Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, bicicletas para aluguel chegam antes das ciclovias

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Geraldo Julio, prefeito do Recife, o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, vai inaugurar nesta próxima terça-feira (08.01) o Sistema Integrado de Apoio a Mobilidade no Bairro do Recife Antigo, iniciativa que faz parte do Porto Leve, projeto do parque tecnológico do Recife. O evento vai acontecer a partir das 16h, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, local onde está instalada uma das estações de bicicletas que fazem parte do projeto. Na ocasião, serão inauguradas as 10 estações com as 100 bikes que fazem parte do Porto Leve.

"Esta é uma grande contribuição que o Porto Digital dá para a cidade do Recife. A utilização de bicicletas se revela não apenas como uma alternativa de transporte, mas também como um simbólico de alternativa sustentável que ela representa", comenta Francisco Saboya. Foram investidos cerca de R$ 1,6 milhão para a implantação das estações e bicicletas.

O objetivo desta iniciativa é permitir que a população possa realizar deslocamentos dentro dos bairros a partir de uma solução de base tecnológica. Desenvolvida pela Serttel, empresa localizada no parque tecnológico, a logística de uso das bicicletas será a mesma aplicada nos projetos RioBike e Bike Sampa. No Recife, a expectativa é que em dois anos o projeto atinja uma marca de dois mil usuários.

A inscrição será disponibilizada através de um site e um aplicativo mobile que serão divulgados na próxima terça-feira (08.01). Para o ciclista destravar o veículo, ele precisa ser assinante do serviço, que custa R$ 10,00. Quem não tiver smartphone poderá ligar para um número de telefone gratuito.

Durante 30 minutos a bicicleta poderá ser utilizada devendo o usuário devolvê-la na estação mais próxima após este período. Depois de 15 minutos ele poderá destravar novamente a bike e realizar um novo deslocamento nos próximos 30 minutos. Se passar do horário, terá que pagar uma multa de R$ 5,00. As bicicletas ficarão disponíveis das 8h às 22h.

As estações serão instaladas na Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife), Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R), Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo), Cais do Porto (antigo Bandepe), Livraria Cultura, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Rua da Aurora (na frente da Contax), Rua do Capitão Lima e Rua Bione.

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Para Economist, Metrô brasileiro é "inadequado"

São Paulo - Londres foi a primeira cidade do mundo a ter uma linha de metrô. Em 1863 a população londrina já podia fazer (curtos) trajetos pela cidade. Londres é também sede da revista The Economist que, nesta semana, publicou matéria sobre os sistemas metroviários globais, o brasileiro entre eles.

Segundo a publicação, o metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro - as principais cidades do país - é "inadequado". Capitais importantes, mas menores, como Salvador e Cuiabá estão recebendo sistemas metroviários apenas agora. 

O metrô paulista, por exemplo, está em operação desde 1974 e conta com uma malha de pouco menos de 75 km de extensão. Com as obras que devem ficar prontas a partir de 2014, serão mais de 100 km.

Como base de comparação, a inauguração do metrô de Shangai foi em 1995 e o metrô por lá cobre 423 km de vias. Na cidade do México, que começou a construir suas linhas junto com São Paulo, também na década de 1970, já existe mais de 200 km de malhas.

A revista britânica coloca a "burocracia lenta e corrupta" das cidades de países em desenvolvimento como o principal obstáculo para a construção e expansão de redes metroviárias.

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BRT de Belém está sendo alvo de análise deixando obras paradas

Maisa Tobias, presidente da CTBel, disse que o contrato do BRT de Belém ainda está sendo analisado e discutido com o MPE. “Ainda não há prazo para a retomada da obras, pois elas dependem de outras medidas, como a questão das linhas alimentadoras do sistema”, afirmou.

“Como a execução foi atropelada antes mesmo da concepção do sistema, precisamos agora reavaliá-lo. As medidas foram tomadas de maneira descompassada e vamos atuar nos ajustes”, disse, informando que a CTBel vai atuar junto com o MPE numa análise do contrato “desde a sua elaboração e execução para podermos dar prosseguimento às obras”.

Zenaldo Coutinho afirmou que a atual gestão quer avançar no BRT, mas com segurança e tranquilidade. “Já estamos cumprindo diligências solicitadas pelo Ministério Público Federal e vou assinar o mais rápido possível o convênio com o governo federal, que ainda não existe. Não podemos penalizar a população mais do que ela já foi com as obras na Almirante Barroso”. Uma das primeiras medidas será a retirada das muretas colocadas ao longo da avenida, de acordo com pareceres técnicos da CTBel e MPE. “Não queremos parar as obras, mas avançar o mais rápido possível para que as obras atendam aos anseios da população”.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Duciomar Costa na noite de ontem para repercutir as colocações postas na reunião, mas não conseguiu localizá-lo. Tentou contactar ex-assessores e até o ex-coordenador de campanha do ex-prefeito, Yuseff Leitão, mas não obteve sucesso. O ex-vice-prefeito Anivaldo Vale também informou não ter o telefone do correligionário. 

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Em Campinas, Contrato de operação de ônibus será revisto

Os contratos com as concessionárias que operam o transporte público coletivo em Campinas (SP) devem ser revistos pela nova gestão da Secretaria Municipal de Transportes. A informação é do titular da pasta, Sérgio Benassi. Ele adianta ainda avaliar a necessidade de aditivos que possam aumentar a qualidade do serviço prestado ao passageiro. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) reúne as permissionárias VB Transportes e Turismo, Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Pádova.
Foto: MAICON IGOR BARBOSA
Médico veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Benassi foi vereador por 20 anos em Campinas, entre 1992 e 2012. Ele foi convidado pelo prefeito Jonas Donizette (PTB) para coordenar a campanha e a decisão de sair do Legislativo foi pessoal. Após a vitória, foi indicado para assumir a Secretaria de Transportes. Atualmente, não usa o transporte público na cidade, mas alega que antes de assumir a função de parlamentar e ter direito a um carro oficial, era usuário do sistema.
O secretário também nunca esteve à frente de órgãos relacionados à pasta de Transportes, mas alega que participou ativamente de questões relacionadas às políticas públicas. "O meu perfil de parlamentar sempre foi de uma visão mais estadista, sempre preocupado com as questões estruturantes da cidade", defende.

Em entrevista ao G1, Benassi prometeu mais rigor na fiscalização das linhas de ônibus e na cobrança pelo cumprimento dos contratos com as permissionárias. "A primeira coisa é ver no contrato até que ponto eu posso ir com a cobrança. Eu sou da opinião que é preciso amarrar maneiras e responsabilidades para a cobrança. Não basta estar no papel. O sistema atual de concesssão resolveu muitos problemas, mas é preciso melhorar a gestão e fazer o controle dos itens falhos encontrados para que haja o cumprimento e obrigar as concessionárias a fazerem isso", afirma o secretário.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pela fiscalização do trânsito na cidade, também será usada como ferramenta para o aumento do rigor com as empresas. "Você precisa fiscalizar os contratos e ser rápido na cobrança do cumprimento. Mas também é preciso pensar estrategicamente a cidade. Não basta só contratar um serviço e esperar que ele funcione, porque isto depende de planejamento para a cidade. É preciso reformular viários, mudar a geometria de um trajeto para melhor o atendimento do público", explica Benassi, que também ocupa o cargo de presidente da Emdec.

A assessoria de imprensa da Transurc informou que precisa avaliar a proposta da Prefeitura sobre as alterações nos contratos para se posicionar sobre o assunto, mas que está aberta para a discussão do assunto.

Sistema reprimido
A grande promessa para desafogar o trânsito em Campinas são ônibus com tecnologia BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, em inglês), sistema que começou a ser implantado ainda na gestão de Pedro Serafim (PDT). Os veículos podem transportar até 145 passageiros, são articulados e oferecem aos usuários acesso à internet por sistema wireless. O motorista contará com uma tela ao lado do volante, por onde poderá acompanhar o embarque e desembarque de passageiros.

No entanto, o secretário aponta que o sistema do transporte público coletivo da cidade está deprimido e que sem novos sistemas será impossível implantar um novo viário na cidade. "A Emdec precisa manter a cobrança e planejar a cidade 20 anos. O gargalo no transporte é um problema de caráter nacional dentro de um processo de urbanização acelerado na formação de grandes metrópoles", alega.

Reajuste da passagem
"Não há mais motivo para qualquer tipo de reclamação sobre a planilha de custos com transporte. Agora a questão é resolver os gargalos de mau atendimento". É desta forma que Sérgio Benassi fala sobre o reajuste da passagem de ônibus de Campinas, um dos mais altos do país. Ele afirma que, por causa do valor cobrado estar dentro das necessidades das empresas, não vai tolerar problemas nas linhas por falta de manutenção dos veículos, por exemplo. 

"Nada justifica tirar um ônibus da linha sem explicação. Nada justifica que um ônibus quebre e a que demore um dia para substituirem, sendo que no contrato está previsto que isso seja feito em 30 minutos. As empresas têm que cumprir os horários. A punição é sempre a última medida, mas precisa ser feito se for o caso", esclarece.

Aumento do tempo do bilhete único
Uma das principais propostas do plano de governo do prefeito Jonas Donizette, o aumento do tempo do bilhete único de uma hora e meia para duas horas não foi apontado como uma solução para o usuário pelo secretário de Transportes. "Não resolve. O ideal é que ele fique meia hora e não duas horas no ônibus. O bilhete de duas horas não pode ser uma panaceia. É preciso repensar todo o sistema e o conjunto de obras que vai alterar o tráfego na cidade em diferentes modalidades, como  carros, onibus, taxis e ciclistas", afirma Benassi.

Por Isabela Leite
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Obras do VLT em Fortaleza avançam em novas frentes de trabalho

Novas frentes de trabalho foram abertas para as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Fortaleza. No ramal Parangaba-Mucuripe, os trabalhos já alcançaram as proximidades do viaduto da BR-116, no trecho sobre a Avenida Borges de Melo, nas imediações do Conjunto Residencial Maravilha. Nesse ponto, estão sendo erguidos os pilares do elevado por onde o VLT circulará. A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenidas Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continua, agora avançando após a Rua Júlio Abreu.

Os trabalhos estão sendo executados inicialmente em áreas onde não são necessárias desapropriações de moradores na faixa de domínio da linha. Também está sendo realizado o trabalho de remodelação da linha de carga que corre paralela à linha do VLT. Estão sendo construídos dois elevados nas avenidas Germano Frank e Aguanambi, passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas em vários locais. Com aproximadamente 21% da obra concluída, o VLT tem prazo para ser entregue à população em dezembro de 2013.

O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O VLT,  que cruzará 22 bairros de Fortaleza e deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas por dia, é uma das obras de mobilidade urbana na capital cearense para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

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Em Brasília, Ônibus executivo ligará Sudoeste à Esplanada dos Ministérios por R$ 5

A partir da próxima segunda-feira (14), uma linha de transporte coletivo executivo fará o trajeto entre o Sudoeste e a Esplanada dos Ministérios com passagem a R$ 5. De acordo com o DFTrans, os veículos da linha 0.165, da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), terão capacidade para 26 passageiros sentados, com poltronas reclináveis de tecido e ar-condicionado.

DFTrans informou que os micro-ônibus sairão a cada 15 minutos do Terminal Rodoviário do Cruzeiro, com passagem pelo Terraço Shopping, Hospital das Forças Armadas e Palácio do Buriti antes de chegar à Esplanada. Quatro veículos operarão no percurso de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h. Segundo a TCB, os ônibus também terão internet wi-fi grátis. O trajeto completo de 23 quilômetros será feito, em média, em uma hora.

De acordo com o DFTrans,  o objetivo da implantação da nova linha é diminuir a quantidade de veículos que circulam na área central de Brasília e incentivar o uso de transporte coletivo.

A Secretaria de Transporte do Distrito Federal reabriu, no último dia 2, o edital para operação das linhas de ônibus coletivos comuns que vão circular em três diferentes áreas do DF, incluindo o Sudoeste. A linha entre o Sudoeste e a Esplanada que começa a circular na segunda não passa por licitação por ser transporte executivo, modalidade com operação exclusiva da TCB, empresa pública.

Segundo o presidente da  TCB, Cralos Alberto Koch, existem planos para o aumento das linhas executivas no DF. “Já operamos a linha executiva do aeroporto, que funciona desde abril e atende cerca de 16 mil passageiros por mês. A linha do Sudoeste é algo novo, com um público diferente, de alto poder aquisitivo. A idéia é estender esse tipo de serviço para outras áreas do Plano Piloto, como as Asas Norte e Sul, além de regiões como Octogonal, Águas Claras e Taguatinga”, afirmou.

Segundo o DFTrans, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), aponta que 54,4% dos moradores do Sudoeste e da Octogonal trabalham nas administrações públicas federal e distrital, localizadas na área central do Plano Piloto.


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SPTrans altera itinerários de linhas na Região de Pinheiros

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que três linhas de ônibus terão seus itinerários alterados a partir do dia 7 de janeiro, devido à interdição da Rua Amaro Cavalheiro, entre as ruas Sumidouro e Pais Leme.

Para mais informações sobre linhas e itinerários ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br

Linhas e itinerários:

117Y/10 COHAB Antartica – Pinheiros
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Costa Carvalho, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Rua Paes Leme, Rua Amaro Cavalheiro, prosseguindo normal.

177Y/10 Metrô Barra Funda – Pinheiros 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Costa Carvalho, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Rua Paes Leme, Rua Amaro Cavalheiro, prosseguindo normal.

719P/10 Pinheiros – Metrô Armênia 
Ida: Normal até a Rua Costa Carvalho, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Rua Paes Leme, Rua Amaro Cavalheiro, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

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Implantação do VLT em Cuiabá ganhará mais quatro frentes de trabalho em janeiro

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, sede de quatro partidas da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, passará a contar, a partir deste mês, com mais quatro novas frentes de trabalho. Atualmente, 650 operários trabalham nas obras do VLT. Esse número subirá para 4 mil em 2013. Os viadutos MT-040, Sefaz e as vias permanentes da Av. XV de Novembro e João Ponce de Arruda são os novos pontos de obras, que somam-se ao viaduto da Universidade Federal do Mato Grosso(UFMT) e a trincheira da FEB, já em andamento. Cuiabá e Várzea Grande terão, assim, seis frentes de trabalho para implantação do metrô de superfície.
Edson Rodrigues/ Secopa-MT
“Estamos adotando todas as providências necessárias para cumprir o cronograma e minimizar os transtornos no trânsito em decorrência das interdições”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Mato Grosso, Maurício Guimarães.

De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, as obras de mobilidade continuam dentro do cronograma e 2013 será um ano de inaugurações.  “Este será um ano decisivo para as obras da Copa. Até dezembro vamos entregar 80% de todo o planejado”, afirmou.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal do VLT será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.

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