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Metrô Rio Metrô vai revalidar cartão de gratuidade de idosos

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A partir desta quarta-feira até o dia 17/11, o MetrôRio vai revalidar o cartão de gratuidade dos clientes com idade acima de 65 anos. Para fazer a revalidação o cliente deverá se dirigir a qualquer estação e procurar um dos agentes de segurança - que encostará o cartão no terminal de consulta e o revalidará.

Caso o procedimento não seja realizado até a data estipulada, o cartão será bloqueado e o desbloqueio será feito somente no Posto de Gratuidade da Estação Central.

Mesmo com os cartões fora de validade, os idosos não perdem o direito à gratuidade, assegurada por lei. Neste caso, para embarcar, o passageiro deverá estar com a carteira de identidade em mãos.

Informações: O Dia Online

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No Recife, Lei que proíbe som dentro dos ônibus não pegou

Não pegou ainda, o que tinha o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo dentro dos ônibus na Região Metropolitana do Recife ainda não saiu do papel, os famosos DJ dos ônibus continuam abusando dentro dos coletivos prejudicando a viagem de muitos usuários, na qual se veem obrigados a escutar músicas contra o próprio gosto.

Esta lei 14.681, foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de maio de 2012 e tinha o prazo de 03 meses para entrar em vigor de fato, porém nada mudou neste prazo e os DJ’s continuam atormentando quem precisa usar os coletivos.

De acordo com a publicação, celulares, ipod, tablet, notebook, rádio, mp3 e similares estão incluídos na lista de barrados. A lei obriga ainda fixação de avisos explicativos dentro dos veículos. Quem desobedecer a regra, poderá ser convidado a se retirar do veículo. Caso o passageiro não se retire, o motorista ou cobrador podem solicitar intervenção policial.  As empresas de transporte que descumprirem a lei, serão advertidas e se não corrigirem as falhas, poderão ser multados. O valor varia de mil a R$ 100 mil.

Segundo a Lei, cartazes e avisos deveriam ser afixados dentro dos ônibus, mas em nenhum ônibus foi possível ver esses cartazes, ou seja, a Lei não está sendo obedecida nem por quem deveria coloca-la em prática. Simplesmente lamentável.

Esta Lei vinha sendo até comemorada pelos usuários de ônibus, mas infelizmente até agora nenhum cartaz ou informativo foi colocado dentro dos coletivos ou nos terminais.

Metrô
Não é apenas nos ônibus que alguns usuários abusam com o som ligado, já é possível vê esses abusos também dentro do metrô, na qual também precisa fortalecer campanhas que venham a coibir estes abusos.

Mais informações ainda nesta postagem, com a resposta do Sindicato da Empresas de Ônibus (URBANA-PE), Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) e também do autor da Lei, o Deputado Estadual Eriberto Medeiros.

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Metrô e CPTM vão ter integração gratuita em mais duas estações na Zona Leste


O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão realizar a integração gratuita em mais duas estações a partir do dia 22 de outubro. Quem pagava R$ 3 para passar das estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, para as linhas 11-Coral e 12-Safira, da CPTM, poderá fazer a transferência de graça em alguns horários.

De segunda a sexta-feira, a integração gratuita valerá das 11h às 15h, e a partir das 21h. Aos sábados, a transferência livre acontecerá a partir das 15h. Já nos domingos e feriados, o serviço será liberado durante todo o dia.

Segundo a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, a nova medida tem como objetivo proporcionar economia e mais opções para a população que utiliza o transporte metroferroviário.

Informações: G1 SP

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No Rio, Novas estações do BRT entram em funcionamento

As estações Cajueiros e CTEx do sistema de BRT-Transoeste entraram oficialmente em funcionamento na manhã desta segunda-feira, conforme informou a Rio Ônibus. O funcionamento efetivo se deu após um período de testes.

Também começou a operar a sétima linha alimentadora do Transoeste, a 874A (Marambaia x Ilha de Guaratiba). Esta linha possui um serviço especial a cada hora, que estende o itinerário até a estação Pontal, via Serra da Grota Funda, para atender os moradores da serra.

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VLT de Goiânia terá 14 quilômetros de extensão e vai substituir o atual corredor de ônibus do Eixo-Anhanguera

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Goiânia deve ser a primeira Parceria Público-Privada (PPP) com aporte público na fase inicial das obras. O modelo inédito será adotado após a Medida Provisória (MP) nº 575, de 7 de agosto, que flexibilizou a Lei 11079/2004, permitindo aporte público no início das obras. O projeto com custo de R$ 1,3 bilhão terá aporte de R$ 805 milhões do governo de Goiás.
Foto: Blog Rede Integrada de Transporte Coletivo
Antes da MP 575 os Estados somente poderiam injetar recursos em PPPs por meio de contraprestação, que estavam sujeitas à tributação federal de PIS/Cofins, Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). A alta tributação, nesses casos, inviabilizava os aportes. “Esses tributos tornavam a contraprestação em termos orçamentários menos eficiente para o Estado”, informa justificativa do projeto do VLT de Goiânia. A partir da implementação da MP os tributos que incidem sobre os aportes do governo são distribuídos ao longo da concessão, e não mais de uma só vez no período do investimento.
O VLT de Goiânia terá 14 quilômetros de extensão, 12 estações e vai substituir o atual corredor de ônibus do Eixo-Anhanguera, que corta a capital goiana no sentido leste-oeste. Atualmente 240 mil passageiros utilizam o corredor de ônibus diariamente. “A demanda já superou a capacidade que os ônibus podem atender e tornou-se necessária a adoção de transporte de média capacidade”, diz o superintendente de mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, Julio César Costa.
Os estudos do projeto foram concluídos e a audiência pública foi marcada para 25 de outubro. A previsão é que as obras comecem em abril de 2013 e terminem em dois anos. Goiânia possui 1,3 milhão de habitantes, mas o transporte coletivo da cidade se integra a outros 18 munícipios da região metropolitana, que somam 2,1 milhões de pessoas. O VLT terá integração tarifária ao sistema de ônibus, que hoje custa R$ 2,70. “Isso exige tarifa patrocinada pelo governo, já que o transporte sobre trilhos é mais caro”, lembra Costa.
Segundo ele, antes da MP 575 o governo estudava executar o VLT com recursos próprios. “Isso traria custos muito elevados para a obra. O compartilhamento com a iniciativa privada barateia e dá agilidade ao projeto.” O contrato para construção e administração dessa que será a primeira PPP de Goiás será de 35 anos. Dos R$ 805 milhões de aporte do Estado para o projeto, R$ 390 milhões são provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); R$ 215 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mobilidade urbana e R$ 200 milhões de fundo especial para o projeto.
Para Bruno Pereira, coordenador do PPP Brasil, portal que reúne informações sobre o tema, o aporte de recursos em obras de mobilidade urbana também tende a ser utilizado na construção do metrô de Curitiba e na Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. “A MP incentivou o aporte dos Estados, dando desconto no tratamento tributário, que agora é distribuído ao longo do investimento e não mais no início”, diz. 
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Blog Meu Transporte está na fase dos 100 mais votados no Prêmio Top Blog 2012


Obrigado a todos que votaram no Blog Meu Transporte no Prêmio Top Blog 2012, lembrando que a votação para a 2ª fase foi aberta e novamente conto com sua colaboração para fazer desta página uma das mais referendadas do Brasil.

Nestes 04 anos já são mais de 9.500 notícias de várias cidades brasileiras, trazendo informações atualizadas de tudo o que acontece com um dos serviços públicos mais essenciais em nosso cotidiano que é o transporte público, e nós como verdadeiros usuários, mostramos o que acontece de fato no que diz respeito aos problemas enfrentados no dia a dia, bem como os avanços para melhorar nossa vida como usuários. Hoje já contamos com mais de 3 milhões de visitas e aqui a informação é de usuário para usuário.

Hoje o Blog Meu Transporte tem mais de 3000 visitas por dia de todos os Estados do Brasil.

Por isso, contamos com seu voto, para juntos mostrarmos que de fato temos uma página em que podemos observar entre os vários cantos desse Brasil o que de fato vem acontecendo na mobilidade urbana brasileira.

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Lembrando que pode votar pelas 03 redes sociais, ou seja, você pode votar até 03 vezes.

Abraços a todos!!!

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Linhas do Metrô e CPTM reduzem a partir de hoje a tarifa fora do horário de pico

A redução no preço das passagens nas linhas 5-Lilás, do Metrô, e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), fora do horário de pico, entre 9h e 10h, começa a valer a partir desta segunda-feira (15).

A tarifa do Metrô e da CPTM nessas duas linhas cai de R$ 3 para R$ 2,50. Já a integração com os ônibus da SPTrans cai de R$ 4,65 para R$ 4,15.

“A redução de R$ 0,50 é [válida] entre 9h e 10h. Quem comprar o bilhete ao invés de pagar R$ 3 vai pagar R$ 2,5. Quem usar bilhete único [para pagar a integração trem e ônibus] ao invés de R$ 4,65 vai pagar R$ 4,15”, explicou o governador Geraldo Alckmin em setembro, quando anunciou a redução.

A medida inclui também a suspensão da cobrança pela integração com os ônibus municipais no Terminal Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, onde há estações das linhas Lilás e Esmeralda. O objetivo é desafogar a Linha 4-Amarela do Metrô, que liga a Luz, no Centro, ao Butantã, na Zona Oeste da capital.

Informações: G1 SP

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Baixada Santista: Início de obra de VLT tem novo atraso

domingo, 14 de outubro de 2012

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), SP, estatal responsável pelo projeto, diz, em nota, que o atraso é decorrente de “pedidos de esclarecimentos e recursos impetrados pelos licitantes durante o processo de pré-qualificação”.

Essa pré-qualificação deveria selecionar empresas aptas a executar as obras. Há sete consórcios pré-qualificados. A divulgação do consórcio vencedor e a assinatura do contrato estão previstos para novembro.

O projeto é discutido há quase uma década. O VLT da Baixada deverá retirar 23% dos ônibus em circulação nas saturadas vias da ilha de Santos. Cada trem do VLT deve transportar 400 pessoas, com velocidade máxima de 80 km/h.

O traçado tem extensão total de 24,8 quilômetros e haverá integração tarifária com a rede de ônibus intermunicipal – que hoje transporta os moradores de São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá até o trabalho, em Santos.

A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015 e a previsão de investimento é de R$ 284,3 milhões nos veículos. O total do projeto é estimado em R$ 670 milhões.

Complexidade

A execução da obra passa por um complicado processo de licitação. São três certames diferentes em andamento ao mesmo tempo: um para compra dos 22 trens, outro para a elaboração dos projetos executivos dos quatro trechos e o terceiro para a escolha das empresas que farão as obras civis.

Esse modelo de licitação foi adotado após o fracasso da proposta estadual de executar a obra por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O processo foi lançado em fevereiro do ano passado e pretendia repassar à iniciativa privada a responsabilidade para execução das obras. O problema foi que o projeto não atraiu nenhum interessado.

Com o desinteresse, o Estado assumiu o projeto sozinho e passou a selecionar as empresas. As obras que devem começar em janeiro serão do chamado “trecho prioritário”, entre o Terminal Barreiros, no leste da ilha, e o Terminal do Porto, no oeste. Os demais trechos não têm data prometida para início das obras.

Fonte: O Estado de S.Paulo, Por Bruno Ribeiro e Mônica Reolom


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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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