abrirá as informações de horários, itinerários e logo abaixo o mapa com o indicativo da localização do transporte, que é atualizado a cada 15 segundos.

De acordo com a assessoria de imprensa da TCGL, nem todos os ônibus estão com o software atualizado, já que a novidade ainda está em fase de testes. A empresa é responsável por 81% da rede de ônibus de Londrina, opera com 352 veículos e possui 109 linhas. Cerca de 150 mil passageiros utilizam o transporte da companhia diariamente.

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