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Em Feira de Santana, Transporte coletivo passa por vistorias

domingo, 5 de dezembro de 2010

Mais 25 veículos da frota do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana passam por vistoria neste domingo (5), no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O trabalho anual teve início dia (27) e deve ser concluído até 19 de dezembro. No último final de semana foram vistoriados 64 ônibus e 44 micro-ônibus. Já as vans alimentadoras estão sendo vistoriadas de segunda à sexta-feira.

A avaliação é feita em toda a parte elétrica, mecânica e estrutural do veículo, considerando as condições de conforto, segurança e regularidade do transporte de passageiros.

Cezar Aguiar, engenheiro mecânico da SMTT, informa que os problemas mais comuns estão relacionados a parte elétrica, a exemplo de lâmpadas queimadas ou quebradas; no limpador de párabrisa e tacógrafo (regulador de velocidade).

“Quando qualquer problema é apresentado oferecemos um prazo de 5 a 15 dias para que seja resolvido e o veículo retorna para nova vistoria. Em casos mais sérios, como encontramos um braço de direção danificado, é conduzido de imediato para a garagem para ser resolvido”, disse.

Ao todo deverão passar por vistoria 207 ônibus e micro-ônibus e 55 vans alimentadoras. Os responsáveis pelas prestadoras de serviços devem se dirigir ao Departamento de Transportes Públicos apresentando cópias e originais do CRV, CRLV, seguro de terceiros (materiais e pessoais), certificado de dedetização, certificado de inspeção do tacógrafo. As informações são da Secom.

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Metrô-SP e CPTM criam esquema de fim de ano

Milhares de paulistanos deverão se deslocar neste mês para visitar as árvores e fazer as compras de Natal. Para diminuir o trânsito nos locais, o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão diminuir o intervalo dos trens nos horários fora de pico, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana.
Segundo a CPTM, o aumento da oferta de lugares será de até 25% nos dias úteis e de 50% aos sábados e domingos. As duas companhias juntas transportam atualmente perto de 6 milhões de usuários por dia - a maior parte concentrada nos horários de pico, nos quais o sistema já opera na capacidade máxima. Na época de Natal, entretanto, a tendência é que aumente o movimento em horários alternativos, principalmente na região central da cidade.

Fonte: Estadão
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São Paulo: Fazer compras usando transporte coletivo neste fim de ano é a melhor opção

Com a aproximação das festas de fim de ano, o paulistano começa a sofrer com o tráfego intenso principalmente nas proximidades dos centros comerciais. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já implantou várias operações especiais para contribuir com a fluidez do trânsito. Porém, para aqueles que querem mesmo evitar ficar parados em longos congestionamentos, o melhor é optar pelo transporte público quando possível.

A CET começou, neste mês de dezembro, a Operação Natal 2010, que inclui a intensificação de fiscalização do trânsito nas imediações dos shoppings e de áreas de comércio popular da cidade. Na próxima segunda-feira (6), o monitoramento será ampliado para outros grandes pólos de compras, sempre no intuito de otimizar a circulação de veículos. Entre as medidas adotadas estão: a adequação dos tempos dos semáforos, colocação de cones e cavaletes para coibir estacionamentos irregulares e formação de filas duplas.

No entanto, para os paulistanos que querem escapar dos congestionamentos na hora de fazer as compras de fim de ano, uma dica é procurar fazer, pelo menos uma parte delas em centros comerciais próximos a estações do Metrô ou nos bairros próximos, como sugere o especialista em engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueiras.

“Para comprar um botão, eu preciso ir ao shopping? Não tem alternativa? Se puder, opte pelos centros comerciais de rua. Em vários bairros da cidade, temos opções interessantes como em Pinheiros, Santana, Tucuruvi, Lapa, Tatuapé”, observou Figueiras. Nem sempre eles contam com boas opções de estacionamento, mas facilita a locomoção em transporte público.

Se for inevitável se dirigir aos grandes centros comerciais, vale a pena procurar horários alternativos. “Logo na abertura, é mais fácil encontrar uma vaga. O motorista corre menos o risco de ficar rodando uma hora em busca de um lugar para estacionar”, observou o especialista.

Fonte: Estadão
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Passagem de ônibus é reajustada para R$ 2,50 em Petrópolis

Com uma frota de ônibus sucateada, que há meses vem provocando transtornos para passageiros, Petrópolis passa a ter amanhã uma das passagens mais caras do estado. Por conta de um decreto do prefeito Paulo Mustrangi, que concedeu reajuste de 13,6 % em favor da empresas de transporte da cidade, a tarifa passa de R$ 2,20, para R$ 2,50.
A título de comparação, na capital, quem usa o transporte coletivo desembolsa R$ 2,40 e, com o bilhete único, tem o direito de circular em dois ônibus no intervalo de duas horas. Segundo a Fetranspor, na região metropolitana do Rio, que abrange 20 municípios, a tarifa mais cara é praticada em Mangaratiba (R$ 2,50) e a menor em Guapimirim (R$ 1,90).
O anúncio do aumento causou indgnação entre vereadores.
"A Câmara vai pressionar o prefeito para que não haja o aumento. Nenhuma melhoria foi feita para que se justifique o reajuste", critica o presidente da Câmara Municipal, Bernardo Rossi.
Como Rossi, até o líder do governo na Câmara, Wagner Silva, é contra o aumento:
"Peço ao prefeito que reveja esse decreto e que não haja aumento até que os problemas no transporte sejam resolvidos".
A situação de caos instalada no setor de transporte público da cidade fez com que em abril o prefeito Paulo Mustrangi decretasse a intervenção em três das seis empresas responsáveis pelo transporte de passageiros. Passados mais de sete meses, usuários ainda enfrentam frequentes falhas no serviço oferecido pelas empresas que passaram a ser admistradas pelos interventores: coletivos continuam quebrando diáriamente e, por vezes, se envolvendo em acidentes.

Fonte: O Globo
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Tarifa de ônibus em BH pode aumentar em 2011, valor pode chegar à R$ 2,50

sábado, 4 de dezembro de 2010

O percentual de aumento das passagens de ônibus urbanos de Belo Horizonte (MG) poderá ser anunciado dia 29 de dezembro pela BHTrans. O reajuste deve ser de pelo menos 6,5% e a passagem passará de R$ 2,30 para R$ 2,45, podendo ser arredondado para R$ 2,50.

Na quinta-feira (2), o diretor-presidente da empresa, Ramon Victor Cesar, informou, durante 73º Fórum Nacional de Secretários de Transporte Urbano e Trânsito, que estão sendo realizados estudos, a partir dos índices da Fundação Getulio Vargas e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar do valor estimado, Ramon Victor Cesar não quis assumir o aumento, alegando que a BHTrans ainda não sabe qual será o resultado da “conta”, lembrando que em 2009 não houve aumento e que poderá não haver também neste ano.

Ramon apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Belo Horizonte e o Plano Estratégico 2020, que trazem metas para serem alcançadas e projetos, como o BRT (Bus Rapid Transit), um transporte coletivo que será construído até a Copa do Mundo de 2014. O investimento será de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1 bilhão de empréstimos da Caixa Econômica Federal e o restante de recursos da Prefeitura de Belo Horizonte

Segundo levantamento, há um carro para cada duas pessoas na capital mineira. A população cresceu 6% nos últimos 10 anos, enquanto a frota cresce 6% ao ano. Com tantos veículos nas ruas, a velocidade no entorno da praça Sete e Rodoviária, no horário de pico, chega a 10 km/h.

O grande desafio, segundo o diretor da empresa, é fazer com que essas pessoas deixem o automóvel em casa e passem a usar o transporte público. Ramon acredita que isso só acontecerá se for oferecido mais conforto e rapidez. Algumas medidas, como as estações de embarque e desembarque com o piso nivelado com o do ônibus e com passagens pagas antes de entrar nos veículos, são exemplos de conforto. Haverá ainda um controle na central da BHTrans. O órgão saberá se os ônibus estragaram, se eles estão atrasados e o que deve ser feito para solucionar o problema.

Ramon Cesar disse ainda que no dia 12 de dezembro, aniversário da cidade, será anunciada a contratação de um primeiro conjunto de obras de ciclovias. Serão cerca de 20 km. Estão planejadas seis rotas. Uma delas, a rota leste (4,82 km), que vai ligar a região ao centro da cidade pelo vale do ribeirão Arrudas. Outra é a rota nordeste (2,10 km), ligando a ciclovia da avenida Saramenha à estação São Gabriel, com implantação de calçada da via 240. A rota stação Barreiro (1,95 km) vai iniciar na avenida do Canal e atingir a estação Barreiro do BHBUS pela avenida Afonso Vaz de Melo. Há ainda a rota norte, da avenida Vilarinho à futura estação Pampulha; a rota Savassi, com 2,40 km e a rota avenida Américo Vespúcio.

Fonte: R7.com
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São Paulo: Entrega de ampliação da Estrada do M'Boi Mirim está atrasada

A Prefeitura de São Paulo, que pretendia concluir a duplicação de parte Estrada de M’Boi-Mirim, na Zona Sul de São Paulo até dezembro, alterou o prazo para entrega das obras para o mês de março de 2011. Ao longo do trecho que vai ser duplicado há apenas blocos de concreto e material de construção. Não há trabalhadores no local.
O atraso nas obras complica a vida de 350 mil passageiros que todos os dias enfrentam congestionamentos na via nos horários de pico.
A situação melhorou um pouco desde abril quando foi implantada uma faixa reversível, que tem 1 km de extensão, mas ainda é insuficiente para facilitar o tráfego. A faixa vai do número 860 da avenida, no bairro Piraporinha, até o cruzamento da Avenida Guido Caloi e os moradores pedem a sua ampliação.
Os moradores chegaram a fazer um protesto na Estrada do M'Boi Mirim uma semana após a implantação da faixa reversível. Na ocasião, a SPTrans informou que essa solução seria estudada. A Prefeitura afirmou também que pretendia concluir a duplicação de parte da avenida até dezembro.

Novo prazoA Prefeitura informou que o prazo não poderá ser cumprido porque aguarda uma decisão judicial sobre a desapropriação de um terreno para que essa área seja utilizada nas obras. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras também aponta que o relevo de um terreno em frente ao Hospital M’Boi-Mirim também atrapalha as obras.
De acordo com o engenheiro que cuida das obras, Roberto Koite Isone, o projeto inicial teve que ser melhorado devido ao alto fluxo de veículos, impulsionado pela presença de um grande hospital e do Terminal Jardim Ângela. “Com certeza, a obra será concluída até o mês de março”, afirmou.

Fonte: G1SP
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Metrô de SP recebe 5 propostas para construção da linha Ouro

Mal foram apresentadas as propostas para construção da Linha 17 / Ouro do Metrô de São Paulo - que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi - a licitação já enfrenta dificuldades para prosseguir.
Uma decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública, em caráter liminar, suspendeu a assinatura do contrato e a homologação da licitação. Além disso, o Ministério Público também fez recomendações contra o projeto.
A obra é contestada pela associação de moradores da vila Inah, na região do Morumbi, que reclamam que o monotrilho vai desvalorizar os imóveis do entorno.
Ao optar por manter para hoje a abertura dos envelopes, o governo do Estado de São Paulo entendeu que a suspensão se refere apenas à assinatura do contrato com o consórcio vencedor. O governo já prometeu recorrer contra a liminar.
Hoje, o Metrô de São Paulo recebeu cinco propostas para construção da obra, de R$ 3,17 bilhões. A linha será um monotrilho - carro leve correndo sobre vigas a 15 metros de altura - com 19 estações.
O primeiro monotrilho licitado pelo metrô paulista, o Expresso Cidade Tiradentes, com 24 km na zona leste da cidade, foi arrematado em setembro pelo consórcio composto por Bombardier, Queiroz Galvão e OAS por R$ 2,4 bilhões. Em segundo lugar, ficou o consórcio de Odebrecht, Camargo Corrêa e Hitachi.
Agora, os dois consórcios estão de volta, acompanhados de mais três concorrentes. Um é o consórcio das construtoras Andrade Gutierrez, CR Almeida e da Scomi, fabricante de monotrilhos da Malária. Outro é o consórcio de Delta Construções, Trana Construções e Itamin, fabricante do ramo de montanhas russas com sede em Liechtenstein.
Mas a novidade da licitação é um consórcio chinês, composto pelas brasileiras Trends Engenharia, Constran, Mendes Júnior, a trading China National e a ChangChun Rail Veichles.
Segundo a assessoria do metrô, agora os documentos de habilitação das propostas serão avaliados e depois observadas as propostas comerciais. Não há data para a divulgação do resultado.
Na licitação do monotrilho Cidade Tiradentes, o primeiro leilão foi anulado por excesso de preço das propostas, e na segunda tentativa, dois dos consórcios foram desclassificados.
Depois da abertura dos envelopes, os Ministérios Públicos Federal (MPF) e de São Paulo (MP-SP) recomendaram a suspensão da concorrência. O pedido foi encaminhado ao governo do Estado de São Paulo, à Secretaria Estadual de Transportes e ao Metrô.
A procuradoria também recomendou à Caixa Econômica Federal que não aprove ou suspenda a concessão dos financiamentos requeridos pelo Estado de São Paulo e que não libere recursos para o projeto, fabricação, fornecimento e implantação do monotrilho da linha ouro.
Os dois órgãos entendem que nenhuma medida deve ser adotada enquanto não houver projeto básico para a concorrência, já que se trata de um requisito previsto na Lei de Licitações e que não foi elaborado.
(Fernando Teixeira e Fernando Taquari | Valor)

Fonte: O Globo
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Rio de Janeiro: Venda de bilhetes especiais do metrô para o Réveillon começa na segunda

Começa na segunda-feira (6), a venda dos bilhetes especiais do metrô para o Réveillon 2011. Os tíquetes serão vendidos em oito estações. Este ano, os passageiros poderão fazer a viagem direta da linha 2 até Ipanema, na Zona Sul do Rio, sem que haja a necessidade de baldeação em Botafogo, também na Zona Sul.

Além de garantir as passagens de ida e volta por R$ 5,00 de forma antecipada, os clientes irão economizar 10% no valor da tarifa cobrada atualmente (R$ 2,80 por cada trajeto) e ainda contribuir para causas sociais. Segundo o Metrô Rio, toda a renda líquida das vendas será revertida para as organizações não governamentais.

A venda dos bilhetes será feita até o dia 24 de dezembro nas estações Pavuna, Del Castilho/Nova América, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 18h.

Já entre os dias 25 e 31 de dezembro, a compra poderá feita apenas nas estações Central, Carioca e Largo do Machado.

Horários diferenciados
No dia 31, o embarque tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas para passageiros com os bilhetes especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora.

A volta poderá ser feita das 00h às 7h do dia 1º de janeiro, exclusivamente pelas estações Ipanema, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado, todas na Zona Sul. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
Segundo o Metrô Rio, o esquema especial de Réveillon não irá aceitar os cartões Gratuidade, Pré-Pago e Vale Transporte Eletrônico. Os passageiros que têm direito ao benefício poderão retirar os cartões especiais nas estações onde há venda antecipada, mediante apresentação dos documentos necessários.
Fonte: G1.com
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