Trolebus em SP
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Ônibus de São Paulo terão painéis indicadores de velocidade
domingo, 13 de fevereiro de 2011Postado por Meu Transporte às 09:14 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Natal, Trens urbanos surgem como uma alternativa rápida e econômica de transporte coletivo
Longe dos engarrafamentos e com uma tarifa menor que a do transporte coletivo rodoviário, o Sistema de Trens Urbanos de Natal (STU-NAT) atende cerca de 9 mil passageiros por dia. O valor da passagem, apenas 50 centavos, faz com que o transporte seja considerado democrático, favorecendo sua utilização por pessoas com baixo poder aquisitivo, uma vez que o mesmo percurso feito de ônibus pode variar entre R$ 2,80 e R$ 3,50. De acordo com a CBTU, caso fosse cobrado o valor real da passagem, sem os incentivos do Governo Federal, o valor passaria para R$ 5.
Apesar da passagem barata e da velocidade do transporte, os passageiros se deparam com a falta de conforto, provocado pelo calor existente nos vagões. O autônomo Alexandre Alves que reside no bairro Potengi, utiliza o transporte para trabalhar e acredita que se resolvessem o calor excessivo e ampliassem os horários do trem, o serviço seria melhor. Já o motorista Carlos Alberto da Silva, 54 anos, disse que em algumas situações, o trem atrasa devido a algumas locomotivas estarem quebradas. Apesar disso, ele diz que quando precisa ir ao centro da cidade, prefere deixar o carro em casa e ir de trem, uma vez que já foi assaltado quando estava no trânsito.
Fonte: Diário de Natal
Postado por Meu Transporte às 09:14 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte, trem/metrô
Obras de Mobilidade Urbana em Salvador para a Copa 2014 são as mais adiantadas
Postado por Meu Transporte às 09:13 2 comentários
Marcadores: Bahia
São Paulo: Tarifa do trólebus fica mais cara no ABCD
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Opiniões “Eu não sabia que o preço do trem ia aumentar. Comecei a trabalhar essa semana na Barra Funda e acabei de pedir dinheiro para minha mãe para ir trabalhar. Agora vou ter que tirar a diferença do meu bolso.”
Aquila Cristofer, 23 anos, operador de telemarketing
“Acho que a tarifa está muito cara para o serviço que é oferecido. De manhã e de tarde é muito lotado. Nesse calor temos que andar nesse trem sem ar condicionado. O serviço está muito abaixo do que é ideal"
Nathalia de Miranda, 21 anos, estagiária
“Eu moro em Mauá, mas trabalho em São Paulo. Particularmente acho que a tarifa é cara, mas acho justa pela qualidades dos transportes daqui. Em São Paulo os ônibus são muito piores.”
Nilton Oliveira, 49 anos, cortador gráfico
Postado por Meu Transporte às 22:01 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Mauá muda o local para usuário fazer Cartão DaHora
Desde o dia 24 de janeiro, o cadastro era feito no Green Plaza Shopping, na Rua Rio Branco, no Centro. Hoje, até as 12h, é a última data para o registro neste local.
A previsão inicial era de que o cadastro dos alunos terminasse quinta-feira. Porém, as longas filas que se formaram no local nos últimos dias fizeram com que a Prefeitura prorrogasse o prazo das inscrições por tempo indeterminado.
Quem decidiu realizar o cadastro do Cartão DaHora ontem não encontrou as filas que dobravam a esquina no dia anterior. Porém, a espera ainda foi grande. A jovem L.A, 15 anos, chegou à Rua Rio Branco por volta das 7h, e deixou o local às 11h. "Cheguei e tinha umas 40 pessoas na minha frente. Sem contar que é a quarta vez que venho aqui, pois vinha à tarde e não tinha mais senha," disse.
João Medeiros esqueceu um documento e teve de voltar à sua casa para buscar. O resultado foi uma fila de 80 pessoas, segundo o jovem, que demorou quase quatro horas para fazer a inscrição.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 22:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Bilhetagem eletrônica é unificada em Natal
O novo sistema é um tipo de bilhetagem unificada para o transporte público. Apesar de não ter data definida para começar, o decreto já aponta como serão as mudanças para o usuário. O passageiro poderá utilizar o mesmo cartão nos ônibus e nos opcionais, porém, o bilhete terá dois chips, um para cada tipo transporte. O NatalCard continuará sendo o cartão vigente e será substituído gratuitamente por um outro cartão com a nova tecnologia.
De acordo com o decreto, "o sistema NatalCard de bilhetagem eletrônica passará a ser executado através da comercialização de cartão único, com duas áreas de memória independentes, sendo uma destinada ao Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus e, a outra, destinada ao Serviço Opcional de Transporte Público". A publicação determina ainda que o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Seturn) deixará de comercializaros cartões com uma área de memória e os cartões já comercializados serão substituídos gratuitamente.
No DOM está previsto, que somente participarão do Sistema Automatizado os veículos opcionais, cujos permissionários tenham se reunido em cooperativas de transporte com no mínimo 50 membros. Esses permissionários também tiveram suas eventuais multas, até a data de publicação do decreto, perdoadas pela prefeitura.
Atualmente, Natal conta apenas com uma cooperativa, a Transcoop. "Como não tinha negociação com o Sindicato, nós fundamos uma cooperativa", disse a presidente Edileuza Queiroz que já esteve à frente do Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do RN (Sitoparn). Edileuza afirma que o cartão será recarregado em um só local para os dois transportes. A Transcoop espera se reunir o mais rápido possível com o Seturn para definir a comercialização das passagens.
Os 60 carros da cooperativa que estão aptos a aceitar o Natalcard serão adesivados. " Ao todo são 167 opcionais em Natal, eu espero que eles se juntem a nós ou fundem outra cooperativa. Tentamos a bilhetagem individual, mas não deu certo", declarou Edileuza. Para ser associado da Transcoop é necessário pagar uma taxa de R$ 50, que segundo Edileuza, é revertida em benefícios aos cooperados.
O diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, informou que terá uma reunião na próxima segunda-feira, às 11h, com todas as empresas de ônibus ligadas ao sindicato. Na ocasião, será discutida como definitivamente funcionará o sistema. " Dois chips em um só cartão vai permitir ao usuário escolher o que ele vai querer usar ", opinou.
Postado por Meu Transporte às 22:00 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
São Bernardo duplica e amplia a Avenida Lauro Gomes
As obras deverão ser iniciadas apenas no segundo semestre, já que a licitação está em fase de conclusão e a disputa deverá ser aberta em março. Os projetos fazem parte do programa São Bernardo Moderna. Segundo a Prefeitura, cerca de dez terrenos terão de ser desapropriados ao longo do trajeto.
Outra intervenção na região será a construção de alça de acesso da nova Lauro Gomes até a Doutor Rudge Ramos, que passará por trás do Auto Shopping Cristal. A pista desembocará em frente à Avenida do Taboão, facilitando o acesso à Via Anchieta.
O secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, explica que as obras têm o objetivo de diminuir o congestionamento no trecho próximo à divisa com São Caetano, cujo movimento diário é de 60 mil veículos. "A ideia é tornar a Lauro Gomes uma via mais atrativa para o motorista, que poderá utilizá-la como alternativa à Doutor Rudge Ramos", avalia Campos.
O titular da Pasta ressalta que a construção de mais um trecho da via e de uma alça de acesso tem como finalidade reduzir o fluxo intenso de veículos na Estrada das Lágrimas, principalmente nos horários de pico. Os engarrafamentos no trevo provocam reflexos na Avenida do Taboão e também em São Caetano.
No futuro, a Lauro Gomes fará parte do traçado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que sairá do bairro Alvarenga com destino à Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital, passando por São Caetano. O VLT deverá ficar pronto em, no mínimo, quatro anos.
Uma delas, parcialmente pronta, margeia o Ribeirão dos Couros e liga as avenidas Piraporinha e São Paulo, no bairro Jordanópolis. A segunda etapa prevê o prolongamento da avenida até o Corredor ABD. A intervenção está em fase de licitação e deverá ter início apenas no fim do ano.
Outro bairro que receberá nova marginal é o Alves Dias. A Prefeitura irá canalizar e retificar o córrego da Linha Camargo e construir uma pista, cuja extensão será de aproximadamente dois quilômetros. A via será paralela à Avenida Huberto de Alencar Castelo Branco.
"O projeto da Linha Camargo servirá para dar apoio à Castelo Branco, que já sofre com fluxo intenso de veículos, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas e universidades", comenta o secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos.
Campos revela que a nova pista possibilitará, no futuro, a construção de um corredor exclusivo para ônibus na Castelo Branco. O projeto da Prefeitura prevê também o alargamento da via entre a FEI (Fundação Educacional Inaciana) e a Praça Giovani Breda.
Assim como a marginal do Ribeirão dos Couros, a Linha Camargo está em fase de licitação e deverá ter início no fim deste ano. Ambas as intervenções fazem parte do São Bernardo Moderna.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 21:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Natal, Transportes opcionais serão integrados ao sistema de bilhetagem eletrônica
Pelo decreto, de número 9.313, o sistema NatalCard de bilhetagem eletrônica passará a ser executado através da comercialização de cartão único, "com duas áreas de memória independentes, sendo uma destinada ao Serviço de transporte coletivo por ônibus e, a outra, destinada ao serviço opcional de transporte público".
Com a unificação, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) deixará de comercializar os cartões com uma área de memória, devendo os cartões já comercializados serem substituídos gratuitamente, mediante solicitação do usuário.
decreto frisa que, para isso, "somente terão direito à integração ao Sabe, os veículos opcionais cujos permissionários tenham se reunidos em cooperativas de transporte opcional".
As cooperativas que forem instituídas para reunião dos permissionários de transporte opcional deverão conter cada, no mínimo, 50 membros. As cooperativas de transporte opcional serão responsáveis pela fiscalização do Sabe.
A Prefeitura de Natal também vai revogar as multas aplicadas aos permissionários de transporte opcional antes da publicação do decreto, desde que eles se reúnam em cooperativas. O decreto já está em vigor.
Fonte: Tribuna do Norte
Postado por Meu Transporte às 21:59 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
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