Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Recife: Terminal Tancredo Neves estará pronto no 2º semestre de 2011

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um dos terminais integrados mais esperados pela população do Recife não será entregue este ano como estava programado o governo do estado, pois as obras que começaram em janeiro deste ano sofreram atrasos e com isso os usuários só poderão usufruir deste terminal a partir do 2º semestre de 2011.
O terminal Tancredo Neves deverá ser um dos maiores da região metropolitana, visto que serão 17 linhas integradas ao metrô linha sul.
A área construída será de 2.812,06 m2, em um terreno de 11.660,40 m2 e os recursos destinados a este terminal são da ordem de 8,9 milhões.
 O terminal Tancredo Neves esta situado na zona sul de Recife e atenderá uma média de 122 mil pessoas por dia, com 17 linhas integradas entre si. Para se ter uma idéia, hoje a estação Tancredo neves tem um fluxo de 1.000 passageiros, na qual esse número aumentará em 100 vezes mais devido a essas linhas de ônibus que passarão a atender esta estação.
O Metrô linha sul será integrado ao terminal no qual o passageiro pagará uma única tarifa podendo ele se locomover a diversos lugares da cidade e região metropolitana pegando outro ônibus.

Informações de Marcos Matias(Imprensa Consórcio Grande Recife)
Fonte: Meu Transporte Pernambuco

Mais Notícias de Pernambuco
READ MORE - Recife: Terminal Tancredo Neves estará pronto no 2º semestre de 2011

Prefeitura do Rio registra problemas em ônibus dos novos consórcios

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Prefeitura do Rio de Janeiro constatou problemas em 275 das 373 linhas ônibus no primeiro fim de semana de fiscalização nos coletivos que passaram a ser administrados pelos quatro consórcios vencedores da licitação promovida no município.
As equipes verificaram que as linhas não estavam enquadradas nas novas regras, entre as quais a quantidade de veículos determinada para cada frota e a colocação de um adesivo provisório nas laterais do coletivo com o nome do consórcio até que todos estejam de acordo com o padrão visual exigido em contrato.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, as linhas fiscalizadas correspondem a 50,74% do total que circula no município do Rio. Não houve aplicação de multas ou punições, já que os fiscais apenas orientaram as empresas a se adequarem. Os consórcios vencedores da licitação são Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca.
Em Campo Grande, na zona oeste, a Secretaria apreendeu dois coletivos da empresa Padre Miguel que não pertenciam a nenhum dos quatro consórcios autorizados a prestar o serviço.

READ MORE - Prefeitura do Rio registra problemas em ônibus dos novos consórcios

Aumento da frota desafia o trânsito de BH

Motoristas e passageiros de Belo Horizonte, a primeira capital planejada da América do Sul, sofrem com os congestionamentos diários. E, dependendo da rua ou avenida, a retenção não se limita mais ao horário de pico. Tanto a prefeitura quanto o governo de Minas Gerais vêm desembolsando pesados investimentos para reverter a situação, com o alargamento de corredores e a construção de viadutos, mas a tarefa do poder público não é nada fácil. Uma combinação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostra o tamanho do problema: cada quilômetro quadrado da cidade é ocupado, em média, por cerca de 4,6 mil veículos.

Mais do que isso: a frota municipal cresceu num ritmo tão acelerado que, hoje, há um carro, moto, ônibus ou caminhão para cada 1,7 habitante. A média de 4,6 mil veículos por quilômetro quadrado é resultado da divisão da frota de outubro – 1.291.208 veículos, segundo o Denatran – pela chamada área urbana da cidade –, calculada em 280,54 quilômetros quadrados, de acordo com a ANTP. Já a relação de um veículo para cada 1,7 morador é a divisão da frota – novamente 1.291.208 unidades – pela população do município, 2.258.096 pessoas, conforme o Censo 2010, divulgado pelo IBGE quinta-feira.

A explosão da frota na capital criou um problema sério em vários corredores importantes: a baixa velocidade média do fluxo nos horários de pico. A velocidade média na Avenida do Contorno é de 30 km/h no sentido bairro e de 33 km/h na direção Centro. Na Afonso Pena, de 32 km/h e 37km/h, respectivamente. Segundo um estudo da BHTrans, a empresa que gerencia o trânsito de Belo Horizonte, os horários considerados de pico oscilam de região para região, mas, em geral, vão das 6h40 às 9h20, das 11h às 12h50 e das 17h30 às 20h.

Para se ter uma ideia de como os números atuais retratam bem o tamanho dos congestionamentos do trânsito de Belo Horizonte, em 2000, quando a frota somava pouco mais de 655 mil motores, cada quilômetro quadrado da cidade era ocupado por “apenas” 2,3 mil veículos. Naquele ano, a relação era de um veículo para cada 3,4 habitantes – o censo 2000 apurou que o município tinha 2.238.526 de pessoas. Ou seja, em uma década, enquanto o total de moradores cresceu “míseros” 19.570 pessoas, a frota explodiu em quase 636 mil carros, motos, ônibus e caminhões.

A relação veículos por quilômetro quadrado na cidade é maior do que a de quatro das cinco capitais com população superior à de BH. No Rio de Janeiro, por exemplo, a média é de 3 mil carros, motos, ônibus e caminhões. Em Brasília (DF), 4.543. Em Fortaleza (CE), 3.026. Em Salvador (BA), 2.344. Apenas São Paulo (7.296 veículos por quilômetro quadrado), entre as cinco capitais com população acima da de BH, supera a média do município mineiro.

Várias causas justificam o aumento alarmante da frota em BH, como a melhora significativa da economia doméstica, que possibilitou às classes C e D adquirirem o sonhado carro. Algumas concessionárias negociam automóveis em até 80 prestações fixas. O fortalecimento da economia no Brasil também estimulou muita gente a comprar veículos em razão de o automóvel, principalmente, ser sinônimo de status. O universitário Thiago Mafra Lara, de 22 anos, só conseguiu seu primeiro veículo, um Palio ano 2009/2010, em razão do pagamento facilitado.

“Entrei num consórcio, de 70 vezes, que já estava em andamento, mas se não fosse parcelado, não teria como comprá-lo. Moro no Bairro Buritis, na Região Oeste, e trabalho no Bairro Funcionários, diariamente, com o automóvel. Fico meia hora só para sair do meu bairro, mas é melhor do que ir de ônibus, pois o tempo de viagem do transporte coletivo, na capital, é maior que o do carro. Sem falar no conforto”, justifica.

READ MORE - Aumento da frota desafia o trânsito de BH

Rio de Janeiro: Modelo de ônibus articulado que vai circular na Transoeste será apresentado nesta terça-feira


Modelo sendo testado em Cuiabá

O prefeito Eduardo Paes vai apresentar nesta terça-feira, às 11h, o modelo de ônibus articulado que vai ser utilizado na Transoeste, o primeiro BRT da cidade, que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande, passando pelo Túnel da Grota Funda. Com piso elevado, portas do lado esquerdo, sem catraca interna e capacidade para 160 passageiros, os ônibus articulados farão o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra da Tijuca.
As obras desse corredor de BRT, que vai ter 56 quilômetros de extensão, estão orçadas em R$ 800 milhões e começaram há mais de dois meses. Elas fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
No dia 18 de outubro, o prefeito anunciou uma mudança no projeto da Transoeste, ampliando a via nas duas pontas, tanto na Barra, onde chegará ao Jardim Oceânico, quanto em direção à Zona Oeste porque, em vez de parar em Santa Cruz, como estava previsto originalmente, será estendida até o Centro de Campo Grande.
O objetivo da prefeitura é terminar a Transoeste até 2012. Também serão construídos outros três corredores expressos, um na Avenida Brasil, além da Transcarioca e da Transolímpica.

Fonte: O Globo
READ MORE - Rio de Janeiro: Modelo de ônibus articulado que vai circular na Transoeste será apresentado nesta terça-feira

Corredor de ônibus causará mudanças em ruas do Centro de Blumenau

As mudanças no trânsito do Centro de Blumenau com a implantação dos corredores de ônibus não ficarão restritas à Rua 7 de Setembro, que irá receber a faixa exclusiva. Motoristas que trafegarem nas imediações da Rua Floriano Peixoto e Alameda Rio Branco terão que se acostumar com novos sentidos nas vias. As alterações, sob responsabilidade da Secretaria de Obras, deverão ser concluídas até o dia 5 de dezembro, data prevista para a inauguração do primeiro corredor exclusivo de ônibus.

Três ruas da região receberão camada asfáltica: Floriano Peixoto, Eng. Rodolfo Ferraz e Thomé Braga. Segundo o secretário de Obras, Alexandre Linhares Brollo, todo o trecho será sinalizado. A Rua Rodolfo Ferraz terá mão-inglesa e a Rua Floriano Peixoto, após o cruzamento com a Hermann Hering, será mão única no sentido Centro-Bairro. As mudanças também prevêem a retirada da primeira rotatória da Alameda Rio Branco.

Fonte: ClicRBS
READ MORE - Corredor de ônibus causará mudanças em ruas do Centro de Blumenau

Dist. Federal: Passagens de ônibus podem sofrer aumento de até 20%

O GDF havia prometido que tarifas dos microônibus que são atualmente de  R$ 1,50 custariam R$ 2, só que o trato não foi cumprido e as contas das cooperativas estão no vermelho. A passagem cobrada pelo transporte público em Brasília não tem aumento há cerca de três anos.

O presidente da Cooperativa de Ônibus e Microônibus afirma que a frota foi comprada 100% zero quilômetro, havendo um investimento alto na compra dos veículos. As dívidas que chegam a R$ 2 milhões já foram negociadas algumas vezes.

Os empresários do transporte convencional também alegam estar no prejuízo, os salários dos motoristas e cobradores aumentaram 46%.  Enquanto o preço da passagem se manteve estável.

Segundo o DFTrans, para que os problemas sejam resolvidos seria necessário um reajuste de 20% nas tarifas. Por exemplo, as passagens de R$ 3 passaria para R$ 3,60.

A proposta vai ser encaminhada ao governador, Rogério Rosso, que afirmou que não deverá aumentar as tarifas antes de conversar com o governador eleito , Agnelo Queiroz
READ MORE - Dist. Federal: Passagens de ônibus podem sofrer aumento de até 20%

Carioca gasta em média uma hora e meia dentro do transporte público

A velocidade com que as mudanças nas grandes metrópoles ocorrem aumenta em ritmo cada vez mais acelerado. Em 2009, a população carioca contava com 6,186 milhões de moradores, 4,9% acima do número de habitantes de 2001, quando a cidade contabilizava 5,897 milhões de habitantes. Enquanto o número de pessoas subiu quase 5%, a quantidade de veículos que circulam pelo município subiu 33%, alcançando 2,252 milhões - um para cada grupo de 2,75 cariocas.

Os dados da Pesquisa de Percepção 2009 do movimento Rio Como Vamos (RCV), feita pelo Ibope, revelam claramente que falta um plano governamental que controle – ou pelo menos crise mecanismos que regulem – o crescimento da cidade.

Um dos dados que possibilita dizer com propriedade que o Rio necessita de planos que coordenem seu crescimento é justamente o aumento populacional versus o avanço da frota, visivelmente desproporcional.

Esse tipo de cenário faz com que os menos privilegiados enfrentem mais um problema: o tempo médio gasto no trajeto casa-trabalho aumentou para 86,4 minutos, quase uma hora e meia. Quase 5% dos entrevistados alegaram passar mais de duas horas dentro de algum transporte público, majoritariamente, os habitantes que vivem na zona norte da cidade, região com maior defasagem de todos os tipos de transporte onde vivem a população mais carente do Rio.

Transporte versus Olimpíada

Para diminuir esse processo, a prefeitura e o governo do Rio se comprometeram a construir - a tempo da Olimpíada de 2016 - o projeto do BRT (corredor expresso de ônibus) e a linha quatro do metrô – que não ficou pronta para os Jogos Panamericanos de 2007 – finalmente ligando a zona sul à Barra da Tijuca, na zona oeste.

Até as Olimpíadas, o Rio será cortado por três BRTs, e um quarto, na Avenida Brasil, ligará o Centro à Zona Oeste. Em obras, a TransOeste deve ter a etapa Barra-Madureira inaugurada em 2012.

O trecho Barra-Santa Cruz da TransCarioca está atrasado, mas a prefeitura quer entregar a obra até a Copa. A TransOlímpica está prevista também para 2014. Já o BRT da Avenida Brasil não tem cronograma definido.

O sistema BRT transportará 900 mil pessoas ao dia e tornará as viagens mais rápidas. Hoje, da Penha à Barra se gasta 1h36. Pela TransCarioca, serão 47 minutos.

Fonte: R7.com
READ MORE - Carioca gasta em média uma hora e meia dentro do transporte público

Andar de ônibus vai ficar mais caro em Itajaí

Ainda nesta semana, os usuários do transporte coletivo de Itajaí sentirão a diferença no bolso. A prefeitura fixou, por meio de um decreto, o novo valor das passagens de ônibus interurbano no município.
O preço para a compra do vale transporte na hora passará de R$ 2,35 para R$ 2,80. Já na compra antecipada, no sistema do cartão SIM, a passagem custará R$ 2,45. Hoje o valor cobrado é de R$ 2,25. O transporte no Marujinho também foi reajustado. As passagens antecipadas custarão R$ 2,95 e na hora R$ 3,50.
O decreto foi publicado no Jornal do Município no dia 03 deste mês e entra em vigor a partir desta quarta-feira, dia 10. Os valores creditados no cartão SIM antes do dia 10 de novembro não sofrerão o reajuste da tarifa.

Fonte: ClicRBS
READ MORE - Andar de ônibus vai ficar mais caro em Itajaí

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960