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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012Postado por Meu Transporte às 07:11 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Edital do transporte público de Natal poderá atrasar
Por causa disso a prefeitura ainda não pagou à Oficina Consultores nenhuma parcela do total de R$ 922.028,20 previstos pelo serviço, conforme menor preço global oferecido pela empresa para elaborar os estudos técnicos necessários à licitação do novo sistema de ônibus e opcionais da capital. Com a licitação, a ideia é que haja mais polos geradores de viagens, passando para pelo menos 13, e incluindo destinos como Igapó, Felipe Camarão e Ponta Negra, além do polo composto pelas vias Bernardo Vieira, Capitão-mor Gouveia, Salgado Filho e Km 6.
Natal prorroga a licitação do sistema desde 26 de junho de 2003, quando venceu o primeiro prazo para concessão das linhas de ônibus do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn). Na época, o município prorrogou as permissões por mais sete anos, prazo que terminou em 27 de junho de 2010. Em maio deste ano, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público requisitou, na 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, a deflagração do certame. As sete empresas que operam em Natal funcionam através de permissões da prefeitura. Com a licitação, espera-se que haja melhoras no sistema de transporte público da capital.
Postado por Meu Transporte às 06:50 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Pedágio urbano pode ser solução para metrópoles brasileiras
O sistema de pedágio urbano mais antigo é o de Singapura, criado em 1975 como parte de um ‘pacote’ de medidas que incluía o aumento de 40% da frota de ônibus urbanos, a introdução de 70 km de faixas seletivas, e um novo sistema de transporte de massa. Os resultados foram expressivos: de acordo com o artigo “Restrição veicular e qualidade de vida: o pedágio urbano em Londres e o ‘rodízio’ em São Paulo”, escrito por Paulo Câmara e Laura Valente de Macedo e publicado no site da Rede Nossa São Paulo, até 1988 a participação do uso de transporte público na cidade aumentou de 46% para 63%, enquanto o uso de automóvel sofreu uma redução de quase 50%, passando de 43% a 22%.
A implantação do pedágio urbano poderia ajudar a diminuir o trânsito nas áreas centrais das cidades, reduzindo o tempo dos deslocamentos, a poluição do ar e melhorando a qualidade de vida. Além disso, geraria recursos adicionais voltados exclusivamente para a melhoria dos transportes coletivos, possibilitando e acelerando medidas como a ampliação da frota de ônibus, criação de corredores exclusivos, expansão do metrô, entre outras. Um sistema semelhante seria, então, a solução para o trânsito enfrentado nas grandes cidades brasileiras?
Postado por Meu Transporte às 06:24 0 comentários
Marcadores: Brasil, Especialistas, Pesquisas, Reportagem especial
População de Brasília aprova a implantação de mais corredores de ônibus
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Segundo Lúcio Lima, diretor técnico do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), os resultados vistos no monitoramento diário realizado pelo órgão e também pelo Detran-DF e DER são de sucesso, principalmente para as pessoas que precisam andar de ônibus. “A faixa exclusiva está melhorando o transporte coletivo do DF. Por conta disso, já estamos estudando a possibilidade de implantá-la nas principais vias de acesso do DF, como BR-020, Estrutural, EPTG, W3 Sul, entre outras”.
Por enquanto, o monitoramento feito na EPNB não é eletrônico, ou seja, não está multando os motoristas que desrespeitam o corredor exclusivo para ônibus, e estão sendo realizadas apenas algumas análises do que pode ser melhorado para aumentar a fluidez da via. O diretor informou que o DFTrans já autorizou a liberação de táxis e ônibus escolares na faixa exclusiva, porém, ainda não há data definida para isso acontecer, mas provavelmente seja antes do fim das férias escolares.
Lima afirmou que a criação de mais faixas está descartada. “Estamos com uma visão futurista para o DF, criar faixas não resolve o problema. É preciso priorizar o transporte coletivo, só o ônibus chegar mais rápido por causa do corredor exclusivo já é uma grande melhoria. Queremos incentivar as pessoas a utilizarem o transporte coletivo”.
Fonte: Jornal Coletivo
Postado por Meu Transporte às 18:53 1 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Distrito Federal
Em 2011, Cerca de 35 mil novos ônibus entraram em operação no Brasil
Postado por Meu Transporte às 14:24 0 comentários
Protestos contra aumento de ônibus mobilizam estudantes de Vitória e Teresina
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Foto: Eduardo Fachetti |
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Foto: ponto.outraspalavras.net |
Postado por Meu Transporte às 14:23 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo, Piauí
São Paulo: EMTU informa que desconto do BOM continua em vigor
Postado por Meu Transporte às 14:22 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Mobilidade Urbana: ''Para cada criança que nasce entra no sistema 05 novos carros no transito brasileiro''
Com o aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores brasileiros, todo mundo agora quer comprar um carro, porém se continuarmos nesse ritmo, vai chegar uma hora que nem o carro será possível tirar da garagem.
É necessário priorizar o transporte público e o transporte não motorizado como investimento em ciclovias, pois somente com estes instrumentos é que será possível enfrentar este problema.
Hoje, 30% dos veículos são de transporte público e que carregam 70 % da população e a ordem precisa ser invertida, não é justo vermos a maioria das faixas e vias serem ocupadas por veículos que trafegam apenas 30% da população.
''Para cada criança que nasce entra no sistema 05 novos carros no transito brasileiro'', Deputado João Paulo – PT/PE
A nova lei exige que os municípios com população acima de 20 mil habitantes elaborem planos de mobilidade urbana, a serem revistos a cada dez anos. Pela regra atual, essa obrigação é imposta apenas aos municípios com mais de 500 mil habitantes. Com isso, o número de cidades brasileiras obrigadas a traçarem políticas públicas de mobilidade urbana sobe de 38 para 1.663 municípios. As cidades que não cumprirem essa determinação serão penalizadas com a suspensão dos repasses federais destinados às políticas de mobilidade urbana.
Os investimentos para resolver os problemas da mobilidade urbana hoje chegam a 400 bilhões, porém o dep. João Paulo reforça que os R$ 30 bi que estão sendo investido vão amenizar os principais gargalos nos grandes centros nos próximos 04 anos.
Para Deputado João Paulo, a questão de mobilidade hoje é prioridade em todo o Brasil, segundo ele, a 10, 20 anos atrás esse tema era 10º para lá, porém agora a questão virou problema de saúde, para se ter uma idéia, são gastos cerca de R$ 30 bilhões por ano com vitimas de acidentes e mortes no transito, ou seja, é mais um investimento do que gasto.
Postado por Meu Transporte às 09:55 0 comentários
Marcadores: Brasília, Pernambuco, Reportagem especial, Videos
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