Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Na Grande Vitória, Nova linha começa a circular em Vila Velha

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os moradores da região da Prainha, em Vila Velha estão sendo beneficiados com inicio da operação de uma nova linha, que foi programada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). A partir desde domingo, 19 de junho, começou a circular a linha 635 (T. Vila Velha/Prainha).

Esta linha representa uma nova opção de deslocamento para o usuário. Atualmente, a linha que oferece acesso à Prainha é a 615 (Praia de Itapoã/T. Vila Velha – Via Prainha) que a partir deste domingo passará a atender exclusivamente ao bairro Itapoã.

Nos horários de pico, a linha 635 terá intervalos de 25 minutos. O itinerário será circular, saindo do Terminal de Vila Velha. Serão 43 viagens nos dias úteis e 42 aos sábados, domingos e feriados.

635 – T. Vila Velha / Prainha

Itinerário:
T. Vila Velha
Rua Cabo Ailson Simões
Rua Sete De Setembro
Rua Antônio Ataíde
Rua Vasco Coutinho
Rua Luciano Das Neves
Rua Europa
T. Vila Velha


Fonte: Ceturb-ES



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São Paulo: CPTM inicia obras de modernização nas estações Luz e Julio Prestes

sábado, 18 de junho de 2011

A partir de sábado (18), a CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) dará início a obras de modernização da via férrea nas estações Luz e Julio Prestes. Segundo a companhia, os serviços possibilitarão diminuir o intervalo médio de espera da linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), nos horários de pico.
A CPTM alerta que os serviços irão interferir nos embarques e desembarques dos usuários da estação, que, além da linha 7-Rubi, atende a linha 10- Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e a linha 11-Coral (Luz-Estudantes), além da integração com a linha 1-Azul do Metrô. Cerca de 400 mil pessoas circulam, nos dias úteis, pela estação.
Inicialmente, as intervenções serão realizadas até agosto, no lado norte da estação, sentido Palmeiras-Barra Funda, interditando duas das quatro vias existentes. As obras compreendem a substituição dos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, trilhos, dormentes e britas, além de serviço de terraplanagem. Posteriormente, as intervenções deverão ocorrer no lado sul, em direção ao Brás.
Confira abaixo o esquema operacional da Luz a partir de sábado:

Os trens das linhas 7-Rubi e 11-Coral terão as plataformas de chegada e partida alteradas:
- Os trens da Linha 7-Rubi, que atualmente usam a plataforma 2, serão remanejados para a plataforma 4.
- Os trens da Linha 11-Coral, nos horários de pico,alternarão suas partidas e chegadas nas plataformas 2 e 3. Nos horários de menor movimento, a operação acontecerá somente pela plataforma 2.
- Nesta etapa, os trens da Linha 10-Turquesa permanecerão usando a plataforma 1.
Para orientar os usuários sobre as mudanças temporárias, a CPTM fará campanha informativa com panfletos, cartazes, painéis e totens nas estações das linhas. Também serão emitidos avisos sonoros nos trens e estações, e empregados serão posicionados nos acessos e nas plataformas da estação Luz para auxiliarem o público.


Fonte: R7.com

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Linha Sul do Metrô de Fortaleza começa a virar realidade

O primeiro trem elétrico do Metrô de Fortaleza começou a operar em fase de teste dinâmico nesta sexta-feira (17). O governador Cid Gomes fez o trajeto entre as estações Rachel de Queiroz, na antiga Pajuçara, e Virgílio Távora, no antiga Novo Maracanaú, pilotando o trem unidade elétrica (TUE) que vai fazer a Linha Sul do Metrô. Ao todo foram 2,8 quilômetros percorridos, do total de 24,1 quilômetros da Linha que vai ligar o município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, ao Centro da Capital. Para Cid, essa data marca o inicio da implantação do sonhado Metrô de Fortaleza, que após 10 anos começa a virar uma realidade que vai beneficiar mais de 350 mil passageiros diariamente. “O Governo do Estado tem uma decisão firme de ajudar as pessoas da nossa cidade a enfrentar o grande desafio que vem se tornando o trânsito nas grandes capitais. Um trabalhador que leva mais de uma hora para fazer o percurso Pacatuba – Fortaleza, com o Metrô vai levar 30 minutos. Isso é garantia de conforto, segurança e principalmente de respeito com a população”, destacou.

O trem testado nesta sexta-feira faz parte de um conjunto de 20 unidades adquiridas pelo Governo do Estado da empresa italiana Ansaldo Breda. Até o fim de 2012 eles deverão operar comercialmente na Linha Sul do Metrô. Cada unidade é constituída de três carros, com comprimento total de aproximadamente 40 metros. Duas dessas unidades já estão no Ceará, outros seis três chegarão ao Estado até o final deste ano, e as unidades restantes ao logo de 2012. “O dia de hoje é uma vitória. Estamos hoje constatando a funcionalidade do Metrô de Fortaleza, que há mais de 10 anos era esperado pela população”, comemorou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Ainda segundo o secretário, o Governo Estadual já está licitando ações para dá continuidade ao trabalho de implantação do Metrô, que são as ações de energização, controle do TUEs e ventilação dos túneis. “Já as obras civis estão 89% concluídas. E o governador fez questão de construir mais duas estações na Linha Sul, que antes contava com 18 estações”, lembrou o Adail.

Na chamada fase de testes dinâmicos, estão sendo aferidos os diversos sistemas em operação real dos trens unidades elétricas (TUEs), como freios, sistema pneumático, portas, iluminação interna e externa, informações ao passageiro, comandos operacionais, energia de tração, energia auxiliar, sistemas mecânicos e climatização. Após essa fase, está previsto que até o início do próximo ano os TUEs funcionem em fase de operação assistida, que é quando são transportados passageiros sem a cobrança de passagens. “O cronograma prevê que até o final de 2012, o Metrô já vai poder ser utilizado comercialmente de Pacatuba até a Parangaba”, reforçou Cid. Segundo ele, mais de 1500 pessoas estão tralhando em 30 frentes de trabalho para garantir que o cronograma seja respeitado. “Na próxima quarta-feira irei a Brasília para audiência no Ministério das Cidades, afim de equacionar algumas pendências do Metrô, como o replanilhamento para termos todas as estações prontas”, informou Cid. A previsão é que até o fim deste ano, as obras civis sejam concluídas.

Linha Sul

A Linha Sul é a primeira linha metroviária do Ceará, que terá um investimento de R$ 1,7 bilhão. Ela será operada com trens unidades elétricas e contará com 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central - Xico da Silva (antiga João Felipe). As estações Juscelino Kubitschek (antiga Montese) e Padre Cícero já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas.

Linha Oeste

Durante a solenidade em Maracanaú, Cid também lembrou que na última segunda-feira (13) foram entregues seis veículo leve sobre trilhos (VLT) que vão funcionar na Linha Oeste do Metrô de Fortaleza. Também nesse dias foram entregues totalmente recuperados 13 carros de passageiros, conhecidos como Pidners, que já faziam percurso da Linha Oeste, que liga o município de Caucaia a Fortaleza. Na aquisição dos seis VLTs, recuperação dos trens e recuperação de 19,5 quilômetros de via foram investidos o montante de R$ 124 milhões. “Todo o investimento na área de transporte público é pequeno em relação ao benefício que traz para as pessoas”, concluiu o Governador.

O presidente presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e os secretários estaduais das Cidades, Camilo Santana; e Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa; o presidente do Instituto de Desenvolvimento das Cidades (Idece), Júlio César Costa Lima, os deputados estaduais Júlio Costa Lima e Fernanda Pessoa, prestigiam a solenidade.


Fonte: Governo do Ceará

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Em Guarulhos, Rodoviária começa a funcionar neste sábado

Foto: Ana Paula Almeida
O Terminal Rodoviário e Turístico de Guarulhos (SP) começa a operar neste sábado, 18. O novo terminal atenderá mais de 100 cidades, entre elas Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Maceió, Natal, Rio de Janeiro e Santos. Haverá 15 plataformas de embarque e cinco de desembarque.
Espera-se que cerca de 120 mil passageiros passem pela rodoviária mensalmente. Ela será integrada ao terminal de ônibus urbanos de Guarulhos. O terminal está sob administração do Consórcio Terminal Guarulhos, formado pelas empresas Socicam e Termini. Segundo o consórcio, foram investidos cerca de R$ 1 milhão para sua construção.
A administradora pretende implantar o sistema Cronobus, software que controla os processos de embarque e desembarque. O sistema é alimentado com a programação de cada uma das empresas de ônibus e permite que o fornecimento das informações seja atualizado com frequência e passado ao passageiro em tempo real.


Fonte: Estadão

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Em Mauá, Estação de transferência do bairro do Jardim Zaíra, vai começar a operar dia 23

Em obras desde o fim do ano passado, o terminal de ônibus do Jardim Zaíra, em Mauá, começará a funcionar na quinta-feira, feriado de Corpus Christi. A operação terá início em caráter experimental e permanecerá em análise durante a época de férias escolares, em julho, período em que a demanda de passageiros é menor.
Com a inauguração, a Prefeitura fará mudanças nos itinerários, que passarão a ser mais curtos. "As linhas alimentadoras pegarão os usuários nos bairros e os levarão ao terminal, onde farão baldeação", explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos.
Para levar os passageiros até o Centro, será criado trajeto entre a estação do Zaíra e o Terminal Central. As outras três linhas que serão atendidas pelo novo equipamento são a 83 (Zaíra 3), 85 (Zaíra 5) e 86 (Zaíra 6).
Outra novidade que a administração criará é uma linha expressa na Avenida Presidente Castelo Branco, que funcionará nos horários de pico - das 5h às 7h30 e das 17h30 às 20h30. "A população poderá optar pela linha expressa, que irá direto para o Terminal Central sem parar nos pontos, ou pela linha convencional, com paradas", acrescentou o secretário. A nova linha será operada pela empresa Leblon.
Moreira dos Santos disse que, após o período experimental, a administração poderá ampliar a linha expressa para todo o dia, caso seja comprovada a necessidade.
A Prefeitura pretende inaugurar em agosto outro terminal de transferência, no Jardim Itapeva. A Avenida Barão de Mauá também terá linha expressa até o Centro.
"Já conseguimos verba junto ao governo federal para construir uma terceira estação de transferência, para atender à região central", informou o secretário. O equipamento funcionará entre as avenidas Itapark e Barão de Mauá.

Imbróglio judicial atrasa reajuste nas tarifas
A Prefeitura de Mauá ainda não sabe quando irá reajustar as tarifas dos ônibus municipais. O motivo da indefinição é o imbróglio judicial ocorrido no ano passado entre as empresas Leblon, Transmauá e Estrela de Mauá para a operação das linhas do Lote 2.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, o contrato com a Leblon prevê o reajuste após um ano de operação. "O problema é que a ordem de serviço para a Leblon foi emitida em maio, mas, por conta da disputa judicial, a empresa só começou a operar em outubro."
O assunto está sob análise da Secretaria de Assuntos Jurídicos, que interpretará se o aumento já pode ser aplicado ou se a tarifa atual - de R$ 2,50 - terá de ser mantida até outubro. A confusão ocorreu porque as empresas Transmauá e Estrela de Mauá questionaram na Justiça a vitória da Leblon.
O secretário disse que não foi fixada a porcentagem do aumento. "A Secretaria de Finanças irá definir o valor, que será fixado com base em planilhas da FGV (Fundação Getulio Vargas)."
A Leblon informou que não tem responsabilidade sobre a definição do aumento e que aguarda a decisão da administração. "O diálogo está sempre aberto entre a Prefeitura e a Leblon, mas a definição do tema não cabe às empresas operadoras do sistema", declarou a companhia.


Fonte: Diário do Grande ABC

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Em São Paulo, Governo deve implantar Bilhete Único Metropolitano até o fim do ano

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Durante a sanção e apresentação da lei que incorpora um planejamento integrado para a região metropolitana de São Paulo, nesta quinta-feira (16), o secretário de desenvolvimento metropolitano, Edson Aparecido, afirmou que o governo pretende implantar o Bilhete Único Metropolitano até o final do ano.

Aparecido explicou que, com ele, o usuário usa o mesmo cartão no Metrô, nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e nos ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).

- Vai ser utilizada a estrutura viária já existente. O que estamos finalizando é a questão da tecnologia e o formato jurídico, para que a gente possa fazer a integração com os municípios até o final deste ano.

De acordo com Aparecido, a primeira etapa da implantação do bilhete será feita até julho para integrar os três meios. Depois, eles serão levados para os transportes municipais de cada cidade que tiver interesse.

- A decisão das prefeituras é espontânea, mas quase todos os prefeitos já me disseram que vão aderir ao programa.

A afirmação foi feita durante a sanção da lei, no Palácio dos Bandeirantes, na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta. O novo sistema vai criar um Conselho de Desenvolvimento formado pelos 39 prefeitos das cidades da Grande São Paulo e por representantes do Estado.

Além disso, o novo plano divide a região metropolitana em cinco sub-regiões: norte, leste, sudeste, sudoeste, oeste e município de São Paulo e institui, em cada região, representantes da sociedade civil e políticos.

Segundo o governo, será feito um fundo de desenvolvimento para financiar planos, projetos e programas de interesse da região metropolitana de SP.

Para o governador Geraldo Alckmim, a prioridade da lei que organiza a região metropolitana é a mobilidade urbana.

- O desafio é a mobilidade urbana, com planejamento. É preciso ter várias cidades dentro de uma cidade, juntando Metrô, trem, ônibus e rodoanel. Vamos chegar nos 39 municípios.



Fonte: R7.com

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Salvador: BRT elétrico depois se transforma em metrô

A proposta apresentada pelo grupo Prado Valladares para o Sistema Integrado Metropolitano parece ter solucionado a dicotomia entre ônibus BRT e metrô, com um fator adicional que não consta dos outros sete projetos apresentados ao governo do estado para a Copa 2014: serão 41 quilômetros de ciclovias e passarelas em elevado, na mesma estrutura que transportará um ônibus BRT movido a energia elétrica e, futuramente, um metrô em monovia, que se move sobre uma viga ao invés de trilhos.
Dessa forma, o projeto permite ampliar a capacidade de passageiros sem a necessidade de novas obras de infraestrutura. Em 20 anos, quando o número de passageiros for superior à capacidade do BRT, a mesma estrutura pode receber duas linhas de metrô em monovia capazes de rodar nos 41 km do sistema.
Estão previstas 26 estações e 126 pontos de acesso a ciclistas e pedestres, além de 152 bicicletários, onde bicicletas poderão ser guardadas ou alugadas para rodar dentro do sistema. O custo do projeto é de R$ 2,6 bilhões, sem incluir os veículos (ônibus e trem), que ficariam a cargo da iniciativa privada que vencesse a concessão do sistema.

Este é um dos sete projetos apresentados para atender ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que visa a implantação de um sistema de transportes para a capital baiana. As propostas  estão sendo analisadas pelo governo do estado, que deverá se manifestar sobre o sistema a ser implantado no próximo dia 20. A partir da definição, será aberta licitação onde todos concorrem em igualdade de condições.

Passageiros

A progressão no modal de transporte de BRT (Trânsito Rápido por Ônibus, na sigla em inglês) para o metrô em monovia é sugerida entre os anos de 2022 e 2028, quando a demanda por transporte público na Avenida Paralela se aproxima dos 40 mil passageiros na hora de pico durante a manhã.

O motivo pelo qual o sistema proposto começa operando com ônibus BRT elétrico é porque a demanda de passageiros em 2014 não seria suficiente para um modal de alta  capacidade, como o metrô, segundo explica o sócio-diretor da Prado Valladares, Lourenço Valladares.

A empresa projeta que em 2014 o novo sistema receberia 13 mil passageiros na hora de pico, apesar de haver uma demanda existente de 20 mil passageiros naquele trecho. “A diferença é porque a adesão a um novo sistema nunca se dá de forma imediata”, explica Valladares.

Os sistemas de metrô são indicados para um grande número de passageiros, pois, quando o sistema fica ocioso, os custos de operação aumentam. Porém, um sistema BRT possui uma capacidade máxima de 40 mil passageiros na hora de pico, o que, calcula a Prado Valladares, ocorreria por volta de 2030. Em 2039, seriam 51 mil passageiros.

Já uma linha de metrô em monovia tem capacidade máxima de 60 mil passageiros nas horas de pico. O projeto propõe que, quando houver a progressão, sejam feitas duas
linhas de metrô monovia,  com a possibilidade de implantação de uma terceira.

Entenda a proposta da Prado Valladares

Orçamento: R$ 2,6 bilhões
Gestão Parceria Público- -Privada (PPP) patrocinada
Subsídio anual: R$ 38 milhões (2014)
Velocidade média na hora de pico: 37 km/h
Tempo médio embarcado: 19,5 minutos
Tempo médio de viagem do usuário integrado: 32,8 minutos
Capacidade máxima: 60 mil passageiros por hora
Paradas: 26 estações e 126 pontos de acesso a ciclovias e passarelas
Trajeto: 41 km
Tarifa Integrada: R$ 2,50



Fonte: A Tarde

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Novos ônibus para corredores do Rio

A Secretaria Municipal de Transportes publica hoje no Diário Oficial resolução para alterar a padronização dos ônibus que circulam nos corredores exclusivos (BRS) de Copacabana, Ipanema e Leblon para um modelo mais moderno. A frota terá que ter mecanismos de acessibilidade — com piso baixo para facilitar a entrada e saída de cadeirantes —, suspensão pneumática, motor na parte de trás e câmbio automático. Não há exigência de ar-condicionado, para não encarecer o preço da passagem e impedir a utilização do Bilhete Único nestes ônibus.
Ônibus terão piso baixo, suspensão pneumática e motor traseiro | Foto: Divulgação
A mudança da frota deve ser de, no mínimo, 20% ao ano. Com isso, a expectativa é de que, até dezembro, 60 veículos estejam adaptados às novas normas. Mas a resolução é rígida: até 2015 toda frota de 321 ônibus — e mais de 50 linhas — que circulam por estes três bairros terá que estar adequada ao modelo.
Paralelamente a estas mudanças, os veículos estão passando por alterações de cor — que correspondem aos consórcios a que pertencem, para facilitar a identificação.

Modelo atual vai parar de circular
À medida que novos corredores de ônibus forem implantados — oito devem sair do papel até 2012, inclusive no Centro e na Zona Norte — , outras resoluções serão publicadas para que as frotas se adequem às mudanças de padrão de qualidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Transporte é que o tradicional modelo de ônibus deixe de circular, já que é considerado desconfortável para passageiros e motoristas.



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