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Contra trem-bala, deputado quer BRT em todo o país

sábado, 17 de julho de 2010


O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), primeiro vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, criticou hoje a decisão do governo federal de priorizar o trem-bala no trecho Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro em detrimento a outros projetos de transporte público previstos para a Copa do Mundo de 2014.
“É uma péssima escolha”, afirmou Pedro Fernandes. “O eixo Rio-São Paulo já é servido pelo setor aéreo”, disse Pedro Fernandes, que participa nesta manhã de audiência pública para discutir a situação dos aeroportos brasileiros para o Mundial de futebol.
Segundo o parlamentar, os R$ 33 bilhões previstos para o trem-bala seriam suficientes para implantar o Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit – BRT) em todas as capitais do País. “É preciso resolver o trânsito nas capitais, pois todas enfrentam um caos”, disse Pedro Fernandes.
Na semana passada, debatedores reunidos em audiência pública na comissão concluíram que o custo e os prazos de implantação do BRT são menores do que os de outros sistemas de transporte coletivo. Para a Copa de 2014, o governo federal prevê investimentos em BRT em 9 das 12 capitais que serão sedes dos jogos, a um custo de R$ 7,68 bilhões para a União e de R$ 3,8 bilhões para estados e municípios.

Fonte: Agência Câmara
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Macapá: EMTU atende pedido do MP e retoma controle de Sistema de Bilhetagem Eletrônica


A ineficácia e a falta de controle do Sistema de Bilhetagem Eletrônica vêm causando transtorno aos usuários de transporte coletivo em Macapá. Baseado em denúncias no Ministério Público, o promotor de justiça da Cidadania, Marcelo José Moraes, recomendou à EMTU que retome a coordenação do Sistema de Bilhetagem, que estava até então sob a responsabilidade da Setap.
A operação do Sistema de Bilhetagem estava com o Setap desde 2002. No entanto, a Emenda à Lei Orgânica do Município de Macapá 029/2010, de 28 de maio de 2010, repassa à EMTU a gerência de todos os sistemas de trânsito e transporte urbano da capital. “O Ministério Público quer que a EMTU adote medidas imediatas para garantir a moralização e transparência do Sistema de bilhetagem eletrônica, não devendo com isso a sociedade ser lesada com a má prestação do serviço”, justificou o promotor Marcelo José Moraes.
A Empresa Municipal de Transporte Urbano tem até cinco dias para cumprir a recomendação. Segundo o diretor presidente da EMTU, Haroldo Tavares Matos, a Prefeitura vai arcar com o ônus da transferência do Sistema para estar preparada para receber os usuários até segunda-feira, 20. “A EMTU já tem estruturado um prédio na rua São José, ao lado da Delegacia das Mulheres, para receber o Sistema de Bilhetagem. Além disso, haverá atendimento também na Sub-prefeitura de Macapá, localizada na Zona Norte”, explicou Haroldo Matos.
DescasoCarla Roselly Naiva Dantas de 29 anos foi uma das prejudicadas com o novo Sistema de Bilhetagem. Segundo a estudante universitária, procurou o Setap na segunda-feira, 12, para fazer o recadastramento, mas não conseguiu. Voltou ao local às 5h da manhã do dia seguinte quando conseguiu o passe. No entanto, o tempo despendido foi em vão. “O passe não funcionou dentro do ônibus e estou tendo que pagar o valor integral da passagem”, denunciou a estudante ao Ministério Público.Com a retomada do controle do Sistema, a EMTU continuará o recadastramento dos estudantes pendentes.

Fonte: MPAP
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Teresina: Passagem de ônibus volta a ficar em R$ 1,90


O usuário do transporte coletivo de Teresina viu mais um capitulo da novela do reajuste do valor da tarifa. O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, concedeu liminar determinando que a tarifa ônibus retorne ao preço de R$ 1,90. A decisão tem efeito suspensivo em relação à decisão tomada anteriormente pelo presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, que havia mantido os efeitos de uma outra liminar expedida anteriormente obrigando a tarifa a permanecer com o mesmo valor de R$ 1,75.
Os portais de internet da Capital noticiaram que a Strans havia sido notificada na manhã para baixar o preço da passagem. Mas, com a nova liminar do desembargador Brandão de Carvalho, o preço está mantido.
A população usuária do sistema de transporte coletivo de Teresina não sentiu sequer o "gostinho" de pagar o preço anterior quando o presidente do TJ manteve o valor atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual.
O curioso é que a decisão do desembargador Edvaldo Moura é do dia cinco de julho, exatamente 10 dias antes da liminar expedida ontem mantendo o reajuste. Passaram-se 10 dias para que a Prefeitura de Teresina e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbano de Teresina(Setut), recebessesm a decisão. Já a decisão de ontem do desembargador em poucas horas já estava em poder da Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina.
Ao portalaz o assessor jurídico da Strans, Mário Andretti, confirmou que o valor da Tarifa voltará ao preço inicial. "Houve um efeito suspensivo e depois um recurso do Município. Esta decisão agora diz respeito a este agravo de instrumento da Prefeitura, retornando ao valor de R$ 1,90 o preço da passagem.
Estas decisões foram tomadas em caráter monocrático, ainda estão todos em caráter de liminar e deverão ser apreciados pelo colegiado do TJ. Até lá o valor permanece inalterado ao preço de R$ 1,90", afirma o assessor jurídico da Strans.
A ação cautelar preparatória do Ministério foi impetrada junto ao juízo da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública pelo promotor Fernando Ferreira dos Santos que, dentre outros, argumentava a falta de apresentação das planilhas de custos das empresas para que o aumento fosse justificado.

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Uberaba: Usuários reclamam de ônibus coletivo da empresa Líder

Situação física e mecânica dos ônibus de transporte coletivo da empresa Líder, uma das executoras do serviço no município, é alvo de denúncias dos usuários uberabenses.
Entre as principais reclamações estão de estrutura velha e estragos constantes. “Ontem mesmo estava indo para o trabalho, bem cedinho, e o ônibus já deu defeito. Mal começou a circular e já estava estragado”, conta a dona-de-casa Maria de Lourdes dos Santos enquanto espera no ponto por um dos ônibus da empresa.
Segundo ela, quando estacionou em frente ao abrigo da praça Rui Barbosa para embarcar mais passageiros, o ônibus da linha Cássio Rezende entrou em pane e começou a exalar fumaça e cheiro forte de borracha queimada. “Todos ficamos com medo, mas esta foi a 3ª vez que aconteceu desde o início do mês de junho e, então, ninguém desceu do ônibus”, relata. “O motorista chegou a falar para o fiscal que se continuasse o trajeto o veículo poderia até pegar fogo, mas ele liberou mesmo assim”, completa.
Em outro ponto da cidade, a usuária Patrícia dos Santos Ribeiro teve mais sorte. “Nunca estragaram comigo, mas já sofri muito por causa dos estragos”, conta Patrícia. A usuária também explica que como uma das linhas da empresa passa a cada hora em seu bairro, em dia de quebradeira, a espera chega a ser insuportável. “A gente sabe direitinho quando estraga. Sem falar na parte de dentro, que têm bancos muito desconfortáveis e que balançam muito”, observa ela. Segundo Patrícia, a impressão é a de que os veículos são mais velhos do que aparentam ser pelo lado de fora.
Na contramão das reclamações, o responsável pela empresa, André Barsan, afirmou que a idade média dos 72 veículos que compõem a frota atual da empresa não passa de três anos. “O que mais tira ônibus de circulação são mesmo os acidentes, como alguma batida, mas em relação às quebras mecânicas, posso dizer que são mínimas e quase nunca acontecem”, esclarece.
Segundo ele, com data prevista entre os meses de agosto e setembro, novos ônibus devem chegar à Uberaba para substituir outros 44 que não possuem elevador de acessibilidade para cadeirantes. “Como a Piracicabana, a intenção é ter 100% dos veículos adaptados”, finaliza.

Fonte: JM online
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Ribeirão Preto: Cartão de transporte para estudante muda a partir de 19 de julho


A partir do próximo dia 19 de julho, a Transerp começa a trocar os cartões do transporte coletivo urbano utilizados pelos estudantes. O novo cartão, denominado “Nosso”, deve ser obtido no Posto da Transerp da Rua São Sebastião, 909, Centro, mediante apresentação do atual cartão.
A Transerp também colocará a disposição o “Portal Estudante”, que trará facilidades aos alunos que utilizam o transporte público do Município.
Com o novo cartão em mãos o estudante poderá, através do “Portal Estudante”, emitir um boleto para pagamento dos créditos de viagem, sem a necessidade de deslocar-se até o Posto de Atendimento para efetuar a recarga. Transcorridas 48 horas do pagamento do boleto, os créditos serão disponibilizados nos validadores dos ônibus e, dessa forma, o cartão do estudante será automaticamente recarregado no momento que utilizar o transporte.

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Rio Grande: Sistema de integração tarifária de coletivos entra em vigor neste Sábado


Com o novo sistema integrado de transporte coletivo, que passa a vigorar em Rio Grande a partir deste Sábado, o passageiro poderá utilizar até três ônibus, com apenas um crédito do cartão Mais Rio Grande, desde que o terceiro coletivo seja da linha Circular Cassino ou da linha Junção via Bernadeth (J01). Essa última será totalmente gratuita. Vale ressaltar, também, que só será possível ao usuário realizar uma integração com o mesmo cartão. Então, ao passar o Cartão Mais Rio Grande no validador, o passageiro só poderá escolher mais um destino, em um tempo que será previamente estabelecido de acordo com as linhas a serem integradas.
Um aspecto importante é que a integração poderá ser utilizada apenas por quem possuir o cartão Mais Rio Grande do sistema de bilhetagem eletrônica. Como as estações são abertas, não é possível haver o controle de quem já pagou em dinheiro a tarifa. É diferente do que ocorre em Florianópolis (SC), por exemplo, onde há a integração do transporte coletivo e o pagamento pode ser feito em dinheiro, já que os terminais são fechados, impedindo o acesso daqueles que não estão viajando. O sistema oferece quatro Estações de Integração. São elas: Trevo, Praça Tamandaré, Balneário Cassino e Junção, que irão funcionar como locais de embarque e desembarque de passageiros.
Paralelamente à implantação ao novo sistema, algumas ruas terão o sentido invertido a partir de amanhã. É o caso das ruas Dom Bosco e Vice-Almirante Abreu, que terão mão única no sentido bairro-centro, da avenida Pelotas, que terá mão única no sentido centro-bairro, e a rua General Vitorino e que terá sentido bairro-centro.

É importante você saber:
- A linha Bernadeth será extinta, sendo atendida pela linha J01 (Junção via Bernadeth);
- As linhas São João e Bosque serão extintas, sendo atendidas pelas linhas J03 (Junção via Prado via Bosque), P05 (Polivalente avenida Pelotas) e P06 (Polivalente Buarque de Macedo);
- As linhas Cassino Cidade Nova e Cassino Profilurb serão extintas, podendo o usuário utilizar qualquer linha que chegue na Estação de Integração Junção ou até a Estação de Integração Tamandaré e integrar com a linha P09 (Cassino);
- As linhas Parque Marinha via Socoowiski, e Castelo Branco/Parque Marinha/Cassino serão extintas, sendo atendidas pela linha J04 (Junção Cassino via Socoowiski), onde o usuário poderá ir até a Junção e depois poderá integrar com qualquer linha que irá o Centro.
- As linhas Parque Marinha e Parque São Pedro serão integradas numa única linha, intercalando. O ônibus entrará no Jardim do Sol e sairá no Parque São Pedro e outro ônibus entrará no Parque São Pedro e sairá no Jardim do Sol. Dessa forma, não haverá ônibus entrando no Parque Marinha pela BR-392.
- A linha da Furg sairá do Campus Carreiros e terminará na Estação de Integração Tamandaré. Para ir até a Furg Campus Centro, o usuário deverá utilizar a integração com a linha P04 (Dique Seco via Furg Centro) ou qualquer outra linha que desejar, desde que seja para o mesmo sentido.
- A linha do Barra/Parque São Pedro irá somente até a Estação de Integração Tamandaré, podendo essa integrar com qualquer linha que o usuário desejar, desde que seja para o mesmo sentido.

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Petrolina realiza vistoria de transporte coletivo

Até o dia 06 de agosto, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) realiza vistoria nos veículos que fazem transporte coletivo em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Só podem realizar a atividade no segundo semestre, os condutores que tiverem os carros aprovados na fiscalização.
Dentre os documentos necessários para a regularização estão o comprovante de pagamento do ISS, cópia da habilitação na categoria D, certidão negativa de antecedentes criminais, certificado do registro de licenciamento do veículo, dentre outros.
A inspeção é feita na sede do Sest/Senat (ao lado da EPTTC), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os veículos devem possuir equipamento registrador instantâneo de velocidade (tacógrafo), cintos de segurança na mesma quantidade de passageiros, entre outros itens indispensáveis.
De acordo com informações da prefeitura de Petrolina, quem for pego durante blitz conduzindo veículo de transporte escolar sem a devida autorização, está sujeito a pagar multa de R$ 127, 69, além de ter o veículo retido até que a situação esteja regularizada.

Fonte: JC Online
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Pesquisa traça o perfil do usuário do transporte coletivo de Taubaté


Quem usa o transporte público em Taubaté reclama. E não reclama pouco. Por esse motivo uma pesquisa encomendada pela Prefeitura traçou o perfil das pessoas que precisam dos coletivos diariamente.

Com as informações em mãos, a idéia é melhorar o serviço no prazo de três meses. Por dia, cerca de 40 mil pessoas usam o transporte público de Taubaté. E tão grande quanto o público é a quantidade de reclamações sobre o serviço. "O ônibus sai lotado e passa nos pontos sem parar. Tenho que ficar mais 40 minutos no ponto", diz Maria Léa, usuária do transporte coletivo.

Na tentativa de solucionar os problemas do transporte coletivo no município, a diretoria de trânsito encomendou um levantamento de dados para apontar as carências no atendimento a população. A pesquisa analisou os 18 bairros de Taubaté.

Além de verificar os horários de maior movimento, a coleta de informações constatou que a maioria dos deslocamentos (27,67%) na cidade é por motivo de trabalho, seguido por estudo (14,83%). E ainda traçou o perfil socio economico de quem faz uso de ônibus e vans.

Com esses dados em mãos, a intenção agora é traçar metas pra melhorar o transporte. "Isso vai me dar uma tabela de horários, com a frequência. Servirá para redimensionar a frota, ou seja, quantos ônibus serão necessários para atender esta população", diz Monteclaro César, diretor municipal de trânsito.

"É bom que o poder publico faça alguma coisa, porque quem ta pagando o preço é a população", diz Germino Neto, usuário do sistema. As novas medidas devem ser colocadas em prática até o mês de outubro, segundo o diretor de trânsito. Antes, haverá, em agosto, uma audiência pública para que as pessoas possam dar suas opiniões sobre as melhorias.

Fonte: VNews
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