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Mais dois novos trens chineses do metrô chegam ao Rio

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mais dois novos trens do metrô, fabricados na China, chegaram ao Porto do Rio de Janeiro, na Zona Portuária, nesta terça-feira (16). Segundo a Metrô Rio, a segunda e a terceira composições fabricadas na China se integrarão ao primeiro trem, que chegou no fim de abril à cidade.

De acordo com a concessionária, o primeiro dos trens está no centro de manutenção da empresa. As duas composições recém-chegadas deverão estar em operação até o fim de setembro, um mês após a primeira composição nova começar a rodar.

A concessionária informou que dez novos trens entrarão em operação em 2012. As 19 novas composições fabricadas na China estarão em operação até março de 2013, diminuindo os intervalos entre as viagens, que atualmente são de 6 minutos, para 2 minutos.

O Metrô Rio também espera que o número de passageiros transportados diariamente passe dos atuais 600 mil para 1 milhão.

Fonte: G1 Rio
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Ônibus articulados Mega BRT da Neobus já circulam no município de Palhoça (SC)


Os ônibus articulados Mega BRT da Neobus que já circulam no município de Palhoça (SC) comprovam que não apenas as grandes cidades brasileiras podem usufruir de transporte coletivo de qualidade superior. Além de inovador nos aspectos de design, conforto e segurança, o sistema BRT é de fácil aplicação em cidades de médio e pequeno porte, caso específico de Palhoça. 
Foto: Mauro Artur Schlieck/Secom
A cidade, com cerca de 128 mil habitantes, localiza-se na Grande Florianópolis sendo administrada pelo prefeito Ronério Heiderscheidt. Ao preparar o município para um crescimento sustentável, a administração oferece transporte urbano de qualidade investindo em dez unidades de ônibus articulados Mega BRT.[6]

O veículo já marca presença em importantes capitais como Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Rio de Janeiro, Santiago (Chile). Ainda este ano, o sistema de transporte coletivo urbano de Palhoça estará integrado ao Sistema de transporte marítimo, que está sendo implantado para facilitar o deslocamento da população. O sistema terá pontos de embarque e desembarque na Ponte do Imaruim, Praia de Fora, Enseada de Brito e Pinheira.


Fonte: segs.com.br

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Em Sorocaba, IntegraBike já realizou mais de 5.900 empréstimos gratuitos da bicicleta pública

O sistema de Mobilidade Urbana IntegraBike, da Prefeitura de Sorocaba, administrado pela Urbes – Trânsito e Transportes, completou nesta segunda-feira (18), um mês de funcionamento. Até às 16h30 de hoje já haviam sido realizados 5.926 empréstimos gratuitos de bicicletas e somados 2.359 cadastros realizados. 

De acordo com os dados do sistema, a unidade de cadastramento para o IntegraBike com maior número de pedidos de adesão é a Central de Atendimento do Terminal São Paulo, que já atendeu 59% da demanda. Em seguida, os pontos mais procurados são a Casa do Cidadão da Ipanema, com 15,8% de procura, e a Casa do Cidadão da Itavuvu, com 11,1% de atendimentos. O cartão mais utilizado para o cadastramento é o Cartão Cidadão, responsável por 72% da demanda. 

O programa, lançado no dia 18 de maio, é uma nova opção de deslocamento para a população na região Central da cidade e avenidas Itavuvu, Ipanema e Angélica. 

Como utilizar?

O cadastro pode ser solicitado nos postos de atendimento das Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo.

Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e possuir um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).

É exigida a apresentação de um dos cartões válidos do sistema de transporte coletivo sorocabano e um documento com foto (RH, carteira profissional, carteira de trabalho, CNH). O interessado também precisará ler o regulamento de uso do IntegraBike. 


Locais de cadastramento do IntegraBike: 
Central de Atendimento Terminal São Paulo: Rua Leopoldo Machado nº 259 - horário de atendimento: segunda a domingo das 08h00 às 16h30. 

Casas do Cidadão (horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h00) 
* Dirceu Doretto : R. Estado de Israel n°: 424 - Jd. Ipiranga 
* Milton Antônio da Conceição : Av. Itavuvu n°: 3415 - Pq. das Laranjeiras
* Orlando Cazerta : Av. Ipanema n°: 3439 - Vila Helena 
* Eugênio Leite da Cruz Filho : Av. Bonifácio de Oliveira Cassú n°: 80 - Éden 
* Dorival de Barros : Av. Bandeirantes n°: 4155 - Brigadeiro Tobias

Informações: Urbes

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Usuários de ônibus no Recife sofrem com paralisação dos ônibus

Se em dias normais a situação no transporte público do Recife já é critica, imagine enfrentar um dia de paralisação dos ônibus, e a situação poderia ser ainda pior, pois era esperada a paralisação de todos os ônibus, porém alguns poucos ônibus estão rodando pelas ruas a cidade, mas são poucos mesmo, a estimativa é que menos de 10% da frota esteja em operação, na qual suba os fortes e fique os fracos no famoso jogo do empurra empurra.

No Centro da capital pernambucana, a Estação Joana Bezerra, uma das mais movimentadas do Sistema Integrado de Passageiros, foi cenário de uma confusão entre os próprios usuários. Irritados com o longo tempo de espera e a lotação dos coletivos, eles quebraram as janelas de veículos para forçar a entrada.
Foto: Blog Meu Transporte

O problema aumentou quando os ônibus que seguem para a Zona Sul, como o PE-15/Boa Viagem, chegaram ao terminal depois de mais de uma hora sem passar. Houve uma nova confusão, com danos aos veículos.

Os grevistas pedem um aumento de 30,27% e mais vale alimentação, entre outras reivindicações. não aceitam a proposta de 4,5% de aumento oferecida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). O piso salarial dos motoristas de ônibus é R$ 1395. Cobradores recebem R$ 643 e fiscais R$ 903. Todos ganham auxílio-alimentação no valor de R$ 140.

O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco pediu paciência aos usuários de ônibus na Região Metropolitana. A paralisação afeta a circulação de mais de 2 milhões de passageiros que dependem do transporte público. Ao todo, são 17 empresas de ônibus, com aproximadamente 3 mil veículos. 

Informações de NE 10  e do Blog Meu Transporte

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ANTT quer ressuscitar projeto de trem para ligar Brasília a Goiânia

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu tirar da gaveta seu antigo projeto para construção de um trem de média velocidade que ligará Brasília, Anápolis e Goiânia.

Por meio de nota, a ANTT informou que na próxima quinta-feira será assinado um "protocolo de intenções" que tem por objeto a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e socioambiental para a implantação da linha.

Esse projeto já foi muito defendido pelo ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, afastado do cargo no ano passado após uma série de denúncias de corrupção envolvendo a estatal. Pelo plano original, a ideia é construir um ramal de passageiros com ligação até a Ferrovia Norte-Sul. A ideia, até o ano passado, era instalar um trem com velocidade média de 190 km por hora, projeto orçado em cerca de R$ 1 bilhão.

Ainda em 2011, o então presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, chegou a afirmar ao Valor que o projeto estava em etapa final de análise e a Valec deveria receber a concessão para tocar o projeto em breve.

O evento de quinta-feira contará com a presença dos ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra; dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de Goiás, Marconi Perillo; e do diretor da ANTT Ivo Borges de Lima. Também participarão José Eduardo Castell, presidente da Valec, e José Pinto Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Marcelo Dourado, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).


Fonte: Uol Notícias
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Paradas precárias irritam usuários do transporte coletivo em Manaus

Usuários do transporte público de todas as zonas da cidade reclamam da má condição das paradas de ônibus. A falta de sinalização, de cobertura e assentos é a principal queixa de quem passa até 50 minutos esperando debaixo da chuva ou do sol.

Na Avenida Loris Cordovil, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, uma fossa quebrada embaixo do poste que demarca a parada exala um forte mal cheiro. A corretora de imóveis Edilene Ribeiro da Cunha, 37, disse que além de suportar o odor, os usuários precisam tomar cuidado com as ‘armadilhas’ do concreto quebrado. “Já vi muitos idosos se acidentarem nesta parada. Eles correm para pegar o ônibus e tropeçam na fossa”.
A estreita sombra do poste serve de proteção contra o sol na parada do 626, na Rua Iracema, Conjunto dos Sarjentos, Cidade Nova, zona norte. Os usuários chegam a esperar no meio da rua.
O cabelereiro Amaury Guedes, 46, afirma que no bairro Tancredo Neves, zona leste, a maioria das paradas de ônibus está em péssimas condições. Ele destaca a falta de abrigos e sinalização precária. “Tem paradas em calçadas estreitas demais, já quase dentro do quintal dos moradores”.
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou, em nota, que está fazendo um levantamento das paradas que precisam de reparos e mais sinalização para solucionar o problema.


Fonte: d24am.com
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Acordo para estudos de implantação de trem bala que ligará Brasília a Goiânia será assinado nesta quinta

O Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do trem bala que fará a linha Brasília-Anápolis-Goiânia será assinado nesta quinta-feira (28).
O objetivo do acordo é definir as regras para os estudos iniciais e a modelagem para concessão e operação do transporte.

Com a implantação do trem bala, a expectativa é de que o tempo de viagem desse trajeto de 190 km seja feito em cerca de uma hora, já que a velocidade média do trem será de 150 Km/h. O tempo gasto na viagem pelos motoristas é de aproximadamente duas horas.

O diretor-superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Marcelo Dourado, justifica o investimento.

— Estudos do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e IPEA [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] apontam que até 2027 essa região terá 20 milhões de habitantes e será a segunda conurbação do país e a região brasileira com um dos maiores PIB per capita, daí a importância do trem para transporte de cargas e passageiros.

Fonte: R7.com

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Prefeito de São Paulo aumenta subsídios em 29% para evitar aumento nas tarifas de ônibus

terça-feira, 26 de junho de 2012

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), aumentou em R$ 112,5 milhões a previsão de repasse de subsídios às empresas de ônibus municipais neste ano. O valor inicialmente previsto no Orçamento era de R$ 660 milhões.

Em decreto publicado nesta terça-feira no "Diário Oficial" da Cidade, ele prevê que serão gastos ao todo R$ 772,5 milhões. O valor é repassado para custear o sistema de transporte municipal, que não se sustenta apenas com a arrecadação das passagens --atualmente em R$ 3.

Em fevereiro, a Folha informou que Kassab não pretendia aumentar a tarifa de ônibus neste ano, medida que tem sido comum em anos eleitorais. No ano passado, quando houve aumento da tarifa, ocorreram diversos protestos pela cidade --inclusive em frente à casa do prefeito.

Segundo Kassab, o objetivo da prefeitura é sempre conceder o maior subsídio possível para conseguir a menor tarifa possível.

A nova previsão representa aumento de 29% em relação ao repassado em 2011. Mas o valor não é recorde --em 2009, para cumprir promessa de campanha de não aumentar a tarifa, Kassab repassou R$ 808 milhões.

Até o mês de maio, a prefeitura já havia empenhado R$ 440 milhões para os subsídios.
 
Fonte: Folha.com
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