Trolebus em SP
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sábado, 19 de fevereiro de 2011Postado por Meu Transporte às 10:45 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Sistema BRT é a solução para o transporte de Salvador
BRT em Bogotá |
Cobertura a todas as áreas
A redução do custo financeiro na construção do sistema BRT foi decisivo na implantação do projeto bogotano. Estudos revelaram que o quilometro de BRT custaria 30 milhões de dólares, enquanto que a mesma distancia para um metrô de superfície 120 milhões e para o metrô subterrâneo 180 milhões de dólares. O financiamento da operação do sistema de transporte de massa integrado boliviano, que absolve empresas privadas através de licitação, é feito pelos governos nacional (70%) e municipal (30%).
Postado por Meu Transporte às 10:44 0 comentários
Transporte público de Londres bate recorde de 3,4 bi de passageiros por ano
Postado por Meu Transporte às 08:45 0 comentários
Marcadores: M u n d o, trem/metrô
Obras de projetos rodoviários e metrô de Fortaleza recebem mais recursos
Os quatro empreendimentos em rodovias federais, executados no Amazonas, em Minas Gerais, em Alagoas e no Maranhão, são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Já a construção do trecho sul do metrô de Fortaleza recebe recursos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), subordinada ao Ministério das Cidades. Somados, os cinco projetos receberam R$ 286 milhões do governo federal em janeiro e deverão ter prioridade do Palácio do Planalto, que quer dar continuidade aos projetos do PAC, conhecidos em detalhes pela presidente Dilma e pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
Mas a quantia milionária que envolve os projetos também já atraiu problemas. Pelo menos em duas das obras já foram constatados indícios de irregularidades graves apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A obra mais avançada, a de manutenção da BR-174, no Amazonas, é uma delas. Os fiscais do tribunal encontraram sobrepreço no contrato com a Delta Construções e solicitaram ao Dnit a correção das irregularidades. A pista, que está recebendo capa nova por cima do asfalto já recuperado, deverá ser inaugurada, se tudo correr bem, em dezembro deste ano. Depois de concluída, a via, por onde passa boa parte do escoamento da produção da Zona Franca de Manaus a países vizinhos, receberá mais cinco anos de manutenção permanente. Em janeiro, a obra recebeu R$ 44 milhões da União.
Em Minas Gerais, a obra de manutenção da BR-116, uma das rodovias mais perigosas do estado, que liga o estado ao Nordeste e ao Rio de Janeiro, levará mais tempo até ser finalizada. O projeto, iniciado em 2008, deverá ser concluído apenas em 2012. São três contratos com duas empresas que tratam da conservação de 236km de pista. Apesar do longo período de execução, o Dnit não vê atrasos no empreendimento.
Os alagoanos também só devem trafegar pelo seu trecho de cerca de 250km da BR-101 duplicado no ano que vem. De acordo com o Dnit, as obras, iniciadas em julho de 2010, estão em ritmo acelerado e há determinados locais com terraplanagem concluída e com pontes em fase final de execução. São seis lotes de obras sendo realizadas simultaneamente por várias construtoras. O objetivo é aumentar a capacidade da via, dando mais segurança aos milhares de motoristas que trafegam pela estrada anualmente, principalmente turistas.
Já a manutenção da BR-230 no Maranhão, por onde passa toda a produção de soja do sul do estado, era uma das mais esperadas. Os moradores da região reivindicavam melhorias há anos. A rodovia foi construída há mais de 25 anos e nunca havia passado por uma intervenção consistente. Segundo o Dnit, quatro empresas tocam a obra, mas o pavimento ainda não foi aplicado por causa das fortes chuvas que atingiram a região. Pouco mais de R$ 47 milhões foram repassados pelo governo federal ao empreendimento neste ano.
Atraso
Iniciada no fim da década de 1990, a construção do metrô em Fortaleza é uma das obras que mais chama a atenção pelo atraso. A linha sul, onde o governo federal desembolsou R$ 65 milhões apenas em janeiro deste ano e a transformou na segunda mais bem contemplada em 2011, já foi inclusive vistoriada por auditores do TCU no ano passado. Eles constataram indícios de superfaturamento e recomendaram a suspensão dos recursos federais à Metrofor, responsável pela obra, o que acabou não ocorrendo.
A previsão do governo federal é inaugurar o empreendimento que ligará o bairro de Vila das Flores, no extremo sul da capital cearense, à estação central de João Felipe, no fim deste ano. A obra faz parte do PAC e contemplará, segundo estimativas da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, 225 mil passageiros por dia. Serão 24km de uma via dupla eletrificada, sendo 18 km em superfície, 3,9km subterrâneo e 2,2km em elevado. Deverão ser comprados 10 trens de quatro carros.
Postado por Meu Transporte às 08:45 0 comentários
Marcadores: Alagoas, Amazonas, Ceára, Maranhão, Minas Gerais, trem/metrô
Em São Paulo, Com fim do horário de verão, metrô irá operar por uma hora a mais
Na linha 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi), serão 17 viagens a mais; na linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 16; na linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda), 22; e na linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), 10.
No domingo, com exceção das estações Vila Prudente e Tamanduateí, que operam atualmente das 8h às 17h, todas as demais estações reabrem para o público no horário habitual, às 4h40.
Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), as seis linhas também irão operar uma hora a mais na madrugada de domingo (20). A operação será iniciada normalmente às 4h, no novo horário.
A medida também será realizada ns linhas de ônibus metropolitanos gerenciadas pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Transporte público do DF pode pleitear até R$ 2,4 bi do PAC Mobilidade
A unidade da Federação foi enquadrada no grupo que comporta as nove capitais com mais de 3 milhões de habitantes, ao lado de grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ao todo, o DF poderá apresentar quatro propostas para serem avaliadas e posteriormente financiadas pelo governo federal. “Estamos batalhando recursos com a área federal, ainda não temos um valor, são várias obras. Queremos compensar os anos anteriores em que praticamente ficamos fora do PAC. Só tivemos o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o que é muito pouco para o DF. Vamos correr atrás do prejuízo”, afirmou Agnelo. O GDF ainda está definindo quais os programas que podem ser atendidos pelo PAC Mobilidade.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Em Vitória, Ônibus e táxis terão esquema especial na volta do folião para casa
Dois pontos de táxis serão criados para atender exclusivamente aos dias da folia: um no início da Avenida Dário Lourenço de Souza, próximo ao portal de entrada do Sambão, e o segundo na dispersão, nas proximidades do restaurante Mar e Terra.
Fonte: ES Hoje
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Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Tarifa do Metrô de Teresina pode sofrer 40% de aumento no mês de março
Fonte: Cidadeverde.com
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Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: Piauí, trem/metrô