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A mobilidade urbana: Prioridade é dos meios de transporte coletivo e, não, do individual

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A liberdade do ir e vir. É por esse direito constitucional que devemos refletir sobre o que tem se tornado o cotidiano dos grandes centros urbanos. Pensar em mobilidade urbana é mais do que tratar de transporte e trânsito. Requer a orquestração e a continuidade de uma série de iniciativas que se integram e interagem com agentes públicos e privados. Tais iniciativas devem ser traçadas com diretrizes que envolvam a combinação de políticas de uso do solo, de ambiente, de transporte, de trânsito; e devem compor um modelo que inclua questões de oferta de infraestrutura e monitoramento eletrônico do trânsito. Sem descuidar do mais importante, o ser humano.

A cultura preventiva deve prevalecer em relação à corretiva. Já o quesito fluidez deve ter importância secundária, pois que a prioridade é a segurança no trânsito, sem esquecer da poluição ambiental. Há ainda os escoamentos de águas pluviais, para que não tenhamos de ficar em cima do capô do carro para não morrermos afogados.

Para que seja efetiva, a mobilidade urbana necessita de um conjunto de políticas de planejamento de transporte e de circulação que visem ao acesso amplo e democrático às vias. A prioridade é dos meios de transporte coletivo e, não, do individual. O planejamento urbano é inexistente e, com isso, a mobilidade urbana tem sido um verdadeiro risco ao cidadão. Quando há intervenção do poder público, essa vem atrasada.

No início deste ano, o Ipea divulgou pesquisa que nos remete a refletir sobre a mobilidade urbana com seriedade e planejamento. Diz o Ipea que 44,3% da população tem no transporte público seu principal meio de deslocamento. Na região Sudeste, o percentual atinge 50,7%. Apesar da importância desse tipo de transporte, a quantidade de ônibus em circulação cresceu menos, de 2000 a 2010, que a de veículos particulares. Hoje, há um ônibus para cada 427 habitantes; em 2000, era um para 649 pessoas.

Hoje, é um automóvel para cada 5,2 habitantes, enquanto há dez anos eram 8,5. Quase 50% das pessoas que andam de ônibus estão no Sudeste, enquanto 45,5% daqueles que utilizam bicicleta moram no Nordeste, o mesmo acontecendo com 43,4% que utilizam motocicleta.

A pesquisa traz, ainda, informações preocupantes sobre a quantidade de pessoas afetadas por congestionamentos: 69% dos cidadãos disseram que enfrentam engarrafamentos. De cada três brasileiros, dois tiveram a percepção de que a sinalização de trânsito é ruim. Em relação à segurança, 32,6% declararam que não se sentem seguros. Portanto, é mais do que necessário pensarmos em executar políticas no sentido de melhorar e incentivar o transporte coletivo.

Depois da experiência de seis anos na Câmara Municipal, tendo a oportunidade de debater e procurar caminhos para o ir e vir com maior qualidade, neste primeiro mandato na Assembleia Legislativa priorizarei a questão da mobilidade urbana. Obras estruturantes e metrô já.
Fonte: O Tempo


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Bicicletada contra o aumento da tarifa de ônibus em Florianópolis deve acontecer nesta quinta

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Florianópolis promove nesta quinta-feira a primeira manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus deste ano. A concentração para a 1ª Bicicletada Contra a Tarifa acontece a partir das 16h Concha Acústica da UFSC e a saída está marcada para as 18h.

Além da bicicletada haverá confecção de camisetas da Frente com stencil e tela para os interessados, que devem levar camisetas lisas. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Tarifas podem chegar a R$3,14
Como de costume, a tarifa de ônibus em Florianópolis deve ser reajustada entre os meses de abril e maio, quando ocorre o acordo coletivo dos motoristas e cobradores. Neste ano, o aumento pode ser de 6,53%, conforme o Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC).

O secretário municipal de transportes, João Batista Nunes, admite que o valor do acréscimo já está sendo discutido com o prefeito Dário Berger, que é quem bate o martelo. Mas por enquanto, segundo o secretário, não há definição.

— O que posso garantir é o que aumento será de acordo com o INPC, no máximo, e pode ficar abaixo disso — garante.

Hoje a passagem de ônibus na Capital custa R$ 2,95 para quem paga em dinheiro e R$ 2,38 para quem utiliza o cartão recarregável. No caso de aumento de 6,53% passariam a custar R$ 3,14 em dinheiro e R$ 2,53 no cartão.

Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) em julho de 2009 as passagens custavam R$ 2,20 e R$ 2,80 na cidade. Em maio de 2010 o valor foi reajustado para R$ 2,38 e R$ 2,95.


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Em Manaus, Prefeitura adota 'emergência' no transporte coletivo

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), da Prefeitura de Manaus, autorizou, a partir desta quarta-feira (23), a ampliação de itinerários de 36 linhas de micro-ônibus do sistema alternativo de passageiros.

Os 260 ônibus alternativos, conhecidos como 'amarelinhos', tinham circulação restrita nas zonas Leste e Norte e poderão operar, temporariamente, nas zonas Centro-Oeste e Centro-Sul de Manaus, com a mesma tarifa dos ônibus convencionais, R$ 2,25.

A expansão dos itinerários está sendo acompanhada pela SMTU. "Colocamos os 'amarelinhos' para circular em outras zonas como medida emergencial para socorrer a população, uma vez que as empresas de transportes Transamazônia e São José, responsáveis pelo atendimento aos usuários dessas áreas, estão falhando. Desrespeitam as pessoas fazendo-as esperar pelo coletivo por longo tempo nas paradas e ainda colocam ônibus velhos que quebram o tempo todo", desabafou o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante.

Cavalcante acrescentou que a circulação ampliada dos 'amarelinhos' vai durar até que a licitação de transporte coletivo de passageiros lançada pela Prefeitura de Manaus seja concluída, e os ônibus convencionais novos comecem a circular na cidade.

"Quando os novos coletivos chegarem, a SMTU fará um estudo para verificar a viabilidade de manter ou não a prestação desse serviço emergencial", explicou.
Novos itinerários

Com a ampliação dos itinerários, os “amarelinhos” vão poder circular pela avenida Efigênio Sales até a área do Amazonas Shopping, onde retornam. A avenida André Araújo também será contemplada com itinerário indo até a Sefaz, com retorno para zona leste naquela área.
Os alternativos vão percorrer ainda toda a avenida Max Teixeira até alcançar a avenida Torquato Tapajós, onde retornam.

Reforço
Além do reforço dos 'amarelinhos', a SMTU está convocando as empresas de transportes especiais e particulares com ônibus ociosos ou da frota reserva, em bom estado de conservação, para participar nesse atendimento emergencial à população.

As negociações com as empresas de transportes especiais e particulares dispostas a ajudar a população no atendimento emergencial estão sendo coordenadas pela SMTU.

Marcos Cavalcante antecipou a informação de que a empresa disposta a operar nesse momento de "extrema urgência" ficará com a receita da circulação.

Fonte: A Critica

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VLT de Maceió pode começar a operar em três meses

Três meses. É essa a previsão atual para que o polêmico Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) comece a funcionar em Maceió. Apesar de todos os contratempos que atrasaram em mais de um ano a implantação do projeto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem esperanças, ainda que cautelosas, de que as metas de prazo para conclusão das obras entrem, por fim, na linha.

Embora as informações iniciais, ainda em meados de 2009, tenham entusiasmado os maceioenses, sob anúncios de que o Veículo Leve percorreria toda a cidade de Maceió, quem pretende utilizar o VLT para ir ao shopping, em Mangabeiras, ou para pegar uma praia na Pajuçara, terá que esperar ainda um pouco mais.

De acordo com a companhia, até o momento as previsões do veículo só incluem a passagem pela linha férrea já construída – a mesma por onde o trem passa atualmente – que deve percorrer as 15 estações, até Lourenço de Albuquerque. Ao todo, são esperados oito composições de três vagões nos meses de abril ou maio para que, até o final do ano, o novo veículo esteja em pleno funcionamento.

Mais imprevistos ainda podem surgir

Em meio aos constantes questionamentos de “vai sair ou não vai?”, os dirigentes da CBTU cansaram de falar à imprensa, e decidiram nessa semana divulgar informações apenas por meio de assessoria. A opção é por não revelar mais datas e, das vagas previsões que anunciam, sempre as ligam a alguma palavra de cautela, que não descarte possibilidades de imprevistos.

A expectativa pelas mudanças de mobilidade no transporte público acabou se transformando até em descrença durante alguns meses, e após tantos adiamentos, lançamentos e prazos, apenas a observância das obras por todas as imediações do Centro, Mercado e Bebedouro.

Projeto esbarra em várias dificuldades para implantação

A situação foi levada no banho-maria até o mês de março, quando o presidente nacional da CBTU, Elionaldo Magalhães, cobrou agilidade na desocupação dos feirantes, sob ameaça de que a bagatela de R$ 150 milhões retornasse aos cofres federais. A pressão parecia ter surtido efeito e, em maio de 2009, a licitação para início da obra foi anunciada, durante solenidade que contou com a presença do ministro das Cidades, Marcio Fortes. Não foi a primeira vez em que Fortes desembarcou em Maceió pelo mesmo motivo.

À época, o secretário de Abastecimento, Carlos Ronalsa, estabeleceu que, até outubro daquele mesmo ano, toda a área estaria desocupada. Mais um engano. Apenas em julho de 2009, prefeitura e Estado firmaram acordo para disponibilização da antiga Ceasa para os ambulantes e lojistas da Feira do Passarinho. Local decidido, em agosto de 2009, a força-tarefa pôde, por fim, o deslocamento para o local.

Fonte: Gazetaweb

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Recife: Deputado pede reforço na segurança dos ônibus durante o carnaval

No último final de semana, 150 ônibus foram depredados na Região Metropolitana do Recife durante as prévias carnavalescas. A informação é do deputado Antônio Moraes, do PSDB. O parlamentar fez um alerta, nesta terça (22 de fevereiro), às autoridades públicas, para que a Polícia Militar tome providências rigorosas durante o período de Carnaval. De acordo com o deputado, milhares de usuários da rede de transporte coletivo tiveram dificuldade para ir ao trabalho na última segunda (21) porque os ônibus não puderam circular. Em vários terminais, houve protestos e intervenção da Polícia. Para Moraes, o custo do serviço de manutenção dos ônibus vai ser repassado ao usuário. Por isso, bandidos misturados aos foliões devem ser levados às delegacias.

Fonte: AOSS

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No Rio, Saiba quais linhas de ônibus que trafegam na Av. Nossa Senhora de Copacabana

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Prefeitura do Rio implantou na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul da cidade, o primeiro Bus Rapid Service (BRS), sistema que cria faixa exclusiva para ônibus com o objetivo de ordenador o trânsito no local. A novidade abrenge outras mudanças, mudança no número de algumas linhas, itinerário, ordenação dos pontos de ônibus e limitações para veículos. Veja as mudanças relativas às linhas de ônibus.

- Parte da frota de 21 linhas ou variantes não circulará pelo corredor, ou seja, não fará parte do BRS. Esses ônibus ganharão um número e se transformarão em linhas.

- Conforme a linha, os veículos retornarão da Avenida Prado Júnior, em Copacabana, e em pontos de Botafogo, da Gávea e do Leblon.

- Passarão a ser circulares as linhas 121 (Central-Copacabana), 126 (Rodoviária-Copacabana, via Túnel Santa Bárbara) e a 127 (Rodoviária-Copacabana).

- Passarão a circular pelo BRS da Avenida Nossa Senhora de Copacabana a 177 (Praça Mauá-São Conrado); a 314 (antigo serviço da 175, que liga a Central ao Recreio, via Copacabana e Avenida das Américas); a 382 (Carioca-Piaba, via Avenida Benvindo de Novaes); a 387 (Marambaia-Carioca, via Barra); a 557 (Rio das Pedras-Copacabana); e a 360 (antiga S020, que liga Carioca e Recreio).

- Confira as linhas clicando AQUI.

- Seis das 19 linhas que trafegam pela Avenida Atlântica migraram para o BRS.


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Em São Paulo, Corredor ABD será todo eletrificado para os Trolebus

O Corredor Metropolitano ABD (linha do trólebus) será totalmente eletrificado até o fim deste ano, garantiu ontem o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Para isso, falta a assinatura de contrato com a AES Eletropaulo, repassando a manutenção da eletrificação do trecho para empresa terceirizada. O secretário anunciou que o edital para contratação será publicado dentro de duas semanas.

A empresa que vencer a licitação vai ficar responsável pela manutenção de toda a malha de 33 quilômetros, entre os terminais São Matheus e Jabaquara. O percurso entre os terminais Piraporinha e Jabaquara ainda não está pronto para os veículos elétricos. A nova responsável pela manutenção elétrica também vai garantir a conclusão das instalações. Contudo, mesmo com a eletrificação, o traçado não será exclusivo para ônibus elétricos.

A previsão do Estado é retirar gradualmente a frota de combustão das linhas. "Queremos concluir essa mudança até o fim do mandato. Mas a eletrificação deve estar pronta até meados deste ano", disse Fernandes.

Atualmente, a Eletropaulo é responsável pela manutenção elétrica de todo o Corredor ABD. O passageiro do Grande ABC passa por transtornos nas linhas de trólebus em dias de temporais.
Com a interrupção do fornecimento de energia, os usuários da linha eletrificada são obrigados a desembarcar e aguardar um veículo movido a diesel.

CORREDOR BROOKLIN
O governo do Estado desistiu de instalar a rede para ônibus totalmente elétricos no corredor Diadema-São Paulo (antigo Brooklin).
O secretário argumentou que o projeto não é mais viável, uma vez que linhas municipais de São Paulo também dependem do traçado de 12 quilômetros. "Muitas linhas da cidade de São Paulo são operadas por veículos movidos a diesel", sustentou Jurandir Fernandes.
O corredor foi inaugurado no ano passado, após mais de 20 anos de atraso.

Novos ônibus reforçam trólebus a partir de hoje
A partir de hoje, 26 novos ônibus circulam pelas linhas do Corredor Metropolitano ABD. Ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou de cerimônia de entrega dos veículos, que aos poucos vão substituir ônibus mais antigos da frota, com 230 carros.
São 11 ônibus articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 de menor porte - para 99 pessoas.

Em todo o trecho do Corredor ABD, mais de 250 mil passageiros são transportados por dia.
Os novos ônibus possuem ar-condicionado. "Pela primeira vez o trecho entre os terminais Jabaquara e Ferrazópolis terá 100% dos ônibus com ar-condicionado", disse o governador. Os veículos entregues possuem também área para acomodar cães-guia.

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Metrô de BH deve sair do papel, Plano é captar R$ 1,2 bilhão junto à iniciativa privada; Governo de Minas e prefeitura entrarão com R$ 600 milhões

A novela do metrô de Belo Horizonte deve, enfim, chegar ao fim com a liberação de R$ 1,7 bilhão do Governo federal para tirar do papel a Parceria Público Privada (PPP) que vai viabilizar a expansão e modernização do trem urbano. Depois de inúmeras reuniões, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), fechou acordo com a União para reeditar o projeto envolvendo empresas particulares. O sinal verde partiu da presidente Dilma Rousseff (PT) na semana passada.

Desde então, técnicos da administração municipal se debruçam sobre um modelo de PPP que terá que ser apresentado ao Governo federal até 4 de abril. A ideia é incluir o metrô da capital mineira no chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.

Clique para ampliar
“Belo Horizonte será contemplada com R$ 1,9 bilhão no PAC da Mobilidade. Deste total, R$ 1,7 será para ampliar e concluir o metrô de Belo Horizonte”, disse o presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, após uma reunião com Marcio Lacerda. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito Roberto Carvalho (PT) e pela assessoria do prefeito.

O acordo com o Palácio do Planalto já está fechado e engloba a modernização da linha 1, que vai da estação Vilarinho ao Eldorado, em Contagem, e a construção dos ramais 2 (Calafate- Barreiro) e 3 (Savassi - Lagoinha). Este último seria uma linha subterrânea. O metrô da capital precisa de pelo menos R$ 3,5 bilhões para ser concluído.

Além dos recursos da União, R$ 1,2 bilhão será captado junto à iniciativa privada. O governo estadual entraria, segundo o vice-prefeito, com contrapartida de R$ 400 milhões e a prefeitura com outros R$ 200 milhões. Concluída a obra, a exploração das linhas e demais serviços que poderiam ser oferecidos nas estações devem ficar a cargo da empresa que vencer a licitação para o acordo da PPP.

“Estamos dialogando com a coordenação do PAC. O sinal é positivo”, afirmou Roberto Carvalho. Segundo ele, com a modernização do ramal 1 e a construção dos outros dois, o metrô poderia atender aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia. Hoje, a média diária é de 170 mil usuários. A assessoria do prefeito Marcio Lacerda informou que o prefeito está “otimista” quanto à conclusão das negociações.

Fonte: Hoje em Dia

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