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Paulistanos desejam cidade mais sustentável e fluida para 2040

sábado, 14 de janeiro de 2012

Para 2040, o maior desejo do morador da cidade de São Paulo é ter uma cidade que recupere a sua qualidade ambiental e tenha uma infraestrutura adequada para o tamanho e importância do município. Esse é o resultado da consulta pública SP2040, realizada pela prefeitura da cidade e pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de participação de 25,3 mil pessoas, que opininaram através de audiências públicas e pela internet.

A pesquisa indica que os moradores de São Paulo querem uma cidade, acima de tudo, sustentável (22,7%) e fluida, principalmente quando se trata de mobilidade urbana (21,18%).  Os principais projetos desejados são de revitalização dos córregos urbanos (21,78%), de agilidade no deslocamento na capital (20,92%) e de urbanização e acesso a cultura e lazer em qualquer ponto da cidade, inclusive favelas (18,15%).

Sobre a questão da fluidez da cidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, disse que uma das ações para lidar com o problema é criar nas áreas que já têm boa infraestrutura condições para uma ocupação e economia mais intensa. "Há um desequilíbrio entre a localização de emprego e moradia", disse o secretário, que considera primordial investir em transporte público de massa.

O programa prevê que um documento seja criado com o objetivo de orientar as políticas públicas municipais para que a cidade alcance os objetivos traçados. Entre os objetivos, estão a adequação de todos os viários e construções comerciais com base na norma ABNT de acessibilidade; ocupação de galpões abandonados; democratização do uso da terra e controle da especulação imobiliária; e a criação de ciclovias entre pólos comerciais ou industriais e os bairros.

Fonte: PINIweb



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EPTC diz que Porto Alegre não terá pedágio urbano

Mesmo com cada vez mais carros nas ruas da Capital, hoje são cerca de 720 mil, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) descarta qualquer possibilidade de implantação do pedágio urbano para acesso de veículos em qualquer área da cidade.

A condição deste tipo de iniciativa ficou aberta a partir da recente aprovação da Lei de Mobilidade Urbana, pela presidente Dilma Rousseff, que permite aos municípios cobrar pedágios para diminuir o tráfego de veículos em áreas de maior fluxo.

“Pedágio urbano, nem pensar. Investir, cada vez mais, na qualificação do transporte coletivo, em tecnologia, educação e em engenharia de trânsito, além da fiscalização. Estas são as nossas prioridades, lembrando também das diversas obras previstas para a Copa de 2014, que certamente darão uma maior mobilidade ao nosso trânsito”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Em investimento tecnológico, Cappellari lembra que são 56 as câmeras de monitoramento do trânsito, com previsão de 140 para a Copa. Outra novidade são os chamados laços virtuais – a gestão dos tempos de sinaleiras é feita através de câmeras que avaliam a fluxo de veículos. O modelo está em teste no cruzamento da Nilo Peçanha com Carazinho, ex-rótula da Encol: “Queremos ampliar este modelo, totalmente  aprovado,  para outros 33 cruzamentos da cidade, que apresentam trânsito mais pesado. Este projeto está em processo de licitação”, informa o diretor-presidente da EPTC.

Entre os 33 cruzamentos previstos para a gestão dos semáforos por laços virtuais estão os da Assis Brasil com Baltazar de Oliveira Garcia; Assis Brasil com Sertório; Benjamin Constant com Cristóvão Colombo; Érico Veríssimo com José de Alencar; Icaraí com Campos Velho; Ipiranga com Salvador França; Protásio Alves com  Saturnino de Brito e Voluntários da Pátria com Sertório.

Fonte: Jornal Já



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João Pessoa: Em 2002, o valor da tarifa era de R$ 0,95 contra os atuais R$ 2,20.

Entraram em vigor os novos valores das passagens de ônibus urbanos nos municípios de João Pessoa e Campina Grande. Na capital, a tarifa passou de R$ 2,10 para R$ 2,20 e em Campina Grande saiu de R$ 1,95 para R$ 2,10.

Apesar de o reajuste em João Pessoa este ano (4,78%) ter ficado abaixo da inflação (6,5%) medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no acumulado da década a tarifa foi reajustada em 131,57% contra uma inflação de 87,89%, no mesmo período. Em 2002, o valor da tarifa era de R$ 0,95 contra os atuais R$ 2,20.

Na Rainha da Borborema, o índice de aumento foi de 7,69%, portanto acima da inflação. Em ambos os municípios, os prefeitos optaram por aprovar valores mais baixos que os sugeridos pelos respectivos Conselhos de Transportes (CTT, na capital e Comut em Campina) que haviam solicitado o reajuste para R$ 2,30 em João Pessoa e R$ 2,20 no interior.

O diretor-executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, explicou que o reajuste é consequência do aumento nos custos do serviço de transporte, somado ao número crescente de gratuidades concedidas. “Elaboramos planilhas detalhadas dos custos operacionais que as empresas tiveram para manter nas ruas os ônibus prestando um serviço de qualidade. Elas foram submetidas ao Conselho que entendeu a necessidade do reajuste”.

Tourinho explicou ainda que no sistema de transporte por ônibus, a tarifa é a única forma de remuneração dos serviços prestados, ao contrário dos sistemas de trens urbanos, que são subsidiados pelo poder público. “O reajuste é necessário para garantir que se possam aumentar os salários dos funcionários das empresas, para garantir a compra de veículos novos, além de cobrir os custos com manutenção dos ônibus, combustíveis e mão de obra”, argumentou.

Para o consultor financeiro Gustavo Baía, o aumento no valor das passagens de ônibus afeta de maneira negativa o orçamento das famílias de baixa renda, maiores usuárias dos serviços.

“Quando o reajuste ultrapassa a inflação, o consumidor do serviço sente de forma mais intensa. Este ano, especificamente, o público sentirá de forma mais amena esse impacto porque o salário mínimo subiu 14,12%”, explicou.

Com relação ao acúmulo de 131,57% no reajuste dos transportes públicos registrado na capital entre os anos de 2002 e 2011 que excedeu a inflação (87,89%) no mesmo período, Guilherme Baía esclarece que isso ocorre porque no caso da capital, a AETC é a única fornecedora do serviço e isso lhe dá poder de estabelecer frente à Prefeitura os valores que serão reajustados.

“A população de João Pessoa se acostumou aos abusos e não protesta, apesar de estar sendo lesada. Os únicos que ainda vão às ruas são os estudantes o que é insuficiente para mudar as coisas. O panorama só pode mudar quando os usuários reclamarem seus direitos”, disse.




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Guarujá recebe 11 novos ônibus adaptados neste domingo

A Prefeitura de Guarujá e a empresa de transporte público Translitoral entregam mais 11 novos ônibus adaptados para entrar em circulação na Cidade, a partir das 9 horas. A solenidade acontece em frente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz, s/n – Centro). Com estes novos veículos, Guarujá alcança 87% de sua frota operacional totalmente adaptada às pessoas com deficiência.

Nos últimos três anos, Guarujá teve sua frota renovada com a entrega de cerca de 80 novos ônibus adaptados. Com a aquisição desses veículos, a idade média da frota é de três anos, o que representa mais conforto e segurança ao cliente.

A melhoria na qualidade de transporte com estes novos ônibus será de que 96% das viagens realizadas no domingo e feriados serão com veículos adaptados; aos sábados 91%, e nos dias úteis 86% das partidas são realizadas com ônibus totalmente acessíveis.

Domingo é dia de ônibus gratuito –Neste 15 de janeiro, Dia de Santo Amaro, os usuários do transporte coletivo de Guarujá poderão andar nos ônibus de graça. A gratuidade começa a valer a partir da zero hora de domingo. A ação faz parte das comemorações em homenagem ao Santo.

O Passe Livre (gratuidade da tarifa) no dia 15 de janeiro foi instituído pelo decreto 8.842/ 2010, assinado pela prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito no dia 13 de janeiro de 2010, considerando a data comemorativa do Dia do Padroeiro da Cidade; a implantação de política social de incentivo à mobilidade, ao lazer e à cultura e a busca da qualidade de vida e resgate da cidadania. A partir de então, a passagem é gratuita todo dia 15 de janeiro.

“A instituição do passe livre tem como objetivo incentivar à mobilidade da população ao lazer e à cultura, na busca da qualidade de vida e o resgate da cidadania de nossos munícipes”, explicou Maria Antonieta.

Gratuidade aos 60 anos– Em 15 de janeiro de 2010, também foi instituído, no Decreto nº 8.840, que as pessoas maiores de 60 anos não pagam mais a passagem nos ônibus municipais de Guarujá.

Tarifa social –Conquista do povo de Guarujá, a tarifa social foi implantada em 2010, por meio do decreto 8.841, da prefeita Maria Antonieta de Brito. De acordo com o decreto, os usuários dos ônibus em Guarujá pagam metade da tarifa do ônibus (R$ 1,70) em cada ultimo domingo do mês.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos



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Plano de Mobilidade de Aracaju já está sendo elaborado

No final da tarde desta quarta-feira, 12, o prefeito Edvaldo Nogueira promoveu a primeira reunião com a equipe do instituto Rua Viva, que venceu a licitação para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju. O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, acompanhado do consultor do instituto, Ricardo Mendanha, foi ao gabinete do prefeito para a definição da data de apresentação dos primeiros estudos técnicos à sociedade aracajuana.

“Na parte da manhã eles sobrevoaram a cidade de helicóptero para observação e estudo do trânsito, onde fizeram análises preliminares. Já posso adiantar que no próximo dia 02 de fevereiro iremos conceder entrevista coletiva para apresentar à imprensa o planejamento que está sendo elaborado pelo instituto Rua Viva. Ainda no dia 02, à noite, iremos realizar um grande seminário com a sociedade para que possamos discutir as primeiras idéias do Plano de Mobilidade”, informou o prefeito.

O superintendente Antônio Samarone se disse entusiasmado com o andamento dos trabalhos. “A equipe da Rua Viva já está ouvindo a sociedade e no dia 02 estaremos apresentado todo o cronograma do Plano. Nesta sexta-feira, 13, iremos ouvir os membros da sociedade Semear. Em breve também iremos nos reunir com especialistas da Universidade Tiradentes e com técnicos do DER para o diagnóstico do trânsito da capital”, destacou.

Samarone adiantou que a participação de toda a sociedade é fundamental para o sucesso da elaboração do plano. “Queremos ouvir os órgãos e entidades competentes, especialistas e a população em geral. Iremos abrir canais de diálogo para que todos possam dar sua sugestão. Iremos, inclusive, abrir canais de diálogo na Internet para que esse público também possa contribuir”, disse o superintendente.

Também participaram da reunião com o prefeito de Aracaju, a chefe de Gabinete, Fabiana Pinho; a diretora de transporte público, Shirley Barbosa e o diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Fernando Nunes.

Fonte: FAXAJU



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No DF, Queixas contra o transporte público no Entorno aumentaram 67% em 2011

A cada dia, uma média de oito passageiros reclamam do transporte público oferecido no Entorno. As queixas feitas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aumentaram 67,47% no ano passado.

Foram 3.182 registros contra 1,9 mil em 2010 (leia quadro). Superlotação, veículos em más condições, sem documentação e equipamentos obrigatórios de segurança são infrações recorrentes.

Todas as empresas que ligam o Entorno a Brasília apresentaram mais de 50% de aumento nas denúncias. Em 2011, elas receberam pelo menos mil multas da agência.

A reportagem flagrou ontem casos de desrespeito com os passageiros. Ônibus lotados, com pneus carecas, sujos e que circulam fora do itinerário fazem parte da rotina dos moradores do Entorno, que, em geral, acordam antes mesmo das 5h para ir ao trabalho.

Cheios, os primeiros veículos passam direto nas últimas paradas e os passageiros são obrigados a esperar o próximo carro.

Não bastasse o descaso, a população ainda sofre com a sujeira dos coletivos e a pressa dos motoristas, preocupados em chegar ao destino no horário marcado.

Em Águas Lindas de Goiás, os passageiros esperam muito tempo por um coletivo. É o caso da diarista Sandra Souza Silva, 44 anos.
Moradora do Jardim V, ela aguardou uma hora até passar o ônibus que fazia a linha Plano Piloto/Eixo. “É muito ruim. Já cheguei atrasada ao emprego por causa disso. Quando perdemos um ônibus ficamos sem saber que horas o outro passa”, disse.

O porteiro Marcos Antônio Pereira, 45 anos, afirma que é comum os ônibus do município quebrarem. “Alguns têm mais de 10 anos e continuam trafegando. Os bancos são soltos e os ferros das cadeiras enferrujados, mas aqui não tem fiscalização e fica por isso mesmo. Ninguém resolve”, destacou.
Quando chove, o problema é ainda pior. Em muitos carros, as borrachas de vedação das janelas estão danificadas e a água molha quem está sentado.

Quem depende do transporte público também reclama do preço da passagem, que varia entre R$ 3 e R$ 4,50. “Sem contar que uma empresa não recebe vale-transporte de outra. A gente fica à mercê deles (dos empresários)”, reclamou a dona de casa Rosária Alves dos Santos, 32 anos.

Apenas uma empresa opera em Santo Antônio do Descoberto. São 93 ônibus para atender a população de mais de 60 mil habitantes. Sem opção, os coletivos andam lotados.

Idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas e mulheres com crianças de colo são os que mais sofrem com o transporte precário.

É comum ver jovens ocupando assentos preferenciais. O aposentado Pedro Alves, 73 anos, diz que costuma ceder o lugar para mulheres e grávidas.
“Estou acostumado e ainda aguento ir em pé. Empresa nenhuma quer colocar mais ônibus para circular porque seria menos dinheiro para eles (empresários)”, disse.

Sem autorização
Na manhã de ontem, um ônibus da empresa Rápido Planaltina placa JJF-0956/DF, com destino a Planaltina de Goiás, estava com um pneu traseiro liso.

A ANTT informou que o carro não tem autorização para circular e encaminhará o caso para a fiscalização. Quem anda em transporte desse tipo teme pela segurança.
“É sempre esse caos, sem contar que o carro quebra praticamente todo dia. Ontem (terça-feira) mesmo eu peguei um e quebrou na altura de Sobradinho”, contou a vendedora Antônia Souza, 35 anos, moradora do Setor Leste.
Outros ônibus da Viação Monte Alto também apresentaram problemas, como borrachas e letreiros com o número da linha danificados.

O carro número 2.020 já havia sido lacrado, mas voltou a operar por determinação judicial. Em outro carro da mesma empresa, para diminuir a quantidade de água, os passageiros colocaram sacolas plásticas e papel higiênico nas laterais.

A sujeira incomodava passageiros, mas sem opção de transporte eles preferiram não reclamar da situação. “Colocaram em maio ônibus para gente. Antes, a gente descia muito longe de casa. Pelo menos agora temos uma linha que passa no Setor Norte e está quebrando um galho”, comentou Reinilda Alves, 47 anos.

Em um ônibus da Viação Anapolina com destino a Luziânia, o suporte do retrovisor apresentava rachaduras nas duas pontas e ameaçava cair.

Mesmo assim, o motorista seguiu destino. “Eu já peguei ônibus mais velhos, mas esse aqui está bom e comigo quase não quebra. A dificuldade maior é mesmo a superlotação. De manhã, é tão cheio que o restante dos passageiros em outras paradas não entram”, contou a aposentada Anita Rodrigues da Silva, 65 anos.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Associação dos Empresários dos Transportes do Entorno,Carlos Alberto Medeiros, mas, até o fechamento desta edição, ele não havia retornado os recados deixados na caixa postal de seu celular.

Acidentes
Na última terça-feira, 39 pessoas ficaram feridas em três acidentes com ônibus. Dois casos — um na DF-128, perto de Planaltina, e outro na BR-040, na entrada de Luziânia (GO) — envolveram coletivos que atendem a população do Entorno.

O da Rápido Brasília, que colidiu na caçamba de um caminhão e envolveu outros dois veículos, tinha 15 anos de uso.

Fonte: Correio Braziliense, Por Mara Puljiz, Lucas Tolentino



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São Paulo: Viva Pinda anuncia aumento da tarifa

A empresa de transporte público Viva Pinda anunciou que, a partir da 00 hora do dia 16 de janeiro, a tarifa de R$ 2,55, dos ônibus urbanos, será reajustada para R$ 2,75, o que representa reajuste de 7,84%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro de 2010 a dezembro de 2011.

Foto: Saulo Fernandes
 De acordo com a empresa Viva Pinda, o valor de R$ 2,75 é a menor tarifa de transporte municipal no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O transporte público de Pindamonhangaba conta com frota 100% com acessibilidade para atender os deficientes.

O último reajuste da tarifa do transporte público, em Pindamonhangaba, ocorreu em janeiro de 2011, quando o valor de R$ 2,40 foi alterado para R$ 2,55, representando reajuste de 6,25%, no período.

João Machado, gerente geral da empresa Viva Pinda, explica que o reajuste é correspondente à inflação do período. O aumento da tarifa é realizado anualmente.




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Cuiabá: Atualização cadastral do passe livre 2012 tem mudanças

Com a proximidade do início do ano letivo, estudantes que já utilizam o benefício do passe livre no transporte público devem fazer recadastramento na própria escola, sem a necessidade de comparecer na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU). Apenas os alunos que nunca fizeram o cartão deverão recorrer à agência da MTU, munidos dos documentos necessários (citados abaixo).

O sistema online diminui filas e facilita o recadastramento por necessitar apenas do login e senha do aluno, que serão informados pela escola no momento da matrícula. O diretor ou funcionário responsável da escola acessa o sistema, através do site da MTU: www.amtu.com.br e segue atualizando os dados dos alunos. Antes disso, o sistema solicitará a atualização dos dados da escola.
A partir daí, basta digitar o nome do aluno e atualizar os dados pessoais como nível de ensino (séries) e o período em que irá frequentar as aulas (matutino, vespertino ou noturno). Após este processo de atualização nas instituições de ensino, ainda são necessárias 72h para que essas informações cheguem ao ônibus.
Volta às aulas
No último dia letivo de 2011, ao validar o cartão estudantil na escola os alunos receberam um crédito para retornar à residência e um crédito para ir à escola no primeiro dia de aula do ano letivo de 2012. Caso o aluno tenha utilizado seu crédito indevidamente, o mesmo terá de pagar a passagem.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) reforça a necessidade de manter rigor nas providências para inibir o desperdício e o uso indevido do passe-livre. Para que este benefício não seja ameaçado por má gestão, estão sendo conclamados os diretores, coordenadores e secretários de escolas a adotarem providências no sentido de impedir a utilização do benefício por pessoas alheias à discência.
Estreia
Para os alunos que nunca foram usuários do passe livre é preciso imprimir e preencher o formulário disponível no site da MTU www.amtu.com.br, e levá-lo à escola para obter a assinatura e carimbo do diretor. 
Com os documentos exigidos (citados abaixo) e o formulário, o aluno deve procurar a agência da MTU na Rua Joaquim Murtinho (Centro) para o primeiro cadastro. No prazo de sete dias, o cartão do passe livre já estará disponível ao estudante na agência central.
Móvel 
Neste ano a MTU tem uma novidade, 10 instituições de ensino irão receber o MTU-Móvel que estará cadastrando alunos na própria escola de 16 de janeiro a 28 de janeiro, como descrito na tabela a seguir:
Escolas    Data do Projeto
Liceu Cuiabano    16 e 17/01
Presidente Médice    18 e 19/01
André Avelino    20 e 23/01
UNIRONDON    02 e 03/02
UNIVAG    06 e 07/02
Dione Augusta    08 e 09/02
UNIC    10 e 13/02
ICE    14 e 15/02
UFMT    27 e 28/02
Documentos necessários para cadastro do Passe Livre (alunos que não tem cadastro)
 - Cópia de RG
- Cópia do CPF ou Certidão de Nascimento
- Comprovante de Residência (conta de energia, água),
- Formulário assinado pelo diretor da escola
Informações para alunos e diretores: 0800- 646-2544 e 3313 -7600





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