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Usuários do transporte público de Porto Alegre vão ter a segunda passagem integrada grátis

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A partir do dia 1 de julho, os usuários de ônibus de Porto Alegre e do trem metropolitano poderão contar com uma facilidade: a segunda passagem integrada grátis, incluindo os estudantes e professores. Ao mesmo tempo, o prefeito José Fortunati anunciou a implantação do cartão SIM vale-transporte da Trensurb, a integração do TRI e do SIM com desconto de 10% para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada, e, a partir do dia 15, a permissão da compra fracionada de créditos escolares.

O anúncio dos novos benefícios para os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre e da Região Metropolitana é resultado de uma parceria entre a prefeitura, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).

O usuário que fizer o embarque dentro do período de integração - tempo estimado do percurso acrescido de 30 minutos - não pagará a segunda tarifa. O benefício será estendido aos estudantes e professores, que totalizam cerca de 223 mil usuários do cartão TRI Escolar. Outros 515 mil utilizam o cartão vale-transporte e de passagem antecipada. Esses números indicam que mais de 700 mil pessoas estarão aptas a realizar o segundo trajeto com isenção total da tarifa. De acordo com os números divulgados pela prefeitura, dois milhões de passageiros por mês utilizam o serviço, atualmente tarifado em 50% da passagem.

"São novidades importantes que agregam qualificação ao transporte público da Capital", definiu Fortunati. O prefeito enalteceu o transporte coletivo da cidade, que é tido como um dos melhores do País, servindo de referências para outros municípios. "O benefício atingirá, especialmente, os usuários com menor renda, que acabam caminhando um trecho para não pagar a segunda passagem", explicou.

Além desta vantagem, o prefeito aproveitou para explicar os pontos positivos aos usuários de vale-transporte e da passagem antecipada. Será possível o cidadão acessar o trem com um cartão TRI de ambos, ou embarcar no ônibus com um cartão SIM dos mesmos perfis. Além disso, o passageiro será agraciado com um desconto quando utilizar os dois meios de transporte. Por exemplo, quem entrar em qualquer ônibus de Porto Alegre até 30 minutos após descer do trem, ou o inverso, terá um desconto de 10% sobre a soma das duas tarifas. Com o valor atual de R$ 4,40, somando ônibus (R$ 2,70) e trem (R$ 1,70), há uma redução de R$ 0,44. No total, aproximadamente 525 mil pessoas poderão se beneficiar da integração.

Outro pedido feito pelos usuários do transporte escolar da Capital era a possibilidade da compra fracionada de créditos, o que será possível a partir do dia 15 de julho. A mudança consiste na viabilidade de mais de uma compra por mês. Com a alteração, será possível até quatro compras mensais, desde que não exceda o limite de créditos permitidos, que é de 75 passagens ou 150, conforme a necessidade comprovada.

O presidente da ATP, Enio dos Reis, ressaltou a constante modernização do transporte coletivo, o que vem a facilitar a vida de quem depende do ônibus em Porto Alegre. "Estamos dando início a este processo de interoperabilidade dos dois tipos de transporte, e quem ganha com tudo isso é o usuário", disse o presidente.

Para 2012, a meta é integrar o sistema de ônibus da Região Metropolitana com o Trensurb. "Primeiro faremos a avaliação de todo esse processo de mudanças e, logo a seguir, analisaremos as falhas para aperfeiçoar a integração dos sistemas de ônibus da Região Metropolitana com trem", explicou Reis.




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Grande Vitória: Governo autoriza implantação de corredores urbanos em Cariacica

O Governo do Espírito Santo autorizou o início das obras de implantação dos Corredores Sudeste e José Sette, em Cariacica. As obras serão realizadas por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e têm estimativa de serem concluídas em dezoito meses, desconsideradas interferências externas, como períodos de chuva prolongados.
Esses corredores contribuem significativamente para a estruturação do território de Cariacica, criando importante ligação transversal à BR 262, funcionando como eixo norte-sul da cidade, revitalizando áreas atualmente propícias a processos de transformação e valorização urbana e, ao mesmo tempo, oportunizando o adensamento de áreas atualmente subutilizadas.
O Corredor Sudeste vai ligar a Avenida Alice Coutinho Santos à Rodovia Leste Oeste e tem 3,92 quilômetros de extensão, criando mais uma alternativa de trajeto para os bairros do entorno.
Já as obras na rodovia José Sette, o Governo do Espírito Santo vai realizar obras de duplicação que vão melhorar a mobilidade urbana na região.
As obras compreendem o trecho que vai de Alto Laje até o bairro Tucum, num trecho de aproximadamente seis quilômetros.
A ordem de início será assinada nesta terça feira, e a partir deste prazo as empresas terão até trinta dias para montar canteiro de obras e contratar pessoal.
Juntas as obras dos dois corredores somam um investimento de aproximadamente R$ 31 milhões.


Fonte: Governo do Estado do Espirito Santo

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Metrô de Teresina volta a funcionar no dia 5 de julho

O diretor técnico da Companhia Metropolitana, Antonio Sobral, confirmou hoje (28) que o metrô volta a funcionar em uma semana, no dia 05/07. Em mais de um mês de paralisação ordenada pelo governador Wilson Martins, a Companhia fez a troca de cerca de 3 mil dormentes.

Além da troca, foram tomadas medidas para facilitar a drenagem ao longo da linha. Em entrevista ao vivo no Jornal do Piauí, Antonio Sobral declarou que, inicialmente, serão feitas 12 viagens por dia, metade do que era feito antes.

Antes da retomada das viagens, a Companhia fará dois testes na linha: um sábado e outro na segunda. Esses testes dinâmicos serão para dar segurança aos usuários.
"Foram feitos diversos serviços complementares como drenagem da linha para melhorar a condição de tráfego. São feitos levantamentos periódicos na linha e estava precisando de reposição. Não que o trem não pudesse circular. Foi uma decisão do governo para questão de segurança. Optou-se pela paralisação para que o serviço fosse agilizado", explicou.

O diretor garante também que o preço da passagem não será alterado, continua R$ 0,80.

Leilane Nunes - CidadeVerde.com

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Prefeitura de Salvador duvida de projeto do estado para Copa

Se o governo do estado quiser mesmo colocar 22 quilômetros de metrô nos trilhos até a Copa de 2014, vai ter que contar com a boa vontade de uma empreiteira que tope fazer o serviço sem saber quanto, quando e se vai receber pela obra.

Isso porque, apesar de o sistema ter sido anunciado na terça-feira passada, pelo secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, o Ministério das Cidades ainda não decidiu quanto dos R$ 18 bilhões do PAC da Mobilidade virá para Salvador.

O valor total será dividido (não igualmente) entre 24 cidades, que podem conseguir de de zero a R$ 2,4 bilhões. Por serem sedes de regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes, nove delas - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador e Curitiba - têm a chance de receber o teto de R$ 2,4 bilhões.

A decisão será anunciada apenas no final do ano, mas, otimista, o governo do estado já conta com o valor máximo. Pelo orçamento preliminar do Grupo de Trabalho Executivo (que avaliou  sete projetos apresentados por sete empresas diferentes e não se decidiu por nenhum), a obra custará entre R$ 2,6 e R$ 3 bilhões. Mas o “dono” do dinheiro, o ministro Mário Negromonte,  não está tão otimista assim. “Se o projeto for mesmo de trilhos, em 2014 não vai estar pronto, não dá tempo”, disse ontem, ao CORREIO.

Some-se a isto o fato de que os R$ 570 milhões que o estado já tem nas mãos, pelo PAC da Copa, são para a execução de um projeto de BRT (ônibus de trânsito rápido), apresentado no início do ano pela prefeitura. Resultado: não há um centavo garantido para materializar o sonho de um dia ter trilhos na avenida Paralela.

“Isso tudo são pedras no meio do caminho. Tenho certeza de que vamos resolver”, disse ontem o confiante Zezéu, revelando, entretanto, que não tem um plano B, para o caso de a verba não sair.

Incrédula, a prefeitura apresentou um projeto alternativo, de asfaltar as laterais do canteiro da avenida Paralela e implantar corredores de BRT para a Copa. “Depois, com mais calma, a infraestrutura seria aproveitada para a implantação do metrô”, explica o secretário da Casa Civil, João Leão.

Cronograma
O Ministério das Cidades, porém, também tem até 31 de dezembro para definir as cidades que recebem e quanto recebem do PAC da Mobilidade, o que cria um impasse, uma vez que o estado pode licitar a obra sem nem mesmo saber se terá a verba disponível.  “Não tenho como contratar sem dinheiro, mas esse é o prazo máximo, vamos torcer para que (a verba) saia antes”, diz Zezéu.

Como se não bastasse, outro percalço promete perturbar o sono do pessoal do Palácio de Ondina. Segundo Negromonte, uma condição crucial para a liberação da verba pelo governo federal é que estado e prefeitura concordem com o projeto. As duas esferas, porém, não se entendem.

Depois que Zezéu anunciou o sistema de trilhos, na semana passada, João Leão andou dando declarações contra o projeto.  “O cronograma é irreal, não tem nem verba garantida para isso”, disse, antes de anunciar o projeto alternativo de BRT da prefeitura. Mas Zezéu não quer conversa. “A proposta aprovada é aquela de conhecimento de todos e vamos batalhar por isso”, diz.
Ele critica a atitude do representante da prefeitura. “Foi ruim a postura dele. Isso é criar uma insegurança que não existe”, disse.

Decisão - Para liberar o dinheiro, um grupo de técnicos dos ministérios do Planejamento e das Cidades (o chamado GPAC) vai analisar se o projeto de cada município atende a critérios  como viabilidade, integração com o resto do sistema e capacidade de resolver problemas de trânsito.
O prazo para a decisão era no início de junho, mas como em 4 de abril a maioria das cidades (inclusive Salvador) apresentou projetos pouco objetivos, o cronograma foi estendido até o final do ano.

- Pelo calendário da Secretaria do Planejamento do estado, um termo de referência especificando detalhes do sistema de trilhos e BRT está sendo preparado e deve ficar pronto em agosto. Em seguida, começa o processo licitatório. Até o fim do ano, a empresa vencedora tem que estar contratada.

Fonte: iBahia.com

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Manaus receberá 600 ônibus novos em agosto

terça-feira, 28 de junho de 2011

A Prefeitura de Manaus informou hoje (28) que a apresentação do primeiro lote dos novos ônibus do sistema de transporte coletivo da cidade deverá ser prorrogada por mais 60 dias.  
A possibilidade de prorrogação está prevista no Edital de Licitação que autoriza a concessão de prazo para as empresas de transporte coletivo, em decorrência das dificuldades de produção dos ônibus nas fábricas do sul do país.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante. Ele constatou, em recente visita às fábricas de chassis e encarroçadoras no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que as linhas de produção estão sobrecarregadas em virtude do grande número de pedidos por ônibus em outras capitais do país, provocando uma concorrência com as solicitações dos veículos já encomendados para Manaus.

Com a ampliação do prazo, o primeiro lote com aproximadamente seiscentos ônibus – duzentos a mais que o previsto – deverá chegar no final do mês de agosto. Outros quatrocentos coletivos devem ser apresentados até o mês de outubro, totalizando mil novos ônibus, 200 a mais do que o estabelecido pelo Edital de Licitação, que prevê a entrega de 858 ônibus novos, sendo 144 articulados; 78 microonibus e 636 convencionais.

“Depois que todos os ônibus estiverem rodando em Manaus, teremos a frota mais nova do Brasil, com menos de dois anos de idade. Esta é a meta do prefeito Amazonino Mendes para oferecer um transporte coletivo digno e de qualidade à população”, assegurou Marcos Cavalcante.


Fonte: D24 AM

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No Dist. Federal, Apreensão de ônibus da Coopatram prejudica passageiros

A justiça determinou a apreensão de todos os ônibus da Cooperativa de Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram). A paralisação no serviço prejudica usuários do transporte coletivo, moradores de Planaltina, Vale do Amanhecer e Arapoanga. O motivo é o não pagamento de uma dívida com o Banco de Brasília (BRB). A assessoria de imprensa do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que um reforço de 60 coletivos já foi providenciado para atender os itinerários operados pela Coopatram, em especial de Planaltina para o Plano Piloto.

Em uma consulta processual no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), verifica-se vários processos, tanto em primeira quanto em segunda instância, do BRB contra a cooperativa. A dívida é originária do financiamento de 100 ônibus da empresa. O administrador e advogado da Coopatram, Cristian Klock, sustenta que o caminho natural de todas as cooperativas é deixar de existir. "O valor da passagem está muito defasado, a distância entre Planaltina e o Plano Piloto é muito longa. Esse valor deveria ser entre R$ 3,50 e R$ 4", reclama.

A Coopatram vem operando com dificuldades financeiras desde o início do ano. Em março, todos os 350 funcionários da cooperativa cruzaram os braços e resolveram paralisar os serviços. Em fevereiro, os coletivos da empresa ficaram parados por 22 dias.

"Toda a nossa receita de bilhetagem é aplicada diretamente no BRB. Com esse mandado de busca e apreensão, os ônibus deixam de rodar e gerar receita, prejudicando o pagamento da dívida. Desde janeiro, nós já quitamos R$ 2,5 milhões, mas nós não sabemos qual é o valor total da dívida. Essa situação é ruim pra todo mundo: pro BRB, pra Coopatram e principalmente pra população de Planaltina, que não tem os ônibus circulando hoje", desabafa.



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Linha 4 do Metrô de São Paulo terá horário ampliado

A partir de amanhã, a Linha 4 - Amarela do Metrô, que hoje funciona das 4h40 às 15h, passará a funcionar em horário ampliado, segundo afirmou ontem o governador Geraldo Alckmin.

Em maio, durante a inauguração da mais recente estação, Pinheiros, foi prometido que a linha passaria a operar até a meia-noite. Porém, esse horário ainda não foi confirmado, porque o governador irá anunciá-lo oficialmente amanhã, às 11h, na estação Pinheiros, segundo o Metrô.

Novas estações

Ontem, Alckmin também disse que pretende antecipar a inauguração das estações Luz e República. Antes prometidas para outubro, agora elas devem ser entregues em setembro. "A linha 4 é importantíssima pela integração", destacou o governador à Agência Estado.

Alckmin lembrou que a estação Luz fará a integração com a Linha 1 - Azul do Metrô, e a República, com a Linha 3 - Vermelha. Hoje, na estação Paulista, já existe a integração com a Linha 2 - Verde. Além disso, desde o início do mês é possível acessar a Linha 9 - Esmeraldada da CPTM a partir da passarela que liga as estações Pinheiros do Metrô e da CPTM.

A operação da Linha 4 - Amarela durante os finais de semana está prevista para começar quando Luz e República forem inauguradas.
 

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Recife: Prazo de validade da carteira de estudante encerra no final de junho

Termina no próximo dia 30/06 o prazo de validade das carteiras de estudante de 2010, para alunos do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibulares de toda a Região Metropolitana do Recife. A partir do dia 01/07 só serão aceitos nas 385 linhas que operam na RMR os documentos confeccionados em 2011.

Originalmente, o prazo de validade da versão 2010 do documento seria encerrado no dia 31 de março, mas foi prorrogado para evitar prejuízos aos estudantes, já que apenas 105 mil carteiras tinham sido solicitadas na época. Em 2011 foram aproximadamente 342mil documentos requisitados. Até o momento, cerca 267 mil carteiras já foram entregues as escolas e outras 25 mil estão prontas aguardando o resgate. O restante, cerca de 50 mil carteiras, está em fase de confecção pelo Grande Recife e, até o dia 30 de junho irão estar à disposição das instituições de ensino.

Até o momento, 2.043 escolas atualizaram o cadastro. Desse contingente de instituições de ensino, 1.968 escolas solicitaram remessas para a emissão de novos documentos.

Salientamos que desde o último mês de janeiro o Grande Recife disponibilizou as escolas os formulários para distribuição entre os estudantes. Infelizmente, no entanto, várias escolas ainda não compareceram para realizar o resgate destas carteiras.

É importante que os estudantes e seus familiares estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das instituições o envio das informações ao Grande Recife e o resgate imediato do material impresso.

É importante lembrar que o Grande Recife está recebendo os requerimentos das escolas até 30 de setembro. O requerimento da Carteira de Estudante 2011 tem que ser feito pelas próprias escolas, através do formulário disponibilizado no site www.granderecife.pe.gov.br. As consultas sobre a emissão da carteira podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Usuário (0800-0810158) ou no próprio site.

Informações sobre a carteira de estudante 2011:

Carteiras solicitadas: 342 mil
Carteiras entregues: 267mil
Carteiras prontas: 25 mil
Carteiras em processamento: 50 mil
Prazo de entrega da carteira de estudante 2011: 30 dias úteis

Fonte: CGRT

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