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sexta-feira, 17 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 01:09 1 comentários
Marcadores: Bahia
Ônibus a hidrogênio idealizado por empresa caxiense circula por ruas de São Paulo
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
O veículo, que começou a ser desenvolvido a cerca de seis anos e passou por vários testes, elimina vapor de água em vez de fumaça, como ocorre com os ônibus a diesel. Ao inibir o despejo de substâncias agressivas ao meio ambiente, ele é mais ecológico que os modelos tradicionais, que lançam na atmosfera resíduos da queima do combustível. Além disso, o veículo é mais silencioso.
Diante de políticos, entre eles o vereador caxiense Mauro Pereira (PMDB), e autoridades da área dos transportes, o veículo foi, nesta quinta-feira à tarde, adicionado à frota paulista de ônibus intermunicipais. A partir do Terminal Jabaquara (zona Sul de São Paulo), o veículo conduziu passageiros pela região metropolitana.
O protótipo do ônibus foi concebido pelo empresário e dono da Tutto, Agenor Boff, e desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa. Também conta com apoio governamental e parceiros, a exemplo da Marcopolo, que produziu a carroceria. Boff explica que a Tutto criou o chassis e o software de desenvolvimento do veículo.
Também é responsável por integrar todo o sistema de propulsão do hidrogênio, que pode ser produzido a partir de várias fontes, inclusive de restos industriais.
De acordo com o empresário, o veículo foi encaminhado a São Paulo para testes no ano passado. Segundo Boff, os testes foram exitosos e, por isso, o carro acaba de ser adotado em solo paulista.
Em janeiro de 2011, outras três unidades devem seguir a São Paulo, onde o transporte intermunicipal é gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). Cada veículo custa hoje R$ 1,8 milhão.
— Vencemos todos os testes de segurança, de frenagem e regeneração de energia, entre outros. Hoje, o país entra definitivamente na Era do Hidrogênio, mostrando que o processo é simples, e passa a ser mais visto pelos mercados internacionais nesse segmento — frisa.
COMO FUNCIONA
- O ônibus a hidrogênio tem motor elétrico. O processo de propulsão (movimentação) do veículo é o seguinte: o hidrogênio armazenado nos tanques é introduzido na célula a combustível, onde passa por um processo que produz energia elétrica por meio da junção do hidrogênio com o oxigênio do ar, liberando água como subproduto.
- A energia elétrica, depois de acondicionada, movimentará o motor elétrico de tração, instalado no eixo traseiro do ônibus, gerando energia mecânica e movimentando o veículo.
- Com o projeto ônibus a hidrogênio, o Brasil passou a ser um dos cinco países do mundo a deter essa tecnologia de fabricação, ao lado dos EUA, Alemanha, Canadá e Japão.
- Em Caxias do Sul, o ônibus movido a hidrogênio também já passou por testes na garagem da Viação Santa Tereza (Visate). A concessionária de transporte coletivo urbano de Caxias está interessada em fazer novos testes, mas agora reais, pelas ruas da cidade.
- Com o projeto Ônibus a Hidrogênio, o Brasil passou a ser um dos cinco países do mundo a deter essa tecnologia de fabricação, ao lado dos EUA, Alemanha, Canadá e Japão. A coordenação é da EMTU/SP e do Ministério das Minas e Energia (MME), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environment Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Postado por Meu Transporte às 21:57 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: Moradores da Zona Sul demoram até 4 horas para chegar ao Centro
Postado por Meu Transporte às 12:59 0 comentários
Modelos de Ônibus BRT são apresentados em Belo Horizonte
O BRT é um moderno sistema de transporte de alta capacidade, utilizado em grandes cidades do mundo como Pequim (China), Joanesburgo (África do Sul), Bogotá (Colômbia) e Los Angeles (Estados Unidos). Com características similares ao metrô, mas economicamente mais viável, os veículos do BRT são rápidos e possuem capacidade de transporte de passageiros quase três vezes maior do que os ônibus convencionais.
O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; sistemas de informação ao usuário em tempo real; e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.
As vantagens do BRT são as seguintes: redução nos tempos de espera, de embarque e de viagem; mais conforto; confiabilidade e segurança; facilidade de acesso, embarque em nível e em estações, pagamento antecipado e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional.
Implantações previstas em Belo Horizonte
Para a implantação do BRT em Belo Horizonte, já estão assegurados investimentos para as seguintes vias:
- Corredor Cristiano Machado – 2012
- Corredor Pedro II / Carlos Luz – 2013
- Corredor Antônio Carlos / Pedro I – 2012 (Pampulha - Centro) / 2013 (Vilarinho-Pampulha)
Postado por Meu Transporte às 12:45 1 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais, Videos
Rio de Janeiro: Ônibus e trens mais caros: confira tabela
>>INFOGRÁFICO: Vejam a tabela com os novos valores das passagens
Para os passageiros que utilizam vale-transporte, o aumento só será cobrado a partir do dia 2 de fevereiro. Avisos alertando sobre o reajuste e indicando os novos valores das tarifas deverão ser afixados nos ônibus, guichês e pontos de venda.
RECLAMAÇÕES NOS PONTOS
Postado por Meu Transporte às 02:14 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Pelotas: Mais de 70 mil são afetados pela greve dos rodoviários
Os empresários estão reunidos para definir estratégias da retomada do serviço. Por enquanto, a contraproposta permanece pelos 5,39% de reajuste - rejeitada na noite desta terça pelos rodoviários. O sindicato das empresas do transporte público deverão solicitar ao Tribunal Regional do Trabalho a ilegalidade da greve. A medida obrigará, pelo menos, que uma pequena porcentagem da frota volte a circular.
Conforme o presidente do sindicato dos rodoviários, Eder Blank, até agora não houve contato entre categoria e empresários. Os trabalhadores estão concentrados em frente às garagens da Turf, Conquistadora e Santa Maria. A categoria reivindica 9% de reajuste salarial, vale-alimentação também no 13º e plano de saúde.
Postado por Meu Transporte às 02:08 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Em João Pessoa, Faixa para ônibus melhora fluxo de veículos no Centro
Postado por Meu Transporte às 02:03 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraíba
Passageiros sofrem com superlotação em Maringá
Postado por Meu Transporte às 01:58 0 comentários
Marcadores: Paraná
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