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Ônibus extras nas ruas de João Pessoa nessas eleições

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os eleitores que precisarão do transporte coletivo para ir até as zonas eleitorais para votar, no próximo domingo, contarão com mais ônibus operando em um esquema especial em João Pessoa. O esquema completo estará definido na tarde de hoje, mas a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) já adiantou que haverá um reforço de 85 ônibus circulando pela cidade, totalizando 335 coletivos para garantir o transporte de eleitores até os locais de votação.
Ângela Monteiro, chefe da Divisão de Transportes Coletivos da STTrans, afirma que o esquema especial de ônibus para o próximo domingo é similar ao trabalhado todos os sábados. "A maioria das pessoas vota perto de casa. Mesmo assim, acreditamos que a aplicação do esquema do sábado seja o ideal para atender as pessoas que precisam se deslocar para outros lugares antes ou depois de votar", explica Ângela. A STTrans registra uma média de 140 mil passageiros que utilizam transportes coletivos todosos domingos, com um movimento de 250 ônibus circulando nas vias da capital. "Esperamos um aumento significativo no movimento de passageiros para este domingo, mesmo porque depois da votação, os eleitores aproveitam o domingo para atividades de lazer", diz.

O chefe de Fiscalização de Transportes, Paulo Sérgio, informou que para o próximo domingo, a STTrans vai manter um plantão com 15 fiscais e supervisores de transporte nas ruas da Capital, além de dois fiscais em motocicletas atuando em lugares onde houver maior movimento. "A maior parte desses fiscais ficará em espaços de maior concentração de eleitores, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), em Jaguaribe, e o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho", afirma Paulo Sérgio. Os agentes de trânsito trabalharão em um esquema de revezamento, em turnos de seis horas, no período das 6h até a 0h do dia seguinte. "Haverá também dois fiscais de transporte, que ficarão no terminal de integração durante toda a madrugada, em caso dealguma emergência", diz.

Fonte: O Norte

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Campinas monta esquema de transporte para as eleições

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anunciou esta semana algumas mudanças categóricas, como a criação de um reforço da operação do transporte público, no período das 8h às 18h, no próximo domingo (3 de outubro) com o intuito de facilitar o acesso do eleitor aos locais de votação.

O intuito da empresa é desenvolver um
serviço melhor aos usuários, assim como aumentar o fluxo de serviços em datas sazonais, como no caso deste fim de semana, nas eleições.

De acordo com a Emdec, a frota que atua na cidade, e que normalmente opera de domingo com cerca de 40% de sua capacidade, devido a demanda relativamente menor por conta do fim de semana, vai contar com um reforço de 123 ônibus em ocasião do maior fluxo de usuários que deverão sair para exercitar seu direito ao voto.

Outros 20 ônibus extras ficarão nos terminais urbanos para serem acionados de acordo com a necessidade de demanda, por região. Outra
ação será a inclusão de ônibus articulados na frota das linhas troncos, que partem do Ouro Verde, Vida Nova, DICs, Campo Grande, Itajaí e Amarais para a Região Central.

Além dessas medidas, a Emdec disponibilizará suas equipes para apoiar os sistemas de trânsito e transportes, e manterá de prontidão técnicos da semafórica e colaboradores na Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

Fonte: DCI

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Transporte coletivo de Aracaju terá reforço no dia da eleição

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reuniu na manhã desta quinta-feira, 30, empresas operadoras do Sistema Integrado de Transportes (SIT) e do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) para definir o plano de ação para as eleições deste domingo. O objetivo foi definir o quantitativo de ônibus que estará circulando de forma a garantir que o eleitor não tenha dificuldade para chegar ao local de votação.
Ficou acordado que 310 ônibus vão estar operando e mais 31 ficarão nas proximidades dos terminais de integração para suprir eventuais necessidades. As empresas foram convocadas pela SMTT e pedimos o reforço da frota, mesmo sabendo que as seções eleitorais são definidas pelo TRE de acordo com a proximidade do domicílio do eleitor, destaca o superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento.
De acordo com ele, aos domingos, normalmente, a frota de ônibus em circulação é de 210 veículos para atender um universo de 140 mil passageiros. No dia da eleição, porém, esse número poderá ultrapassar os 200 mil, daí a nossa preocupação em reforçar preventivamente a frota, explica o superintendente.
Serão reforçadas, principalmente, as linhas que passam pelas zonas eleitorais de maior movimentação, entre elas a Augusto Franco/Bugio e a Fernando Collor/DIA. Os ônibus estarão circulando das 7 às 18h.


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São Paulo: Reajustes da tarifa de ônibus ainda não foram definidos

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O prefeito Gilberto Kassab afirmou, nesta quarta-feira, que ainda não sabe como serão os reajustes da tarifa de ônibus para o ano que vem. Kassab disse ainda que há um equívoco na informação sobre o reajuste da passagem a partir de dezembro.

“Não existe ainda nenhuma decisão, podemos até abaixar a tarifa, podemos aumentar, é um equívoco essa suposição”, disse o prefeito em entrevista coletiva em Osasco.

Inicialmente, foi divulgado que a tarifa passaria de R$ 2,70 para R$ 2,90. Entretanto, o prefeito afirmou que as alterações serão incluídas no Orçamento que será enviado à Câmara Municipal, mas que esta questão só será discutida em dezembro.

Fonte: E Band
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Transcarioca deve mudar paisagem da cidade

As obras da Transcarioca - corredor expresso para ônibus, o chamado BRT, ligando a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim - deverão mudar a cara da cidade para quem chega ao Rio via Avenida Brasil ou Linha Vermelha. A proposta de trajeto do lote 2 do corredor (Penha-Aeroporto) prevê a construção de três viadutos e duas pontes. Os viadutos seriam erguidos sobre a estação de trem de Olaria, a Avenida Brasil (em Ramos) e a Estrada do Galeão (na Ilha do Governador). Já as pontes ficariam sobre o Canal do Cunha (na entrada da Ilha do Fundão) e sobre a Baía da Guanabara (ligando as ilhas do Governador e do Fundão). Esta última seria a primeira ponte estaiada (suspensa por cabos de aço presos a um grande pilar) do Rio.

O trajeto ainda é conceitual e será detalhado. Em 14 de outubro, a prefeitura licita o projeto básico da obra, orçada em R$ 1,1 milhão. O vencedor da licitação terá seis meses para fazer os estudos de viabilidade do traçado e de impacto ambiental, além de um levantamento do número de desapropriações necessárias. A previsão é que o lote 2 da Transcarioca tenha dez estações, incluindo integrações com trens da SuperVia e o futuro BRT da Avenida Brasil.
Transcarioca terá 13 quilômetros de extensão
Pela proposta, o trecho entre a Penha e o aeroporto terá 13 quilômetros de extensão, começando no Largo da Penha. De lá, a Transcarioca passaria pela Rua Monsenhor Alves Rocha (aos pés da Igreja da Penha) e cortaria parte do bairro de Ramos, passando pelas ruas Ibiapina e Uranos, até a estação de trem de Olaria. Um viaduto levará ao outro lado da linha férrea, até a Estrada Engenho da Pedra, de onde o corredor deverá seguir pela Rua Ismael Rocha até encontrar a Avenida Brasil. Um viaduto sobre a avenida deverá ligar a Transcarioca à Rua Sargento Peixoto e à Avenida Brigadeiro Trompowski, na entrada da Ilha do Fundão.
Uma ponte sobre o Canal do Cunha fará a conexão com o Fundão, de onde a Transcarioca, dividida em duas, circundará o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Um outro viaduto será construído sobre a Estrada do Galeão, para dar acesso à Avenida Vinte de Janeiro, na chegada ao aeroporto, ao lado do viaduto já existente no local.
A ponte estaiada é considerada a mais importante do projeto:
- A ponte terá um projeto arquitetônico arrojado. A gente prevê a execução de um único pilar em concreto, que vai segurar com cabos de aço toda a estrutura de um vão de 80 metros. Será a ponte de entrada da cidade - disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.
De acordo com o secretário, todos os viadutos e pontes serão de uso exclusivo do BRT e não haverá pistas extras para carros de passeio. Nos trechos de ruas que serão usados no projeto, o corredor terá faixas exclusivas para os ônibus - sempre respeitando a quantidade de faixas de rolamento que já existem hoje para os carros.
- Vamos agregar duas faixas para os ônibus ao longo das ruas. Por isso, se a via tiver duas faixas, passará a ter quatro. Não haverá supressão de espaço - acrescentou ele.
O número de desapropriações necessárias para o lote 2 também será determinado no projeto básico. Segundo Alexandre Pinto, a maior parte das desapropriações deverá ser feita em Ramos e Olaria, uma vez que vias previstas para o traçado - como Monsenhor Alves Rocha e Uranos - são estreitas.
Prefeitura quer número menor de desapropriações
A prefeitura trabalha com a expectativa de um número menor de remoções que o previsto para o lote 1 da Transcarioca, entre a Penha e a Barra. Nesse primeiro trecho, o município vem negociando a desapropriação de cerca de 3.600 imóveis, a um custo estimado em R$ 300 milhões. Para tentar diminuir as despesas, a Procuradoria Geral do Município tem feito $ções com moradores dos imóveis atingidos.
Ainda segundo Alexandre Pinto, o traçado prevê dez estações, mas esse número poderá sofrer modificações, de acordo com o projeto básico. Uma parada será construída no viaduto sobre a estação de trem de Olaria, para garantir integração direta com o ramal da SuperVia por rampas e escadas. O viaduto sobre a Avenida Brasil também terá uma estação, já contando com a integração com o futuro BRT da via expressa. Uma terceira parada, de maiores dimensões, será construída na Estrada do Galeão, para servir de integração com o sistema de ônibus interno da Ilha do Governador. Outras estações previstas seriam Uranos, Nerval Gouveia e Drummond (ambas na Estrada Engenho da Pedra), Brigadeiro Trompowski, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e Ilha do Governador (na entrada).
- O BRT vai passar na frente e atrás do hospital. Com isso, queremos integrar o Fundão a um sistema de transporte de massa para estudantes e funcionários - disse o secretário.
A meta da prefeitura é, uma vez conhecido o vencedor da licitação, ter o projeto arquitetônico do trecho pronto em dois meses. Isso para que o processo de licitação da obra possa ser iniciado. Os demais estudos ficariam prontos no prazo de seis meses.
- Queremos começar a obra do lote 2 ainda no primeiro semestre de 2011 - afirmou o secretário.

Fonte: O Globo

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Jaraguá do Sul: Trilhos para transporte coletivo

A antiga ideia de retirar a passagem de trens de carga da região central de Jaraguá do Sul e Guaramirim está saindo do papel. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou uma licitação para contratar uma empresa que fará um novo projeto da linha férrea que vai contornar as cidades.

Aproveitando o novo projeto, as prefeituras das duas cidades começaram os estudos do projeto chamado veículo leve sobre trilhos (VLT) – de Jaraguá do Sul a Guaramirim, utilizando o passado para levar o futuro. A ideia é usar as linhas férreas centrais, que serão desativadas nos próximos anos, para instalar um metrô de superfície.

Atualmente, a ferrovia, que corta Jaraguá do Sul e Guaramirim passa ainda por São Bento do Sul, Corupá, Joinville e São Francisco do Sul e é de responsabilidade da América Latina Logística (ALL), transporta grãos de soja e milho.

De acordo com o projeto do Dnit, esta linha será desativada, e uma nova – que contornará as cidades – será construída. O projeto já está em andamento nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul com prazo de dois anos para se encerrar.

Mesmo sabendo da demora da desativação dos trilhos, as prefeituras de Jaraguá e Guaramirim começaram o projeto que pretende aproveitar o percurso de 23 quilômetros de linha férrea das áreas centrais para usar como meio de transporte coletivo. Para isso, uma empresa terceirizada deverá ser contratada para a compra do veículo leve sobre trilhos, uma espécie de metrô de superfície com capacidade para 330 passageiros.

Por enquanto, a iniciativa, qu e faz parte do Fórum Permanente de Desenvolvimento – PróJaraguá – só está no papel e depende, ainda, da construção da linha férrea do contorno.

A ideia já foi apresentada há duas semanas na 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, e, segundo o gerente de trânsito de Jaraguá do Sul, José Antônio Schimitt, duas empresas de São Paulo, que trabalham com o sistema VLT, já mostraram interesse em atuar na região.

“Vamos marcar uma visita para a segunda quinzena de outubro, para eles conhecerem a geografia das cidades e apresentar um orçamento”, conta Schimitt.

Fonte: A Notícia

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Campinas: Transporte público ganha duas novas estações de transferência

Campinas ganhou nesta quarta-feira (29) duas novas estações de transferência do sistema de transporte urbano. As estações PUCC 2 e Padre Anchieta foram inauguradas durante a tarde, em evento com a participação do prefeito Hélio de Oliveira Santos.
A Estação Padre Anchieta foi construída na Avenida Papa João Paulo II, na Vila Padre Anchieta e a Estação PUCC 2 fica na Avenida John Boyd Dunlop, em frente ao Campus II da PUCC.
Com as duas novas estações, Campinas, que antes contava com 20 estações de transferência, passa a ter agora 22.

Fonte: EPTV

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Porto Velho: Prefeitura inicia implantação do “Corredor de Ônibus”

Organizar e modernizar o trânsito, agilizar, diminuir o tempo de espera e tornar mais seguro o sistema de transporte coletivo de Porto Velho. Estas são as principais metas que devem ser alcançadas com a implantação do “Corredor de Ônibus” no centro comercial. A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de trânsito e transportes (Semtran), iniciou as primeiras alterações na Avenida Sete de Setembro, da Rogério Weber até a Avenida Nações Unidas, liberando todo o lado direito da grande avenida apenas para os coletivos. Dentro deste perímetro, que recebe 95% das linhas de ônibus, será o “Corredor de Ônibus”, da capital.

De acordo com a secretária da Semtran, Fernanda Moreira, o prefeito Roberto Sobrinho sempre se preocupou com a qualidade do sistema de transporte urbano, devido ao grande número de pessoas que são transportados diariamente, para que este sistema estivesse sempre em condições de atender a demanda, que cresceu muito nos últimos tempos.   

“Estamos realizando a implantação deste projeto que beneficiará diretamente a rotina dos usuários dos transportes coletivos, que terão mais segurança durante o embarque e desembarque, como também o trânsito no centro da cidade, indiretamente relacionado às demais paradas dos ônibus, fora do corredor, uma vez que estes coletivos estarão dentro do cronograma de tráfego em outras vias, principalmente nos horários de picos, do fluxo dos veículos e pedestres”, explicou a secretária.

Fonte: Tudo Rodônia

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