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Preço da tarifa de ônibus em São Paulo será mesmo de R$ 3,00

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) afirmou nesta terça-feira (21) que o aumento na tarifa no serviço de transporte de ônibus municipal para 2011 é necessário e o valor da passagem deverá custar até R$ 3.
“Há a necessidade [de aumento]. O importante da nossa gestão é que nós agimos sempre com muita transparência. Há três anos, ou quase quatro, eu afirmei que ficaríamos sem dar o reajuste da tarifa por conta da crise econômica. Era uma contribuição nossa à classe dos trabalhadores, aos usuários de transporte público. E mantivemos esse compromisso. Agora, precisaríamos dar um reajuste no final do ano. As pessoas precisam saber a verdade do poder público”, disse o prefeito Kassab.
“Teremos um valor [da tarifa] entre R$ 2,70 e R$ 3,00. Mais próximo de R$ 3 ou R$ 3 do que de R$ 2,70”, afirmou Kassab. O projeto de aumento do valor da passagem é da Secretaria Municipal de Transportes. Atualmente, o valor é de R$ 2, 70. A Secretaria Municipal do Planejamento Econômico, Orçamento e Gestão está analisando a proposta – não há prazo para a realização dos estudos nem para o reajuste entrar em vigor. A previsão é que isso ocorra no início do próximo ano. O último aumento no bilhete de ônibus – de R$ 2,30 para os atuais R$ 2,70 – ocorreu em janeiro deste ano.

Fonte: G1.com
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Tarifa de ônibus em Caxias do Sul pode chegar à R$ 2,50

Se depender de um estudo da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) a passagem de ônibus do transporte coletivo urbano, em Caxias do Sul, deverá subir para R$ 2,5086. Isso representa um aumento de 14% sobre o preço atual, que é R$ 2,20. Além disso, a prefeitura sugere uma tarifa de R$ 2,7796 para táxi-lotação, que hoje custa R$ 2,50.

A proposta foi encaminhada ao Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, que se reúne na quinta-feira para decidir se aprova o aumento. O Conselho é formado por representantes de 18 entidades e secretarias municipais, além da Visate, que é a concessionária do transporte coletivo urbano.

Alguns integrantes do Conselho adiantaram que votarão contra a proposta. É o caso do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul. O coordenador de patrimônio e finanças do DCE, Vinicius Lemos Postali, diz que a qualidade do serviço oferecido pela Visate não justificaria um aumento. O representante da União das Associações de Bairro (UAB), Rudimar Leiser, vai propor uma tarifa de R$ 2,40. Por esse motivo, o presidente do Conselho, Éder Dal'Lago, diz que a reunião servirá para que outras propostas sejam apresentadas e votadas.

As novas tarifas, segundo análise da SMTTM, levaram em conta o aumento das gratuidades, o aumento da quilometragem percorrida, o resultado dos dissídios dos funcionários e o aumento dos insumos veiculares, entre outros encargos. O último reajuste foi em 2008, quando a passagem de ônibus subiu de R$ 1,95 para R$ 2,20.

Fonte: Pioneiro
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Ônibus do Transporte Coletivo de Juiz de Fora ganham monitores de TV

Por meio de parceria entre a Settra, Astransp e a Open TV, alguns ônibus do Transporte Coletivo Urbano de Juiz de Fora estão recebendo um sistema de Mídia Digital Indoor. Pelo menos 60 carros já contam com monitores LCD de 22 polegadas onde estão sendo veiculados conteúdos diversos como notícias on-line, anúncios publicitários e entretenimento. Até o final de dezembro, mais 40 veículos contarão com a tecnologia digital. Um dos objetivos da ação é utilizar este espaço para a divulgação de conteúdos relativos ao Transporte Coletivo Urbano, como mudanças de horários e itinerários das linhas, ampliação da oferta de veículos. Além disso, a Mídia Digital Indoor tem a proposta de aliviar o stress do usuário de transporte público, proporcionando momentos mais agradáveis durante os trajetos.

Confira, abaixo, as linhas que já possuem o sistema:

Tusmil:
Linhas 110, 974, 972, 964, 944, 984, 958, 940, 990, 998, 136, 114, 980, 968, 978, 962, 954, 942, 970, 960 e 982.

Goretti:
Linhas: 510, 330, 140, 670, 480 e 280.

São Francisco:
Linhas: 136, 102, 148, 916, 138, 114, 926, 526, 522, 530, 540 e 548.

Ansal:
Linhas: 960, 800, 770, 280, 270, 970, 920, 870, 820, 810, 950, 940, 900, 860, 930, 780 e 850.

Fonte: Rádio Solar 
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Campinas vai ter novo ônibus para transporte coletivo ''Mega BRT''

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Gerson Luis Bittencourt, conheceram na manhã desta segunda-feira, dia 20, o Mega BRT, inovador modelo de ônibus articulado que será adotado no sistema de transporte coletivo de Campinas a partir de 2011.

O Mega BRT foi desenvolvido pela empresa Neobus, de Caxias do Sul, e destaca-se pelo padrão de conforto oferecido ao usuário, com conceito dos veículos semelhante ao do trem bala.

É um veículo com cara de metrô, que será adotado inicialmente no corredor expresso da região Noroeste (o Corredor Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop)”, disse o prefeito Dr. Hélio.

De acordo com o prefeito, a cidade aguarda a liberação de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II da Mobilidade Urbana para dar início à implantação do corredor da John Boyd Dunlop.

Aguardamos a liberação de verbas do PAC II. É certo que o PAC II privilegiará as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, mas Campinas também deverá ser contemplada porque possui o Aeroporto Internacional de Viracopos, que receberá boa parte das delegações e do público que assistirá à Copa e aos Jogos de 2016”, disse o prefeito.

A expectativa do secretário Bittencourt é que a cidade receberá de 50 a 60 veículos com as características do Mega BRT nos próximos dois anos. O contrato de concessão do Sistema InterCamp prevê a aquisição de novos veículos articulados no processo natural de renovação da frota e a cidade determinará às concessionárias a aquisição deste tipo de veículo.

Trata-se de um veículo com características modernas e inovadoras, que mantém o padrão universal de acessibilidade da frota, além de agregar novas características importantes, como dispositivos de informação sonoro e visual e a integração com o sistema de bicicletas”, disse Bittencourt.

O Mega BRT

Recém-lançado, o uso do Mega BRT ainda é inédito no país, mas a Prefeitura de Curitiba já assinou um contrato para utilização do modelo, que deverá entrar em circulação na capital paranaense a partir de fevereiro de 2011.

O veículo possui estrutura semelhante à de um ônibus articulado, mas destaca-se pelas medidas mais generosas, que ampliam o conforto oferecido ao usuário. O corredor do veículo, por exemplo, possui largura de 2,60m, contra 2,50m de um veículo convencional. Já sua altura é de 2,20m, enquanto a altura média de um ônibus convencional é de 1,90m.

O veículo conta ainda com sistema de ar condicionado; monitores em LCD; painéis de mensagem variável e sistema sonoro para informar ao usuário sobre as paradas ao longo do itinerário; cinto de segurança nos assentos preferenciais; área reservada para o transporte de bicicletas; maior área envidraçada e rede wi-fi.

É um projeto diferenciado, que adota o conceito de trem bala para o veículo. Oferece um conforto diferenciado porque nosso objetivo é criar uma opção atraente para que as pessoas deixem seu automóvel em casa e possam fazer a opção pelo transporte público”, destacou o diretor de engenharia da Neobus, Adelir José Boschetti.

O Mega BRT tem capacidade para transportar 150 pessoas, entre passageiros sentados e em pé. O custo de cada veículo é estimado em torno de R$ 600 mil.

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Goiânia: Presidente da CDTC nega irregularidades na renovação da concessão do Eixo

Um inquérito instaurado pelo Ministério Público (MP) vai investigar a prorrogação por mais 20 anos da exploração da linha do Eixo-Anhanguera pelo Metrobus. Segundo o promotor de Justiça Murilo de Moraes Miranda, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do MP, é necessário verificar os motivos da prorrogação e suas condicionantes legais e ainda apurar se o contrato anterior permitia essa prorrogação.

A decisão da renovação foi tomada pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) durante reunião na última semana. Dos seis membros presentes, quatro votaram a favor da prorrogação. O presidente da CDTC, Secretário de Cidades Paulo Gonçalves, assegura que tudo foi feito dentro do que prevê a Legislação.
“Pode ser feita a dispensa de licitação sem problema porque o órgão é o governo do Estado. Não fizemos nada fora da lei. É o que vemos e estamos pregando desde o início. Vamos fazer tudo obedecendo o que é determinado”, disse, em entrevista à repórter Nathália Lima, da RÁDIO 730.
Ainda segundo o presidente, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo tem um prazo de 90 dias para elaborar um novo contrato. “Compete agora esse novo passo e depois submeter de novo à Câmara Deliberativa. Estamos baseando em leis para que isso seja decidido”, acrescentou.
Para ele, não há possibilidade da renovação ser cancelada, pois isso acarretaria vários prejuízos, sobretudo para a população. “O importante é saber que hoje a Metrobus está trabalhando com a perspectiva futura de poder fazer um projeto mais organizado e planejado para novos investimentos. Isso dá tranquilidade para o novo governo poder executar ações”, completou.

Fonte: Rádio 730
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SPTrans altera itinerários de 21 linhas na região do Parque do Ibirapuera

Em razão do evento Árvore de Natal e Fonte Ornamental Multimídia 2010, no período de 11 de dezembro até o dia 6 de janeiro, na região do Parque do Ibirapuera, na Av. Pedro Álvares Cabral, próximo da Praça Escoteiro Aldo Chioratto (sentido Vila Mariana/Pinheiros e Pinheiros/Vila Mariana) entre as Ruas Mal. Maurício Cardoso e Abílio Soares, na zona sul, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 21 linhas de ônibus que circulam na região.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara
Ida – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.
Volta – sem alteração.

Estes serviços não deverão parar na Rua Mal. Maurício Cardoso para embarque/desembarque de passageiros.

5362/41 Pq. Res. Cocaia – Pq. do Ibirapuera (circular)
5370/21 Term. Varginha – Pq. do Ibirapuera( circular)

Sentido Único – normal até a Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Mauricio Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.

509M/10 Jd. Miriam – Term. Princesa Isabel
Ida – sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, Acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Ibirapuera, prosseguindo normal.

5317/10 SESC/Orion – Pça. do Correio
5362/10 Pq. Res. Cocaia – Pça. da Sé
5370/10 Term. Varginha – Lgo. São Francisco
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Ibirapuera, prosseguindo normal.

5611/10 Eldorado – Pça. João Mendes
5612/10 Jd. Apurá – Pça. João Mendes
5614/10 Eldorado – Pça. João Mendes
5630/10 Term. Grajaú – Metrô Brás
5630/21 Cidade Dutra – Lgo. São Francisco
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Profº. Ascendino Reis, prosseguindo normal.

5632/10 Jd. Luso – Term. Bandeira
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Ibirapuera, prosseguindo normal.

Estes serviços não deverão parar na Rua Mal. Maurício Cardoso para embarque/desembarque de passageiros.

6455/21 Term. Capelinha – Ibirapuera (circular)
Sentido Único
– normal até a Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Mauricio Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.

5300/10 Term. Santo Amaro – Pq. D. Pedro II
5318/10 Chácara Santana – Pça. da Sé
5342/10 Vila Santa Lúcia – Lgo. São Francisco
5391/10 Term. Jd. Ângela – Lgo. São Francisco
609C/10 Jd. Caiçara – Pça. Júlio Prestes
6455/10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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BRT vai solucionar problema da Mobilidade urbana em Salvador, diz especialistas

BRT em Bogotá
O  arquiteto e urbanista Francisco Ulisses, chefe do Setor de Planos e Projetos da Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura de Salvador, fala que o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) vai solucionar o problema dos engarrafamentos na cidade, cuja previsão de conclusão é  em 2013. Está incluído em um dos projetos da Copa do Mundo 2014, na qual Salvador será uma das cidades sede.
O urbanista explicou que estão trabalhando na elaboração do projeto RIT , que vem a ser  um sistema de transporte público de massa, formado por veículos sobre rodas, de alta mobilidade, baixo custo, e com possibilidade de integração com outros sistemas e facilidade de adaptação. Tem capacidade de transportar entre 150 e 200 pessoas por viagem. Na fase inicial serão construídos 36 km de vias exclusivas na Avenida Paralela. A segunda etapa atingirá a Avenida ACM, Lucaia, Vasco da Gama, até a Estação da Lapa, no centro da cidade. Neste primeiro momento o sistema utilizará uma frota de 350 veículos.
Já o Bus Rapid Transit (BRT) é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo, como Curitiba e Bogotá, adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô). “Na realidade temos este projeto com vários feixes, a rede integrada que é a restauração do sistema de transporte de Salvador, ou seja uma rede integrada de  trem, de metrô e BRT, três grandes sistemas, e ainda com a restauração dos sistemas existentes. A parte do sistema viário pró-via,  a criação de novas vias e duplicação”, afirmou o arquiteto.
Ele disse ainda que “a via exclusiva para ônibus vai solucionar os pontos de estrangulamento do tráfego no Iguatemi, na Vasco, próximo da antiga Coca-Cola, e no Parque da Cidade, ao mesmo tempo um sistema de alta capacidade vai solucionar os problemas de tráfego crítico na Paralela, pois todos os cruzamentos terão desníveis, através de viadutos ou de túnel”, garantiu. Sobre as medidas que seriam adotadas, na Avenida Paralela, a diretora respondeu que "o que existe é um projeto de implantação da 5ª faixa.”
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Curitiba: Terminal do Cabral reformado e ampliado

As obras receberam investimento de R$ 4,3 milhões e foram executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). A iniciativa fez parte de um acordo firmado entre a Comec e a Urbanização de Curitiba (Urbs), que opera o transporte coletivo integrado na Grande Curitiba.
Os trabalhos constam no Programa de Integração do Transporte (PIT) da Região Metropolitana e contemplaram desde a reforma na cobertura até a implantação de uma nova plataforma.
Até então, o terminal contava com uma área de 1.573 m² e com a ampliação recebeu mais 1.247 m², totalizando 2.950 m². Foram ampliadas as quatro estações tubo existentes e a foi construída de mais uma para atender ao novo padrão dos ônibus articulados.
As obras ainda incluíram a ampliação da passagem subterrânea para que os usuários acessem às plataformas de embarque e desembarque, reforma e construção de sanitários, rampas de acessibilidade, reformas dos pontos comerciais, uniformização das plataformas metálicas elevadas, colocação de placas de concreto para os pontos de paradas dos ligeirinhos, além instalações elétricas, paisagismo, iluminação, sinalização semafórica e nova comunicação visual (sinalização horizontal e vertical).

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