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Mauá pode fazer contrato emergencial para o transporte

quarta-feira, 19 de maio de 2010


De acordo com Secretaria de Mobilidade Urbana, transporte é o segundo maior alvo de reclamações.

O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, afirmou nesta terça-feira (17/02) que poderá fazer um contrato emergencial para operação do transporte coletivo da cidade. A medida será tomada caso a Justiça não se manifeste em breve sobre a licitação do transporte, paralisada desde 2008. Atualmente, a exploração do transporte em Mauá é feita pelas viações Barão de Mauá e Januária.

“A população não pode ficar refém de um transporte sem garantias. Sem licitação, a empresa operante não tem nem direitos nem compromissos” explica Santos. De acordo com o secretário, depois da área da saúde, o transporte público é o maior alvo das reclamações dos munícipes. Representantes da Administração irão se reunir na próxima semana para discutir o assunto.

“Independente do que a Justiça nos disser, vamos mudar a maneira como funciona o transporte, porque está provado que como funciona hoje, é insuficiente” ressaltou o secretário. Em 1996, o então prefeito de Mauá, José Carlos Grecco, que estava no fim do mandato, autorizou por decreto que as empresas Viação Barão de Mauá e Viação Januária explorassem por dez anos o transporte público da cidade.

Em 2006, o Ministério Público exigiu que novas licitações fossem abertas, mas o projeto enviado a Câmara dos Vereadores pelo ex-prefeito Leonel Damo (PV) também garantiu que as empresas de Baltazar de Souza continuassem a funcionar. As licitações que estão sob judici foram feitas em 2008 e dois lotes foram abertos.

As empresas Viação Leblon, Viação Cidade de Mauá, Trans Mauá, Estrela de Mauá e Rápido São Paulo pleiteiam a concorrência. Mauá possui uma frota de 170 veículos, que atendem a 3 milhões de passageiros, e fazem 6 mil viagens por dia.

Fonte: Mauavirtual.com
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Segunda semana de mobilização contra o aumento da Tarifa em Florianópolis


As manifestações de estudantes, trabalhadores/as e moradores/as e das comunidades de Florianópolis contra o o aumento de 7,3 % nas tarifas de ônibus entram na segunda semana exigindo um transporte público que atenda os interesses da população.
Na quinta-feira passada, dia 13 de maio, foi realizado um grande ato que contou com participação de cerca de 6 mil pessoas que exigiram a redução imediata da tarifa e a mudança no sistema de transporte coletivo de Florianópolis.
As planilhas de custos do transporte coletivo de Florianópolis foram obtidas na tarde de quinta-feira após ativistas permanecerem 6 horas acorrentados, mas alguns valores estão faltando, graças a força de um decreto da prefeitura que concede aos proprietários da empresas de transporte coletivo o direito na justiça de omitir das planilhas o pro labore ( valor pago aos sócios da empresa).

Fonte: CMI Brasil
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Salvador: Greve à vista, Rodoviários fazem assembleia nesta quarta-feira


A população soteropolitana deve se preparar para, mais uma vez, ficar sem o sistema de transporte coletivo nas primeiras horas da manhã. Nesta quarta-feira (19), os rodoviários realizam uma nova assembleia nas garagens das empresas de ônibus para discutir o reajuste salarial de 16,4% e outras reivindicações, como o aumento do ticket refeição e o pagamento de horas extra.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a assembleia será realizada nas garagens de várias empresas de transporte entre as 4h e 8h. A saída dos ônibus será atrasada em virtude do movimento. A expectativa é de que o sistema de transporte urbano de Salvador volte à normalidade gradualmente a partir das 8h30, assim como ocorreu na última assembleia, realizada no dia 30 de abril, esta promovida de forma relâmpago, sem o conhecimento prévio da população.
A assembleia será realizada nas garagens das empresas Transol, União, Joevanza, Vitral, BTU Iguatemi, Verdemar e Rio Vermelho. Empresas de transporte intermunicipal e empresas de fretamento.
Uma nova assembleia deve ser realizada na quinta-feira (20), às 9h e às 15h, na sede do Sinergia, no bairro da Sete Portas. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, uma possível greve será discutida nesta ocasião.

Fonte: Tribuna da Bahia
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Transporte coletivo de São Carlos ganha 12 novos ônibus


A Prefeitura de São Carlos e a empresa concessionária do transporte coletivo urbano entregaram 12 novos ônibus – todos adaptados para cadeirantes – na manhã desta quinta-feira (12). O prefeito Oswaldo Barba (PT) fez questão de participar do evento.Os novos veículos entram em operação nesta sexta-feira em 11 linhas.

Todos possuem capacidade para 41 passageiros e acesso exclusivo para cadeira de rodas com plataforma e elevador. Além desses ônibus, a empresa continuará mantendo quatro micro-ônibus que atendem portadores de necessidades especiais com horário marcado.

Com a aquisição desses ônibus São Carlos atende a legislação federal, Decreto nº 5.296/2004, que determina que até o ano de 2014 toda a frota nacional deverá ser adaptada para atender os deficientes. “São Carlos se adianta em cinco anos a essa legislação”, ressalta o secretário de Transporte da Prefeitura de São Carlos.

Nilson Carneiro disse que os novos ônibus trarão um benefício muito grande, tanto para o sistema como para os usuários, uma vez que a probabilidade de quebra do veículo diminui e isso melhora o desempenho do Sistema Integrado de Transporte de São Carlos (Sitrans).

O presidente da Athenas Paulista, Miguel Cimatti, destaca que com a aquisição dos novos ônibus a empresa cumpre mais uma etapa do contrato que prevê a constante renovação de frota.

Os novos ônibus serão utilizados nas seguintes linhas:
Linha 0478: Vila São José x Redenção - Via Praça Itália
Linha 1111: Circular
Linha 3568: Jockey Clube x Centro Comunitário
Linha 2452: Azulville x Santa Casa
Linha 3379: Vila Jacobucci x Cruzeiro Do Sul
Linha 3479: Jardim São Rafael x Volkswagen
Linha 3869: Santa Felicia x Jardim Gonzaga - Via Estação Norte
Linha 4656: Jardim Novo Horizonte x Santa Felicia - Via Santa Casa
Linha 5367: Jardim Clube x Maria Stella Fagá - Via Estação Norte Ufscar-USE
Linha 5476: Santa Felicia x Maria Stella Fagá - Via Santa Casa/Vila Nery
Linha 5596: Antenor Garcia x Santa Felicia - Via Shopping

Fonte: São Carlos Dia e Noite
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Em Marília, Circular protocola novo pedido de aumento e agora quer R$ 2,50


Novamente na surdina em meio a uma negociação salarial, a direção da Circular protocolou sexta-feira passada, às 9h21, na prefeitura, novo pedido de reajuste para a tarifa de ônibus. No ofício, a empresa pede aumento da passagem para R$ 2,50.
Se aprovado o reajuste vai representar aumento médio de 20% em relação ao preço atual que é de R$ 2,10. A decisão final é do prefeito Mário Bulgareli após análise da gerência de trânsito.
A planilha de custos anexada ao pedido é a mesma que a gerência fez ano passado, com data de 30 de junho.
Nela o valor apresentado é menor e fica em R$ 2,4615. No texto principal a empresa pede ainda “urgência” na análise e diz esperar uma “remuneração justa pelos serviços prestados”.
Há duas semanas, o Tribunal de Justiça cassou liminar que autorizava a passagem a R$ 2,30, preço que foi cobrado por quase cinco meses dos usuários.
O novo pedido de aumento da passagem de ônibus pegou novamente a população de surpresa, que se queixa do valor.

Para a farmacêutica Joana Simões, 22, o aumento é abusivo. “Discordo totalmente. O valor de R$ 2,10 já não condiz com os serviços que a Circular presta. Acho que R$ 2,50 será um total desrespeito com o usuário”.
O desempregado Raiden Gustavo da Silva, 23, também não aprova o pedido de reajuste. “De jeito nenhum. Os trechos que a Circular percorre são curtos e não valem a tarifa que já cobram. É fora da realidade o que estão pedindo”.
Segundo o presidente do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização), Antonio Carlos da Silva, após o pedido de reajuste e análise da Emdurb os dois preços serão colocados em votação no conselho. Isso deve levar aproximadamente 25 dias.
Depois o resultado é encaminhado ao prefeito Bulgareli, que é quem decide se dá ou não o reajuste.

Fonte: Jornal Diário
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Justiça suspende o aumento das passagens de ônibus em Teresina


O pedido de liminar suspendendo os efeitos de qualquer decreto municipal ou outro ato normativo que tenha autorizado aumento da tarifa de transporte coletivo urbano em Teresina, foi deferido agora hoje (18), em sua totalidade, pelo juiz da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Dr. Oton Mário José Lustosa Torres.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual através do promotor de Justiça, Fernando Ferreira dos Santos. O pedido de liminar do promotor questionou a Strans se havia estudos em andamento para a majoração dos preços das passagens dos transportes coletivos, como a planilha foi elaborada em pouco mais de 20 dias e se o lucro das empresas de ônibus faz parte da planilha.

Em sua decisão, o juiz determina a suspensão imediata da cobrança de R$ 1,90 e o retorno do preço de R$ 1,75 para a tarifa, e a apresentação da planilha de custos que embasou o reajuste, além de dados relativos à administração, contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros das empresas de ônibus, bem como a margem de lucro das mesmas e se elas ganham com contratos de publicidade nos veículos.

Desde sábado, dia 15, o preço das passagens de ônibus passou de R$ 1,75 para R$ 1,90. O reajuste aconteceu sem qualquer aviso prévio do SETUT (Sindicato das Empresas do Transporte Urbano) ou da PMT (Prefeitura Municipal de Teresina) e gerou revolta por parte da população.

Fonte: GP1.com
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João Pessoa tem a menor tarifa de ônibus entre 22 capitais e DF


O pessoense paga a menor tarifa de ônibus entre 22 capitais brasileiras e mais o Distrito Federal. O valor da passagem dos coletivos só é menor em Teresina (PI), São Luís (MA), que a idade da frota é de 7,5 anos, e Fortaleza (CE), onde a tarifa é subsidiada, ou seja, conta com incentivos do município e estado. Em Rio Branco (AC) o valor pago pelos usuários dos ônibus é igual ao cobrado em João Pessoa, que é de R$ 1,90.
A gestão municipal pessoense, segundo destacou a superintendente da STTrans, Laura Farias, conseguiu equilibrar o sistema de transporte coletivo e sempre concede o aumento mediante assinatura de termos de compromisso, onde as empresas assumem a obrigação de promover melhorias no sistema. “Uma das principais preocupações da atual gestão foi promover a renovação da frota de ônibus de João Pessoa, isso para proporcionar um serviço de qualidade à população, que passou a contar com veículos mais novos e com maior acessibilidade”, disse.
Segundo a superintendente, um aspecto que deve ser levado em consideração é que hoje João Pessoa possui a frota mais nova de ônibus entre 18 capitais brasileiras e o Distrito Federal. “A média de idade dos coletivos de João Pessoa é de 3,8 anos, ficando abaixo da média nacional que é de 5,5 anos”, destacou. Para o pessoense, a vantagem da baixa idade da frota de seus ônibus reflete na melhor acessibilidade aos passageiros, como portas mais largas, cadeiras diferenciadas, destinadas a gestantes e obesos, corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em braile, além de dispositivo que só possibilita a partida após o fechamento das portas.
Em Fortaleza, o preço da passagem é subsidiada, ou seja, conta com o dinheiro público por parte da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. Neste caso é a população quem acaba pagando essa diferença no valor da tarifa, pois o subsídio é feito com dinheiro do contribuinte. Em 2006, a gestão daquele município reduziu o Imposto sobre Serviços (ISS) das empresas de ônibus pela metade, de 4% para 2%, e extinguiu a taxa de gerenciamento do serviço. Dois anos depois o governo estadual reduziu de 17% para 8,5% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Já em Recife o valor da tarifa varia de acordo com a distância percorrida. A cidade foi dividida em quatro anéis, por isso, no município vigoram quatro tarifas diferentes, que são R$ 1,20, R$ 1,85, R$ 2,25 e R$ 2,80.
Nova Tarifa – Desde o último dia 4 passou a vigorar uma nova tarifa em João Pessoa. O valor da passagem de ônibus sofreu um reajuste de 5,5%, saindo de R$ 1,80 para R$ 1,90. Para se chegar ao novo valor foram levados em consideração dados operacionais, os custos do sistema e o índice de passageiro equivalentes do sistema. Outro aspecto considerado na hora de calcular o reajuste foi o Termo de Compromisso, celebrado entre a STTrans e as empresas operadoras do sistema de transportes públicos. Nele, Poder Público e empresas se comprometem a promover melhorias para os usuários de transportes coletivos.
No termo, as empresas operadoras se comprometeram a adquirir, no mínimo, 70 ônibus novos, todos adaptados para facilitar o acesso ao seu interior das pessoas com necessidades especiais, implantar 150 abrigos em paradas de ônibus e colocar piso nos que ainda não o possui, além de financiar o desenvolvimento de estudos e projetos para a implantação de um sistema BRT (Bus Rapid Transit, que em Português significa ônibus em trânsito rápido) envolvendo a área central e a avenida Epitácio Pessoa.

Preços da passagem nas capitais brasileiras:
Fonte: Redação com Secom/JP
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São Paulo ganhará 4 estações de metrô até junho

terça-feira, 18 de maio de 2010


As estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde, e Paulista e Faria Lima, da Linha 4-Amarela, deverão ser inauguradas até o fim de junho deste ano. A informação é da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), mas ainda não há um dia definido para entrega, segundo a assessoria.
Depois da liberação dos protocolos de segurança e de operação, as estações deverão ser abertas ao público nos horários que não são de pico de movimento. No caso da Linha 4, isso já foi definido: das 9h às 15h. Na sequência, os horários começarão a ser ampliados ? até a funcionar fora desse horário de vale. Esse é um procedimento padrão.
Desde o início do ano passado, foram anunciados vários prazos de entrega do trecho entre as Estações Paulista e Faria Lima. A princípio, o Metrô pretendia inaugurá-lo em março, nos últimos dias do governador José Serra (PSDB) no cargo, mas o prazo foi postergado para abril e, agora, para até o final de junho.
A demora, segundo a Assessoria de Imprensa da companhia, é atribuída a um "rígido protocolo de testes". Dividido em duas etapas, definidas como operação assistida dos sistemas e operação do material rodante, o Metrô espera atingir o "padrão de segurança" para liberar a nova linha.
O projeto da Linha 4 prevê um trecho de 12,8 quilômetros, com 11 estações, entre a Vila Sônia e a Estação Luz. Por conta de restrições orçamentárias, a construção foi dividida em duas fases.
Na segunda fase, que tem previsão para começar a operar em 2012, serão entregues as Estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo/Morumbi e Vila Sônia. A Linha 4 ? Amarela é vista como estratégica, já que ligará as Linhas 2?Verde (pela Estação Paulista), 3?Vermelha (República) e 1?Azul do Metrô (Luz), além das estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Luz e em Pinheiros.
Linha Verde. O funcionamento da Estação Tamanduateí na Linha 2-Verde permitirá a integração com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, pela estação de mesmo nome. Essa conexão também aumentará o número de usuários da já saturada linha.
Em março deste ano, ela registrou 38 mil passageiros por hora nos horários de pico e sua capacidade máxima estipulada é de 35 mil. Também em março, a média de passageiros transportados na Linha Verde chegou a 472,1 mil diariamente. No mesmo período de 2009, esse número era de 416,4 mil. Com o complemento do ramal metroviário, a previsão é que sejam transportados cerca de 800 mil passageiros por dia no trecho entre a Vila Prudente e a Vila Madalena. Ela também terá conexão com o serviço do Expresso Tiradentes, na Vila Prudente.
Atualmente, o ramal liga a Vila Madalena ao Sacomã. A ligação já era prevista desde o fim dos 80, quando o projeto da Linha Verde foi concebido. Estão em operação atualmente 12 estações ? as últimas inauguradas foram a Sacomã, em janeiro passado, e a Alto do Ipiranga, em julho de 2007 ? que totalizam 11,7 quilômetros de extensão.

Fonte: Estadão
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