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Governo do Piauí afirma que metrô transporta passageiros com segurança

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Antônio Sobral, garante que o Metrô de Teresina opera com toda segurança e que qualquer problema que possa colocar em risco os usuários é solucionado prontamente, até mesmo com a substituição de vagões.
Ele cita como exemplo o caso do vagão MR 107, que na última quarta-feira (9) apresentou problemas na porta e que já foi retirado de circulação para reparos. “Os investimentos que o governo tem feito permitem que hoje o metrô disponha até de vagões de reserva para eventuais substituições”, diz Sobral.
A porta do vagão MR 107 é acionada pelo sistema pneumático, que pode ser danificado quando acionado, se houver algum obstáculo, como mão ou pé, impedindo sua passagem. Na quarta-feira uma ação deste tipo provocou a pane.
Antônio Sobral cita que desde o início das atividades do metrô, em novembro de 1990, até agora não foi registrado nenhum acidente envolvendo passageiros. “Os acidentes que já aconteceram foram com carros, ciclistas e pedestres, mas em passagens de nível. Em nenhum momento os passageiros foram atingidos”, explica o diretor.
Quando ocorre pane na porta, a CMTP destaca policiais militares à sua disposição para os vagões danificados enquanto eles estiverem em funcionamento, a fim de garantir a segurança dos usuários. O próprio metrô incentiva o passageiro a denunciar problemas no sistema.
Antônio Sobral também coloca a presença de mato na linha férrea como outro grande problema do Metrô em Teresina, mas assegurou que em abril será iniciado o trabalho de capina, roço e remoção do entulho de toda a linha. Segundo ele, os trechos entre o Mafuá e Rua 13 de Maio e da Avenida Marechal Castelo Branco à Avenida Higino Cunha são os que concentram os maiores problemas e por isso serão atacados primeiro. “A legislação proíbe a presença de residências numa área de dez metros da linha férrea, mas em Teresina, infelizmente, temos este problema na área urbana”, concluiu.


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Confira a evolução das tarifas de ônibus em Porto Alegre

Sancionado pelo prefeito José Fortunati, o reajuste nos valores das passagens do transporte coletivo eleva de R$ 2,45 para R$ 2,70 a tarifa dos ônibus urbanos de Porto Alegre. O novo valor, que entra em vigor a partir da 0h desta quarta-feira, representa um aumento de 10,20%.
Os itens que mais pesaram para a sinalização de aumento de 10,20%, segundo a equipe econômica da EPTC, foram os seguintes:

—  12,27% relativos à renovação da frota (242 ônibus novos, somente em 2010, resultando em 1.650 veículos, destes 40% com ar-condicionado)
—  8% no salário dos rodoviários

—  aumento de 14% para pneus e recapagens

Acompanhe a evolução do preço das passagens de ônibus na Capital nos últimos 10 anos:


Evolução das tarifas de ônibus na Capital
ANO - VALOR DA PASSAGEM% REAJUSTEIPCA DO ANO*
2001 - R$ 0,9511,7%7,6%
2002 - R$ 1,10 (em fevereiro)
          R$ 1,25 (em dezembro)
15,8%
13,6%
12,5%
2003 - R$ 1,4516%9,3%
2004 - R$ 1,556,9%7,6%
2005 - R$ 1,7512,9%5,6%
2006 - R$ 1,855,7%3,14%
2007 - R$ 2,008,1%4,46%
2008 - R$ 2,105%5,9%
2009 - R$ 2,309,5%4,31%
2010 - R$ 2,456,5%5,91%

* O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) é calculado pelo IBGE para medir a inflação e é utilizado por muitas categorias como indicativo para reajustes. No entanto, não é empregado para calcular o reajuste das tarifas de ônibus. O índice aparece na tabela para fins de comparação.

Fonte: Zero Hora

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Implantação do Corredor de Ônibus Norte-Sul é discutido por prefeitos em Goiânia

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier Grafite recebeu hoje, 14, em seu gabinete, a visita do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. Durante o encontro os dois trataram de assuntos voltados para o atendimento feito pelo transporte coletivo, em especial a implantação do corredor Norte-Sul. A obra passará por Aparecida contemplando dois terminais importantes: Cruzeiro do Sul e Veiga Jardim. Ao todo 6,5 km de obra estarão sob a responsabilidade de Aparecida de Goiânia, incluindo a captação de recursos.
Diante disso, o presidente da CMTC solicitou que o prefeito Maguito Vilela designasse interlocutores para acompanhar a implantação do projeto. “Entendemos que Aparecida deve contribuir com sugestões e também buscar recursos para a implantação no trecho que pertence à cidade. Esse corredor é de extrema importância para a consolidação da rede metropolitana”, assinala Grafite.
O prefeito Maguito Vilela designou o superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), Valdemir Souto e o secretário municipal da Fazenda, Carlos Eduardo, para acompanharem o projeto. “O corredor Norte-Sul tem um apelo muito forte para a melhoria do serviço de transporte e Aparecida tem o maior interesse na sua implantação”, diz Maguito.
Goiânia investirá 65 milhões de dólares na construção desse corredor exclusivo para o transporte. Após a conclusão do projeto será possível a CMTC apresentar ao município de Aparecida de Goiânia o valor a ser investido pela cidade nesse corredor. A intenção é iniciar a obra ainda este ano, sendo a conclusão do corredor em 2012.  

Fonte: Pref. de Goiânia

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São Paulo: Integração ônibus-metrô fica 11% mais cara desde 2005

Usar o bilhete único para pagar menos na integração entre ônibus e metrô continua valendo a pena para o paulistano, mas a vantagem tem diminuído.
Isso porque o reajuste no valor da integração tem sido até maior que aquele concedido às tarifas cheias de ônibus e de metrô.
Na modalidade da integração, o bilhete único permite que o usuário tome três ônibus e um metrô, no intervalo de até duas horas, pagando um total de R$ 4,49.
Se não usasse a integração concedida pelo bilhete único, esse usuário chegaria a gastar R$ 11,90, já que só o ônibus custa R$ 3, e o metrô vai subir para R$ 2,90.
A maioria das pessoas, no entanto, acaba fazendo apenas uma viagem de ônibus e outra de metrô ao longo das duas horas. Nesse caso, portanto, a vantagem do desconto é bem menor.
Em dezembro de 2005, quando a integração foi criada com grande alarde pelo governo de São Paulo, a economia era de 27% para quem usasse um ônibus e um metrô ao longo das duas horas. Hoje, essa vantagem é de 24% -11% menor.
Se a mesma proporção de desconto do início do sistema tivesse sido mantida, a economia com gastos em transporte seria significativa em várias situações.
Uma pessoa que faz quatro viagens por dia pagando a tarifa integrada, por exemplo, no final de 12 meses, teria feito uma economia adicional de R$ 175,68.
O desconto na integração entre os dois meios de transporte é dado tanto pela prefeitura quanto pelo Estado. Nesses cinco anos, o reajuste do metrô foi de 38%, e o do ônibus, de 50%. A tarifa integrada subiu na mesma proporção que o aumento do ônibus, 50%.
A SPTrans, que cuida do ônibus, diz que a redução que dá na integração em relação à tarifa cheia sempre esteve entre 26 e 27%.
O Metrô considera pequena a queda de 11% no desconto desde o início da integração e afirma que o número de pessoas que usam o benefício está bem maior, tantos em termos absolutos quanto percentuais.

Fonte: Folha.com

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Transporte entre Sorocaba e Votorantim pode ganhar Corredor de Ônibus

Sorocaba - Na última semana, foi dado o primeiro passo para a integração do sistema de transporte público entre as cidades de Sorocaba e Votorantim.

Reuniram-se prefeito e vice-prefeito de Sorocaba, de Votorantim e secretários municipais, além do presidente da Urbes. Tal reunião entre os prefeitos de Sorocaba e de Votorantim vem em tempo, pois é mais que necessária a convergência e a aliança entre as duas cidades em questões de relevância social.

As cidades de Sorocaba e de Votorantim há mais de uma década conurbam-se e cada vez mais são interdependentes, principalmente na região dos altos do Campolim onde o fluxo de pessoas e veículos entre as duas cidades aumenta a cada ano.

O crescimento do bairro Campolim e a construção do Shopping Iguatemi bem como a ampliação do Esplanada Shopping, do Panorâmico Shopping, do aumento de estabelecimentos comerciais dentro do Mercadão do Campolim, do condomínio Alphaville Nova Esplanada e a conclusão, entre os anos de 2010 e 2012, de mais de 20 edifícios somente nos altos do Campolim deverão, no mínimo, triplicar o fluxo de veículos e pessoas nesta região limítrofe entre as duas cidades.

Recentemente, o prefeito Vitor Lippi protocolou à CCR-Via Oeste a implantação de um segundo viaduto sobre a Rod. Raposo Tavares para ligar as ruas João Wagner Wey e Augusto Lipel. Essa via será necessária e praticamente obrigatória para consolidar o sucesso tanto do futuro Shopping Iguatemi quanto do Mercadão Campolim.

O sistema de integração de transportes da capital, através do corredor de 33 km da EMTU, que liga dois bairros extremos de São Paulo (São Mateus, na Zona Leste, e Jabaquara na Zona Sul), atravessando as cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, cuja aprovação da população paulistana chega a 80%, pode ser copiado e implantado entre as cidades de Votorantim e Sorocaba, podendo ser estendido às cidades de Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra. Todas essas cidades possuem "ilhas" que obrigam seus cidadãos a passarem por Sorocaba. Mesmo que o destino final não seja Sorocaba.O sistema acima, se aplicado entre Sorocaba e Votorantim, permitirá que os valores das passagens de ônibus não precisem ser diferenciados no transporte de passageiros de uma cidade para outra.

Na região do chamado "baixo Campolim", especificamente na Av. Antônio Carlos Cômitre, existe um "bolsão", entre os edifícios Crystal e Campolim Office, usado apenas como estacionamento que, juntamente com a via pública, ocupam área de aproximadamente 10 mil m2 cujo local é perfeitamente viável para a realização de um projeto que englobe estacionamentos para veículos, bicicletários, área de transferência de ônibus inter-bairros e terminal de integração metropolitano, além do corredor da via e corredor de ônibus, permitindo, assim, a integração definitiva entre o centro de Sorocaba, a Zona sul, as regiões Oeste e Leste de Sorocaba, a cidade de Votorantim e demais cidades conurbadas com Sorocaba.

Fonte: Vivacidade

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Em Rio Branco, Motoristas e cobradores de ônibus podem parar na próxima semana

Os usuários de ônibus podem ser penalizados mais uma vez com a queda de braço entre trabalhadores e empresários do transporte coletivo.  A Federação dos Sindicatos da Região Norte (Fetronorte) está convocando uma assembleia geral para a próxima segunda-feira, 7, quando estará sendo discutido um indicativo de greve geral por tempo indeterminado.

A assembleia geral será realizada no auditório da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, centro, a partir das 9h manhã, com segunda chamada às 16h. Segundo o diretor de Relações Política e Sindical e representante do Acre na Fetronorte, Averaldo Azevedo, o encontro será um momento decisivo para os trabalhadores.

Durante a assembleia estará em discussão uma solução para o impasse dos ex-funcionários da São Roque, que estão sem trabalho a uma semana, desde que a empresa teve a concessão cancelada pela Prefeitura de Rio Branco. “Esse é o nosso principal objetivo”, afirmou Averaldo.

Também está em pauta, a eleição e nomeação de cinco associados para assumir  interinamente a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Passageiros e Cargas do Acre, por um prazo de sessenta dias.
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Sorocaba recebe 45 novos ônibus para o transporte coletivo da cidade

Começam a circular a partir de hoje 45 novos ônibus destinados a 28 linhas do sistema de transporte coletivo da cidade, operadas pela empresa concessionária Sorocaba Transportes Urbanos (STU). Ao todo, o investimento da empresa foi de R$ 10 milhões para a renovação de parte da frota de 196 veículos.

Dos novos carros, 27 são convencionais e 18 com tecnologia padron, mais alongados e com elevadores para uso de idosos e deficientes físicos. A substituição foi marcada por um evento no estacionamento do Paço Municipal.

O prefeito destacou que, com a inclusão desses novos ônibus, a idade média da frota passa a ser inferior a 3 anos, aumentando significativamente a qualidade dos serviços prestados. "Quero agradecer o empenho da STU pela qualidade do transporte coletivo aqui em Sorocaba. Estamos investindo mais de R$ 10 milhões para melhorias neste setor em nosso município", ressalta.

"Os novos ônibus fazem parte do processo de renovação de frota da concessionária STU, que prorrogou o contrato por mais 8 anos no início de fevereiro", explica o presidente da Urbes e secretário de Transportes, Renato Gianolla.


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No Rio, Corredor exclusivo para ônibus na av. Nossa Senhora de Copacabana vai mudar o trânsito no bairro

A partir do próximo sábado, duas faixas da av. Nossa Senhora de Copacabana serão exclusivas para o tráfego de ônibus. A medida vem acompanhada de uma redução de 20% no número de coletivos que passarão pela avenida. Para receber a mudança, o asfalto será restaurado e pintado.

Veículos de passeio, vans e caminhões terão que circular pelo lado esquerdo da via, demarcada com uma faixa azul. O motorista que precisar entrar à direita poderá acessar o espaço dos ônibus, mas deverá virar à direita na primeira rua que der mão. Quem permanecer no corredor será multado ao passar pelo cruzamento seguinte. A regra também vale para a entrada em garagens.

Além disso, não haverá mais carga e descarga de caminhões na avenida e táxis estarão proibidos de parar na faixa direita. Durante a primeira semana a ação será educativa, e só depois deste prazo a multa, de valor indefinido, será aplicada.

Redução de veículos

Atualmente 44 linhas de ônibus diferentes circulam pelo bairro, realizando 419 itinerários. Os trajetos serão reduzidos para 320. As linhas que serão fundidas com outras ou transferidas ainda não foram definidas pela Secretaria Municipal de Transportes. O bairro da zona sul é o primeiro a receber um corredor exclusivo para ônibus na cidade. Os pontos de parada dos coletivos também serão reduzidos de 26 para 18.


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