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Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos defendem a implementação do Sistema BRT

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos é uma entidade que representa as empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais e as entidades nacionais do setor. Ela promove a integração e a troca de experiência entre as empresas, sindicatos, associações e federações, buscando a unidade e o fortalecimento do setor, desenvolvendo estudos técnicos e propondo medidas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros. No fim de agosto último, a associação promoveu no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o seu 25º Seminário Nacional, divulgando e preservando a história do setor no Brasil com a apresentação de propostas significativas.

O objetivo foi realçar as diversas opções que tornam possível a implementação do Sistema BRT em qualquer município, destacando suas vantagens para o usuário, para a mobilidade e para o meio ambiente. O BRT é um sistema de transporte utilizado em mais de 80 cidades no mundo, no qual os ônibus circulam em uma rede de canaletas exclusivas com características e vantagens especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, acessibilidade universal, embarque em nível, veículo articulado e múltiplas portas, pagamento da viagem e o controle dos passageiros acontece fora do ônibus, bons espaços nas estações e equipamentos de informações aos usuários.

Os veículos que circulam no Sistema BRT irão atender às normas de emissão de poluentes Euro 5/Proconve P7, com entrada em vigor em 2012. O Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) determina 87% de redução das emissões de CO (monóxido de carbono), 81% de redução das emissões de HC (hidrocarbonetos), 86% de redução das emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e 95% de redução das emissões de MP (material particulado). 

OPORTUNIDADEO setor de transportes passa por um momento de grande transformação. Nos próximos cinco anos, o Brasil abrigará a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e o transporte urbano no País precisará passar por avanços significativos para atender à demanda exigida. Para isso, algumas obras já estão em fase de implementação e outras ainda precisarão ser definidas até o fim de 2011. R$ 30 bilhões serão investidos no País, dos quais cerca de R$ 12 biljões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento-1 para as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo, e outros R$ 18 bilhões do PAC-2, para outras 24 cidades brasileiras, com mais de 700 mil habitantes).
Isso corresponde ao maior investimento feito em infraestrutura no País desde a década de 1970. 

ATUALMENTEHoje, 60 milhões de viagens são realizadas diariamente por transporte público urbano no Brasil, sendo que a maior parte é por meio de bilhetes eletrônicos. A tecnologia empregada no sistema de bilhetagem eletrônica já está preparada para integração com outros sistemas, como cartão de crédito, vale-alimentação e cartão de frequência escolar, entre outros. Outra oportunidade comercial é a exploração dos terminais, com lojas e serviços para os usuários. A mídia embarcada é mais um nicho que oferece enorme capacidade de expansão, além de melhorias nos sistemas usados atualmente.

Foram também apresentadas propostas de parceria pública-privada, para a implementação de uma linha de veículo leve sobre trilhos em Goiânia, com as implicações legais e demonstrando ser esse um novo caminho que deve ser aprofundado e adotado pelo setor nesse momento de Copa 2014 e Olimpíada 2016 que acontecerão no Brasil.

Informações do Diário do Grande ABC

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Piracicaba: Semana de Mobilidade quer prefeito e vereadores um dia sem carro

Um dos eventos da 1ª Semana de Mobilidade Urbana, que acontece de 17 a 25 de setembro deste ano em Piracicaba, propõe um convite aos gestores públicos da cidade: não utilizar automóvel em um dia de trabalho. O prefeito Barjas Negri (PSDB), secretários municipais, vereadores e presidentes de autarquias poderão escolher qualquer meio de transporte que não seja o carro, caso aceitem o convite da organização.

Os gestores que optarem pela participação, já que o convite foi enviado pela comissão organizadora, deverão informar qual o tipo de transporte irão utilizar - ônibus, bicicleta ou caminhada - no dia 21 de setembro, Dia do Gestor Público Municipal Sem Carro. “O objetivo é fazer com que eles vejam de perto como é utilizar outro transporte e façam uma avaliação do meio utilizado”, afirmou Renato Morgado, integrante da comissão organizadora da semana.

A participação é livre e o gestor que decidir colaborar com a Semana deve enviar até o dia 28 de setembro uma ficha com a avaliação do transporte utilizado e quais são as propostas e sugestões para aprimorá-lo. A lista dos gestores que aceitarem o convite será divulgada no blog da Semana
www.mobilidadepiracicaba.blogspot.com e no EP Piracicaba.  Esta é apenas uma das inúmeras ações da Semana de Mobilidade. Confira a programação abaixo.

“O objetivo é refletir e fazer um debate sobre o excesso de veículos nas ruas, o respeito aos pedestres, locomoção de pessoas com deficiência na cidade e idosos, além de discutir transporte público, ciclovias e ciclofaixas, entre outros temas”, afirmou Andrea Abdala, outra integrante da comissão organizadora da Semana. De acordo com Leandro Anchieta, também da comissão, o Fórum realizado durante o evento será palco das propostas para a cidade.

Programação:

17/09
10h às 12h - Bicicletada 
18/09
9h às 12h - 3ª Etapa do Copa XBikers
19/09
19h às 22h - Mesa Redonda de Abertura da Semana
16h às 17h - Palestra "Acidentes, Educação e Respeito no Trânsito"
20/09
9h às 17h - Pedágio Educativo
8h às 18h - Oficina de pequenos reparos em bicicletas
17h30 às 19h30 - Desafio Intermodal
20h às 22h - Mesa Redonda " Mobilidade para pessoas com necessidades especiais: dificuldades e perspectivas"
21/099h às 12h - Palestras sobre Mobilidade Sustentável
14h às 18h - estudo do meio campus "Luiz de Queiroz"
19h às 20h - Palestra "Poluição Atmosférica e Doenças Relacionadas ao Trânsito"
20h às 22h - Festival Curta-bike
22/09
9h às 12h - "O sonho de mobilidade no campus do futuro"
8h às 14h - Campanha para Coração Melhor
17h30 às 20h - Passeata Geral: "Mobilidade para todos"
23/09
9h às 12h - "Amigos do Trânsito"
16h às 17h - Palestra "Legislação - Código de Trânsito"
24/099h às 18h - "I Fórum de Mobilidade Urbana de Piracicaba"
13h às 16h - Intervenção Artística "Dê a passagem"
25/09
9h30 às 11h - Clube do Pedal
13h às 16h - Intervenção Artística "Dê a passagem"


Fonte: EPTV

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Suspensa transferência de 15 linhas de ônibus para Terminal Cidade de Florianópolis

A transferência de 15 linhas de ônibus intermunicipais do Terminal do Centro (Ticen) para o Terminal Cidade, em Florianópolis, foi suspensa. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta terça-feira entre representantes da prefeitura, Ministério Público (MP) e Departamento de Transportes e Terminais (Deter). A suspensão será mantida até as 14h30 de sexta-feira, quando será feita uma vistoria em ambos os terminais, para avaliar a estrutura de cada um deles.

Anunciada pela prefeitura para o último sábado, a mudança de linhas das empresas Biguaçu e Santa Teresinha para o Terminal Cidade, conhecido como "terminal velho", não foi respeitada. Os empresários alegaram falta de estrutura no antigo terminal, além de necessidade de cumprir o contrato com o Deter — órgão responsável pelas linhas de transporte intermunicipais. Apenas os ônibus executivos aderiram à mudança.

Desde sábado, as empresas já receberam mais de 500 multas pelo descumprimento da medida. As multas aplicadas até as 16h desta terça-feira — horário em que terminou a reunião — continuam válidas. A partir desse horário, não podem mais ser estabelecidas punições, já que a transferência foi suspensa.

Na vistoria desta sexta-feira serão avaliados aspectos como segurança, acessibilidade e possíveis melhorias em equipamentos dos terminais. Após a avaliação, será elaborado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MP e a prefeitura, que vai definir as modificações a serem feitas nos terminais, além da data para a transferência dos ônibus.

Guto Kuerten / Agencia RBS
Linhas que deveriam ter mudado e não mudaram
Santa Teresinha - Flor de Nápolis, Sertão do Maruim, São Pedro de Alcântara, Univali, Univali Expressa e Colônia Santana
Biguaçu - José Nitro, José Nitro Expressa, Jardim das Acácias, Bom Viver, Bom Viver Expressa, Jardim Janaína, Jardim Janaína Expressa, Dona Adélia e Dona Adélia Expressa

Linhas executivas que mudaram

Canasvieiras - Canasvieiras (1120), Jurerê (1123), Ingleses (1121), Rio Vermelho (1125), Praia Brava (1122) e Costa do Moçambique (1128)
Emflotur - Emflotur (7220)
Estrela - Abraão (6220), Bom Abrigo (6221) e Campinas VIP
Insular - Campeche (ED4122), Pântano do Sul (ED4120), Ribeirão da Ilha (4123), Aeroporto (6120), Caieira da Barra do Sul (4124)


Fonte: Diário Catarinense

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Em BH, Conexão aeroporto ganha mais ônibus e novos horários

Passageiros que usam o conexão aeroporto para chegar ao terminal Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão contar com novos horários. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a linha recebeu 16 veículos a mais para os transportes executivo e convencional.

As linhas executivas, que fazem o trajeto aeroporto de Confins – Terminal Conexão Aeroporto (Avenida Álvares Cabral), carregam uma média de 63 mil pessoas mensalmente. As viagens custam R$ 18 e terão intervalos de 15 a 20 minutos.

As linhas convencionais, que ligam o aeroporto de Confins à rodoviária da capital, levam uma média de 75 mil pessoas por mês. O transporte custa R$ 8,15. De acordo com a Setop, para essa linha estão previstas 80 viagens nos dias úteis, com oferta de 3680 lugares.
 
Fonte: Estado de Minas

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Trânsito do Recife terá plano B de Mobilidade Urbana

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O prefeito do Recife, João da Costa (PT), revelou ontem que a prefeitura iniciou estudo e abriu discussão com o governo do Estado para definir um plano B para o trânsito, que será uma alternativa para a mobilidade urbana nos próximos dois anos, quando estarão em construção as obras para a Copa de 2014, que incluem os corredores de transportes e viadutos sobre as Avenidas Agamenon Magalhães, Cruz Cabugá e Caxangá. O prefeito disse que, se a Via Mangue é uma obra que não causa intervenção no trânsito, o mesmo não pode se dizer dos corredores citados, que sofrerão intercorrências. "É preciso discutir como o trânsito vai funcionar com tantas obras. É necessário um plano para que as obras, que vão dar solução definitiva, não deixem a situação pior do que ela está hoje. Estamos estudando as alternativas viárias", adiantou o prefeito, ao participar do desfile de Sete de Setembro.

Com um trânsito já esgotado pelo tamanho da frota e pela demora nas iniciativas de curto prazo, João da Costa admitiu que não há solução definitiva num breve espaço de tempo, e que a gestão trabalha tendo como horizonte a Copa de 2014, considerando a sua reeleição ou não em 2012. Além das obras da Copa, a prefeitura vai trabalhar em parceria com os governos estadual e federal para garantir um investimento no transporte público de qualidade. "A curto prazo é fazer engenharia de tráfego e as mudanças no trânsito, como as executadas nas Avenidas Agamenon Magalhães e Norte. Em outubro, vamos implantar a lei de carga e descarga, aumentar a fiscalização e trabalhar a educação no trânsito", disse.

Para os problemas pontuais de mobilidade da cidade, João da Costa adiantou, também, que ainda ontem falou com a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, pedindo um plano para situações de emergência, que envolva até uma parceria com o BPtran. "Vou conversar com o governador (sobre a parceria)." O prefeito tem reunião marcada com a presidente da CTTU nesta sexta-feira (9).

O plano de emergência para dar mais fluidez ao trânsito foi anunciado dias após a prefeitura receber críticas da população devido às mudanças realizadas na Cruz Cabugá, na área central. A via foi parcialmente interditada, no início da semana, para receber arquibancadas e palanques do desfile do Sete de Setembro, o que provocou congestionamentos na área. Uma obra da Compesa que interditou a Domingos Ferreira, na Zona Sul, e a queda de uma árvore que paralisou a Avenida Rosa e Silva na última terça, travando o fluxo de veículos na Zona Norte, evidenciaram ainda mais os gargalos da mobilidade na capital.



Ayrton Maciel
Do Jornal do Commercio

Fonte: NE 10

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Campina Grande deve ganhar terceiro terminal de integração

O novo terminal de integração de ônibus de Campina Grande receberá investimentos de R$ 1,6 milhão e poderá reduzir em até 40% o tempo de viagem em transportes coletivos dentro do município. O prefeito Veneziano Vital do Rego informou que aguarda o empenho da emenda do Senador Vital do Rêgo para que os recursos sejam liberados. O terminal deverá funcionar no bairro Dinamérica, no contorno da Avenida Floriano Peixoto.

As obras para construção do terceiro terminal de integração poderão começar até o início de 2012. “Estamos esperando o empenho da emenda do Senador Vitalzinho para definir datas. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 1,6 milhão. Nós já instalamos dois terminais na cidade e esse terceiro será nas proximidades do Dinamérica. Os dois terminais já atendem a, praticamente, a todas as rotas de ônibus, o que nós pretendemos é ampliar esse atendimento com um terceiro terminal”, explicou Veneziano.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, Salomão Augusto Medeiros, a terraplanagem do local onde a obra será construída já foi realizada. Atualmente, 47 linhas de ônibus integram o sistema de transporte público da cidade e não haverá aumento no número de ônibus circulando no município.

“O que vai acontecer é a rapidez na viagem. Haverá a redução de até 40% no tempo de viagem dos transportes coletivos dentro de Campina Grande. Serão os sistemas ‘troncais’, que dão apoio ao funcionamento do terminal central. Seria um ponto no Dinamérica e posteriormente o projeto poderá abranger também pontos no Forrock e um na lateral da Rodoviária. Esses pontos alimentariam o sistema viário para multiplicar a quantidade de passageiros em vários locais, reduzindo o tempo de viagem”, contou.

Segundo Salomão Augusto, o objetivo do terminal é redistribuir as linhas que atendem a cidade para diminuir o tempo de espera e de rodagem dos ônibus. “Este terminal atenderá a população dos bairros da zona oeste da cidade, por isso chamaremos de terminal ‘troncal’”, explicou.

Jornal Correio da Paraíba

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Três linhas de ônibus estão suspensas em Blumenau, devido as chuvas

As linhas de ônibus da Rua Araranguá, no Garcia, da Santa Clara e do Fidélis na região norte de Blumenau estão com as operações suspensas. Na Araranguá, há uma deslizamento de terra que impede a passagem do ônibus. Na região norte, o problema e a tomada das ruas 1º de Janeiro e Guilherme Scharf pelas águas do Rio Itajaí-Açu, que já ultrapassou os oito metros.

A linha que faz a Margem Esquerda, para a Itoupava Central, está fazendo um caminho alternativo. Porém, continua funcionando. Ao longo do dia, o Consórcio Siga informará se ocorrer outras suspensões de linhas.

Fonte: Jornal de Floripa
 
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Metrô do Rio ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

O governo do Rio de Janeiro vai investir perto de R$ 1,2 bilhão na construção da Linha 3 do metrô, que vai ligar as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, atendendo a mais de 1,7 milhão de moradores da região.

A nova linha tem previsão de ser concluída em 2014 e representará o primeiro percurso intermunicipal feito por esse meio de transporte no Estado. Com uma estação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Linha 3 vai atender 1,7 milhão de moradores e servirá a 350 mil passageiros por dia.

Do total investido, R$ 400 milhões caberão à Petrobras. O trajeto inteiro, com 37 quilômetros e 16 estações, será dividido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia.

Esse primeiro trecho, que vai até a Estação Alcântara, em São Gonçalo, seguirá por um elevado, passando pelas alças de acesso da Ponte Rio-Niterói. De Alcântara até a Estação de Guaxindiba o trajeto será feito pela superfície. A partir desse local, será construída uma rodovia que servirá de extensão dos trilhos, até Visconde de Itaboraí.

A primeira estação, Arariboia, terá aproximadamente 24 mil metros quadrados e vai integrar barcas, metrô e ônibus, tornando-se a maior estação intermodal do Brasil e a primeira a contar com uma saída hidroviária. Já a última estação do trajeto feito pelo metrô, Guaxindiba, será construída nas imediações da BR-101 Norte e atenderá aos moradores de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé.


Informações da Uol Notícias

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