Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

A mobilidade urbana: Prioridade é dos meios de transporte coletivo e, não, do individual

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A liberdade do ir e vir. É por esse direito constitucional que devemos refletir sobre o que tem se tornado o cotidiano dos grandes centros urbanos. Pensar em mobilidade urbana é mais do que tratar de transporte e trânsito. Requer a orquestração e a continuidade de uma série de iniciativas que se integram e interagem com agentes públicos e privados. Tais iniciativas devem ser traçadas com diretrizes que envolvam a combinação de políticas de uso do solo, de ambiente, de transporte, de trânsito; e devem compor um modelo que inclua questões de oferta de infraestrutura e monitoramento eletrônico do trânsito. Sem descuidar do mais importante, o ser humano.

A cultura preventiva deve prevalecer em relação à corretiva. Já o quesito fluidez deve ter importância secundária, pois que a prioridade é a segurança no trânsito, sem esquecer da poluição ambiental. Há ainda os escoamentos de águas pluviais, para que não tenhamos de ficar em cima do capô do carro para não morrermos afogados.

Para que seja efetiva, a mobilidade urbana necessita de um conjunto de políticas de planejamento de transporte e de circulação que visem ao acesso amplo e democrático às vias. A prioridade é dos meios de transporte coletivo e, não, do individual. O planejamento urbano é inexistente e, com isso, a mobilidade urbana tem sido um verdadeiro risco ao cidadão. Quando há intervenção do poder público, essa vem atrasada.

No início deste ano, o Ipea divulgou pesquisa que nos remete a refletir sobre a mobilidade urbana com seriedade e planejamento. Diz o Ipea que 44,3% da população tem no transporte público seu principal meio de deslocamento. Na região Sudeste, o percentual atinge 50,7%. Apesar da importância desse tipo de transporte, a quantidade de ônibus em circulação cresceu menos, de 2000 a 2010, que a de veículos particulares. Hoje, há um ônibus para cada 427 habitantes; em 2000, era um para 649 pessoas.

Hoje, é um automóvel para cada 5,2 habitantes, enquanto há dez anos eram 8,5. Quase 50% das pessoas que andam de ônibus estão no Sudeste, enquanto 45,5% daqueles que utilizam bicicleta moram no Nordeste, o mesmo acontecendo com 43,4% que utilizam motocicleta.

A pesquisa traz, ainda, informações preocupantes sobre a quantidade de pessoas afetadas por congestionamentos: 69% dos cidadãos disseram que enfrentam engarrafamentos. De cada três brasileiros, dois tiveram a percepção de que a sinalização de trânsito é ruim. Em relação à segurança, 32,6% declararam que não se sentem seguros. Portanto, é mais do que necessário pensarmos em executar políticas no sentido de melhorar e incentivar o transporte coletivo.

Depois da experiência de seis anos na Câmara Municipal, tendo a oportunidade de debater e procurar caminhos para o ir e vir com maior qualidade, neste primeiro mandato na Assembleia Legislativa priorizarei a questão da mobilidade urbana. Obras estruturantes e metrô já.
Fonte: O Tempo


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960