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São Paulo: Obra viária em meio a 6 milhões de veículos é paliativo

quinta-feira, 20 de maio de 2010


A cidade de São Paulo está em colapso, e sua capacidade de absorver a frota de automóveis já se esgotou há anos. Ainda assim, cerca de mil novos carros entram em circulação por dia na cidade, o que faz a frota crescer cerca de 15 vezes mais do que a população da cidade! Tal situação é resultado de uma urbanização historicamente voltada para a satisfação dos interesses econômicos da indústria automobilística, dos segmentos de maior renda que preferem o carro ao transporte público - e alimentada por uma cultura política que sempre valorizou as obras viárias como grande trunfo eleitoral. Some-se a isso o total descaso da nossa sociedade com as camadas mais pobres, e o resultado é que ainda hoje os maiores investimentos em transporte - como as novas vias da Marginal do Tietê ou o Rodoanel - são voltados para o carro, e não para o transporte público, embora o uso do automóvel represente apenas 30% das viagens diárias feitas na cidade! Paris, por exemplo, iniciou a construção do seu metrô no final do século 19 e, por isso, constituiu uma cultura urbana voltada para a mobilidade por transporte público, uma solução hoje muito mais adequada aos novos desafios de sustentabilidade ambiental. Aqui, embora tenhamos começado nosso metrô junto com a Cidade do México, no início dos anos 70, hoje temos quatro vezes menos linhas do que eles.

A região do Morumbi não tem do que reclamar, já que para conectá-la melhor ao centro foram construídos um túnel sob o Rio Pinheiros e uma moderníssima ponte estaiada, pelos quais, pasmem, não podem passar ônibus! Mesmo assim, não há milagre que minimize o impacto de 6 milhões de veículos na cidade. Por isso, qualquer lançamento imobiliário vai carregar significativamente o trânsito, e soluções de melhoria viária serão apenas paliativas. A questão não é somente repensar e regular o ritmo de lançamentos imobiliários, em uma cidade em que o mercado atua com grande liberalidade, mas realizar um replanejamento da opção de transporte que São Paulo fez, pensando, a longo prazo, em uma cidade realmente mais justa, e não só voltada para os usuários de automóveis.

Fonte: O Estado de S.Paulo
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São Paulo: Nova passarela traz conforto aos usuários da estação Calmon Viana


A Estação Calmon Viana, por onde circulam os trens das linhas 12-Safira [Brás - Calmon Viana] e 11-Coral [Luz - Estudantes] da CPTM, ganhou uma nova passarela metálica, em substituição à velha estrutura de degraus de madeira, que era o único acesso às plataformas de embarque e desembarque. A nova estrutura já está liberada para utilização, enquanto são realizados os trabalhos de instalação da cobertura e piso emborrachado. Ela conta com três torres que vão acomodar os elevadores e rampas de acesso para deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A substituição da antiga passarela faz parte das obras de reforma e modernização da Estação Calmon Viana, prevista para o segundo semestre desse ano. Além da nova passarela, a estação ganhará uma nova plataforma, a de número 4, além das 3 em operação, o que permitirá acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo, trazendo maior conforto aos usuários.

A novidade ajudará a diminuir o intervalo entre trens, melhorando o fluxo de embarque e desembarque.O projeto também inclui a construção de banheiros públicos [inclusive para pessoas com deficiência], rampas de acesso, novas salas operacionais, além da instalação de um gerador de energia.

As obras de modernização da Estação Calmon Viana fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no valor de R$ 23 bilhões até 2011, que irá quadruplicar a extensão da rede com qualidade de metrô, dos 60 km, no início de 2007, para 240 km [sendo 162 km de linhas da CPTM].

Acessibilidade

No final de março, a CPTM entregou as obras de modernização das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária. Outras estações do sistema passarão por obras de pequeno, médio e grande porte, adaptação em acessibilidade, readequação e reconstrução. Até 2014, todas as estações da CPTM deverão estar totalmente acessíveis.

Fonte: CPTM
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Sindicato mobiliza paralisação dos coletivos em Taubaté


O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba pode ter paralisações nas empresas de transporte coletivo de Taubaté e em outras cidades do Vale. Os funcionários reivindicam melhorias de salários e benefícios.

Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores, José Carlos de Souza, no ano passado as empresas tiveram grandes lucros e têm condições de oferecer um salário mais digno para a categoria.

No primeiro encontro entre o sindicato da categoria e a Avetp (Associação das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do Paraíba, foi oferecido 7% de reajuste salarial, 5,49% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 2% de aumento real.

Na próxima segunda-feira, dia 24 de maio, haverá uma nova reunião das entidades para debater o assunto.

Fonte: Guia Taubaté
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Em teste, BRT circula pela cidade de Cuiabá

Modelo Bi-Articulado de São Paulo

Cuiabá e Várzea Grande começaram ontem a testar o provável modelo de transporte coletivo que deverá agilizar o trânsito das cidades até a Copa de 2014, o Bus Rapid Transit (BRT).

Um ônibus articulado de 20 metros, com capacidade para 139 passageiros, circulou pelas ruas das cidades com técnicos das prefeituras, representantes da Agecopa e consultores que estão elaborando o novo projeto de mobilidade urbana para Cuiabá.

O modelo utilizado no teste, um veículo Volvo já com motivos pantaneiros, é um dos que provavelmente serão utilizados no sistema BRT caso seja implantando na Grande Cuiabá, como apontou o coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa, Rafael Detoni.

A viagem de teste servirá para que os elaboradores do plano de mobilidade avaliem a viabilidade do sistema. “É um veículo confortável e seguro, de piso de baixo, que vai atender os deficientes e se adapta à necessidade de toda a comunidade”, observou o coordenador de transportes da SMTU, Leopoldino Pereira.

O veículo seguiu pela rota dos principais corredores planejados para a Grande Cuiabá – o primeiro passando pela avenida do CPA e da FEB até o aeroporto de Várzea Grande e o segundo saindo do Centro de Cuiabá até a região do Coxipó, passando pela avenida Fernando Corrêa.

Entretanto, outras vias estiveram no roteiro, que incluiu o bairro Verdão, a avenida Agrícola Paes de Barros, a avenida Miguel Sutil, travessa Tufik Aff, avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Coronel Escolástico.

O BRT é um sistema de transporte coletivo baseado em grandes corredores urbanos. Seguindo o modelo aplicado pioneiramente em Curitiba (PR), tais corredores são construídos em pistas das principais avenidas das cidades e permitem somente a passagem dos ônibus – de grande capacidade e grande velocidade.

A pavimentação conta com reforço de cimento e as plataformas de embarque, onde os passageiros pagam pelos bilhetes, geralmente são construídas nos canteiros centrais. (Com assessoria)

Fonte: Diário de Cuiabá
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Grande Vitória: "Soluções para o transporte público coletivo têm que ser metropolitanas"


Nos últimos dez anos, o transporte individual cresceu 400% no Espírito Santo e essa evolução só demonstra o quanto é fundamental investir para tornar, mais eficiente, o sistema público de transporte coletivo. No caso específico de Vitória é fundamental, ainda, que esta melhoria seja planejada a partir de uma abordagem metropolitana.
A avaliação é do novo secretário municipal de Transporte e Infraestrutura Urbana de Vitória, o engenheiro civil, Fábio Ney Damasceno, que tomou posse no cargo em solenidade realizada na última semana, no salão anexo ao gabinete do prefeito João Coser.
Damasceno ressaltou, também, que seu objetivo é dar continuidade à implementação de políticas voltadas para a melhoria da iluminação pública. "Devemos buscar novas tecnologias que garantam eficiência energética", afirmou o novo secretário.

Modernização
Engenheiro civil, com especialização nas áreas de Trânsito e Transporte, Fábio Damasceno lembrou que é preciso garantir da qualidade da operacionalização do sistema viário do município. "Não é admissível que uma via com três pistas tenha uma obstruída por estacionamento irregular. Temos que realizar uma gestão de qualidade ", disse.
Ele acrescentou que um exemplo de modernização na gestão do trânsito da cidade é a implantação dos "semáforos inteligentes", com o início do funcionamento do programação Operação Assistida em Tempo Real, que vai monitorar, a cada segundo, o tráfego e determinar o tempo de permanência dos sinais verdes.

Ao dar posse ao novo secretário, o prefeito João Coser afirmou que a escolha de Damasceno levou em conta a experiência profissional do engenheiro nas áreas de Trânsito e Transporte. Coser chamou a atenção para a importância da gestão democrática, envolvendo vereadores, representantes do movimento social e o do setor privado.
"Nós temos um dos melhores sistema de transporte coletivo do país e esse é um grande desafio, pois precisamos melhorar ainda mais", disse o prefeito.

Fonte: Diário de Vitória
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Blumenau: Obra nos corredores de ônibus é transferida para sexta-feira


As obras de implantação dos corredores de ônibus na rua Sete de Setembro, no Centro, que estavam previstas para iniciar nesta quinta-feira, dia 20, foram transferidas para amanhã, dia 21.

De acordo com o secretario de Obras, Alexandre Brollo, a decisão de mudar a data foi embasada na grande quantidade de veículos que circulava na via pela manhã. "Optamos por começar a obra na sexta-feira, até para não interferir no trânsito que já estava bastante tumultuado, com o fluxo de veículos acima da média na manhã de hoje".

Os trabalhos começam pelo trecho próximo ao terminal da Fonte e seguem em direção a rua Amadeu da Luz. Os motoristas que trafegam pelo local devem ficar atentos, pois a pista será interditada conforme as obras forem prosseguindo. Além da reestruturação do pavimento, também será realizada a instalação de concreto nos pontos de parada e arrancada dos ônibus e a implantação de sinalização horizontal. A expectativa é concluir as obras até o final de agosto.

A implantação dos corredores será realizada de modo gradativo nas ruas Sete de Setembro, Avenida Beira-Rio, Avenida Martin Luther, Engenheiro Paul Werner, São Paulo e Dois de Setembro. A obra será executada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor total de R$ 4,6 milhões.

Corredores de ônibus:

Os corredores de ônibus são vias, exclusivas ou preferenciais, dedicadas à circulação de transportes públicos rodoviários para que haja maior fluidez no tráfego. Com o objetivo de proporcionar mobilidade urbana, especialmente nos horários de pico, a Prefeitura planejou a implantação de nove corredores de ônibus na área central do município.

A mudança permitirá que os transportes coletivos tenham uma faixa própria na qual poderão circular com mais velocidade e chegar próximo ao horário esperado pelo usuário, tanto nos pontos de rua quanto nos terminais.

Fonte: JusBrasil
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Termina a greve de motoristas de ônibus em Guarulhos e Arujá, na Grande SP


Os motoristas e cobradores de Guarulhos e Arujá, na Grande São Paulo, concordaram em voltar ao trabalho na tarde desta quinta-feira. Em uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho, a categoria aceitou a proposta do desembargador e voltará a negociar o reajuste salarial com representantes das seis empresas de ônibus da região.
A paralisação, iniciada na manhã desta quarta-feira, afetou cerca de 1,3 milhão de pessoas. Segundo a categoria, o estado de greve permanece e, caso não haja acordo, uma nova paralisação deve acontecer em uma semana.
Uma reunião entre os trabalhadores e as empresas deve acontecer nesta sexta-feira pela manhã. Os motoristas e cobradores querem 14,1% de aumento salarial. Além disso, eles pedem o aumento do valor do vale-refeição e o fim da dupla jornada de motoristas, que em algumas linhas atuam também como cobradores.

Fonte: O Globo
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Salvador: Rodoviários decidem se entram em greve por tempo indeterminado


Rodoviários se reunirão em assembleia geral, na manhã e tarde desta quinta-feira, 20, para decidir se deflagram greve por tempo indeterminado. O indicativo de paralisar foi sinalizado, nesta quarta, 19, durante as assembleias feitas pelo Sindicato dos Rodoviários na Bahia em garagens de 20 empresas de ônibus do transporte urbano, intermunicipal e fretamento na capital.
Embora com menos atribulações do que no último dia 30 de abril, quando o sindicato realizou reuniões na porta de 16 empresas, as assembleias de ontem resultaram também em atrasos e pontos de ônibus cheios no início da manhã. A situação só começou a melhorar por volta das 10h, quando a maior parte dos motoristas já havia saído das garagens.
O titular da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Miguel Kertzman, definiu como “retrógrada” a ação dos sindicalistas. “A (empresa) Joevanza só foi liberada às 13h. Não faz sentido que a população seja prejudicada por uma discussão sobre salário num setor que é privado, mas é público também”, enfatizou.

Greve geral - A assembleia geral, marcada para esta quinta, acontece após 12 rodadas de negociações para campanha salarial dos rodoviários neste ano, e que até o momento não resultaram em acordo com os empresários. Entre as reivindicações, está o reajuste salarial de 15%, ao que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) só sinalizou com aumento de 2,8%.
Se acatado, o “estado de greve” deverá ser deflagrado somente 72 horas depois da decisão. “Greve não é bom para ninguém, mas é a única arma que o trabalhador tem”, enfatizou o presidente do sindicato dos rodoviários, Manoel Machado.

Fonte: A tarde

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