Os horários de maior movimento são das 7h às 9h e das 17h às 19h. Taxista há 32 anos, Antônio Santana conta que nesse período é freqüente a reclamação dos clientes por causa da demora no atendimento. Sobre o aumento no fluxo de veículos em relação aos anos anteriores, Santana brinca: “Pode multiplicar, dá uns 1000%”.
Alguns preferem deixar o carro na garagem e utilizar outros meios de transporte. É o caso do estudante Victor Pereira Mendes da Silva. “Vou à universidade a pé, pois além de morar perto, evito congestionamentos”, afirma. Diante dessa situação, uma questão vem à tona: em horário de pico, no Centro de Curitiba, anda mais rápido quem está de carro ou quem está a pé?
Para responder a essa pergunta, o Comunicação fez um teste. Pedimos ao Victor Pereira para que percorresse o trecho entre a Praça Santos de Andrade até a Praça Rui Barbosa, de carro. Enquanto isso, a repórter percorreu o mesmo trecho, mas a pé.
Às 18h35, ambos saíram da Praça Santos de Andrade. A primeira a chegar ao local combinado foi a repórter, às 18h50. Dez minutos depois, às 19h, Victor chegou. “Demorei um pouco para estacionar”, justifica. Nesse horário, encontrar uma vaga na rua também é um desafio – se não quiser perder alguns bons minutos procurando, melhor pagar por uma em um estacionamento.
O trajeto demarcado é curto e, em geral, bastante rápido. No entanto, custaram 25 minutos ao motorista. Ainda assim, Victor Pereira afirma: “Hoje achei o trânsito mais tranqüilo”.
Em 2007, a frota de carros na capital paranaense era de 1 milhão 835 mil e 819 veículos (1.835.819). Ao longo dos anos, o crescimento varia em torno dos 7%, segundo a Assessoria de Comunicação da Diretran (Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba). Para o professor de Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pedro Akishino, o número de veículos circulando na cidade não é grande. “Assim parece porque não há estrutura adequada para acomodar o trânsito. Nunca foi realizado um Planejamento de Transportes nessa cidade”, afirma. O professor também explica que, a esta altura, solucionar o problema é difícil e custa caro.
Uma das grandes apostas da Prefeitura para melhorar o trânsito é o incentivo ao uso do transporte coletivo. Projetos como da Linha Verde e a criação dos ligeirões pretendem melhorar a qualidade do serviço e reduzir o uso dos carros particulares. “Na medida em que as pessoas não abdicam de andar de carro, estacionar em frente da escola dos filhos ou do trabalho, em detrimento do transporte coletivo, as coisas ficam realmente difíceis”, afirma a Diretran.
A Urbs, em parceria com o Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc), também prevê a criação de um projeto de mobilidade urbana para bicicletas. De acordo com a Diretran, não há planos para medidas drásticas, como o pedágio urbano.