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Horários e itinerários são alterados em Sorocaba

quarta-feira, 1 de setembro de 2010


A partir desta quarta-feira (01) a Urbes – Trânsito e Transportes informa que serão realizadas cinco alterações em linhas do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba. Confira:

08 – Trujillo: Terá seu ponto final alterado para a avenida Mario Covas nas proximidades da Escola Municipal Avelino Leite de Camargo;

31 – Cajuru: Alteração do horário de partida do Terminal São Paulo de 13h33 para 13h28, de segunda a sexta-feira;

60 - Ouro Fino: Alteração do itinerário e do ponto final do atendimento ao Wanel Ville V. O novo itinerário será:
Partindo do Terminal Santo António - Segue normal até a rua Zenilda Alves Mascarenhas e depois pela rua Darcy Fruet e avenida Joaquim de Carvalho Gil, onde passará a realizar ponto final.
Partindo do Novo Ponto Final - Parte da avenida Joaquim de Carvalho Gil, e depois segue pelas ruas Nelson Antonio Henrique e Zenilda Alves Mascarenhas, retornando ao seu itinerário normal até o Terminal Santo António.

63 – Esmeralda: Alteração do itinerário sentido bairro-centro:
Partindo do Novo Ponto Final - segue normal até a alameda dos Antúrios, e depois pela alameda das Papoulas e avenida Américo Figueiredo, retornando ao seu itinerário normal até o Terminal Santo António.

77 - Santa Bárbara: Voltará a atender a rua Almir Muza Soares em ambos os sentidos e a realizar ponto final na rua Alexandre Dias Batista, portanto, fica suspenso o atendimento ao bairro Jardim Tropical.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


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Mobilidade urbana demanda compromisso de longo prazo de novos governantes


Centros urbanos brasileiros estão à beira de um apagão no seu sistema de transporte. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) aponta que, sem investimentos, São Paulo vai praticamente parar daqui a quatro anos, avenidas do Rio de Janeiro ficarão intransitáveis em oito e Belo Horizonte e Porto Alegre terão lentidão permanente em suas vias daqui a 12 anos.

A solução dos problemas da mobilidade urbana é um dos desafios do próximo presidente da República e governadores, que serão eleitos este ano, e dos atuais prefeitos. Durante os quatro anos de mandato, os governantes terão de colaborar para minimizar as falhas no transporte coletivo e no sistema viário das principais cidades brasileiras.

Para a solução definitiva do problema, porém, compromissos em longo prazo serão essenciais. Especialistas em mobilidade urbana afirmam que só com o comprometimento de investimentos em obras de longa maturação será possível desafogar o trânsito das metrópoles.

“Precisamos de compromisso”, diz o coordenador do núcleo de Infraestrutura e Logística da FDC, Paulo Resende. “No Brasil, o político acha que tem que desconstruir o que seu antecessor fez. Isso prejudicou os investimentos em transporte durante a década de 90 inteira.”

Em entrevista à Agência Brasil, Resende afirmou que a frota das grandes regiões metropolitanas aumenta cerca de 15% por ano. A cada cinco anos, o número de carros nessas áreas dobra.

Para ele, apenas obras de grande porte podem acomodar toda essa demanda ou criar alternativas para que a população possa deixar seu carro em casa. O problema é que essas obras levam tempo para ser concluídas e, por isso, muitas vezes acabam deixadas de lado.

“O político não quer iniciar uma linha de metrô, por exemplo, que só será inaugurada depois que ele não estiver mais no cargo”, disse. “Acaba investindo em pequenas intervenções, que melhoram algumas coisas, mas não resolvem o problema definitivamente”, completou.

O arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, que participou da elaboração do plano diretor dos municípios de São Paulo e Curitiba, ressaltou que a reorganização do sistema de transporte público nas grandes cidades é fundamental para o deslocamento das pessoas.

Segundo ele, estações de metrô têm de ter estacionamento para bicicletas e carros. Devem ser também interligadas a linhas de ônibus que trafegam por corredores exclusivos do transporte coletivo. “Isso não é fácil, custa caro e demanda tempo. Pelo menos 15 anos. Mas é preciso que os governantes assumam o compromisso de pelo menos iniciar as obras”, disse.

De acordo com o diretor-superintendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho dos Santos, seriam necessários cerca de R$ 10 bilhões anuais por pelo menos uma década para criar sistema de transporte público eficiente em todas as cerca de 50 cidades com mais de 500 mil habitantes do país.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da mobilidade urbana, principal programa de investimento no setor de transportes urbanos, contém projetos orçados em R$ 11,4 bilhões. Lançado em janeiro, o programa planeja os investimentos na mobilidade das 12 cidades-sede da Copa do Mundo até 2014. Para Santos, ainda é pouco. “O PAC é um começo”, avalia. “Não podemos ficar limitados às cidades da Copa. Muitas cidades ainda precisam de investimento”, completou.

Fonte: Ecodesenvolvimento


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Mais pontos de vendas de passagens de ônibus urbano em Caxias


A partir desta quarta-feira, dia 1º de setembro, os usuários do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul poderão contar com mais 3 pontos para aquisição de passagens de ônibus. A Visate já disponibilizava 23 pontos comerciais e, a partir deste mês, as Livrarias Rossi também irão disponibilizar o serviço.
Os clientes da Visate já podiam adquirir cartões e créditos em pontos comerciais diversos desde maio de 2008. Entre eles estão: 15 supermercados da Rede Super Bom, quatro postos de Controle da empresa, três pontos de atendimento ao cliente Visate e campus 8.
Nos mercados da Rede Super Bom e Livrarias Rossi pode ser adquirido cartão comum e recarregado cartão estudantil. No campus 8 da UCS o serviço está disponível junto à biblioteca. Nos Postos de Controle podem ser comprados cartões comuns e na Central de Atendimento ao Cliente, MAC UCS e MAC Triches todos os serviços oferecidos pela Visate estão disponíveis aos clientes.
• Durante dois anos a Visate firmou parceria para venda de créditos com a Rede de Farmácia Total Farma , porém em junho de 2010, a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, RDC Nº 44, 17 de agosto de 2009, impossibilitou a continuidade da parceria. A legislação proíbe a dispensação e comercialização de produtos e a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e outras providências.

Fonte: TV Soluções


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Prefeitura de Praia Grande altera datas na licitação de transporte coletivo


A Prefeitura de Praia Grande alterou os prazos para a licitação de concessão de serviços de transporte coletivo urbano (ônibus) no município. O representante da empresa poderá retirar o edital corrigido da concorrência pública nº 012/2010, mediante a entrega de CD-R, na Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), localizada na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, 2º andar, Bairro Mirim, a partir de quarta-feira (1), das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas. As mudanças foram solicitadas pelo Tribunal de Contas, depois de questionamentos sobre alguns itens do edital.

Para a continuidade dos serviços, a Prefeitura prorrogou por 180 dias o contrato emergencial com a atual empresa responsável pelo transporte público, a Viação Piracicabana. Caso haja necessidade, o prazo, que vencerá em dezembro, poderá ser prorrogado.

A data para a garantia contratual de participação das empresas foi adiada para dia 27 de outubro e o prazo de entrega das propostas e documentação ficou marcado para dia 3 de novembro, até 10 horas. A abertura dos envelopes será na mesma data, às 14 horas. Todas as informações serão analisadas por comissão especial, formada por funcionários públicos das áreas administrativa, técnica e jurídica.

As empresas interessadas devem apresentar três envelopes contendo informações técnicas e administrativas. "No envelope de habilitação serão apresentados os documentos da empresa. O de metodologia deve conter informações técnicas mostrando seu conhecimento em sistemas de transportes. E no terceiro envelope, a empresa deve apresentar a melhor proposta comercial que, segundo o edital, deve ter o valor de outorga maior do que 1%", explicou Claudenir de Barros.

Atualmente, a empresa Viação Piracicabana transporta por mês cerca de 1,2 milhão passageiros, com frota de 69 veículos e valor de outorga de 1% por passageiro pagante.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


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Metrô Rio receberá trens chineses no final de 2011

terça-feira, 31 de agosto de 2010


A previsão para os passageiros da Linha 2 é a de uma viagem com temperatura amena, a 23C, com livre circulação de ar e de usuários por toda a composição. No papel, o projeto dos 19 novos trens encomendados pelo Metrô Rio à chinesa Changchun Railway Vehicles (CNR) impressiona. Cada um terá seis vagões (totalizando uma compra de 114 carros), com um sistema de ar-condicionado 33% mais potente do que o atual capaz de manter a refrigeração com as portas abertas e — mais importante — suportar e resolver um problema crônico que se arrasta desde a inauguração do trajeto, em 1981: o do calor provocado pela incidência do sol sobre a lataria.

Dos 600 mil passageiros do metrô, 143 mil viajam pela Linha 2 — cujos trens não têm ar-condicionado projetado para tolerar a violência dos raios solares na superfície. A solução, porém, chegará 30 anos depois, no fim de 2011, quando o primeiro dragão desembarcar no Rio.

Os novos trens serão de aço inoxidável, com duas faixas negras e ar futurista. Cada um a US$ 1,3 milhão. Só a refrigeração vale US$ 200 mil — dando uma dimensão do desafio para acabar com o calorão interno. O investimento total é de US$ 148,2 milhões.

Circulação entre vagões

Os trens podem levar 1.800 pessoas com liberdade para circular entre os carros. Os vagões não terão portas divisórias, sendo ligados por um corredor, permitindo que o usuário enxergue toda a composição sem se sentir confinado em um ambiente fechado.
A sensação de espaço também será maior no vagão. Para facilitar a circulação interna, os assentos de fibra serão longitudinais, isto é, paralelos ao corredor, seguindo uma tendência mundial, liberando mais lugares para quem viajar em pé.

Escolha pela internet

Além disso, haverá um toque do próprio usuário na decoração. O Metrô Rio realizará um concurso em setembro, pela internet, para que o público escolha a cor dos bancos: azul; inox, com divisórias vermelhas; e inox e azul, com divisões verdes. Os trens terão ainda um quê multinacional, com refrigeração da Sigma Coachair (Austrália), motor da Melco (Japão), carroceria da CNR e design francês.

Gigante ferroviário

Instalada no nordeste da China, a 700 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte, a CNR foi indicada ao Metrô Rio pelo Mass Transit Railway (MTR), de Hong Kong, considerado o melhor operador desse tipo de transporte do mundo. A grandiosidade da fábrica chinesa é espantosa. Enquanto a brasileira Embraer possui 54.607 metros quadrados de área construída, ela conta com 1,75 milhão de metros quadrados. A capacidade de produção é de 2.500 trens por ano. Para isso, a CNR tem 10 mil empregados, sendo 2 mil engenheiros.

— Fornecemos 97% dos trens comprados para as Olimpíadas de Pequim, em 2008 — gaba-se o gerente-geral Lu Xiwei. — Temos encomendas da Austrália, do Paquistão, do Irã e de Hong Kong, inclusive do trem-bala para Xangai.

— Ampliamos a fábrica e pretendemos participar do projeto do trem-bala brasileiro — revela o diretor de marketing da CNR, Zhang Peng.

O projeto do Metrô Rio tem 700 páginas e é supervisionado pelo MTR, contratado por US$ 10 milhões para assessorar os cariocas. Pelo cronograma, os testes de 10 mil quilômetros com a primeira composição começarão em outubro de 2011, numa pista construída especialmente para a encomenda brasileira.

Estado canibalizou 88 vagões

Com a compra dos 114 vagões, o Metrô Rio aumentará sua frota em 63%. Quando todos estiverem circulando, o tempo de espera será de dois minutos, segundo a concessionária, no trecho entre a Central do Brasil e Botafogo. Uma curiosidade histórica, no entanto, mostra que todo o drama enfrentado pelos cariocas poderia ter sido evitado.

Pelo contrato firmado pelo governo estadual com a Mafersa, em 1975, deveriam ter sido construídos 270 vagões. Mas só 136 foram feitos até 1998. Neste ano, o governo recuperou peças e, hoje, o Metrô Rio opera com 182. Assim, 88 foram canibalizados para $o sistema entre 1979 e 1998, ano da privatização.

Enquanto os trens chineses não chegam, os passageiros da Linha 2 conviverão com os atuais. O presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, espera que o calor nos vagões seja amenizado neste verão, com a reforma do sistema de refrigeração.

— Contratamos uma consultoria para isso porque esses trens nunca foram projetados para isso. Mais de um terço da frota já teve o sistema de refrigeração trocado para um mais potente, semelhante ao dos novos trens. Gastamos R$ 20 milhões nesse projeto. Até outubro, essa revisão deve estar concluída — diz.

Após a entrega dos 19 trens, o Metrô Rio tem a opção de compra para outros 19 pelo mesmo preço: US$ 1,3 milhão por vagão. Se a segunda encomenda for confirmada, essa leva reforçará a Linha 1, com vistas à sua ampliação para a Barra da Tijuca.

Fonte: Extra Online


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Transporte sobre trilhos no Mundo

Todos os metrôs do mundo têm como característica principal, picos de demanda, quando é necessário aumentar a frota em operação. O padrão de 6 passageiros em pé por metro quadrado é utilizado somente para o dimensionamento inicial da frota, quando se está projetando uma linha, considerando os menores intervalos possíveis de acordo com a tecnologia de sinalização adotada.

O link abaixo mostra alguns exemplos de carregamento dos maiores metrôs do mundo, que têm grande concentração de passageiros tanto nas plataformas como nos trens. Em nenhuma grande capital, há metrôs circulando com trens vazios nos horários de rush. Veja algumas situações cotidianas de metrôs em algumas metrópoles:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_destaque/video/outros_metros_rush.asp

É importante ressaltar que com os investimentos previstos no Plano de Expansão, as linhas da CPTM e do Metrô terão a capacidade de oferta aumentada. Os novos sistemas de sinalização, em implantação, e a aquisição de novos trens permitirão que os intervalos atualmente praticados sejam reduzidos, melhorando o embarque, desembarque e as viagens.

Fonte: CPTM


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BH terá informações de trânsito em tempo real


A BHTRANS informa que foi publicado neste mês de agosto o edital de abertura da licitação para aquisição de sistema (software) acrescido de serviço de customização, implantação, treinamento, suporte técnico e manutenção do sistema denominado Infotrânsito – Mapa Operacional Digital Gráfico de informações de Trânsito. Esse sistema irá permitir a gestão operacional do trânsito de Belo Horizonte, através da integração de informações em tempo real de variáveis que afetam o trânsito (fluxos, ocorrências, semáforos, etc.) em uma única interface gráfica (mapa digital). As propostas das empresas interessadas em fornecer o serviço podem ser entregues até as 9h45 do dia 10/9, sexta-feira.

As informações serão coletadas através da leitura do fluxo de veículos que é feita em tempo real pelos laços do Controle Inteligente de Tráfego implantados nas vias da capital, do processamento de imagens das câmeras de monitoramento do trânsito, dos agentes de trânsito em campo, do sistema de radares, da Central de Relacionamento Telefônico e do sistema de monitoramento de veículos por satélites (GPS implantados nos táxis). A proposta é que todas as informações sejam centralizadas no Centro de Controle Operacional, na sede da empresa, no Bairro Buritis, e disponibilizadas para a população em várias mídias, dentre elas o próprio Portal BHTRANS, e-mail, redes sociais e celular.

Além do Infotrânsito, a BHTRANS está testando um serviço de envio de mensagens da situação do trânsito da cidade via celular (SMS).

Fonte: BHTrans


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Força tarefa mede poluição no transporte coletivo de Ribeirão


Força tarefa formada pela Secretaria do Meio Ambiente e Associação Brasileira para Segurança Veicular (ABSV) começou inspeção nos ônibus do transporte coletivo urbano para avaliar o índice de emissão de gases poluentes.

Até este domingo de manhã foi feita a primeira vistoria em 102 ônibus da Rápido D´Oeste. Nos próximos finais de semana será a vez de 104 veículos da Transcorp e 105 coletivos da Turb. O relatório sai no dia 12 de setembro.

"Estamos verificando a fuligem na emissão da fumaça preta dos veículos a diesel. Inicialmente estamos fazendo a fiscalização no final de semana para não parar os ônibus e não causar transtornos", afirma Adhemar Gomes Padrão Neto, presidente da ABSV.

A frota da administração também será fiscalizada e o veículo receberá um selo.

Fonte: Jornal A Cidade


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