Trolebus em SP
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Em Vitória da Conquista, Passagem de ônibus vai custar R$ 2,10
terça-feira, 21 de junho de 2011Postado por Meu Transporte às 17:30 0 comentários
Marcadores: Bahia
Goiânia poderá ter Metrô de superfície e energias renováveis
Fonte: Governo de Goiás
Postado por Meu Transporte às 14:35 0 comentários
Marcadores: Goiás, trem/metrô
Cuiabá e Várzea Grande terão sistema de transporte VLT e não mais BRT
Postado por Meu Transporte às 11:19 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT
São Paulo terá faixas para ciclistas durante a semana
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 11:10 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
Mudanças no transporte coletivo de Foz do Iguaçu começam na quarta-feira
“Basicamente promoveu-se a fusão entre linhas de ônibus, eliminando algumas sobreposições, transformado-as em um único itinerário. A medida permite um aumento de oferta de ônibus em determinadas linhas. O benefício para a população é a maior oferta de viagens nos horários de pico”, explicou Stumpf.
De acordo com o chefe de divisão de Transporte Coletivo, Jair Antonio Trevisan Miller, com a junção das duas regiões Norte e Sul, não haverá mais ônibus circulando vazio, como acontecia quando as linhas estavam sobrepostas. E, sim terá mais frequência, beneficiando o usuário. Bem como terá economia para o sistema, pois haverá menos ônibus rodando. Desta forma podemos atender outra região que esteja deficitária.
Trevisan disse que na região Sul, o jardim Polônia, Tropical e Sohab, que atualmente não têm atendimento no período noturno e aos domingos, com essa alteração, passam a ser atendidos. A região Sul é a maior beneficiada com mais viagens nos períodos da manhã e da tarde. “Por exemplo, atualmente a linha que tem cinco viagens, com a implantação do novo sistema, passará a ter nove viagens na região do Jardim das Flores”, comparou.
Na próxima semana os técnicos estarão avaliando o funcionamento das linhas. Havendo necessidade serão colocados ônibus extras, principalmente na região Norte.
Para o representante do Consórcio Sorriso, Juliano Ribeiro, o maior ganho do sistema foi o aumento na oferta de ônibus e a readequação das linhas e a nova composição do mapa viário. “Sem dúvida nenhuma, a frequência vai aumentar, melhorando a média horária, diminuindo o tempo de viagem. Desde o deslocamento da residência até o ponto e o destino. Consequentemente deverá ocorrer uma redução do tempo de espera nos pontos”, destacou.
Divulgação – desde a semana passada foram disponibilizados para a população material informativo de divulgação da mudança do sistema de transporte coletivo. Com cartazes, folhetos, panfletos nos terminais e ônibus com a tabela de horário da linha 101, 102 e 103, juntamente com o itinerário, bem como veiculação na TV. No site do foztrans, os usuários podem navegar pela internet no itinerário dessas linhas, através do Google map.
Mais informações no fone 3521-9600 e e-mail: foztrans@pmfi.pr.gov.br.
Novo Sistema – na Linha Norte/Sul que corresponde às Linhas: 15 – (Conjunto C Norte) e a 125 – (Porto Meira Ponte). Serão substituídas pela Linha 101, nominada de (Vila C Norte – Sohab);
As Linhas 20 – (Conjunto C Sul) e a linha 130 – (Profilurbi II Ponte). Serão substituídas pela Linha 102, chamada de (Vila C Sul- Profilurb;
As Linhas 30 – (Porto Belo) e a Linha 110 – (Jardim das Flores Ponte). Serão substituídas pela Linha 103 – (Porto Belo - Jardim das Flores);
A Linha 5 – (Jardim Itaipu), será substituída pela Linha 107 – (Jardim Itaipu).
As demais linhas do sistema permanecem inalteradas. Para visualizar o mapa com itinerários e horários clique neste link: www.foztrans.pr.gov.br
Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu
Postado por Meu Transporte às 11:05 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em BH, Radares multam carros em faixa de ônibus
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Foto: Léo Fontes |
Quatro aparelhos foram instalados em um trecho de 900 m da avenida Nossa Senhora do Carmo - dois em cada sentido -, entre as avenidas Uruguai e do Contorno. Na avenida Antônio Carlos, onde 7,5 km são exclusivos para coletivos, o equipamento fica no sentido bairro-centro, no bairro Liberdade, em frente ao campus da UFMG.
De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), os detectores são importantes para que as condições de circulação do transporte coletivo melhorem.
Os radares possuem sensores instalados no solo que captam a massa do veículo e o tempo que ele leva para passar pelo aparelho. Um software aponta o tipo de veículo e fotografa a placa do infrator. As imagens são analisadas posteriormente por funcionários da BHTrans, que serão os responsáveis por confirmar, ou não, a infração.
O pacote de detectores de circulação em busway prevê outros sete equipamentos na cidade. Ainda sem data prevista para serem instalados, os futuros radares de invasão de faixa serão colocados na avenida Cristiano Machado e em outros trechos da Antônio Carlos.
Segundo a BHTrans, as demais pistas preferenciais de ônibus da cidade, como a da avenida Santos Dumont, no centro, não serão monitoradas eletronicamente porque permitem a circulação de carros de passeio em horários específicos e também são usadas como trechos de conversões.
Ainda de acordo com a BHTrans, atualmente, os flagrantes de invasões de pistas exclusivas são registrados pelos guardas municipais e pela PM. A empresa não informou as estatísticas.
Pela avenida Nossa Senhora do Carmo, trafegam 38 linhas do transporte coletivo urbano, que levam cerca de 130 mil passageiros por dia. Os ônibus transportam 59,2% das pessoas que circulam diariamente pela via.
Postado por Meu Transporte às 17:23 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Minas Gerais
Em São Paulo, Prefeito diz que tarifa de ônibus na cidade é a mais barata do país
Postado por Meu Transporte às 17:19 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Salvador conhece hoje solução para problemas de mobilidade
Implantação de BRT em duas fases, a primeira, de 41,9 km concluída até 2014 e a segunda, de 36,1 km até 2016 interligaria o aeroporto de Salvador ao metrô e ao sistema ferroviário suburbano. O projeto com custo final de R$ 2,9 bilhões teria 173 estações e terminais, 58 viadutos, 14 pontilhões e 13 tuneis, além de ciclovias e calçadas. A capacidade máxima do sistema é de 45 mil passageiros por hora, a velocidade média comercial é de 30 km/h, e o tempo médio embarcado é de 10 min.
O consórcio que também é responsável pela execução das obras e implantação do polêmico Metrô de Salvador, a mais de 10 anos, aposta no metrô de superfície. A proposta apresenta com 23 km de linha ligando o município de Lauro de Freitas à estação acesso norte do metrô, passando pelo Aeroporto de Salvador, canteiro central da Paralela e Iguatemi. O projeto que seria implantado em três fases contempla 19 paradas e teria o custo final de R$ 2,9 bilhões.
O grupo baiano Prado Valladares adota o sistema modal tipo trollebus, ou BRT elétrico, podendo evoluir até 2030 para metrô. Conta com 41 km de vias aéreas, composta por pista elevadas e exclusiva, passarela e ciclovias. O projeto custa R$ 2,4 bilhões e atenderia 22 mil passageiros por hora até 2014, evoluindo progressivamente até atingir o topo de 60 mil passageiros por hora, com a migração do sistema para metrô. O tempo médio embarcado é de 19,5 min e o tempo médio de viagem é de 32,8 min. A proposta prevê 26 paradas, 126 pontos de acesso às ciclovias e passarelas, e três rodoviárias, uma em Lauro de Freitas, outra em Valéria e a última em Simões Filho.
Uma das propostas mais diferenciadas da PMI foi apresentada pelo Grupo Queiroz e Galvão. A proposta adota o sistema de monotrilho, ou seja, um trem encaixado em um único trilho em nível elevado, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. O projeto de 25 km, com 23 paradas e interligaria o aeroporto à Rótula do Abacaxi, passando pela Paralela e seguindo até a Pituba. O custo do projeto é de R$ 2 bilhões e atenderia aproximadamente 49 mil passageiros por hora, em uma velocidade média de 35km/h, com tempo médio de 25 min embarcado.
Com o sistema BRT, a proposta da Metropasse interligaria o centro de Lauro de Freitas à estação da Calçada, no subúrbio ferroviário de Salvador. O projeto com 75 km de vias exclusivas contempla a construção de viadutos, passagens subterrâneas e passarelas. A capacidade inicial do sistema que tem o custo final de R$ 2 bilhões, é de 18 mil passageiros por hora, atingindo o topo de 38 mil, em 2039.
Inspirada no metrô da cidade do Porto, em Portugal, a proposta da ATP engenharia é de implantação de um metrô de superfície saindo de Lauro de Freitas até a Rótula do Abacaxi, no Acesso Norte, em Salvador. Seriam 23 km de vias exclusivas, construídas em nível de solo, com 19 paradas e capacidade de transportar 60 mil passageiros por hora. O projeto contempla também a integração por um sistema complementar de BRT passando pelas avenidas Orlando Gomes e Pinto de Aguiar. O custo é de R$ 3 bilhões.
A aposta da Invepar Investimentos que inclui a OAS e administra a Estrada do Coco e Linha Verde, é em um metrô de superfície. O projeto possui duas linhas, uma com 20,5 km, sai de Lauro de Freitas, passa pelo aeroporto, Iguatemi e chega à estação do metrô, no Acesso Norte, em Salvador, e outra com 12 km saindo da estação da Lapa, seguindo até o bairro de Pirajá. O custo do projeto é de R$ 3 bilhões. A proposta atenderia aproximadamente 37,8 mil passageiros por hora, podendo chegar a 80 mil. O tempo médio embarcado de 12 min e o tempo médio de viagem integrada não chega a 32 min por trecho. (Karlo Dias)
Postado por Meu Transporte às 11:25 0 comentários
Marcadores: B R T, Bahia, trem/metrô, VLT