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MTU garante Passe Livre a 43.705 estudantes de Cuiabá e Várzea Grande no ano letivo de 2012

terça-feira, 27 de março de 2012

Até o dia 12 de março, a Associação Matogrossense de Transportadores Urbanos - MTU recadastrou 38.242 estudantes no Programa Passe Livre e 5.347 alunos que adquiriram o benefício pela primeira vez. A atualização do cadastro dos estudantes é feito online pela direção das escolas através de senha fornecida à escola e que dá acesso ao cadastro dos alunos junto a MTU. Após o recadastramento online, os estudantes precisam atualizar o cartão nos validadores instalados dentro dos ônibus.
O sistema de atualização embarcada (dentro do ônibus) dos estudantes é inovador e foi implantado há dois anos em Cuiabá. O procedimento funciona através da utilização de senhas fornecidas pela MTU para a direção das escolas. Com isso, o funcionário ou diretor entra no sistema através do site da MTU e segue atualizando os dados dos alunos. Para a utilização do benefício os alunos deverão validar o cartão diariamente nos validadores instalados dentro das escolas.Os passes são garantidos somente para as atividades escolares que são apresentadas na planilha escolar encaminhada pelas escolas e faculdades.
Já em Várzea Grande, a MTU cadastrou 1756 alunos novos. O procedimento é realizado no Terminal André Maggi
Para os alunos que nunca foram usuários do benefício do cartão estudantil, é preciso imprimir o formulário disponível no site da MTU www.amtu.com.br e levar na escola para obter a assinatura e carimbo do diretor. Com os documentos exigidos (citados abaixo) e o formulário, o aluno deve procurar a agência da MTU na Rua Antônio Maria, número 670 – Centro para o primeiro cadastro. No prazo de 3 dias úteis, o cartão do passe livre já estará a disposição do estudante na agência central.
Este ano, a MTU lnaçou sistema de atendimento aos estudantes, através do serviço prático da MTU Móvel
O atendimento aos estudantes feito no Departamento de Atendimento ao Consumidor (DAC) na agência central na Rua Antônio Maria, número 670, centro de Cuiabá. Dúvidas e sugestões poderão ser tiradas pelo telefone 3313- 7600 / 7604 / 7625 ou pelo e-mail
auditoria@amtu.com.br
Fonte: AMTU

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Na Paraíba, Usuários do sistema de transporte de Cabedelo ganham mais um posto de vendas e recarga de cartões ‘Integra Bem’

A população que reside ou trabalha no município de Cabedelo e utiliza o Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, que permite o deslocamento de uma cidade para outra pagando apenas 50% do valor da passagem num segundo ônibus, agora tem à sua disposição mais um posto de vendas do cartão Integra Bem. Inaugurado essa semana, o novo posto, localizado ao lado da sede da Companhia Docas da Paraíba, em Cabedelo, é o primeiro a funcionar fora do terminal Rodoviário de João Pessoa. Ele permite que o usuário adquira o cartão Cidadão e realize recargas e tenha seus créditos disponíveis automaticamente. Além de Cabedelo e João Pessoa, as populações dos municípios de Santa Rita, Bayeux, Conde e Alhandra também usufruem do Sistema Integrado de Transporte, instituído desde 2009.

Os cartões eletrônicos do Integra Bem são nos modelos Estudante, Cidadão e Vale Transporte, atendendo as populações dessas seis cidades. Segundo o superintendente da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), José Augusto Morosine, com o funcionamento do novo posto em Cabedelo, a procura pela confecção de novos cartões deve aumentar. “Antes, para adquirir um cartão Integra Bem, o usuário se deslocava até o Terminal Rodoviário de João Pessoa. Agora temos um terminal de vendas em Cabedelo, que é a cidade que mais atrai os trabalhadores depois de João Pessoa”, afirma. Ele lembra que para adquirir um cartão no posto de Cabedelo, o usuário não precisa fornecer comprovante de residência, apenas uma cópia do RG e do CPF. Além disso, o cartão é gratuito, mas, para habilitá-lo, o cliente precisa apenas realizar uma carga mínima de R$ 10,00.


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Consórcio Siga aposta na tecnologia para divulgar rotas e horários de ônibus de Blumenau

Informar o passageiro sobre horários é obrigação dos municípios, segundo a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovada em janeiro deste ano. O artigo 14 da lei aponta que o passageiro tem o direito de saber, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros tipos de transporte em todos os pontos de parada.

Em Blumenau, com exceção dos terminais, nenhum dos mais de 2 mil pontos têm algum tipo de informação. Representante da área de tecnologia do Consórcio Siga, Marco Littig explica que mudanças irão ocorrer em relação à informação dos horários dos coletivos. As apostas estão na tecnologia e no uso do celular, e não nas placas físicas espalhadas pela cidade.

Uma parceria fechada com a Google vai permitir que o passageiro saiba quais as linhas que passam pelo ponto e em quanto tempo o ônibus deve chegar. Para isso, ele precisará ter um celular com sistema compatível e acesso à internet. Na página do Google Maps (maps.google.com) já é possível encontrar os horários.

Outra mudança é a substituição das tabelas de horários nos terminais por monitores eletrônicos. As estações de pré-embarque também devem receber o equipamento. Além de informar todos os horários, o painel mostrará as cinco próximas saídas programadas em sequência.

Cidades, com mais de 20 mil habitantes, têm até 2015 para elaborar seus planos de mobilidade. Apesar disso, a lei não prevê punições diretas. Porém, sem os planos, as prefeituras não poderão receber verbas do governo federal para investimento na área. Ainda não está claro, contudo, qual será o impacto efetivo dessa condicionalidade sobre o planejamento do transporte urbano nas cidades.

Confira alguns serviços disponíveis atualmente que informam os horários do transporte coletivo em Blumenau

- No site do seterb, pelo endereço
www.seterb.sc.gov.br
- No Google Maps, onde você pode, inclusive, saber quanto tempo levará de um ponto a outro da cidade, os ônibus que passam pelo local e quais os horários. Para acessar as informações basta você indicar qual o local que pretende embarcar e para onde quer ir. Feito isso, é só clicar no ícone do ônibus na página e verificar os trajetos e linhas disponíveis.
- No site
www.movelbus.com.br há um aplicativo gratuito para celulares compatíveis com Java ou smartphones com o sistema operacional Android. Durante a consulta no celular não é necessário o acesso à Internet
- Nos seis terminais de ônibus da cidade há painéis indicando horário e itinerário

Informações: Diário de Santa Catarina

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Prefeitura de Teresina vai para licitar Bilhetagem eletrônica

 
O juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública, Othon Lustosa, determinou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realize licitação pública para contratação de empresa que ficará responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Teresina. A contar do dia 23 de janeiro de 2012, a Strans tem o prazo de 180 dias para cumprir a determinação.
O juiz Othon Lustosa considerou procedente a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual que solicitava a imediata realização de licitação pública. Em sua fundamentação, a Justiça analisou a lei n°3.148/02 e frisou que a exploração do serviço de bilhetagem eletrônica está a cargo do Poder Público, e não de empresas privadas, como acontece hoje em Teresina.

Diz a decisão do juiz: “O serviço de bilhetagem eletrônica, que consiste na automação da venda antecipada de passagens e o controle da arrecadação financeira é uma forma de exploração do serviço de transporte urbano de passageiros. É, pois, serviço público municipal”.

Dessa forma, Othon Lustosa declara ser inconstitucional a contratação da empresa Tacom – Engenharias e Projetos Ltda pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) para a administração do serviço de bilhetagem, uma vez que essa tecnologia integra o próprio serviço público.
O promotor Fernando Santos, autor da ação civil pública que solicita a realização de licitação, diz que o procedimento licitatório vai garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração. “Além disso, através da seleção da melhor proposta, os custos na implantação do indigitado sistema de bilhetagem podem ser diminuídos e, consequentemente, haverá a redução das tarifas de transporte público”, diz.

BILHETAGEM
O Sistema Eletrônico de Bilhetagem foi criado pelo decreto nº 4.927 de 14 de agosto de 2001, cabendo às empresas operadoras a realização de todas as atividades relacionadas com confecção, emissão e entrega dos cartões, comercialização dos créditos e cartões, planejamento, fiscalização, controle operacional e administração financeira.
Por meio desse decreto de 2001, o SETUT assumiu a responsabilidade, a gestão e o controle total do Sistema Eletrônico de Bilhetagem, o que contraria a Lei Municipal de nº 3.148, de 3 de dezembro de 2002, que determina que esse controle deve ser exercido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).

Informações: Acessepiauí


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Em Manaus, Falta de corredores de ônibus aumenta tempo de viagem

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), em horários de pico de outras capitais do Brasil afora, os ônibus percorrem ao menos 15 quilômetros em uma hora. Em Manaus, a frota faz apenas 10 quilômetros no mesmo tempo.

A secretária Arlete Mattos, 32, mora no bairro João Paulo 2, Zona Leste, e trabalha no Centro de Manaus. De acordo com ela, a viagem que precisa fazer de casa para o trabalho é a sua maior dor de cabeça.

Para chegar antes das 8h no trabalho precisa estar às 5h30 no ponto de ônibus. Ela pega a linha 680 ainda vazia até o terminal da Cachoeirinha, na Zona Sul. “No terminal pego outra condução em direção ao Centro. A viagem não é longa, demora apenas 10 minutos, mas por volta das 7h, os ônibus já estão lotados”, diz.

Quem também enfrenta problema parecido diariamente é Henrique Costa, 27, que mora no bairro Terra Nova, Zona Leste, e trabalha como almoxarife em uma loja no conjunto Francisca Mendes, na Zona Norte. Às 5h15 ele já está no ponto de ônibus à espera do 418.

Por ser muito cedo, ele quase sempre pega o coletivo sem muitos passageiros. A viagem dura, em média, uma hora e quinze minutos. “O grande problema é esse número exagerado de carros na volta para casa. Após quase dez horas de trabalho, vou em pé dentro do ônibus, que quase não sai do lugar nas ruas por falta de espaço”, reclama.

Causas e soluções

Especialista em planejamento de transporte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geraldo Alves de Souza, diz que o transporte público de Manaus é complicado como em qualquer outra cidade que não possui um sistema específico, como canaletas e vias exclusivas para o tráfego dos ônibus.

Segundo Alves, a pavimentação das principais linhas de ônibus, realizada pela Prefeitura Municipal, não é suficiente. “Deveria ser feito um estudo para implantação de vias exclusivas para o tráfego de coletivos. A melhoria não teria um custo alto”, disse.

De acordo com o engenheiro de transportes, Sérgio Ejzenberg, que estuda as variações do trânsito em todo o país, uma das soluções para melhoria seria o poder público investir, a curto prazo, no transporte coletivo, ampliando os corredores e melhorando o serviço.

A longo prazo, a opção seria trens, já que nossa região não permite a implantação de um metrô, por dificuldades geográficas. “Se houver alternativas mais baratas, as pessoas deixam de utilizar o veículo por causa do custo, que é muito alto”, afirmou Ejzenberg.

Em contrapartida, o diretor presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), coronel Walter Cruz, garante a falta de planejamento e imprudência dos motoristas dos coletivos também contribuem para o pouco fluxo nas ruas nos horários de pico.

“O Manaustrans registra todos os dias ações imprudentes dos condutores. Isso também deve ser levado em conta, assim como o mau planejamento das rotas”, afirma.

Fonte: Em Tempo

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São Paulo lança serviço online que estima localização de ônibus em tempo real

segunda-feira, 26 de março de 2012

A SPTrans disponibiliza a partir desta segunda-feira, 26/03, informações via internet que vão facilitar ainda mais a vida dos 6,2 milhões de usuários, que utilizam os 15 mil ônibus da frota da capital.
A partir de agora, quem acessa a página www.sptrans.com.br pode buscar nos links De Olho na Linha, De Olho no Ponto e De olho na Via informações úteis sobre o tempo que falta para a chegada do próximo ônibus . Assim, o passageiro vai poder monitorar, em tempo real, todo o sistema de ônibus de São Paulo, tendo acesso a várias informações: em quanto tempo o ônibus vai passar, em que posição do itinerário está o próximo ônibus dessa linha e qual o tempo médio do percurso do ônibus nos principais corredores.

De Olho na Linha: localiza os ônibus que poderão atender o usuário ao longo do trajeto da sua linha.
De Olho no Ponto: mostra em quanto tempo e quais linhas de ônibus se aproximam do ponto que o usuário está ou irá utilizar em um dos corredores de ônibus.
De Olho na Via: mostra a velocidade média e tempo de percurso do ônibus nos principais corredores da cidade.
Todas as informações poderão ser acessadas via internet, de casa ou do trabalho, e também estarão disponíveis também para celulares smartphones e equipamentos móveis com acesso a internet, rodando Android e iOS da Apple.
Histórico
O Sistema Olho Vivo foi criado em 2005 com objetivo de ampliar a fiscalização dos 15 mil ônibus da frota da cidade. A partir de maio de 2008, os dados sobre velocidade e previsão de partidas começaram a ser disponibilizadas aos passageiros, que conseguiam acompanharam on-line a velocidade dos principais corredores e nos pontos com Painéis Eletrônicos, o tempo de espera para o próximo ônibus.

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Ônibus que circulam 24 horas em SP

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Idosos aprovam o transporte coletivo em Curitiba

O índice de aprovação do transporte coletivo entre os usuários com mais de 60 anos de idade chega a 90%. A absoluta maioria (72%) consideram o transporte ótimo ou bom e outros 17% o consideram regular. Os dados foram publicados pelo Jornal Gazeta do Povo, na edição de quinta-feira (22), a partir de levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo jornal.
 Os números publicados pelo jornal confirmam pesquisas internas da Urbs que apontam uma aprovação geral do transporte coletivo de maIs de 66%, superando 80% entre pessoas com mais de 60 anos.
 Além de prioridade no embarque e uso dos assentos exclusivos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar de até três salários mínimos também têm direito a gratuidade no transporte coletivo. Estão cadastrados na Urbs 174 mil idosos e 15,5 mil pessoas de deficiência que fazem 2,6 milhões de deslocamentos por mês. Para saber mais sobre isenções – quem tem direito e como proceder, acesse o Guia de Serviços no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br)
 No ano passado, a Urbs e o Sindicato das Empresas de Transporte promoveram uma ampla campanha voltada à conscientização de usuários para respeito a prioridade a idosos e pessoas com deficiência, com a distribuição de um milhão de folhetos, feita pelos cobradores nos ônibus, terminais e estações tubo.
 O apelo à cidadania também é feito dentro dos ônibus em mensagens gravadas, repetidas ao longo das viagens e em selos de alerta colocados nos bancos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo.
 Nos terminais de transporte foram colocadas placas que repetem o alerta e informam os números das leis que garantem prioridade a idosos e portadores de deficiência tanto dentro do ônibus quanto no embarque e desembarque.
 A Rede Integrada de Transporte registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil e conta com 30 terminais de transporte, 82 quilômetros de canaletas exclusivas dos ônibus, 364 estações e 1915 ônibus que percorrem 490 mil quilômetros em 21 mil viagens por dia.

Fonte: URBS

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No Recife, Linha Sul do metrô já está bem perto do limite

A Linha Sul do metrô, que interliga o Centro da capital ao sul da Região Metropolitana do Recife, é a nova promessa do sistema metroviário no Estado. O crescimento do ramal impressiona: em um ano, a demanda de passageiros aumentou 75%, enquanto que a Linha Centro, em operação há 25 anos, cresceu 12%. E a perspectiva é de mais passageiros este ano com o início da operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de três terminais integrados com ônibus. Mas a lógica do crescimento como sinônimo de evolução está sob risco devido ao lento investimento em infraestrutura do ramal, especialmente na quantidade e qualidade dos trens em operação. Diante desse cenário, uma pergunta fica no ar: a Linha Sul do metrô vai aguentar o salto que a demanda de passageiros deverá sofrer até o meio do ano, quando a estimativa é de que o número de usuários duplique?

A impressão é de que, com a operação atual, feita com cinco trens reformados e intervalos de 10,5 minutos no horário de pico, a Linha Sul já está no limite. O temor de passageiros e de alguns metroviários é que o ramal perca o perfil de ‘qualidade’ que adquiriu, inclusive conseguindo atrair pessoas que têm carro, mas optam pelo metrô. O temor é de que a Linha Sul passe a ter os mesmos padrões da Linha Centro, que tem dois ramais ligando a área central do Recife a Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, e anda superlotada nos horários de pico.
Foto: Priscila Buhr/JC Imagem

A estatística da própria Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comprova que a Linha Sul ainda vai crescer e muito no futuro. Hoje, o ramal transporta 40 mil passageiros por dia e deverá receber 50 mil novos usuários depois da entrada dos terminais integrados de ônibus de Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes), Aeroporto e Tancredo Neves (Zona Sul do Recife). Juntos, os três TIs deverão receber 130 mil novos usuários, mas segundo a CBTU, apenas 50 mil deverão utilizar o metrô.

A Linha Sul vem crescendo em demanda de passageiros desde 2009, quando o ramal passou a ter operação plena, do Centro do Recife a Cajueiro Seco. Em um ano, deu um salto de 75%. De patinho feio, virou um cisne, surpreendendo até mesmo os operadores do sistema, sempre otimistas. Além disso, a entrada do VLT em substituição às locomotivas a diesel que operam entre Cajueiro Seco e o Cabo de Santo Agostinho, deverá atrair mais pessoas. Hoje, a Linha Diesel tem intervalos de uma hora – que chegam a uma hora e meia com frequência devido às quebras dos trens – e, por isso, transporta 6 mil pessoas por dia. Mas quando os passageiros virem o trem velho e lento ser substituído por um VLT, irão optar por ele.

Como previsto, o olhar sobre a capacidade operacional da Linha Sul muda de acordo com quem analisa a questão. A CBTU garante que tem condições de transportar muito mais, enquanto o Sindicato dos Metroviários e alguns técnicos do sistema afirmam que, para manter um bom serviço, é fundamental a inclusão urgente de novas composições. “Não há motivos para preocupação. Hoje, transporto 40 mil pessoas por dia, com cinco trens e intervalos médios de 10,5 minutos. Devo receber mais 50 mil passageiros com os TIs, passando a transportar 90 mil. Digamos que a demanda da Linha Diesel duplique ou até triplique com o VLT, passando de 6 mil para 18 mil, passarei a transportar 110 mil. Mas a minha capacidade é para 200 mil passageiros mesmo com os cinco trens, considerando oito pessoas por metro quadrado. Ainda estamos analisando a possibilidade de colocar um sexto trem na operação”, garante o superintendente do metrô do Recife, Ricardo Beltrão.

Otimista, Beltrão também descarta a possibilidade de a Linha Sul perder qualidade e o passageiro de classe média conquistado. “Isso não acontecerá. Nossas composições estão reformadas e com ar-condicionado, nosso índice de quebras é muito baixo, comparado com o sistema de São Paulo, por exemplo, e para a Copa do Mundo teremos 15 novos trens em operação. Não é à toa que tivemos o melhor índice de aprovação dos usuários nos últimos 12 anos: 7,1%”, diz.

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Lenival Oliveira, pensa diferente. “No bom, tudo fica bem. O problema é que não temos trens de reserva no caso de acontecer uma pane ou falha grave. Em 2006, a Linha Sul transportava 17 mil pessoas por mês, agora são 40 mil por dia. É um crescimento muito grande. E sem a entrada dos terminais de ônibus”, atesta. Oliveira defende que a Linha Sul deveria ter, no mínimo, oito trens para oferecer um transporte com qualidade. “A verdade é que os TIs só deveriam começar a funcionar com os futuros trens. Se não for assim, teremos muita reclamação dos usuários”, prevê.

Por Roberta Soares / JC Online

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