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Fortaleza tem avanços nas obras de mobilidade urbana

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Após as obras de mobilidade urbana serem retomadas nos trabalhos realizados na Avenida Alberto Craveiro, finalmente foram iniciadas também as intervenções nas avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha. A seguir o cronograma prevê as obras do Eixo Via Expressa/Raul Barbosa. A empresa Serveng Cilvisan S/A é a responsável pelas obras, depois que a Delta abandonou os serviços por suspeitas de irregularidade no começo do ano. A Alberto Craveiro terá, ao término da intervenção, 45 metros de largura, com quatro faixas por sentido, em três quilômetros de extensão. Nela, será implantado um BRT.

No mês passado, a Serveng começou as intervenções na avenida Dedé Brasil, entre as ruas 6 e Antônio Botelho. Na Paulino Rocha, foi iniciada a construção do túnel no cruzamento com a avenida Alberto Craveiro. Segundo a prefeitura, a Dedé Brasil está sendo recapeada, com serviços de fresagem –raspagem do asfalto. Até dezembro de 2013, a via terá também a implantação do BRT e do complexo viário da Parangaba, além da construção de viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank. As obras no trecho estão orçadas em R$ 30,5 milhões.

Outra Avenida que receberá o BRT é a Paulino Rocha, que também passará por todo o processo de reestruturação de calçadas, asfalto, canteiro central, entre outras melhorias. Previsão para que fique pronta é maio de 2013. Até o final de outubro está previsto o inicio da construção dos 4 túneis da Via Expressa.

VLT

O Veículo Leve Sobre Trilhos(VLT) Parangaba Mucuripe está com 14,7% de execução de acordo com o Governo do Estado, as obras iniciaram em abril e terão custos de R$179,5 milhões.

Neste momento os trabalhos estão concentrados principalmente no Elevado da Parangaba, na Estação Elevada da Parangaba, no Elevado da Aguanambi, nos Viadutos das avenidas Pontes Vieira, Antônio Sales e Dom Luís e na Estação do Papicu. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2013. O projeto prevê a construção de uma estação elevada (Parangaba), além de uma integração com a linha Leste do metrô. Mais seis estações serão padronizadas: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.
A linha vai atravessar 22 bairros da capital cearense e deve transportar 22 mil passageiros por dia.

Desapropriações

Até agora as obras do VLT só passaram por locais que não se exigia muitas desapropriações como os elevados da Parangaba e da avenida Aguanambi, e os viadutos ferroviários da Raul Barbosa, Vírgilio Távora e Dom Luís. Alguns impasses relacionados a desapropriações foram identificados e estão em processo de negociação. O projeto do VLT segue em execução conforme seu cronograma de planejamento. No total, 2,7 mil famílias foram ou serão afetadas.

Fonte: Portal2014

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Frota de ônibus de Guarulhos ganha mais 87 veículos novos

O prefeito em exercício, Carlos Derman, e o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, apresentam os 87 novos ônibus que integrarão a frota do município, nesta terça-feira, dia 16, às 11 horas, no Terminal São João, situado na estrada Guarulhos/Nazaré. Os novos coletivos passam a atender a população imediatamente após a apresentação.

No último dia 27, a STT já havia entregado mais 87 ônibus e microônibus em sua frota, chegando a um total de 922 veículos no município. A frota está praticamente 100% adaptada aos deficientes físicos, possuindo elevadores e cinto de segurança para cadeiras de rodas. Esta primeira intervenção, significou um acréscimo de 11% no volume de veículos em operação na cidade e mais 40 bairros e principais corredores guarulhenses sendo beneficiados.

Informações: Guarulhos Web

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Em São Paulo, Linha 10-Turquesa da CPTM ganha cerca de 5.000 passageiros a cada dia


A cada dia, a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganha cerca de 5.000 passageiros. O itinerário, que liga Rio Grande da Serra ao Brás, na região central de São Paulo, registrou cerca de 23,5 milhões de embarques em agosto e setembro de 2012, contra 21,7 milhões no mesmo período do ano anterior - aumento de 8,4%.

O número de transportados não equivale à quantidade total de pessoas que utilizaram o sistema, já que um mesmo passageiro pode embarcar diversas vezes na linha no decorrer do dia. É o caso de quem usa o trem para ir e voltar do trabalho.

Na avaliação do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o crescimento na demanda é reflexo de melhorias no serviço prestado. "A Linha 10 tinha intervalo de seis minutos entre os trens, que caiu para cinco nos horários de pico", explica.

Segundo Fernandes, um dos fatores que permitiram a diminuição no intervalo foi a redução do percurso. Em dezembro, o ponto final da linha, que era na Luz, passou a ser definitivamente no Brás. "Com a mudança, o conforto para quem tinha como o destino o Brás foi substancial. Isso funciona muito na base do boca a boca, porque as pessoas comentam que estão pegando o trem e está melhor."

Segundo a CPTM, no último ano a frota que opera a Linha 10 teve incremento de mais cinco composições. Cada trem tem capacidade aproximada de 2.000 pessoas. A companhia acrescenta que, em 2012, os investimentos para o itinerário são de R$ 165 milhões, para obras de modernização dos sistemas de sinalização, telecomunicação, rede aérea e trilhos. Os dois pátios para trens, próximos à Estação Mauá, estão sendo remodelados.

Em agosto, foi assinado contrato para ampliar e melhorar o suprimento de energia. Para as linhas 7 e 10, o valor investido foi de R$ 117 milhões. Outras 65 composições serão adquiridas para todas as seis linhas da CPTM.

LINHA 18-BRONZE
Jurandir Fernandes afirmou que o processo de elaboração do modelo da PPP (Parceria Público-Privada) para construção da Linha 18-Bronze (Tamanduateí - Alvarenga) está adiantado. "Vamos definir a proposta final em novembro e a nossa intenção é lançar o edital para consulta pública em fevereiro."

Segundo o secretário, se os prazos forem cumpridos, o contrato para início das obras deve ser assinado em junho do ano que vem. A linha deve estar em operação total no fim de 2016.
Usuários criticam superlotação nos horários de pico.

Para quem usa diariamente a Linha 10-Turquesa, o aumento no número de passageiros é motivo de insatisfação. "A lotação aumentou. Nos horários de pico tenho que esperar três trens passarem para que eu consiga embarcar", protesta a atendente Nilma Paula Maciel, 32 anos.
O produtor cultural Edson Costa Nunes, 31, mudou os hábitos para evitar o desconforto no trem. "Passei a intercalar com o trólebus e evitar embarcar nos horários em que a demanda é maior."

Apesar das queixas, a operadora de telemarketing Milena Araújo, 22, reconhece que houve diminuição no intervalo entre composições. "Antes, eu tinha de esperar mais. Em outras linhas, como a que vai para Francisco Morato, o tempo de espera é bem maior", compara.

Fábio Munhoz 
Do Diário do Grande ABC

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Guarulhos terá uma estação de metrô em suas imediações em 2018

Segundo maior município da Grande São Paulo, com 1,2 milhão de habitantes, Guarulhos terá uma estação de metrô em suas imediações em 2018. Na segunda-feira (15), o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou o cronograma de extensão da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente, na zona leste, e a região da Via Dutra, na zona norte da capital.

O edital para construção do ramal, de 13,5 quilômetros de comprimento e 12 estações, será publicado na quarta-feira (17). De acordo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), as obras de R$ 7,7 bilhões, que incluem a aquisição de trens, estão previstas para começar no segundo semestre de 2013. Quando a linha ficar pronta, o número de passageiros por dia saltará dos atuais 600 mil para 1,12 milhão.

A estação mais ao norte do ramal, a Dutra, ficará a cerca de 400 metros do limite de Guarulhos e deverá atender passageiros da cidade vizinha à capital. Contudo, a antiga reivindicação da população de um metrô no centro, a 5 quilômetros da Estação Dutra, ainda não será atendida.

Uma das possibilidades avaliadas pelo Metrô é a de começar a construir em Guarulhos a futura Linha 19-Celeste, entre a Avenida Presidente Tancredo Neves e o Campo Belo, na zona sul. Ainda não há prazos definidos.

Expansão

O diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Rogério Belda, diz que, quando a Companhia do Metropolitano surgiu, ela pertencia à Prefeitura de São Paulo. "À medida que passou para o Estado, começaram a estudar linhas para outros municípios. Mas como fazer isso se a linha ainda não chega nem lá perto? Essa é uma etapa. Depois, fazem as extensões necessárias", diz, referindo-se à expansão da Linha 2-verde.

O prolongamento dessa linha a partir da Vila Prudente, que até setembro era chamada de Linha 15-Branca, será dividido em duas etapas. A primeira, até Anália Franco ou Vila Formosa, ficará pronta em 2017, afirmou ontem Fernandes. A outra, até a Dutra, estará finalizada no ano seguinte. O estudo de impacto ambiental foi concluído em 2011. A operação da linha será feita pelo Metrô, não por consórcios. 

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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Metrô Rio Metrô vai revalidar cartão de gratuidade de idosos

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A partir desta quarta-feira até o dia 17/11, o MetrôRio vai revalidar o cartão de gratuidade dos clientes com idade acima de 65 anos. Para fazer a revalidação o cliente deverá se dirigir a qualquer estação e procurar um dos agentes de segurança - que encostará o cartão no terminal de consulta e o revalidará.

Caso o procedimento não seja realizado até a data estipulada, o cartão será bloqueado e o desbloqueio será feito somente no Posto de Gratuidade da Estação Central.

Mesmo com os cartões fora de validade, os idosos não perdem o direito à gratuidade, assegurada por lei. Neste caso, para embarcar, o passageiro deverá estar com a carteira de identidade em mãos.

Informações: O Dia Online

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No Recife, Lei que proíbe som dentro dos ônibus não pegou

Não pegou ainda, o que tinha o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo dentro dos ônibus na Região Metropolitana do Recife ainda não saiu do papel, os famosos DJ dos ônibus continuam abusando dentro dos coletivos prejudicando a viagem de muitos usuários, na qual se veem obrigados a escutar músicas contra o próprio gosto.

Esta lei 14.681, foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de maio de 2012 e tinha o prazo de 03 meses para entrar em vigor de fato, porém nada mudou neste prazo e os DJ’s continuam atormentando quem precisa usar os coletivos.

De acordo com a publicação, celulares, ipod, tablet, notebook, rádio, mp3 e similares estão incluídos na lista de barrados. A lei obriga ainda fixação de avisos explicativos dentro dos veículos. Quem desobedecer a regra, poderá ser convidado a se retirar do veículo. Caso o passageiro não se retire, o motorista ou cobrador podem solicitar intervenção policial.  As empresas de transporte que descumprirem a lei, serão advertidas e se não corrigirem as falhas, poderão ser multados. O valor varia de mil a R$ 100 mil.

Segundo a Lei, cartazes e avisos deveriam ser afixados dentro dos ônibus, mas em nenhum ônibus foi possível ver esses cartazes, ou seja, a Lei não está sendo obedecida nem por quem deveria coloca-la em prática. Simplesmente lamentável.

Esta Lei vinha sendo até comemorada pelos usuários de ônibus, mas infelizmente até agora nenhum cartaz ou informativo foi colocado dentro dos coletivos ou nos terminais.

Metrô
Não é apenas nos ônibus que alguns usuários abusam com o som ligado, já é possível vê esses abusos também dentro do metrô, na qual também precisa fortalecer campanhas que venham a coibir estes abusos.

Mais informações ainda nesta postagem, com a resposta do Sindicato da Empresas de Ônibus (URBANA-PE), Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) e também do autor da Lei, o Deputado Estadual Eriberto Medeiros.

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Metrô e CPTM vão ter integração gratuita em mais duas estações na Zona Leste


O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão realizar a integração gratuita em mais duas estações a partir do dia 22 de outubro. Quem pagava R$ 3 para passar das estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, para as linhas 11-Coral e 12-Safira, da CPTM, poderá fazer a transferência de graça em alguns horários.

De segunda a sexta-feira, a integração gratuita valerá das 11h às 15h, e a partir das 21h. Aos sábados, a transferência livre acontecerá a partir das 15h. Já nos domingos e feriados, o serviço será liberado durante todo o dia.

Segundo a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, a nova medida tem como objetivo proporcionar economia e mais opções para a população que utiliza o transporte metroferroviário.

Informações: G1 SP

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No Rio, Novas estações do BRT entram em funcionamento

As estações Cajueiros e CTEx do sistema de BRT-Transoeste entraram oficialmente em funcionamento na manhã desta segunda-feira, conforme informou a Rio Ônibus. O funcionamento efetivo se deu após um período de testes.

Também começou a operar a sétima linha alimentadora do Transoeste, a 874A (Marambaia x Ilha de Guaratiba). Esta linha possui um serviço especial a cada hora, que estende o itinerário até a estação Pontal, via Serra da Grota Funda, para atender os moradores da serra.

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