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GPS completa um ano no transporte público de Jundiaí

domingo, 8 de janeiro de 2012

Ônibus mais pontuais, menor tempo de espera nos pontos aos domingos, reforço na frota durante a semana nos horários de pico, integração fora dos terminais com o pagamento de apenas uma única passagem. Estas foram apenas algumas das melhorias alcançadas pelo transporte coletivo de Jundiaí, com a adoção da moderna tecnologia de monitoramento, o GPS.

A nova ferramenta, utilizada em poucas cidades brasileiras, foi implantada pela Prefeitura e pelas empresas concessionárias na frota da cidade em dezembro de 2010 e entrou em operação logo em seguida, depois de período de testes e ajustes realizado pela Secretaria de Transportes. Hoje, o GPS se transformou em importante ferramenta de gestão e informação, orientando novas ações de aprimoramento dos serviços.

O GPS não serve para “orientar” o motorista sobre rotas e itinerários, mas para alimentar a Central de Monitoramento de Transportes com informações sobre a frota circulante, isto é, se o ônibus está cumprindo o seu horário, se está fazendo as paradas nos pontos nos horários previstos, se concluiu seu trajeto. O equipamento dá a localização exata do ônibus em determinado horário, e mostra se o veiculo enfrenta congestionamento ou acidente. Essa tecnolgia está garantindo uma eficiência da ordem de 98% na pontualidade dos ônibus.

“Essas informações ajudam na operacionalização do sistema e permitem a agilização das soluções”, disse o secretário de Transportes Roberto Salvador Scaringella. Também por meio do GPS é possível fiscalizar o atendimento e cobrar das empresas concessionárias, com a aplicação de multas nos casos de falhas.

Com o GPS na frota, outras inovações foram implantadas, como o GPS online, que permite ao usuário a consulta instantânea, via internet, dos horários de todas as linhas do sistema. Essa nova ferramenta vem conquistando cada vez mais adeptos, sendo que de agosto (mês de implantação) a outubro deste ano o GPS online teve quase 4 mil acessos. Menos de dois meses depois (em dezembro), esse índice saltou para 8.500 acessos, um crescimento de mais de 100%, sendo que a média mensal é de 1.600 acessos.

Leslie Litano Tealdi, diretor de Transportes, ressalta que ainda há muito o que se fazer na área de transportes. “Agora estamos iniciando a instalação de painéis eletrônicos nos terminais, semelhantes aos dos aeroportos, para avisar os usuários sobre os horários das chegadas e partidas dos ônibus”, disse. E nos próximos meses já está prevista a liberação de infomações sobre horários também pelo celular, por meio de SMS.

Quem usa
Luciana de Almeida Samoza, moradora de Jundiai, utiliza as linhas que servem o Novo Horizonte, o Distrito Industrial, Parque Industrial e também a que vai para o Terminal Central. Neste um ano de implantação do GPS ela confirma que o cumprimento dos horários melhorou muito. “Agora é mais difícil ter atrasos”, contou. “E para quem anda de ônibus o horário é fundamental”.

Na opinião dos motoristas da Viação Leme, Adevar Xavier de Carvalho e Cícero Lopes dos Santos, o GPS trouxe uma vantagem importante: quando acontece algum problema na linha, a empresa fica sabendo automaticamente e já manda ajuda. “Se o carro fica parado, já sabem e mandam outro para fazer a viagem”, contou Xavier, que também é fiscal. Além disso, permanecem no terminal um ônibus e um motorista reservas para atender emergências.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí



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Prefeitura de Teresina deve reduzir gratuidade nos ônibus

A Prefeitura e as empresas de ônibus de Teresina vão rever as gratuidades e a concessão de meias passagens como forma de baratear a tarifa do sistema de transportes urbanos da capital. A ideia é reduzir o percentual de gratuidade, concedida a algumas categorias, e a meia passagem, que beneficia os estudantes. A redução desses benefícios é a única alternativa encontrada pelo prefeito Elmano Férrer (PTB), para baratear a passagem e zerar o pagamento do segundo trecho na integração.

O prefeito Elmano Férrer esteve anteontem à noite com o governador Wilson Martins (PSB), para tentar sensibilizá-lo da necessidade de redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado sobre os insumos do transportes público. Como tinha afirmado no início da semana, quando retornou da viagem aos Estados Unidos, o governador rejeitou a proposta. O secretário da Fazenda, Silvano Alencar, explicou ontem que a desoneração do ICMS é "tecnicamente muito difícil".

A saída encontrada pela Prefeitura vai ser racionalizar o uso da meia passagem e da gratuidade no sistema, que beneficia os policiais militares e civis, oficiais de Justiça e idosos. Elmano Férrer informou que criou um grupo de trabalho para fazer um estudo total do sistema e ver onde pode ser reduzido os gastos. O grupo tem seis meses para apresentar as soluções, mas o prefeito e os empresários do setor veem na gratuidade e na meia passagem a alternativa para reduzir a passagem.

O Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina) calcula que as gratuidades e a meia passagem provocam uma evasão de 48% no faturamento do sistema. Para reduzir essa distorção, todo o sistema está sendo informatizado, com identificação pelas digitais e pela retina (sistema biométrico). Com a implantação da identificação biométrica, o sistema terá controle eletrônico e as carteiras estudantis emprestadas para terceiros ou usadas indevidamente serão bloqueadas. Os cartões usados indevidamente também serão bloqueados.

Na noite de quinta-feira, o prefeito reuniu a equipe e passou mais de três horas no gabinete, buscando alternativas para tirar a segunda passagem do sistema de integração. As avaliações apontaram que em todo o Brasil o sistema foi desonerado com a redução do ICMS. "Isso aconteceu em todas as capitais, inclusive nas administradas pelo partido do governador. É uma orientação do presidente do partido dele", comentou o prefeito na reunião.




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Em São Carlos, Passageiros de ônibus terão 50% de desconto nos ônibus aos domingos e feriados

Os usuários do Bilhete de Integração de São Carlos (BIS) comum passarão a pagar tarifa reduzida no transporte coletivo aos domingos e feriados. Assim, o valor cai de R$ 2,65 para R$ 1,30. A novidade entrará em vigor a partir deste domingo (8).

O desconto de 50% funcionará em qualquer horário. A cobrança será normal para os usuários das outras modalidades do cartão, ou seja, aqueles que não têm o BIS.

No início, o valor do desconto, R$ 1,35, será devolvido ao passageiro pelo cobrador do ônibus. A prefeitura informou que um sistema eletrônico de devolução está sendo produzido para que o desconto seja registrado automaticamente no cartão do usuário.

Como adquirir o BIS
Os usuários que querem adquirir um cartão BIS precisam fazer um cadastro pessoal, comparecendo em um dos postos de atendimento da empresa Athenas Paulista, que realiza o serviço de transporte coletivo em São Carlos, com um documento de identidade. O cartão é nominal e gratuito, mas é necessário fazer uma carga inicial de, pelo menos, cinco passagens. Mais informações pelo telefone: (16) 3306-4228

Fonte: EPTV



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Novas linhas de ônibus foram implantadas em Manaus em 2012

O usuário de transporte coletivo de Manaus deve estar atento às mudanças de itinerário de algumas linhas que passaram a vigorar no início de 2012. Duas delas são a 007 e a 009, da empresa Vega Transportes Urbanos que desde o dia 1º de janeiro tiveram o itinerário alterado.

Segundo informações que constam em um folheto que está sendo distribuído para os usuários das duas linhas, as alterações foram feitas para dar maior mobilidade para a população e criar mais opções para o passageiro.

A linha 007 segue o seguinte percurso na ida: Igreja Canaã, Av. Rodrigo Otávio, Av. André Araújo, Inpa, Susam, Sefaz, rua Humberto Calderaro(antiga Paraíba), Shopping Manauara, Av. Efigênio Sales(V8), Av. Darcy Vargas, Av. Djalma Batista, Shopping Amazonas, Av. Torquato Tapajós, Alameda Santos Dumont,  Rua Teresópolis(Redenção), Av. Central (Alvorada), Av. Desdor. João Machado(Estrada dos Franceses), SPA Alvorada, Sambódromo, Av. Pedro Teixeira, Hospital Tropical, Av. São Jorge,Cigs(São Jorge), Av. Constantino Nery e T1
Na volta: Praça da Saudade, rua Ferreira Pena, Hospital Getúlio Vargas, Av. Boulevard Álvaro Maia, rua Major Gabriel,Av.Tarumã, rua Visconde de Porto Alegre, Ifam, Av. 7 de setembro, Av. Carvalho Leal, T2, rua Borba,Av. Costa e Silva, Bola da Suframa, Av. Rodrigo Otávio, Studio 5, Seduc.

A linha 009 também teve alterações nos itinerários de ida e de volta.

Ida: Seduc, Studio 5, Av. Rodrigo Otávio, Bola da Suframa, Av. Costa e Silva, rua Borba, T2, rua Leonardo Malcher, Sebrae, T1, Av.São Jorge, Cigs (São Jorge), Av. Pedro Teixeira, Hospital  Tropical, rua Álvaro Dias(Alvorada), Av. Desdor. João Machado ( estrada dos franceses), rua Teresópolis(Redenção).
Volta: Alameda Santos Dumont,  Av. Torquato Tapajos, Av.Rio Negro, Eldorado, rua Recife, Hospital 28 de agosto, Shopping Manauara, rua Teresina, Sefaz, Av. André Araújo, Susam, Inpa, Av. Rodrigo Otávio, Igreja Canaã.

Além dessas mudanças, houve a implantação de mais sete linhas:

038- Comunidade 23 de Setembro/Lagoa Azul/T3
036 – Santo Agostinho/ T3
460 – Amazonino Mendes II/ T2 / Centro
682 – Cidade de Deus/ Bola da Suframa
018 – Circular Zona Leste 1
019 – Circular Zona leste 2
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Metrô de Fortaleza recebe mais dois trens segunda-feira (09)

sábado, 7 de janeiro de 2012

Mais dois trens unidades elétricas (TUEs) que irão circular na linha Sul do metrô de Fortaleza chegam ao Ceará na segunda-feira (9). Cada trem é composto por três carros de passageiros. O desembarque será feito no Porto do Pecém. Com estas composições, chegam a quatro trens de um total de 20 adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Os outros 16 trens devem chegar até outubro deste ano.

Os trens estão vindo de Nápoles, na Itália, e serão montados no próprio Porto do Pecém. Para isso, uma equipe de técnicos italianos estará chegando. Segundo estimativa de Montini Silva Maranhão, gerente de material rodante da Diretoria de Implantação, os trens deverão iniciar os testes em fevereiro. “Quando os trens chegam, a Receita Federal precisa liberar os equipamentos. Depois disso, passamos 15 dias na pré-montagem. A partir daí eles já vão quase prontos para a oficina do Metrofor em Pacatuba”, afirma. O transporte dos trens do Pecém a Pacatuba irá utilizar a linha de transporte de cargas que já existe.

Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora. Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, explica que a chegada dos trens está dentro do cronograma de montagem e testes dos trens. Dessa forma, será possível iniciar os testes assistidos no início do segundo semestre de 2012. Os testes assistidos, segundo Fortes, é feito com transporte de pessoas, mas sem cobrança de passagem, em determinados horários.

Testes
Os dois trens elétricos que já estão no Ceará estão passando por testes na oficina do Metrofor, em Pacatuba. Um deles já passou por testes estáticos e está na fase de testes dinâmicos. O segundo terá os testes estáticos iniciados no final de janeiro.

De acordo com Montini Maranhão, os testes estáticos demoram cerca de 20 dias. Já os testes dinâmicos levam cerca de 30 dias. Mas, de acordo com o gerente de material rodante, esse tempo pode ser bem menor. “À medida que você vai fazendo os testes, você vai ganhando tempo porque os ajustes feitos nos trens em teste já são feitos nas composições que estão na montagem. Estes trens que estão chegando agora, por exemplo, já serão montados com os ajustes identificados nos testes dos primeiros”, afirma.

Os testes estáticos são realizados na própria oficina, enquanto o teste dinâmico é feito na via num trecho entre o Centro de Manutenção, na Pacatuba, e a Estação de Raquel de Queiroz.

Fonte: Governo do Ceará



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Lei da mobilidade urbana pode ajudar prefeitos e população a melhorar cidades

A Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana é um importante instrumento colocado nas mãos de prefeitos e vereadores e também da sociedade civil e do Ministério Público para que se possa melhorar as condições de mobilidade urbana nas cidades, conforme avalia o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Alexandre Gomide.

Hoje (6), durante a divulgação do Comunicado 128 – A Nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, ele explicou que a legislação dispõe sobre os direitos dos usuários de serviços de trasporte público, regulamenta o planejamento e a gestão do setor e altera mecanismos de regulação e fixação das tarifas de transporte público.

“A sociedade civil vai ter que aprender a lógica dessa lei e o Poder Público também. O que garante mesmo a aplicabilidade vai ser a atuação do Poder Público em querer utilizar os instrumentos que a lei dispõe e, caso o Poder Público não fizer uso da lei, cabe à sociedade e ao Ministério Público exigir políticas mais efetivas e sustentáveis”, disse.

Uma das medidas previstas pela nova lei e destacadas pelo pesquisador trata da permissão para que municípios possam taxar o uso excessivo de automóveis em áreas de congestionamento. O texto prevê ainda que a receita obtida pela cidade por meio dessas tarifas seja direcionada para subsidiar o transporte público local.

“A lei também fornece meios para que a sociedade possa questionar investimentos associados ao incentivo do uso do automóvel”, ressaltou, ao citar, por exemplo, investimentos em viadutos e pontes em lugar de melhorias diretas no transporte coletivo. “O espírito da lei é tornar cada vez mais difícil a vida de quem usa automóvel de maneira excessiva”, completou.

Um dos temas considerados como problemáticos na nova legislação, segundo Gomide, trata dos benefícios tarifários para usuários específicos, como estudantes e idosos. De acordo com o pesquisador, a lei ainda permite que os demais usuários paguem pela concessão desses benefícios, já que os custos são rateados entre os pagantes.

“São políticas muito fáceis, sem estabelecer a fonte de recurso e com outras pessoas pagando. Por isso, as câmaras municipais sempre têm essas medidas, mas isso faz as tarifas subirem. A lei não enfrentou essa questão. Um dispositivo que foi vetado dizia que todos esses benefícios teriam que ser custeados pelas políticas que deram origem”, explicou.

Outro problema apontado pelo Ipea aborda a obrigatoriedade, prevista pela nova lei, de municípios com mais de 20 mil habitantes apresentarem um plano diretor de mobilidade urbana. Segundo Gomide, a medida deve apenas criar um grande mercado de consultorias privadas, já que a maioria das cidades pequenas não têm capacidade para fazer esse tipo de planejamento.

“A gente sabe que as questões de transporte urbano são uma questão das grandes cidades, com frota de veículos e sistema organizado”, disse. “A lei, enquanto medida institucional e regulatória, é um avanço, mas não é tudo. É uma condição necessária, mas não é suficiente para resolver. Há questões que não são de base legal, que dependem muito mais de vontade política e da própria sociedade ao exigir que isso aconteça. Demos mais um passo em direção à sustentabilidade da mobilidade das cidades, mas falta ainda uma longa caminhada, inclusive para fazer a lei pegar”, concluiu.

Paula Laboissière / Agência Brasil



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Prefeitura de Salvador mantém decisão sobre valor de passagens

Mesmo após as declarações do superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Setps), Horácio Brasil, sobre as consequências do congelamento dos valores das passagens, classificando a ação da prefeitura como “uma decisão unilateral”, a Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura de Salvador (Setin), sustenta a decisão de manter o valor da tarifa do transporte coletivo.

De acordo com o superintendente, as empresas de transportes passaram por aumentos significativos de despesas. “Se não houver a desoneração de custos através de redução de impostos, por exemplo, ficará impossível trabalhar nestas condições”, destacou.

Em nota oficial, o secretário da Setin, José Mattos, informou que foram feitas análises minuciosas dos números apresentados pelo Setps e que “a conclusão sinalizou a possibilidade de reajustes operacionais que definiram pela manutenção da tarifa atual”.

Segundo a Setin, a decisão tem como objetivo buscar eficiência, produtividade e estabelecer um marco para a preparação do edital de Concessão do Sistema de Transporte Público Coletivo, com previsão início das audiências para março de 2012.




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Maceió pode ficar sem ônibus neste sábado e domingo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O sindicato dos Rodoviários confirma que a categoria vai paralisar suas atividades neste sábado e domingo, dias 7 e 8. Com isso, quem depende de transporte público em Maceió não sabe como vai ao trabalho.

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Alagoas (Sinttro/AL), Ronaldo Leocolvino, explica que a classe reivindica a reforma dos terminais de ônibus de alguns bairros em Maceió, a construção de terminais onde não existe; além de um corredor de ônibus na Avenida Fernandes Lima, gargalo do trânsito na capital.

Segundo o sindicato, é preciso reformar os terminais dos bairros de Cruz das Almas, José da Silva Peixoto, Mercado da Produção, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, João Sampaio, Benedito Bentes, Mocambo, Osman Loureiro e Sanatório.

Ainda segundo Ronaldo, a paralisação pode se estender até a segunda-feira, 9. “Não temos interesse em prejudicar os usuários, mas se os responsáveis não firmarem acordo com a gente a greve vai até a próxima semana”, afirma. O secretário disse que 100% da frota estará parada, nas garagens das empresas. “Nenhum ônibus circula neste sábado”, garantiu.

“Não é aceitável essa situação do trânsito em Maceió. Existe um projeto antigo que prevê um corredor na Fernandes Lima, desde a época que o Judson Cabral era o responsável pela SMTT, mas falta vontade política para resolver esse caos que se tornou o trânsito aqui em Maceió. Quem precisa trabalhar pela manhã, tem que sair de casa cada vez mais cedo”, falou.

Para Ronaldo, o corredor de ônibus seria a solução mais viável para desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima. Ele diz ainda que a Superintendência de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) poderia aplicar R$ 3 milhões do Fundo de Transporte Urbano (FTU) para resolver o problema.

Garantias
Ronaldo explica ainda que o sindicato quer garantias que as reivindicações serão, de fato, atendidas. Ele diz que a diretoria quer uma reunião com o prefeito Cícero Almeida, o presidente da CUT, Isaque Jackson e representantes do Sinttro/AL. Neste encontro, que ainda não foi agendado, o sindicato espera que o prefeito assine um documento se comprometendo a cumprir a pauta das reivindicações.

Outras reivindicações
O pagamento de ticket alimentação e plano de saúde por parte das empresas também serão discutidos, só que com os empresários. Ronaldo disse na manhã de hoje que o ticket alimentação deve ter um reajuste de R$ 30,00, mas ainda não há garantias que isso vai ocorrer. A data limite é o dia 15 de janeiro.
Caso as empresas não cumpram, outra paralisação pode ser deflagrada. Atualmente, o ticket está no valor de R$ 250,00 e deve ser reajustado para R$ 280,00.



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