Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em BH, Radares multam carros em faixa de ônibus

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Foto: Léo Fontes
Entraram em operação os radares que flagram a invasão de faixas exclusivas para ônibus (busway) em Belo Horizonte. Serão fiscalizadas as avenidas Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul, e Antônio Carlos, na Pampulha. Os equipamentos funcionarão, inclusive, em horários de menor movimentação, como de madrugada.

Quatro aparelhos foram instalados em um trecho de 900 m da avenida Nossa Senhora do Carmo - dois em cada sentido -, entre as avenidas Uruguai e do Contorno. Na avenida Antônio Carlos, onde 7,5 km são exclusivos para coletivos, o equipamento fica no sentido bairro-centro, no bairro Liberdade, em frente ao campus da UFMG.

De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), os detectores são importantes para que as condições de circulação do transporte coletivo melhorem.

Os radares possuem sensores instalados no solo que captam a massa do veículo e o tempo que ele leva para passar pelo aparelho. Um software aponta o tipo de veículo e fotografa a placa do infrator. As imagens são analisadas posteriormente por funcionários da BHTrans, que serão os responsáveis por confirmar, ou não, a infração.

O pacote de detectores de circulação em busway prevê outros sete equipamentos na cidade. Ainda sem data prevista para serem instalados, os futuros radares de invasão de faixa serão colocados na avenida Cristiano Machado e em outros trechos da Antônio Carlos.

Segundo a BHTrans, as demais pistas preferenciais de ônibus da cidade, como a da avenida Santos Dumont, no centro, não serão monitoradas eletronicamente porque permitem a circulação de carros de passeio em horários específicos e também são usadas como trechos de conversões.

Ainda de acordo com a BHTrans, atualmente, os flagrantes de invasões de pistas exclusivas são registrados pelos guardas municipais e pela PM. A empresa não informou as estatísticas.

Pela avenida Nossa Senhora do Carmo, trafegam 38 linhas do transporte coletivo urbano, que levam cerca de 130 mil passageiros por dia. Os ônibus transportam 59,2% das pessoas que circulam diariamente pela via.
 
Fonte: O Tempo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960